domingo, 5 de maio de 2024

DIA DA MÃE

Porque hoje é “DIA DA MÃE”

CARTA À MINHA MÃE

Mamã,
Hoje vou elevar para ti um pensamento muito especial, mais intenso.
Sabes que te recordo todos os dias.
Deixaste-me há tantos anos, mas na minha memória, que já não tem a vivacidade de outros tempos, continuas tão nítida como nos dias em que eu te tinha junto de mim.
Não há um só pormenor que eu não recorde dos últimos momentos que passámos juntas.
Depois de tratar da tua higiene (ficaste tão linda, tão fresca!) recostei-te na almofada para te dar o pequeno-almoço.
Como de costume não quiseste comer nada, apenas bebeste um pouco de leite. Ainda insisti, sabendo, de antemão, que irias recusar:
- Por favor, mamã, come só uma torradinha pequenina, faço-ta num instante.
Com aquele sorriso lindo que conservaste até ao fim, respondeste-me:
- Não, minha filha, não consigo.
Sentias calor. Com a minha mão esquerda segurando a tua mão esquerda, apanhei o leque que estava sempre em cima da mesinha, e, suavemente, comecei a agitá-lo, para te refrescar.
Não sei quanto tempo estivemos assim. Esse é o único pormenor que esqueci: quanto tempo estive segurando a tua mão.
Estavas tão frágil! Parecias transparente.
Como uma flor murchando lentamente, uma vela perdendo a intensidade do seu brilho, a qual um ligeiro sopro faria apagar.
Assim te vinhas mantendo nos últimos tempos: quase sem te alimentares, a voz cada dia mais fraca, os gestos mais lentos, os cabelos embranquecendo até ficarem alvos de neve…
Naquele dia, recostada na almofada, de olhos semicerrados, parecias irradiar uma luz especial.
Numa comunhão perfeita entre nós duas, abriste os olhos, olhaste-me com um ligeiro sorriso e um carinho imenso que me inundou o coração, ao mesmo tempo que me provocava um estranho estremecimento.
Depois, lentamente, muito lentamente, levantaste a mão direita e esboçaste um ligeiro aceno, que mais tarde interpretei como um adeus.
Pousei o leque e segurei a tua mão entre as minhas. Um suspiro profundo indicou-me que acabavas de partir.
Continuei assim não sei por quanto tempo, sem um grito, um lamento… apenas deixando as lágrimas deslisarem-me pelo rosto.
Partiste tão serena como viveste, pelo menos o último ano da tua vida.
Sei que estás num lugar especial, que foste merecendo ao longo dos teus dias neste mundo, por onde passaste praticando sempre o bem.
Foi este pensamento que me fez aceitar a tua partida com resignação, e me leva a pensar em ti todos os dias com um imenso carinho.
Até um dia, mamã. Sei que voltaremos a ver-nos.
Mariazita

24 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom domingo das Mães, querida amiga Mariazita!
É de emocionar seu texto homenagem.
Para começar o dia com muita emoção de quem teve uma boa mãe.
Estou sem palavras...
Conseguiu passar todo o lindo sentimento entre ambas.
Aplausos!
Tenha um Dia especial ainda que con saudades!
Beijinhos com carinho fraterno

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita
Muito comovente, o seu texto!
Quanta saudade nos deixam , as nossas Mães!
Muita saúde.
Feliz Dia da Mãe.
Beijinho
Beatriz

Regina Magnabosco disse...

Querida Mariazita, entrou e ficou em mim parte da emoção tão bonita que você relatou. A minha mãe também já partiu desta vida e sinto muitas saudades. Que bom ter você de volta com esta postagem. Desejo-lhe um Feliz Dia das Mães 🌷

Pedro Coimbra disse...

Videochamada com a minha mãe.
No próximo domingo será a celebração com as mães de Macau.
Beijo, boa semana

Beatriz Pin disse...

Muito emotiva ista recordação. As nais ficam para sempre em nós.
O melhor presente, estar ao seu lado na despedida final.
Eu também estive junto aos meus ate o fim.
Abraço, amiga Mariazita

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga, uma carta tão emocionante, plena de amor e devoção em cada palavra.
A minha mãezinha já partiu à muitos anos e os meus filhos, vivem fora de Portugal, a vida nos afasta tantas tantas vezes daqueles que amamos.
Espero que tenha tido um dia muito feliz.
Beijinhos

Graça Pires disse...

Muito sensível e muito emocional tudo o que escreveu. Desejo que tenha tido um bom dia da mãe.
Uma boa semana.
Um beijo,

Lúcia disse...

Mariazitamiga querida, vi ontem a sua publicação no facebook,deixei lá meu comentário, não sendo possível vir aqui. Hoje me deparei com o seu e-mais e estou dando esse "pulinho" a tua bela casa para te abraçar mais apertado. Até o próximo domingo quando se comemora o dia das mães no Brasil.
Beijinhos!

manuela barroso disse...

Assim é Mariazita, as mães quando partem não deixam de ser as flores que mesmo murchando deixam o rasto de perfume colado às nossas entranhas. Tão difìcil de falar e o seu texto é lindíssimo
Um grande beijinho

Jovem Jornalista disse...

Que bela homenagem à sua mãe. Com certeza teve um relacionamento muito bom com ela. Que bom que cuidastes e destes o valor enquanto ela ainda estava nessa terra. Com certeza guardou muitas recordações e será bem sucedida em todos os seus caminhos.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Ivone disse...

Mariazita, que lindas palavras e sei bem como é a saudade, a minha mãe se foi faz 34 anos, foi difícil sem ela, mas a vida segue e essa saudade sempre volta em dias especiais como o dia das mães!
Seguir sempre em estado de agradecimentos!
Domingo próximo serão as comemorações por aqui, segundo domingo de maio!
Abraços apertados!

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Emocionei-me com esta carta à tua Mãe.
Uma homenagem linda nesse dia destinado
às Mães. Precisamente porque o dia das
Mães é todos os dias, todos os dias te
lembras dela com carinho e amor.

Desejo que tenhas tido boas melhoras,
minha amiga.

Beijinhos
Olinda

Carla Ceres disse...

Linda postagem, Mariazita! Quem me dera escrever algo assim sobre minha mãe. Por enquanto, não consigo. O lado bom é que seu texto aponta o caminho da superação. Obrigada e beijinhos!

Jaime Portela disse...

A mãe nunca se esquece por mais anos que passem.
Uma belíssima carta que muito gostei de ler.
Bom resto de semana querida amiga Mariazita.
Beijo.

Duarte disse...

Mãe só ha uma e, como tal, inolvidável.
Quanta sensibilidade e quanto querer nostálgico nesta carta à tua Mãe.
Belos os teus dizeres,
Grande abraço de vida

Alécio Souza disse...

Querida Mariazita,
Que linda carta para a sua querida mamãe, confesso que fiquei bastante emocionado porque em muitas das suas falas eu reconheci a minha mãe no seu último ano de vida, já bastante fragilizada e sem muito apetite. Assim como você eu também penso sempre na minha mãe, ela não sai do meu pensamento e as suas belas palavras na sua carta me comoveram. Meus parabéns por escrever algo tão lindo e singelo pra sua mamãe, com certeza ela está num lugar especial assim como a minha mãe que foi um anjo aqui na Terra.
Te desejo um ótimo final de semana!
Beijos!

Nal Pontes disse...

Oi Mariazita encontrei teu lindo blog e dei de cara com tanta emoção. Lindas palavras que sai do profundo coração. A saudade é a única coisa que o vento não leva já disse alguém. Bom ter vivido tanta felicidade com sua mãezinha. Quero te desejar para você um feliz dia das mães. Com muita Paz saúde e alegrias. E a certeza de o dever cumprido. Bjs querida abraços NalPontes

Kasioles disse...

Mi querida amiga: Hoy tratas un tema-homenaje al recuerdo de tu madre que llega a mi corazón por todo el amor que evoca y por que yo también sé valorar esa constante protección y cariño que proporciona una madre
Sabes que yo hace muchos años que le escribo y,al igual que tú, la llevo en el alma día tras día y también tengo la esperanza de que nos encontraremos y podré abrazarla en esa otra dimensión donde hoy descansa.
Me han emocionado tus letras.
Te dejo un fuerte abrazo.
Kasioles

Emília Pinto disse...

" vi-te por aí ", querida Mariazita e corri até tua casa para te abraçar. Deparo-me com esta emocionante cartinha à tua mãe e, sem permissão, coloquei-me dentro dela, fechei o envelope e fui encontrar a minya que também partiu há quatro an9s. As saudades são muitas e todos as dias a recordo. Obrigada, querida Amiga e espero que tenhas tido um dia, dedicado às mães, muito alegre junto dos teus queridos e todos com muita saúde Muitos beijinhos e fiquei feliz por te ver de volta
Emilia 🌻 🙏

Flávio Cruz disse...

Pleno de amor, poesia e saudade, amiga; como te entendo! Como nos fazem falta esses seres iluminados, cuja presença abençoou nossas vidas, por tantos anos... que tão poucos nos pareceram! Ah... e como ela se parecia contigo! Até pelas fotos se nota a semelhança. Meu abraço; boa semana, muita saúde!

Kasioles disse...

Por lo que me cuentas, son muy bellos los recuerdos que guardas de tu madre, yo también cuidaba de la mía como si fuera mi niña pequeña.
Si supiras lo tierna que era... se hacía querer.
Hemos tenido la suerte de que tuvieran en orden su cabeza, siempre nos quedará el consuelo de haber podido hablar con ellas hasta el final.
¡Cómo olvidarlas!
Te mando un fuerte abrazo. Sigue cuidándote mucho, ella sigue protegiéndote.
Más cariños.
Kasioles

Nal Pontes disse...

Oi Mariazita voltando aqui. Achei interessante a diferença das homenagem aqui no Brasil dia das mães aí em Portugal dia da mãe. Mas no final a homenagem é uma só né. Um abraço com dias bons. Bjs querida NalPontes

Nal Pontes disse...

Em tempo. Tinha uma vizinha muito querida que foi morar em Portugal com toda a sua família. Elas estão amando. Está sempre me dando notícias. Já te seguindo aqui. Bjs NalPontes

Mariazita disse...

Maria Rodrigues deixou um novo comentário na sua mensagem "DIA DA MÃE":

Querida amiga Mariazita passei para desejar um excelente fim de semana.
Beijinhos


Publicado por Maria Rodrigues em A Casa da Mariquinhas a 17/05/2024, 15:51