sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

DIA DE ANIVERSÁRIO


12º. ANIVERSÁRIO

Aniversário?
Alguém falou em Aniversário?
Nem pensar! Já somei anos bastantes para estar agora a acrescentar mais um…!
A continuar nesse ritmo não tardaria muito para eu andar de cadeira de rodas, ou pelo menos munido de uma simpática bengala.
Não! Recuso-me! Daqui para a frente vou começar a desfazer anos. Portanto, como nasci há 12 anos, tirando 1, este ano faço 11. A isto chama-se Retro-Aniversário, ou seja, andar para trás nos anos. Não é uma ideia luminosa?
Para além de não querer envelhecer há , pelo menos, mais duas razões que me levaram a tomar esta decisão: o trabalho e a despesa.
Já pensaram bem no trabalhão que dá organizar um Aniversário? É descomunal!!!
Idealizar os convites (só isto gasta-me metade dos neurónios) , mandar para a impressora para imprimir, endereçar os envelopes, metê-los no correio… é uma maçada sem fim.
E a despesa? Nem é bom pensar!!!
Taças – agora usam-se flutes, cuja forma é mais alongada, mas fazem o mesmo efeito, ou seja, é por eles que se bebe o champanhe. Como nos finais das festas se partem muitos… devido aos vapores etílicos… todos os anos têm de ser repostos os que se partiram.
Depois… há o champanhe propriamente dito. Para não ser uma zurrapa… custa caro.
E o bolo, que custa um dinheirão?! Só por ser de Aniversário cobram-nos o dobro ou o triplo do valor normal sem velas.
Mas isso é apenas o final da festa porque  antes há que reunir uma parafernália de coisas que me cansa só de pensar:
Mesas, toalhas, cadeiras, balõezinhos… Não! É demais! E as comidas? São os salgadinhos, os frios, os quentes, as sobremesas… um nunca acabar de dinheiro gasto.
Por tudo isto, decidi, e está decidido: Acabaram-se os Aniversários! Só Retro-Aniversários.
Bem feitas as contas, como este ano desfaço um, em vez de 12 fico com 11. A este ritmo… em 2031 alcanço o ano ZERO. O que acontecerá nessa altura? Será que volto para a barriga da mãe? Mas… hum, hum… estará ela em idade de me receber de volta??? Veremos. Não vamos agora pensar nisso.
Para finalizar espero que ergam a vossa taça (ou flute) à minha saúde e à minha decisão de me manter jovem para sempre!!!
Tchim, tchim…



48 comentários:

chica disse...

Daqui,taça na mão, brinco contigo pelos 12 ( ou como queres, 11) anos desse lindo blog! Festejemos muitos mais! beijos, chica

Emília Pinto disse...

Sabes que tens toda a razão, Mariazita? Uma despesa e uma trabalheira enormes. E, se por acaso, além de champanhe, ofereces vinho tinto ( adoro um vinhinho...) ? Como tirar aquelas nódoas nas toalhas branquinhas? Uma dor de cabeça!!! Como te prometi, vim cedo, mas, tenho de concordar, exagerei e chegar muito antes da hora torna-se até inconveniente, por mais intimidade que tenhamos com o aniversariante; resolvi voltar para casa; as luzes aí estavam todas apagadas, a porta fechada e o silêncio reinava; o frio era muito e com certeza já estavas deitadinha, com os " flutes" , na mesa da sala, prontinhos para o brinde, aliás, tu sempre te esmeras e não precisas que ninguém vá ajudar-te; recebes os teus amigos com muito carinho e não medes esforços para que eles se sintam bem em tua casa, Há muitos anos que sou recebida aqui com grande amizade e, apesar de queres andar para trás, nos anos, a minha estima por ti andará para a frente e, enquanto a vida o permitir, aqui estarei para festejar o 11o, 10o, o 9o, o 8o, e quantos mais houver. Voltarei mais tarde para o brinde, mas, já que vim, deixo os meus parabéns a esta belissima casinha e um abraço muito, muito especial à minha querida Amiga, Mariazita. Que a vida te abençoe com muita saúde, para que consigas manter-te, assim, com um coração lindo e um espirito jovem. Obrigada por tudo!
Emilia

Tais Luso de Carvalho disse...

Querida amiga, li teu texto com um sorriso gostoso nos lábios! Nós até festejamos aniversário com os filhos, nora, genro e mais um ou outro amigo que gostamos muito. Porém em restaurante! Em casa dá muito trabalho, muitas coisas para uma só pessoa pensar. Mas estou como você, caminho para trás, esqueci do ano em que nasci, portanto não adianta mais algumas curiosas perguntarem. Se insistirem, me rendo: nasci em 1910 !!! Faça as contas!

Porém deixo meu carinho e meu beijo a esse querido espaço e a você toda a felicidade do mundo!
Adorei!

Elvira Carvalho disse...

Feliz Aniversário. Longa vida com saúde e tudo o mais que desejar, são os meus votos.
Um abraço e tudo de bom.

Jaime Portela disse...

Concordo contigo, festejar aniversários é uma trabalheira nem que sejam meia dúzia de pessoas... E como nasceste na fatídica data de 14/FEV, seria um suicídio festejar num restaurante.
Se tal fosse possível, a minha opção seria nunca fazer nem desfazer anos. Ficaria com a idade que tenho eternamente.
Querida amiga, tem um dia muito feliz e que essa felicidade se prolongue pelos anos que tu queiras (muitos).
E tem um bom fim de semana.
Beijo.

Olinda Melo disse...


Luminosíssima a ideia, querida Mariazita!
Estou a pensar seriamente em adoptar essa
estratégia para ir diminuindo em idade,
minha e do blog. :))

Muitos parabéns, pois, minha querida pelo
teu "1º aniversário" (digamos 12 belos
aninhos). Muita saúde e nós aqui a acom-
panhar-te, lendo os teus belos textos,
prelúdio de romance que terei muito gosto
em ler quando sair para o prelo.

Desejo-te tudo de bom ao lado da tua
Família.

Beijinhos

Olinda

Graça Pires disse...

Gostei da ideia dos Retro-Aniversários. E aqui estou a brindar consigo. Que este seu blog continue a ser o lugar onde gosto de a vir ler. Parabéns.
Um beijo.

Fá menor disse...

Uma boa ideia essa! Há que manter a juventude, e este blogue tem conseguido.
Parabéns, portanto! Mas há que continuar, seguir em frente, com mais ou menos anos o que importa é o espírito jovem na sabedoria que se foi juntando.

Beijinhos e continuação de boas escritas por cá!

Majo Dutra disse...

~~~
MUITOS PARABÉNS, QUERIDA AMIGA!

Srrsssssssss...
A contagem regressiva é uma excelente ideia...

Porém, a idade cronológica pouca importância tem,
o que importa é a idade mental e espiritual, nesta
ordem de ideias, a Mariazita é uma jovem talentosa
e muito linda.

Então, ergo a minha taça!
À sua saúde e felicidade!
TCHIM... TCHIM!!

O meu terno abraço festivo.
Beijinho
~~~~

Mary - Strawberrycandy disse...

Parabéns e que contes com muitos mais!
Um brinde!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Ana Freire disse...

E aqui estou também brindando, Mariazita! Ao contínuo sucesso deste espaço adorável!
Votos de muitos parabéns! E que muitos mais aniversários sejam por aqui assinalados, sempre com o mesmo gosto pela partilha, e com a qualidade e crescente interesse, com que nos brinda, em cada uma das suas publicações, e a que já nos habituámos!
Um beijinho grande! E os meus votos de um dia muito, muito feliz!
Tudo de bom!
Ana

Carla Ceres disse...

Feliz retroversário prA Casa da Mariquinhas! Estarei aqui quando, após o zeroversário, vierem os aniversários de renascimento. :) Parabéns!

Ceciely disse...

Cuánta imaginación Mariazita... no debía existir el conteo de los años. Hay muchas tácticas para sentirse joven. Pienso que la edad no acompaña al físico, todo está en el interior, en el ánimo y en los sueños que tengamos. Me he reído con esta entrada.
Feliz día de la Amistad y el Amor.

O Árabe disse...

Somos, então, quase gêmeos... ou, ao menos, contemporâneos! É uma alegria participar desta festa, amiga, e desejar que muitos outros anos se sigam! Depois de zerares a idade, é simples... começa de novo! :) Meu abraço de parabéns, e bom fim de semana; espero que nos possamos ver, em breve!

Amélia disse...

Querida Mariazita, só com um maravilhoso texto como este me fazia rir,com muito gosto brindo consigo os Retro-Aniversários 🥂🍾.PARABÉNS.🌷
Adorei.
Beijinhos

Marina Filgueira disse...

¡Hola, Mariazita!

Qué entrada súper bonita con mucho humor y amor, amiga. El blog es una joya que nos conserva más tempos jóvenes POR FUERA Y POR DENTRO que es lo más importante, leer escribir da una cierta frescura al alma y el corazón brinca de alegría.

El tiempo pasa volando y con él, vuelan los años, pero aquí estamos peleando para que no se noten tanto. En mi caso, van pesando. Pero aún doy gracias a la vida y al destino por poder hacer lo que hago, que no es mucho, pero es algo.

Ha sido un inmenso placer leerte y poder felicitarte en este día tan importante del cumpleaños, que sigas ahí al pie del cañón por mucho, muchos años más.

Te dejo un abrazo largo, mi gratitud y mi gran estima. FELIZ DÍA DE LA AMISTAD.

Lúcia disse...

Você me fez lembrar de Alice no País das Maravilhas! Então Feliz Desaniversário ou (como quer) Feliz Retroaniversário! Quando chegar ao ZERO haverá o recomeço e cantarei uma Canção de Minar para essa Linda Menina - A Casa da Mariquinhas. Meu abraço à Adolescente de hoje.

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga, ergo a minha taça e faço tchim, tchim à saúde do seu maravilhoso cantinho, desejando-lhe um Feliz Retro-Aniversário.
Muito obrigado, por todos os momentos maravilhosos que aqui nos oferece.
Um grande beijinho

Ana Tapadas disse...

Tchim-tchim! Muita saúde nesse retorno.

Beijo amigo

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Mariquinha!
Deus a abencoe muito e lhe cubra de bençãos!
Feliz retroaniversário seu e do blog!
Muito sendo de humor vejo aqui e nota-se que é jovem de espírito. Que beleza, querida!
Seja muito feliz!
🍰🎂🍬🍭🥤
Bjm festivo, carinhoso e fraterno

Ivone disse...

Ah, que ótimo texto, gostei da ideia, feliz retroaniversario seu e do lindo blog!
Parabéns!
Abraços apertados!

Antonio Pereira Apon disse...

Parabéns em todos os sentidos. Uma ideia sensacional, econômica, ecológica e politicamente correta. Um testo gostoso, criativo e muito interessante.

Um abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

Gracita disse...

Olá Mariazita
Gostei imenso desta ideia de retroaniversário
Mas mesmo estando retoagindo aqui está a comemorar então deixo-lhe os parabéns e que venham outros tantos para juntas celebrarmos o que há de melhor por aqui neste texto lindo e iluminado
Parabéns querida e muitos beijinhos

SOL da Esteva disse...

Te felicito pelo Aniversário e pela imaginação que te guiou na produção deste Post. São necessárias ideias inovadoras e tu provas que elas estão contigo.
Parabéns, Amiga e Parabéns para toda a CASA DA MARIAZITA.


Beijo grande
SOL

Pedro Coimbra disse...

Beijinhos de uma Macau ainda em stand by

Daniel Costa disse...

Querida amiga Mariazita, nos dias de hoje temos de pensar que fazer anos é sempre sinal de resistência e a antiguidade é um posto, pois nos faz mais sabedores. De resto temos de ver a diferença entre um velho e um idoso: velho é aquele que deixa de ter projectos; idoso o que continua sempre a projectar algo. O teu espaço é paradigma do que digo.
Beijos de amizade.

Anónimo disse...

Olá Mariazita meus parabéns pelo aniversário!
E que texto maravilhoso, muito bom.
Um grande abraço e bom fim de semana!

O meu pensamento viaja disse...

Boa ideia! Muitos parabéns. Beijo

vieira calado disse...

Olhe, amiga, eu já mal sei quando faço anos... e quantos faço...

Saudações poéticas!

Diná Fernandes disse...

Olá querida Mariazita,

Muito boa sua ideia, aqui pelo Brasil, quase não se fazem mais festas de aniversário, aqueles que gostam e tem conta bancária gorda, vai pro restaurante comemorar, arca com a conta e td bem.
Gostei do texto todo, mas o início está um luxo!

Convida para participar da festa, ja enviei e-mail viu?


https://dinaviajantedotempo.blogspot.com/2020/02/amanha-2202-dia-de-festa-no-blog-venham.html

Bjs !

lian disse...

parabéns Querida Mariazita :

Parabéns pelos anos de vida tão abençoados.
Parabéns por mais esta ideia luminosa, pois a vida é para ser celebrada com o
coração e esta maravilhosa vontade de viver todos os dias, saboreando o que
nosso Senhor nos dá com tanta benevolência !!!
Muitas felicidades e muita saúde também !!
grande abraço.
Eliane
:o)

Ruthia disse...

Retro-aniversários. Gostei do conceito. Tenho que começar a aplicá-lo.
Aí vai o meu brinde e votos de vida longa (com anos crescentes ou decrescentes, que isso não é o mais importante).
Beijinhos
Ruthia
O Berço do Mundo

O Árabe disse...

Pena que não nos pudemos conhecer pessoalmente, Mariazita... mas contar com a sua amizade virtual é uma grande alegria! Cheguei ontem de 15 dias maravilhosos na Europa. Agora, é aproveitar os feriados e matar a saudade dos amigos! Meu abraço, boa semana!

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Vim atrasada, mas vim deixar meus votos de um retroaniversário feliz, cheio de paz, amor, saúde e mantenha-se sempre jovem, isso para nós é fácil, pois, a poesia nos faz eternas meninas plenas de energia e transbordante de amor.
Beijos no coração!

A Casa Madeira disse...

A questão do zerar tudo; será que é pra começar tudo de novo?
Eita tem coisas que eu não gostaría kkkk;
Eu nunca fui de gastar com festas, talvez seja porque nasci em uma família festeira;

Parabéns!
Com certeza tu está em uma constante realização...

Bom restinho de carnaval! para mim só na tv mesmo k.
Ou uma boa continuação de semana.

Ana Freire disse...

Passando a deixar um beijinho, e os meus votos de continuação de uma excelente semana!...
Ana

manuela barroso disse...

Com atraso , mas a tempo de marcar a minha presença com um tchim...tchim, desejando as maiores Felicidades .
Celebrar aniversário ? Para mim era das festas mais lindas na família ! É isso marcou- me indelevelmente até hoje !
Muitos Parabéns, Mariazita!
Beijinho

Marina Filgueira disse...

¡Holaaa, Mariazita!

Paso de nuevo por esta tu casa y brindo contigo por un año más y luego pedimos. Es hermoso que nuestros blogs cumplan años, es señal que nosotras también vivimos soñamos y ponemos en los todos los sentidos.

Un placer, amiga. Te dejo mi abrazo fraterno y mi gratitud.
Felices días y bendiciones.

Marina.

Zilani Célia disse...

OI MARIAZITA!
EM PRIMEIRO LUGAR MEUS PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO!
QUANTO AO RETRO ANIVERSÁRIO, ADOREI.
O BOM É QUE QUANDO CHEGAR AO ZERO, PODES COMEÇAR TUDO DE NOVO.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Jaime Portela disse...

Mariazita, continuação de boa semana.
Beijo.

O meu pensamento viaja disse...

Muitos parabéns pelos 12 aninhos e que venham muitos mais.
Beijo

vieira calado disse...

Parabéns pelo aniversário!

Estou de volta aos blogs.

Gostei de revisitar o seu.

Saudações poéticas!

SOL da Esteva disse...

Já foi Aniversário. Logo há mais!
Verás o tempo todo a passar.
Num tempo, os filhos passam a ser Pais
E tu aqui virás a recordar.




Beijo
SOL

A Paixão da Isa disse...

mtos parabens que venham mtos mais bjs

Betonicou disse...

Bom dia Mariazita! Estou muito atrasado, mas aqui estamos. Contratempos com a informática nos afastou um pouco da telinha. Parabéns pela linda data que se passou, mas que ainda irradia muita alegria. Grande beijo.

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita
Achei interessante a ideia de tirar anos: afinal todas as senhoras gostam de o fazer, mas não ao ponto de chegar ao ZERO e acabar com o Blogue: isso nunca.
Faz-nos muita falta, tem muita classe e sabedoria, e, sobretudo agora, é imprescindível para quem quer passar uns momentos com boa leitura.
Muitos parabéns e muita saúde para a minha amiga.
Eu vou vivendo e sobrevivendo, acatando ordens de quem julgo saber mais do que eu.
Cuide-se, minha amiga a mantenha a sua quarentena.
Feliz semana.
Um beijinho
Beatriz

Inês disse...

Diz que mais vale tarde do que nunca, por isso, os meus parabéns! :) Achei a ideia muito boa e gostei bastante de ler o texto, achei divertido! :) Andar para trás na idade é como a história do Benjamin Button! Beijinhos e continuação de boa semana.
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Maria Glória disse...

Fez muito bem! Não as despesas! Gaste com viagens e depois comemore aqui, pelo blog, que já deixo meus parabéns, mesmo com tanto atraso. Os teus registros aqui serão as melhores comemorações, meus eternos tchins tchins. E já vou eu emprestar mais um chapéu e bolsa, para as comemorações, continuo preferindo os da Máxima da Holanda. As taças, desta vez, serão do Palácio de Versalhes!