sábado, 1 de fevereiro de 2020

LIVRO EM CONSTRUÇÃO - SEGREDOS XVII


SEGREDOS – CAPÍTULO XVII

SEGREDOS – CAPÍTULO XVI
“…A custo, separaram-se. A pedido de Alessandro Nanda saiu, como se fossem encontrar-se mais tarde, talvez para almoçar…
Foi a última vez que se viram. O contacto, por carta, manteve-se por largos meses, mas mesmo esse elo acabou por se quebrar. Nanda ficou com uma recordação para toda a vida…”

SEGREDOS – CAPÍTULO XVII
Imersa nos seus pensamentos que, ao mesmo tempo que lhe causavam uma saudade enorme também a tornavam, inexplicavelmente, feliz, percorreu o caminho até sua casa.
Depois de tomar um banho para tentar acalmar toda a excitação que ainda a dominava, trocou a elegante roupa que usara para o encontro com o Araújo por outra mais confortável e levou o Tejo ao seu habitual passeio matinal. Ele já estava ansioso à sua espera, o que a levou a pensar que teria de começar a levantar-se mais cedo para o levar à rua antes de ir para o trabalho. O pobrezinho não podia estar à espera de que ela voltasse para ir fazer as suas necessidades fisiológicas…
Eram já horas de ir ao encontro de Bela, com quem combinara almoçar, para lhe contar as novidades. Aliás, já estava ligeiramente atrasada relativamente à hora que tinham marcado. Nanda pensou consigo mesma: “Parece que hoje é o dia de eu chegar atrasada a todo o lado…”
Assim, quando chegou ao “Caminho de Casa”, o restaurante onde habitualmente comiam, a amiga já a aguardava na esplanada.
Abraçaram-se efusivamente e, depois de se beijocarem, escolheram uma mesa e sentaram-se.
A conversa só foi interrompida para encomendarem o almoço. Escolheram salada para ambas já que andavam a tentar perder peso.
Nem uma nem outra precisava disso, mas preocupavam-se com umas gordurinhas embirrantes que teimavam em alojar-se “naquela zona da cintura”. Sonhavam voltar a ter as “cinturinhas de vespa” dos seus vinte anos…
Falaram de tudo e de nada, como se há muito tempo não se vissem.
Nem parecia que conversavam todos os dias, faziam caminhada juntas, e de vez em quando encontravam-se para almoçar. Mas nunca lhes faltava assunto.
Esgotadas todas as banalidades, Bela quis saber como tinha decorrido a entrevista com o engenheiro Araújo. Fez questão de acentuar o “engenheiro” como forma de o colocar à distância. Nanda percebeu perfeitamente a intenção dela, mas fez-se desentendida.
- Correu lindamente, muito melhor do que eu poderia esperar.
E descreveu, em traços largos, quais iriam ser as suas funções.
- Vou ficar com uma responsabilidade bastante grande, o que, até certo ponto, me preocupa um pouco…
- Não vejo qualquer razão para isso – atacou Bela, de imediato. Tu és competentíssima; tenho a certeza de que é ele, o engenheiro, quem mais fica a ganhar com o negócio – e emendou rapidamente – quero dizer, com o facto de ires trabalhar com ele.
Havia um certo azedume na sua expressão. Ainda lhe custava aceitar que Nanda não tivesse querido ir trabalhar com o seu pai.
Nanda ignorou o tom da amiga, e acrescentou:
- É claro que vou ser muito bem paga, por isso não me posso queixar…
- Ai sim? E pode-se saber qual é a fortuna que o engenheiro te vai pagar? – acentuou o “fortuna”, em tom depreciativo e ao mesmo tempo duvidoso.
- Claro que tu podes saber, mas não quero que se fale no assunto.
E acercando a boca do ouvido da amiga murmurou a quantia, num tom em que só ela pudesse ouvir.
Bela arregalou os olhos, ficou uns momentos sem dizer nada, e só depois como que gaguejou:
- Bem, isso nunca ganharias na empresa do meu pai… É certo que a responsabilidade também seria muito menor… Mas, à primeira vista,  tenho de concordar que o engenheiro é bastante generoso.
E, logo de seguida, olhando Nanda nos olhos, acrescentou:
- Minha querida, tu já ouviste dizer que “quando a esmola é grande o pobre desconfia”, certo? Pois eu não posso deixar de te alertar para o que receio venha a verificar-se.
- E que é… - incentivou-a Nanda.
- Que pode haver outro interesse por detrás de tudo isso…
- Mas que interesse queres tu que haja? – Nanda não estava mesmo a ver onde a amiga queria chegar.
- Ó meu amor, então tu não tens espelhos em casa? Linda e elegante como tu és, com todo esse charme de mulher que arrebata corações, não estás a perceber o que eu quero dizer? Eu tenho muito medo de que ele tenha segundas intenções a teu respeito…
Nanda soltou uma sonora gargalhada.
- Mas que ideia tão estapafúrdia! Quando tu conheceres o Araújo mudas radicalmente de opinião. Ele é uma pessoa correctíssima, educada, sem o mais leve indício de brejeirice. Não, minha querida, quanto a isso estás completamente enganada.
- Até pode ser… mas alguma coisa me diz que “anda mouro na costa” (*)
- Tu e as tuas ideias… - rematou Nanda. Mas agora, minha querida, tenho de me ir embora. O Tó Zé ligou-me do Alentejo a dizer que estavam mesmo a acabar de almoçar e logo de seguida punham-se a caminho, pois já tinham arrumado na carrinha tudo o que é para trazer. No fundo… devem ser as roupas deles e pouco mais, já que estavam a viver num anexo do pai da Catarina.
- Espero bem que agora fiquem em melhores condições. Já viste o que o Tó Zé lhes arranjou?
- Sim, estive lá há dias e confesso-te que diquei admirada. O espaço ficou muito jeitoso, bem melhor do que eu podia imaginar. Desta vez o Tó Zé excedeu as minhas expectativas - acrescentou Nanda, sorrindo.
Despediram-se com abraços e beijos efusivos como era habitual entre elas.
Enquanto caminhava Nanda ia pensando em como era grande a amizade que as unia. Há tantos anos que eram amigas e só muito raramente se zangavam. E a verdade é que as zangas entre elas nunca duravam muito tempo. “Eu nem consigo imaginar a minha vida sem a amizade de Bela. Muitas vezes penso que se fossemos irmãs não nos amaríamos mais” – Nanda sorria a esta ideia. “É engraçado que, sempre que penso nisto, me acode a sensação de que há um segredo qualquer na vida de Bela que ela nunca me contou. Mas… se comigo acontece isso… tenho de aceitar que o mesmo se passe com ela…”
Acelerando o passo não demorou muito tempo a chegar próximo do armazém onde Tó Zé preparara o apartamento para o filho. Não vendo a carrinha nas proximidades foi sentar-se na esplanada dum café próximo, a aguardar a chegada do seu ex-marido, que agora lhe trazia uma carga preciosa – o seu neto.
O pensamento voou-lhe para o passado…
***
“Depois do terrível desgosto da separação, Nanda passava os dias ansiando pela chegada do correio. Alessandro escrevia bastantes vezes, mas as suas cartas eram sempre muito pequenas, e não chegavam a mitigar a saudade imensa de Nanda. Pedia-lhe sempre desculpa por não se alongar tanto como seria seu desejo, mas o tempo de que dispunha era muito pouco. O trabalho absorvia-o dia e noite; o laboratório estava na eminência de uma descoberta muito importante, em que o seu papel era fundamental.
- Mia cara, mi dispiace, ma sto lavorando molto.
Quando passar esta fase já poderei escrever mais e até, talvez, ir passar uns dias a Lisboa, nem que seja só um fim de semana.
Ela escrevia-lhe longas cartas apaixonadas, onde deixava transparecer as saudades imensas e o desejo ardente de voltar a vê-lo em breve. Expressava-lhe a esperança de que o acréscimo de trabalho no laboratório terminasse depressa e ele pudesse voltar a Portugal, nem que fosse apenas por alguns dias.
Nanda continuava a encontrar-se todos os dias com Tó Zé. Depois de jantar ia até ao portão do jardim onde, normalmente, ele já se encontrava, esperando-a.
Nas longas conversas que travavam ela confidenciava-lhe as grandes saudades que sentia de Alessandro, a tristeza que a ia consumindo cada vez mais, à medida que os dias passavam. Tó Zé confortava-a com o seu carinho, aparando-lhe as lágrimas que se iam tornando cada vez mais frequentes.
Numa dessa noites Nanda abraçou-o com muita força, murmurando baixinho:
- Tó Zé, tenho um segredo para te contar, mas tens de me prometer que não dizes nada a ninguém.
- E achas que é preciso recomendares-me isso? Sou ou não sou o teu melhor amigo?
- Claro que és. Sempre o foste e continuarás a ser. Mas é que se trata de uma coisa muito grave, que até tenho medo de dizer em voz alta…
- Pois então diz-me baixinho, ao ouvido – tentou ele brincar, para aliviar a enorme tensão que sentia nela.
- Não brinques, que o caso é muito sério – repreendeu-o Nanda.
- Desculpa, não penses que não te levo a sério. Vá lá, podes falar que te ouvirei com toda a atenção – agora ele adoptara um tom contrito.
***
Ao ouvir chamar, em voz bem alta e alvoroçada: Mãe!,  o pensamento desviou-se imediatamente. Olhando para o outro lado da rua viu Luís ao lado da carrinha. Tinham acabado de chegar.
Imediatamente correu para ele, abraçando-o fortemente. Sem querer, as lágrimas assomaram aos seus olhas, mas não se deu ao trabalho de as reprimir.
Ao lado de Luís, com o bebé ao colo, a nora esperava, sorrindo. Por fim, Nanda voltou-se para ela dizendo:
- Tu és a Catarina, é claro! – e envolveu ambos, nora e neto, num apertado abraço. Depois, suavemente, tirou-lhe o bebé do colo, olhando-o com uma ternura infinita.
Duas senhoras que passavam, detiveram-se por momentos, olhando-os.
- Que cena comovente – comentou uma
- Parece um daqueles quadros antigos representativos da maternidade – respondeu a outra.
Na verdade, o amor do olhar de Nanda, observando o bebé, mais parecia uma expressão maternal do que “avóternal” … (**)
Tó Zé, junto à carrinha, observava-a. Repentinamente acercou-se de Nanda e, abraçando-a, juntamente com o neto, murmurou:
- Há muito tempo que eu não via uma cena tão bela e comovente. Sinto--me tão feliz ao ver-vos, minha querida! – e os olhos encheram-se-lhe de lágrimas, que tentou disfarçar.
Nanda sentiu um aperto no coração. Num flash muito rápido viu-se, com os seus filhos recém-nascidos no colo, e o ex-marido junto dela, acarinhando-os.
Com um imperceptível encolher de ombros afastou-se lentamente e não pronunciou uma palavra. Não o conseguiria fazer sem denunciar a sua emoção. 

(*) – “Anda mouro na costa” tem dois sentidos:
        a) Há indícios da iminência de algo inesperado e muito   
        problemático.
        b) Há hipótese de aparecer um pretendente amoroso.

(**) – Esta palavra não existe, evidentemente. Trata-se de uma
         liberdade linguística da autora.

 Maria Caiano Azevedo

NO PRÓXIMO DIA 14 HAVERÁ POSTAGEM EXTRA – É DIA DE ANIVERSÁRIO, 12 ANOS!

32 comentários:

chica disse...

Gostei e senti até a emoção com o olhar ´para o bebê e a cena tão bem descrita! Lindo de ler! beijos, tudo de bom,chica e ótimo fevereiro!

Emília Pinto disse...

Imaginei a cena, Mariazita e lembrei-me dos tempos em que vinha a Portugal mostrar os meus filhos aos avós paternos, pela primeira vez. Era exaramente assim, o quadro. Estou ansiosa por saber o segredinho, querida Amiga. Ainda teremos que esperar algum tempo, com toda a certeza. Espero que estejam todos de saúde aí em casa e que não apareça nenhma gripe para assustar, pois o caso chinês esta3 a ficar problemático. Um abraço, querida Amiga e, no dia 14, lá estarei na festa. Chegarei cedo para ajjdar, certo?
Emilia

SOL da Esteva disse...

Ternura quanto baste, mas a que emana duma avó (ou avô) é como que o prolongamento aumentado do sentimento maternal (ou paternal) que no tempo foi marca.
Já de segredos...
Isto vai bem, Amiga.

Beijo
SOL

Os olhares da Gracinha! disse...

Parabéns por mais um belo capítulo 👏👏👏👏👏

Daniel Costa disse...

Querida amiga Mariazita, mais um capitulo que gostei muito de ler, pelo seu conteúdo que, no todo, me parece bem conduzido. Embora mais "preso" ao que pode conduzir a história da Nanda, que penso constituir a personagem principal do romance. Desta vez o parelelismo da amiga Bela, a jovem avó, o neto e tudo o que a envolve. Realmente, o que a tua narrativa deixa a muito em suspenso é o "afaire" da Nanda e o italiano. Espero e desejo, pois, o próximo capítulo.
Beijos de amizade

Amélia disse...

Querida amiga Mariazita, mais um delicioso capítulo que adorei ler,estou a ver a cena comovente com o olhar para o bebé.
Fim de semana muito feliz
Beijinhos

Jaime Portela disse...

Continuo a gostar muito da história contada em dois tempos.
As postagens extra deviam ser diárias...
Querida amiga Mariazita, tem um bom fim de semana.
Beijo.

Elvira Carvalho disse...

Mais um excelente capitulo. Continuo a gostar e a desejar mais.
Abraço e bom domingo

Gracita disse...

Um capítulo adorável e eu aqui querendo mais amiga Mariazita
Beijinhos e um ótimo domingo

Ana Tapadas disse...

Sigo com muito interesse! Excelente narrativa.

Beijinho

Fá menor disse...

Muito bom. Como sempre muito bem descrito e incentivante à leitura.
Bom domingo e boa semana, amiga Mariazita,
Beijinhos.

yo leo Novela disse...

Le apetecería que siguiéramos los blogs?
Me encanta tu blog.
Besos.-

Lúcia disse...

Gostaria de saber quanto a Nanda vai ganhar no emprego novo. Assim não vale, contar baixinho pra Bela.Daqui não ouvi nadinha de nada! Em compensação, a emoção da bela cena do abraço de sogra/avó com neto e nora foi de encher os olhos de lágrimas. O outro abraço no ex também foi comovente!Bom demais Mariazita ser convidada a ficar a par da vida da Nanda e sair aplaudindo o minucioso e agradável texto. Meu abraço carinhoso que vai daqui do Ceará!

Anónimo disse...

Que belo Mariazita, adorei!
Um ótimo domingo pra você! Beijinhos...

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Mariazita,
Bom vir aqui.
Vou lendo aos poucos.

Bjins
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
entre sonhos e delírios

manuela barroso disse...

Para se sentir a ternura de avó , só experiênciando!
É o que se cola logo à pele nesta narrativa tão bela e brilhante que anseia por mais !
Beijinho , MARIAZITA !

Graça Pires disse...

Estou a seguir a história com imensa curiosidade e isto deve-se à sua excelente forma de narrar. Uma boa semana.
Beijos.

Ruthia disse...

Querida Mariazita, um dia destes tenho que ir buscar os primeiros episódios desta história e ler tudo de uma assentada. Acho que já percebi o que se passou no passado da Nanda, mas aguardo desenvolvimentos para ver se a minha teoria se comprova.
Beijinhos, uma linda semana
Ruthia d'O Berço do Mundo

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Bom dia. Como tens passado? Desejo-te saúde junto aos teus.

Este capítulo traz-nos alguns episódios que nos deixam em
suspense. A saber:a desconfiança de Nanda de que Bela esconderá ou terá
algum segredo; sabemos que Nanda esconde um, em relação ao pai dela.
E que segredo terá a Nanda contado ao Tó Zé, depois da sua separação
com o Alessandro? Deduzo que nessa altura terá havido uma maior aproximação
entre os dois... Virei saber mais quando publicares o próximo capítulo.

Sim, virei ler o post a que te referiste, no próximo dia 14.

Beijinhos

Olinda

O Árabe disse...

Emoção por todos os cantos, neste capítulo! Agradou-me ainda mais do que o normal, amiga! E deixou-me ainda mais em suspenso. Meu abraço, boa semana!

Carla Ceres disse...

Oi, Mariazita! Eu não conhecia a acepção amorosa de "Há mouro na costa". Aqui dizemos que TEM mouro na costa, mas muitos jovens podem não entender. Também dizemos que, quando a esmola é demais, o SANTO desconfia. O sentido é o mesmo e todo mundo entende. Acho que até o Tejo entende. Só a Nanda fica imersa em recordações e não desconfia. Vamos ver até quando essa inocência vai persistir. Beijinhos!

Ana Freire disse...

Maravilhosa esta história, com um enredo muito bem desenvolvido em circunstâncias e tempos distintos... e que nos faz devorar avidamente cada capítulo!...
Adorei ler, Mariazita! Beijinhos! Continuação de uma feliz semana!
Ana

Jaime Portela disse...

Querida amiga Mariazita,
passei para te desejar um um bom fim de semana.
Beijo.

Antonio Pereira Apon disse...

Seguindo essa construção literária, com sabor de quero mais.

Um abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

Agostinho disse...

Viva!
A Mariazita tem já uma boa "resma" de páginas para dar forma e edição ao livro prometido. Uma movimentada história e narrativa competente que não dispensa descrições pormenorizadas e diálogos vivos num estilo próprio(o que é bom)fugindo a imitações de outros autores.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido e também pelo aniversáario - 12 anos nestas lides exige fôlego.
Beijo.

SOL da Esteva disse...

...Reler, dá profundidade e perspectiva.


Beijo
SOL

O Árabe disse...

Meu abraço, amiga; aguardo as próximas aventuras! Boa semana, fica bem.

Majo Dutra disse...

Está uma maravilha, Mariazita.
Com todos os ingredientes e condimentos necessários
a uma ótimo enredo...
Desculpe a linguagem culinária, mas nesta arte também
se fazem obras de arte.

Também tenho narrativa no Refúgio dos Poetas e gostava
de ter a sua opinião...

Dias plenos de contentamento e Harmonia.
Beijinhos
~~~~~

Maria Rodrigues disse...

Como a Nanda ficou feliz e emocionada com a chegada do filho, da nora e do netinho.
Qual será a segredo de Bela? o da Nanda penso que sei.
Beijinhos

ANDRAINO ADAMS disse...

Bons artigos, Você já ouviu falar do Sr. Benjamin, Email: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: + 1-9893943740-- que trabalham com serviços de financiamento, me concedem um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e eu os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos restantes, embora goste de trabalhar com eles, porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem lhe dar qualquer tipo de empréstimo.

Maria Glória disse...

E continuas me matando de curiosidade, os segredos...

Kasioles disse...

Después de tanto tiempo me acabo de dar cuenta de que tienes un traductor al principio del blog ¡con la de veces que he tenido que ir al diccionario para interpretar bien tu escrito!
¡La de tiempo que me he pasado leyendo cada uno de tus capítulos y pasándolos a español!
Parezco una principiante y en parte es razonable, lo cierto es que he llegado un poco tarde a estas nuevas tecnologías y me ha costado mucho el adaptarme, además ya estoy un poco desfasada, tengo un ordenador nuevo, nuevo también el programa operativo y para completar llevaba justo un año sin escribir.
Hoy la lectura de esta entrada me ha resultado mucho más fácil y le sigo el hilo a la propuesta de Araújo, al trabajo que le ofrece y a esa remuneración que extraña tanto a Bela, presiente que algo turbio puede haber detrás ya que ella es todavía una mujer muy bella.
Ya veo que aún no le ha confesado su secreto a su buen amigo Tó Zé.
De momento está emocionada con la llegada de sus hijos y nieto.
Sigo enganchada a tus capítulos.
Cariños.
Kasioles