sábado, 23 de setembro de 2023

DOENÇA

 Queridas amigas e queridos amigos.

Tenho estado MUITO doente, o que me tem mantido afastada de todos os meus contactos.
No dia 29/06 fui operada a um adenocarcinoma (vulgo câncer) do colon ascendente. A cirurgia correu lindamente, de tal modo que o médico tencionava dar-me alta após três ou quatro dias. Mas... surgiu uma grave infecção que obrigou a nova cirurgia 10 dias depois da primeira.
A partir daí foram problemas atrás de problemas, inclusive apanhei uma bactéria multi resistente que provocou um "incidente" que podia rer sido fatal. Mais tarde o médico confessou-me que na altura chegou a pensar que "me tinha perdido" . Eu respondi-lhe: Também eu pensei que tinha chegado o meu fim. Foram momentos de grande aflição.
Não vou alongar-me mais nestes pormenores que me obrigaram a 2 meses de internamento no Hospital Cuf Tejo.
Desde que tive alta tenho feito fisioterapia, mas a recuperação tem sido bastante difícil, pois quando cheguei a casa parecia um bebé, nem sequer “sabia” andar. Agora já consigo caminhar sozinha, apenas apoiada na mão do filho ou da filha. A minha alimentação obedece a uma dieta bastante rigorosa, porque o trânsito intestinal está difícil de controlar. Enfim. com o tempo tudo se há-de resolver.
Quero agradecer a todos o carinho e o apoio manifestados pela minha saúde.
OBRIGADA!
odas as reações:

43 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite outonal, querida amiga Mariazita!
Nunca sabemos os percalços que passaremos.
Graças ao Bom Deus você está aqui nos contando sua aflição com toda razão de ser.
Sabe, seu relato me dá ânimo.
É muito bom partilharmos o que estamos passando para que outros vejam que para Deus nada é impossivel.
Imagine que levei um escorregão na cozinha vai fazer um mês e não estou melhorado tanto. Nova avaliação na próxima semana. Por ora dores e muito desânimo por elas.
Dores físicas quando se juntam às da alma são intragáveis e dolorosas demais.
Você me deu alento partilhando sua tão grande dor.
Feliz quem tem um filho ou filha perto para dar a mão.
Desejo de coração que esteja cada vez melhor e tudo vai dar certo.
Com paciência, vamos vencer dia após dia, Amiga.
Fique com Deus!
Sei que vai conseguir superar.
Tenha um outono abençoado com saúde!
Beijinhos aconchegantes de Amizade
🌾🍂🍁😘🙏🕊️





" R y k @ r d o " disse...

Desejo de coração as suas rápidas melhoras. Muita fé, esperança, resiliência. Cumprimentos poéticos

chica disse...

Mariazita, fico triste em saber quanta coisa passaste.Essa doença é danada. Mas, graças ao teu esforço e o cuidado lá do ALTO, estás aqui, nos colocando a par disso tudo! De coração desejo que a cada dia, novas melhoras apareçam e fiques bem!

beijos praianos, chica

Tais Luso de Carvalho disse...

Querida Mariazita, fico triste com tanto sofrimento!
Mas vai acabar, amiga, continue com a esperança,
você ficará boa. Força!
Torcerei aqui por você, lamento muito, querida.
Meu carinho, beijinho, amiga.

Toninho disse...

Ah, amiga a vida tem hora que nos prega peça, mas tudo vai ficar bem com você.
Deus no comando de tudo olha por você.
Fé e esperança e todos os cuidados.
Abraços e beijo no coração.

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Fiquei feliz por teres podido vir aqui dar-nos notícias
tuas. Ainda bem que vais melhorando, depois de teres
passado por momentos de grande aflição.

Desejo-te a continuação de boas melhoras.
O apoio dos filhos é muito importante.
Beijinhos
Olinda

Graça Pires disse...

Minha Amiga, que as suas melhoras sejam rápidas e eficazes. Deve ter apanhado um grande susto. Tenha coragem. Vai tudo correr bem.
Um beijo.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Não existe remédio melhor do que a FÉ no nosso grande e querido DEUS. Tenho certeza absoluta que tudo vai voltar ao normal porque DEUS é PAI, não é padrasto. A partir de hoje vou incuir-te nas minhas orações.

Abraços, muita saúde e paz para ti e para os teus.

Furtado

Mary - Strawberrycandy disse...

As rápidas melhoras,...
Passei para desejar continuação de uma excelente semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira

Emília Pinto disse...

Querida Mariazita, fiquei triste ao saber que tiveste tantos problemas de saúde. Agora, em casa, com o apoio e carinho dos filhos, a recuperação chegará, com toda a certeza Por favor, continua a dar noticias sempre que puderes. Os teus amigos querem-te muito e estão todos a " torcer " pela tua saúde. Deixo-te um forte abraço carregadinho de amizade e muita FORÇA. Coragem, Amiga!
Emilia

Fá menor disse...

Que se recomponha com a maior brevidade conforme os seus anseios, amiga Mariazita!
Muita força e Fé!

Beijinhos.

Ana Freire disse...

Não tinha a noção, da gravidade da situação, Mariazita, e até pensei que os problemas se devessem a complicações respiratórias...
Estimo que o pior já tenha ficado definitivamente para trás e que a fisioterapia decorra o melhor possível, pois é sempre o mais motivador, recuperarmos ao máximo a autonomia do nosso quotidiano...
Mais uma vez estou em crer que o seu profundo e inato optimismo, tiveram um papel preponderante, na sua boa recuperação! Quem dera que a minha mãe fosse assim... mas vai-se abaixo com muita facilidade! Foi de novo um Verão problemático, para a manter motivada, para cumprir as orientações médicas, dados os problemas circulatórios das pernas! Mas felizmente, está numa fase mais estabilizada, também.
Um beijinho grande, e votos de tudo a correr pelo melhor! E quando lhe for possível, ao seu ritmo... vá dando notícias! Continuação de uma boa recuperação! Tudo de bom!
Ana

Ana Freire disse...

Continuação de boas melhoras, Mariazita! E que Outubro se permita ser mais animador... e com menos calor! Já me começo a ressentir deste Verão, que este ano parece interminável...
Um beijinho grande, e votos de tudo a correr pelo melhor, por aí!
Ana

Pedro Coimbra disse...

De volta depois de um relaxante período de férias, passo para desejar uma boa semana.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Mariazita,
Você é querida
por nós que temos a alegria
de vir a seu blog e de recebe-la
em nossos espaços.
Força.
Se cuida e se prioriza.
Estou na torcida.
Bjins de Esperança.
CatiahoAlc.

Verena disse...

Querida Mariazita
Triste fiquei com o seu relato.
Te desejo melhoras.
Você estará nas minhas orações.
Um beijinho carinhoso
Verena

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Muito obrigada por teres ao Xaile de Seda.
Sei que ainda te custa, por isso tens de
te poupares, até uma recuperação total.

Desejo-te continuação de boas melhoras.
Beijinhos
Olinda

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Oi! Vc tem um blog muito meigo. Vc vai ficar boa, é continuar se cuidando, viu?

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga as doenças aparecem do nada e depois levam algum tempo até irem embora.
Desejo-lhe uma rápida e completa recuperação.
Um abraço bem apertadinho e um grande beijinho

Tais Luso de Carvalho disse...

Passando para desejar a você querida Mariazita,
muita saúde e paz, tudo vai se resolver, umas coisas
mais rápido, outras mais lentas.
Beijinho, meu carinho, amiga!
Um bom domingo.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Espero que esteja tudo bem com a sua saúde e a recuperação esteja seguindo o rumo da cura.
Abraços fraternos!

Mariazita disse...

Mariete Salema deixou um novo comentário na sua mensagem "DOENÇA":

Votos de rápidas melhoras. Muita força, resiliência, determinação. Que o sorriso nunca saia do seu rosto
*
Deixo um beijinho de solidariedade.
*/*

Publicado por Mariete Salema em A Casa da Mariquinhas a 29/10/2023, 17:00

Ana Freire disse...

Passando a deixar um beijinho e estimando a continuação de uma boa recuperação, Mariazita!
Adorei ter notícias suas! Devagarinho tudo há-de melhorar, há que dar tempo ao tempo... e continuar como até aqui, para continuar a recuperar!...
A minha mãe também levou o Verão todo a recuperar da dermatite nas pernas... esta está adormecida... e com uma série de cremes e pomadas corticoides diárias... vamos tentando para que assim continue, sem dar muitos problemas agora na estação mais fria.
Votos de tudo a correr pelo melhor, aí desse lado! Beijinhos!
Ana

Kasioles disse...

Mi querida amiga: Hace tiempo que no he tenido noticias tuyas, sabes que te llevo en el pensamiento y deseo todo lo bueno para ti, es decir, que tu mejoría sea favorable aunque vaya lenta, lo importante es que tú te sientas mejor y poco a poco te encuentres con fuerzas para seguir a nuestro lado deleitándonos con tus relatos y poemas.
En espera de nuevas noticias, te mando un montón de cariños en un fuerte abrazo.
Kasioles

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Fica boa, se cuida. Estamos torcendo. Bju

O Árabe disse...

Seria capaz de jurar que havia comentado este post, na época; parece que me enganei. Hoje, quero apenas dizer que sinto muito por tudo que passaste e estou muito feliz, ao saber das tuas melhoras; que se tornem cada vez mais rápidas e contínuas e logo possas voltar ao nosso convívio. Meu abraço, amiga; boa semana. Saudade muita!

Alécio Souza disse...

Querida Mariazita,
Eu desejo uma ótima recuperação pra você, tenha muita força de vontade que em breve você voltará as suas atividades normalmente. Melhoras pra você minha querida amiga, saiba que você faz muita falta aqui na blogosfera.
Um abraço e um beijo!

Ana Freire disse...

Passando a deixar um beijinho e votos de continuação de uma boa recuperação, Mariazita!
Tudo de bom! Cuidado com o frio, mas sem esquecer de se manter sempre bem hidratada! Passo os dias a lembrar isto à minha mãe também, pois no Inverno, que está quase à porta, nunca tem sede... e é muito fácil, arranjar problema escusado, por não beber o que deveria, sem dar por isso...
Rápidas melhoras!
Ana

Flávio Cruz disse...

Hoje, amiga, é apenas para saber de ti; pedir notícias e deixar-te o novo endereço. Meu abraço, fica bem; fazes falta! Boa semana.

Kasioles disse...

Siempre me acuerdo de ti, ojalá vayas recuperándote aunque sea lentamente.
Con mis mejores deseos, te mando un fuerte abrazo con mis cariños.
Kasioles

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Melhoras sempre. Muito obrigada por me visitar. Bjus

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga passei para saber como está e deixar um beijinho.
Maria

Beatriz Bragança disse...

Minha muito querida Mariazita
Só agora soube o que lhe aconteceu.
Espero que já tudo tenha voltado ao normal.
Votos de muita saúde e paciência.
Beijinho
da
Beatriz

Flávio Cruz disse...

Meu abraço, amiga; continuamos juntos, nas orações por tua saúde! Boa semana, breve recuperação.

Kasioles disse...

¡Qué gran alegría me he llevado hoy al ver tus letras!
Créeme que me tenías preocupada,bien sabes que en este mundo virtual también brotan raíces de verdadera amistad y el cariño surge sin darnos cuenta, eso es lo que me ha pasado a mí contigo.
¡La de veces que me ha acordado de ti! Entré en tu blog en más de una ocasión y comprobaba que seguías sin publicar nada.
Pero bueno, lo más importante es que vas mejorando lentamente, que tienes que estar muy contenta por seguir al lado de tus hijos y nietos, sus atenciones y cariño con el que te miman y arropan, también son una parte muy importante para tu recuperación.
Se acercan unas fechas muy bonitas para que la familia esté reunida y te sentirás dichosa por tenerlos a tu alrededor.
Ojalá que en la próxima visita al médico, todo vaya progresando a mejor para alegría de todos.
Con mis mejores deseos, te mando un ramillete de muérdago con mis cariños.
Ah! El muérdago en Navidad trae paz al hogar y felicidad.
Más abrazos.
Kasioles

Elvira Carvalho disse...

Passei para saber como vai. De todo o coração espero que melhor.
Deixo um abraço e votos de continuação da recuperação de saúde.
Abraço

Ana Freire disse...

Passei a deixar um beijinho, e estimando que se encontre melhor, Mariazita!
A minha mãe tem passado razoavelmente... mas também tem saído muito pouco! Estivemos há pouco a combinar uma saída para a semana, em horário e dia de forma a evitar muita aglomeração, no restaurante, café, e numa ou outra loja aqui das redondezas, em que ela gosta de ver as novidades... continuamos a evitar ambientes concorridos para não haver novidades com os problemas respiratórios dela... para mais agora, em que os hospitais e médicos aqui do sitio, não andam muito fiáveis... o Hospital aqui de Loures, então, é notícia de telejornal quase todos os dias, pelos serviços que estão... parados, ou com 16 horas de espera... já que médico de família, também já não temos para aí há uns 3 anos. Enfim! Estamos em Portugal! Que mais podemos esperar? Já me mentalizei, que se houver novidade, levo-a para a Clinica de Cardiologia, onde é habitualmente acompanhada, ou para os Lusíadas.
E mais uma vez, para evitarmos problemas de saúde, vamos passar as Festas em modo caseirinho.
Ainda conto passar por aqui antes do Natal... no entanto, pelo sim, pelo não, deixo já os meus votos de que passe este período das Festas, com saúde, tranquilidade, muitos sorrisos, e com os seus por perto, Mariazita! Agora o principal, é focar-se na sua boa recuperação, e estar mais resguardada nestes dias mais frios, depois após o Natal, os dias crescem, e dão logo outro ânimo! Não me consigo habituar é a este horário de Inverno, nem por nada...
Um beijinho grande! Tudo de bom!
Ana

Emília Pinto disse...

Querida Mariazita, antes de mais, espero que já estejas melhor desses problemas de saúde e que, já em casa, possas ter um Natal feliz, com serenidade e muito amor à tua volta. Sei que o tens e por isso é só desejar que a saúde te deixe aproveitar a quadra natalicia, junto dos teus filhos e netos. Não poderia deixar de vir cá desejar-te um bom Natal e que o novo ano te abençoe com saúde, a ti e aos teus. Beij8nhos, carregadinhos de amizade
Emilia 🌲 ⭐ 🙏

Bicho do Mato disse...

Votos de rápidas melhoras!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Mariazita!
Está melhorzinha? Tomara que sim!
Você foi citada aqui?
https://entrenosduasflores.blogspot.com/2023/12/chica-entre-nos.html
Tenha uma semana pré natalina abençoada!
Beijinhos

Ana Tapadas disse...

Minha amiga,
venho saber da sua saúde e desejar que esteja a recuperar bem.

Boas Festas!

Alécio Souza disse...

Querida Mariazita,
Eu espero que a sua recuperação esteja bem avançada e você se sentindo bem melhor. Ano que vem quero vê-la de volta ao blog postando normalmente, será um retorno triunfal.
Eu aproveito para te desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo com muita saúde, paz e amor no coração!
Um beijo!

A Casa Madeira disse...

PAZ E BEM a ti sempre !