sexta-feira, 1 de julho de 2022

TEXTO DRAMÁTICO


AS MÃOS DO AMOR

No meio do palco um homem aparentando 70 anos, levemente curvado, olha para as mãos que tremem muito ligeiramente.

SALVADOR – Como estão diferentes as minhas mãos!

(Olhando para o público) – Estão a ver estas mãos? Nem sempre foram assim. Não, não adianta quererem ser simpáticos; alguns de vós conhecem-me bem, e gostam de me agradar. Porém… eu sei que elas tremem um pouco. Mas já foram muito firmes.

Todas as vezes que seguravam um bisturi não podiam ter maior firmeza! Eram fortes, estas mãos…

Com toda a precisão cortavam apenas o essencial, procurando causar o menor dano. Sim, que as cicatrizes que resultavam das cirurgias que eu fazia pareciam um fiozinho de teia de aranha.

As senhoras ficavam todas felizes quando viam o resultado do meu trabalho. Aquelas carnes bonitas, depois de passarem pelas minhas mãos, pareciam mais encantadoras.

(Dá uma risadinha, e continua) – Algumas até ficavam com mais graça; aqueles risquinhos, muito fininhos, davam-lhes um certo charme. Que algumas, coitaditas, bem precisavam … (Sorri, com ar matreiro)

– Quando iam para a praia com os seus lindos biquínis, muitas vezes ouviam piropos… E como elas gostavam de ouvir:  “Olha, ali vai mais uma barriguinha do doutor SALVADOR! “

(Levanta a cabeça, mostra um ar orgulhoso) Sim, que as barrigas do doutor SALVADOR não eram de se deitar fora… eram perfeitas! Acreditem! Algumas das minhas clientes até mandavam tatuar uma borboleta, ou uma rosa, ou o que lhes apetecesse… bem junto da cicatriz, para chamar a atenção.

(Olha para as mãos) – Posso dizer com orgulho que estas mãos espalharam muito Amor ao longo dos meus longos anos…

(Põe um ar meio tristonho) – Alguma dor, também… Quando o parto era mal sucedido e mais um anjinho ia para o céu… Não foram muitos, por Deus! Podem contar-se pelos dedos de uma destas mãos (levanta uma mão, abrindo os dedos). Mas foram os suficientes para me fazer sofrer muito…

Ainda me lembro (olha de frente para o público com ar interrogativo) e como poderia esquecer? Quando tive nas mãos aquele corpinho inocente, o pequeno coração a vacilar… sem saber se havia de continuar a bater ou dar-se por vencido… Também o meu corpo cansado teve vontade de curvar-se, abatido, perante uma batalha que me parecia perdida… Mas aquele pequenino coração mostrou-me que não se podem baixar os braços, é preciso lutar para viver… E começou a bater forte. Parecia querer dizer-me: Tenho uma estrada comprida para percorrer, e neste momento preciso da tua ajuda. E, com a força do Amor, juntos vencemos! (Num aparte, em tom orgulhoso) – Hoje está um homem! Forte! Com um coração de ferro!

(Suspira profundamente e volta  ao tom normal) – Não nos deixemos abater pela tristeza! A verdade é que a vida me proporcionou momentos muito felizes… e concedeu-me o dom de, com estas mãos (baixa os olhos para as mãos) poder fazer muita gente feliz. (Olha directamente para o público, estendendo as mãos) – Já repararam que são gémeas? Gémeas verdadeiras, monozigóticas. Desenvolveram-se a partir de duas metades da mesma pessoa, que sou eu, e formaram-se a esquerda e a direita. Por isso são do mesmo sexo, são iguais (junta as palmas das mãos) Vêem? São mesmo iguais. (Separa as mãos) - Quando uma sofre… a outra chora; quando uma ri… a outra bate palmas de contente. Mas… no momento em que se erguem em acção de graças por tantas bênçãos que recebi (junta as mãos) … aí encostam-se, bem juntinhas, com as pontas dos dedos voltados para o alto.

(Com um sorriso sonhador, mantém a posição das mãos) – Lembro-me quando a minha filha se casou… No altar, quando aquelas duas vidas se uniram, também as minhas mãos fizeram o mesmo, orando para que o Amor os acompanhasse ao longo da vida… e se mantivesse sempre acesa a sua luz.

(Estende as mãos em frente, as palmas voltadas para cima, e com um ar meio triste, continua) – E quando o meu filho partiu à procura de vida melhor … foi com estas mãos que o abençoei e, com Amor e lágrimas, lhe desejei breve regresso.

(Faz uma breve pausa. Volta as palmas das mãos para baixo e, olhando-as, continua)

Hoje as minhas mãos tremem um pouco, sim. Tremem porque esta manhã receberam uma notícia triste. Abriram uma carta onde estava escrito: Vimos por este meio comunicar que, a partir desta data, os seus serviços nesta clínica estão dispensados.

Dispensados! Ouviram bem? (repete a palavra, soletrando pausadamente) DIS PEN SA DOS!

Como quem deita fora um trapo velho sem qualquer utilidade, dizem que já não precisam de mim!

Mas estão muito enganados, porque, ainda que o SALVADOR estivesse vendado, estas mãos saberiam (soletra a palavra) PER FEI TA MEN TE como trazer um bebé ao mundo. Não foi em vão que o fizeram anos a fio…

(Descai os ombros, em sinal de desalento e tristeza) – Vivemos numa sociedade muito injusta. E estas mãos que tinham ainda tanto Amor para dar…

(Remata com ar conformado)

Quando um dia eu tiver de fazer a Grande Viagem… alguém irá colocar estas minhas mãos, amorosamente, sobre o meu peito (coloca as mãos uma sobre a outra, na horizontal, junto ao peito) e eu partirei feliz porque, com Amor, fiz muita gente feliz.

E termina:

Sinto-me realizado porque toda a minha vida espalhei(Faz uma pausa, mete a mão ao bolso e retira um papel que desdobra, esticando-o com as mãos. Nele está escrito em letras grandes a palavra “Amor”, que mostra ao público)

SALVADOR (num grito) - AMOR!

 CAI O PANO

Maria Caiano Azevedo

Para quem, eventualmente não saiba. TEXTO DRAMÁTICO  é, em Escrita Criativa, o nome que se dá a um texto destinado a ser representado. Há quem opte por chamar-lhe Texto Teatral, embora haja características diferentes entre ambos.

Como, por motivos particulares, vou ter de fazer uma pausa indeterminada (dois, três , quatro meses…) decidi partilhar convosco este “TEXTO DRAMÁTICO” que recebeu  o 1º prémio num concurso a que concorri.

Durante o tempo que vou estar ausente, desejo a todos, amigas e amigos, tudo de bom.

Um abraço, já com saudades…

Aproveito a oportunidade para informar que já foi publicado o meu último livro, “SEGREDOS”.

Se alguém estiver interessado em adquiri-lo pode pedir-mo directamente por email; ainda tenho alguns exemplares disponíveis.

Obrigada. 


58 comentários:

Porventura escrevo disse...

Bonita história.
Merece continiuaç´~ao

Jaime Portela disse...

As pessoas são usadas enquanto rendem como se fossem máquinas. É a economia de mercado...
Gostei muito do conto/texto dramático, é muito bom.
Há mais vida para além dos blogues, mas não demores muito...
Tudo de bom para ti, minha querida amiga Mariazita.
Um beijo.

chica disse...

Que beleza de texto e nele verdades da vida...
Bom descanso e parabéns pelo MERECIFDO prêmio!Adorei! beijos, chica

Daniel Costa disse...

Querida amiga Mariazita és muito completa a criar literatura de todos os géneros, até de teatro, como se se vê. Criar é sempre sinal de vida; de vitalidade. Devemos ter sempre em conta que, criar é vida; é viver. Alguém disse: "eleva-te a ti e elevarás a sociedade". Sendo assim, estás nesse comprimento de onda. Beijinhos de amizade.

Ruthia disse...

Parabéns pelo prémio e pelo livro, Mariazita. Espero que esta paragem não seja dramática, nem por motivos de saúde. Cá te esperamos, com saudade e paciência.
Até breve
Ruthia

Roselia Bezerra disse...

Boa tardinha serena, querida amiga Mariazita!
Boas férias de Verão!
Um texto interessante e muito bem escrito pela escritora que é a amiga.
Sucesso pelo seu livro!
Descanse e aproveite tudo.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno

Mariazita disse...

A.S. deixou um novo comentário na sua mensagem "TEXTO DRAMÁTICO":

Excelente o teu texto Mariazita! Gostei muito.
Parabéns pelo Prémio.

Votos de umas boas férias e bom descanso.
Um abraço!

Publicado por A.S. em A Casa da Mariquinhas a 1/07/2022, 14:57

Parapeito disse...

Brisas doces para o caminho.
Grata pela sua presença no Parapeito.
Sensível e emotivo o texto e tão real.
Pena as pessoas serem descartáveis a partir de certa altura.
Mas que o Amor seja sempre estandarte.
Abraço e tudo de bom **

Mariazita disse...

- R y k @ r d o - deixou um novo comentário na sua mensagem "TEXTO DRAMÁTICO":

Texto intenso, profundo, que me fascinou ler

Um feliz fim de semana.

Pensamentos e Devaneios Poéticos


Publicado por - R y k @ r d o - em A Casa da Mariquinhas a 1/07/2022, 20:39

Mariazita disse...


Duarte deixou um novo comentário na sua mensagem "TEXTO DRAMÁTICO":

Os meus parabéns pelo bem enfocado que deixas-te este magnifico texto.
Sempre existe o pensamento poderoso que obriga a ceder.
Pode que tudo esteja vinculado com o tipo de vida que levamos nesta economia de mercado tão poderosa.
Abraço de vida, querida amiga.

Publicado por Duarte em A Casa da Mariquinhas a 2/07/2022, 16:57

Mariazita disse...


Verena deixou um novo comentário na sua mensagem "TEXTO DRAMÁTICO":

Aplaudindo de pé tão lindo texto, Mariazita
Prêmio mais que merecido.
Bravo!
Um carinhoso abraço e até a volta
Verena.

Publicado por Verena em A Casa da Mariquinhas a 2/07/2022, 18:53

Fátima Oliveira disse...

Oi Mariazita! Um belíssimo texto! Amei !!
Lembra de mim? Continuo com meu jardim é assim, penso em voltar ao blog mas vou deixando pra depois. Agradeço o lindo comentário que fizeste na minha última postagem.
Um grade abraço e boas férias

Carla Ceres disse...

Parabéns pelo prêmio muito merecido, Mariazita! Aproveite bem seu tempo de afastamento e volte cheia de novidades. Divirta-se! Beijinhos!

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita
Não admira que tivesse recebido um prémio por este texto! Que bonito!
Um beijinho
Beatriz

Amélia disse...

Querida Mariazita.
Um prémio bem merecido pelo fantástico texto.👏👏🌻
Boas férias.
Beijinhos

Regina Magnabosco disse...

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Li como se estivesse assistindo à apresentação. Parabéns, Mariazita! Um forte e afetuoso abraço!

O Árabe disse...

Mais um merecido primeiro lugar, amiga; muito bom, como todos os teus textos! Já sabes como fazer, para que eu possa ter o teu livro? Não sei como funcionam esses pagamentos internacionais! Meu abraço, boa semana.

Beatriz Pin disse...

Gostei imenso dista peza teatral, monólogo ou como queira chamarse.
É a nossa realidade! Sim, a de tudos que chegamos á idade de aposentamento e ja algumas das coisas que podiamos fazer com mestría, ja não fazemos.
Sentirse inútil, inservible, menosprezad@...é motivo de tristeza.
Você escreve muito bem. Eu ademiro suas obras. Meus parabéms, amiga.
Beijinho

Ana Freire disse...

Vivemos na era do descartável, infelizmente, a quase todos os níveis... achando-se que todos são substítuiveis... com o respectivo declinio de qualidade em tantos serviços, por conta de tal...
Adorei o texto, que tanto nos faz reflectir... as mãos trémulas, terão mais conhecimento e experiência, perante os imprevistos, do que muitas mãos firmes, que poderão prestar também maus serviços, por falta de prática ou competência...
Este texto, fez-me pensar no cardiologista da minha mãe, que já tem alguma idade... e não o troco por nada... já a livrou de situações bem complicadas... bem mais facilmente e rapidamente, do que outros médicos bem mais novos... supostamente detentores de conhecimentos mais actuais... e contudo... apresentando tantas vezes, soluções pouco eficazes!...
Gostei muito do texto! Sem qualquer dúvida, um prémio merecidíssimo!
Votos de muito sucesso, para a sua mais recente publicação, Mariazita... e cá aguardaremos o seu regresso! E no entretanto... cuide-se bem, Mariazita, sobretudo em locais de maior aglomeração! A DGS deixou de dar informações com regularidade... mas a pandemia continua mais presente do que nunca... apenas deixaram de o mencionar nos telejornais... porque agora outras guerras tornaram-se uma prioridade... conveniente... para mais com as polémicas que o sector da saúde, ultimamente tem gerado!
Um beijinho grande! E até à volta! Tudo de bom!
Ana

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

"Se hoje a juventude é fresca e bela
A velhice amanhã nos apavora."
Já disse um poeta outrora
E hoje e sempre se revela
Essa verdade singela,
Feito um trauma para quem
Vê a velhice que vem
Ou veio e a não aceita.
Porém só há uma receita
Para evitar: é o além!

E viva a vida baseada n'alma que é eternamente jovem. Abraço fraterno. Laerte.

Maria Rodrigues disse...

Um texto brilhante que tocou o meu coração. É tão triste quando somos descartados e ainda temos tanto para dar.
Boa pausa querida amiga.
Beijinhos

Lúcia disse...

Excelente, esse seu texto! Lembrei-me de uma peça teatral " As Mãos de Eurídice", de autoria de um dramaturgo brasileiro que era médico - Pedro Bloch. Esse seu texto dramático, comparado àquela peça de teatro, nada deixa a desejar. Parabéns "teatróloga" Mariazita Caiano!

Ana Tapadas disse...

Um texto maravilhoso! Ah...as mãos, como nelas se inscreve tanta coisa!

Beijinho

Tais Luso de Carvalho disse...

Querida Mariazita, que texto maravilhoso, amiga,
comove muito os que estão do outro lado!
Mostra a vida do médico cirurgião, mostra o seu percurso de luta
constante. E depois... é isso tudo que você narra magistralmente!
Eu aplaudo de pé, daqui de tão longe!
Beijo, minha querida, aguardemos sua volta.

Mariazita disse...

O Árabe deixou um novo comentário na sua mensagem "TEXTO DRAMÁTICO":

Meu abraço, amiga; boa semana, fica bem! Aguardo o próximo post.


Publicado por O Árabe em A Casa da Mariquinhas a 11/07/2022, 19:42

Emília Pinto disse...

Querida Mariazita, um texto que emociona e que muito mereceu o prémio recebido. Infelizmente, somos descartados como farrapos velhos, mesmo quando as nossas mãos ainda são firmes e o mais doloroso é sermos " jogados ao lixo " pelos filhos: demos -lhes tudo o que de melhor tinhamos dentro de nós e tantas vezes somos desprezados por já não termos a mesma agilidade. Muito obrigada, querida Amiga e espero que a tua ausência seja só para descansar e que todos estejam bem de saúde aí em casa. Um forte abraço carregadinho de amizade 👏 🙏
Emilia

MARILENE disse...

Sensacional! Merecido prêmio recebeu, certamente. Vejo-o no palco, a contar sua história de vida, assim como sua dispensa profissional. Gostei muito! Bjs.

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Fui das primeiras pessoas a comentar este lindo "Texto Dramático,
de que gostei muito. Na altura disse que à medida que ia lendo
ia pensando que era mesmo bom para ser representado, tendo a
confirmação disso no final da minha leitura.

Passei ontem por aqui e vi que o meu comentário tinha desaparecido.
Aconteceu-me o mesmo no blogue do amigo Laerte, "Silo Lírico".

Muita saúde, querida amiga.
Beijinhos
Olinda

Duarte disse...

Claro que sim, esse é o dom do bem escrever.
Cativo estou da tua prosa.
Narrado assim engancha.
Forte abraço de vida, querida amiga.

Mariazita disse...

O Árabe deixou um novo comentário na sua mensagem "TEXTO DRAMÁTICO":

Passando e relendo, amiga; realmente, muito belo. Aguardo o próximo post. Meu abraço, boa semana!


Publicado por O Árabe em A Casa da Mariquinhas a 25/07/2022, 19:53

A Paixão da Isa disse...

um feliz domingo tudo de bom bjs

Ana Freire disse...

Passando a deixar um beijinho e desejando um excelente Agosto, com tudo a correr pelo melhor!
Tudo de bom, Mariazita!
Ana

Raquel Loio disse...

Gostei muito de ler este texto dramático, está lindo, contém todo o sentido da vida, muita emoção! Beijinhos, Raquel

Anónimo disse...

Que texto lindo cara amiga!
Desculpa meu sumiço, estou de blog novo querida...
minhaliteraturinha7.blogspot.com
abraços e boa semana, saudades!!!

O Árabe disse...

meu abraço, amiga; boa semana. Quando voltas? :)

Elvira Carvalho disse...

Um texto de que muito gostei. O drama da velhice. Amiga eu quero o seu livro. Você tem o me email. Me diga quanto custa e o NIB para pagamento.
Abraço e saúde

Ana Freire disse...

Passando a deixar um beijinho, estimando que Setembro corra da melhor forma!
Saúde, para si e todos os seus, Mariazita! Tudo de bom!
Ana

Luma Rosa disse...

Oi, Mariazita!
Um texto emocionante! Obrigada pela generosidade que nos oferta e espero que ausência seja breve!
Beijinhos,

A Paixão da Isa disse...

pasando para desejar um feliz e lindo fim de semana bjs saude

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Muito obrigada pelo teu belo comentário,
no "Xaile de Seda".
Desejo que tudo corra bem e com muita
Saúde.
Beijinhos
Olinda

Jaime Portela disse...

Espero que o "modo de mudança" esteja a correr melhor e que acabe bem.
Continuação de boa semana, amiga Mariazita.
Beijo.

O Árabe disse...

Aguardando o teu retorno; fazes falta! Meu abraço, amiga; boa semana.

Ana Freire disse...

Passei a deixar um beijinho, estimando que tudo esteja a correr da melhor forma! Mudanças são sempre trabalhosas e cansativas... já passei pela minha quota parte das mesmas... e o futuro certamente me trará outras... mas... são sempre um começo de um novo ciclo... havendo que vivê-lo o melhor possível! Haja saúde... e paciência... até ficar tudo de novo, no lugar...
Um beijinho grande! Tudo de bom!
Ana

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga passei para lhe desejar um dia muito feliz.
Muitos Parabéns 🎁🎉🌺
Beijinhos

Ana Freire disse...

Passei a deixar um beijinho, estimando que tudo esteja a decorrer o melhor possível, por aí, Mariazita!
Aqui alguns projectos caseiros, também têm andado na ordem do dia... com algumas pausas pelo meio... no momento vacinas de mãe para deixar em ordem... pelo que sempre se refreiam as saídas um pouco mais... para evitar novidades. A do covid já está... mais uns dias e será a da gripe...
Tudo de bom, Mariazita! Saúde para si e todos os seus!
Ana

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga passando para lhe desejar uma boa semana.
Beijinhos

Mariazita disse...

O Árabe deixou um novo comentário na sua mensagem "TEXTO DRAMÁTICO":

Hoje, amiga, vim abraçar-te. E desejar que, breve, todos os teus problemas estejam resolvidos e voltes a compartilhar os teus belos escritos. Fazem-me falta! Boa semana, fica bem.

Publicado por O Árabe em A Casa da Mariquinhas a 24/10/2022, 14:19

- R y k @ r d o - disse...

Passo a fim de poder saber notícias suas.
Passa-se alguma coisa que o/a iniba de escrever?
Pausa para férias e descansar?
Está doente? Se for o caso, rápidas melhoras.
Cansaço do blogue?
Falta de inspiração para publicar?
Dê notícias
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Ana Freire disse...

Passei a deixar um beijinho, Mariazita, estimando que se encontre de saúde, assim como todos os seus... e que os problemas com a mudança... pouco a pouco... se vão resolvendo!
Aqui deste lado, também bastantes desafios, na parte caseira... Agora atravesso, uma fase, em que parece que alguns electrodomésticos, combinaram entre si dar problema... arranja-se um... estraga-se outro... e o ciclo tem continuado desde há uns tempos para cá, este ano!...
Enfim!... O que seria a vida sem contrariedades?... A ver se um dia, consigo descobrir... :-))
Haja saúde, para irmos encarando um dia de cada vez...
Tudo de bom! Beijinhos
Ana

Tais Luso de Carvalho disse...

Amiga querida, esse texto é belíssimo, reli, é adorável!
Estou escrevendo um e-mail para você, saber um pouco da amiga sumida, mas entendo, também estou envolvida com casa, com pintura e muitas outras coisas, não termina nunca! É o que nos deixou a pandemia, uma vida toda desregulada. Mas faça tudo, aproveite essa pausa e volte bem descansada, sem compromisso algum! Estou com saudades da sua escrita, dos seus contos.
Fiquei feliz com sua visita, revi a amiga, já já segue meu email.
Um beijinho, amiga, cuide-se bastante.

Lúcia disse...

Não sei o que aconteceu à época da publicação desse interessante "texto dramático" e também do seu anúncio que daria uma "pausa". Ainda bem que a amiga se comunicou comigo no facebook e eu vim correndo... Desejo que você aproveite bem a pausa e venha com força total para nos brindar com as suas maravilhosas postagens. Não se esqueça de mim! Com certeza, nunca a esquecerei! Vemo-nos nas nossas linha do tempo ou na página do grupo Coisas que o tempo levou. Beijo, Mariazitamiga!

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Obrigado pelo aviso
Deixado no meu espaço.
Sem problema ou embaraço
A ausência. O que é preciso
É saúde e eu diviso
Que estás bem de higidez.
Tudo na vida tem vez
Ou fase que é inconstante.
Aguardar-te-emos. Avante!
E até breve, talvez!

Abraço fraterno. Laerte.

'

A Paixão da Isa disse...

amiga so hoje é que vi o seu comentario pois estou doente e so ontem é que venham ver os cantinhos e agradeço pelo seu carinho e desjo do fundo do coraçao que tudo vai correr como assim o deseja o que conta é a saude e a familia o resto tem o seu tempo e eu estarei sempre aqui enquanto tiver vida por isso tudo de bom muita força e corragem e muita saude sao os meus votos senseros bjs feliz semana

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Mariazita,
Muito lindo seu texto e
me é perfeitamente familiar.
Trabalhei com Teatro por muitos
e muitos anos.
Obrigada por essa viagem
maravilhosa.
Quanto a sua pausa,
saiba que fará muita falta
para todos e especialmente para
mim.
A respeito de seu livro,
adoria encomendar, todavia
ainda não disponho de recurso
para fazer o pedido.
Bjins de gratidão por
sua generosidade na Blogsfera.
CatiahoAlc./Reflexod'Alma

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga, as mudanças ou obras nas casas, geralmente nunca correm como planeamos, há que ter paciência pois tudo se resolverá com o tempo.
Obrigado pela sua visita.
Um grande beijinho

manuela barroso disse...

Ola Mariazita, uma grande maçada as mudanças sejam de que género for. Uma grande dose de paciência porque tudo ira voltar ao normal,
Beijinho e muita saúde

Ana Tapadas disse...

Venho aqui agradecer a mensagem e desejar que tudo se ajuste e aquiete.
Beijinho grande

Betonicou disse...

Querida Mariazita, Teu texto nos conferi uma realidade absurda! A ambiência, nos leva para dentro da leitura, de maneira incrível. Assim são os verdadeiros autores! Parabéns! Quanto a sua ausência minha querida, compreendo perfeitamente os altos e baixos da vida e, não ouso nunca cobrar presença. Há realidade por detrás das telinhas! Lhe desejo tudo de bom. Que Deus te abençoe sempre! Grande beijo!