domingo, 1 de maio de 2022

DIA DA MÃE - CARTA A MINHA MÃE

 Hoje, dia 1 de Maio, comemora-se m Portugal o “DIA DA MÃE” – como sempre, desde há muitos anos, no primeiro Domingo de Maio.

Para homenagear a minha Mãe, que há tanto tempo me deixou,  decidi escrever-lhe uma carta, que partilho convosco.

CARTA À MINHA MÃE

Mamã,

Hoje vou elevar para ti um pensamento muito especial, mais intenso.

Sabes que te recordo todos os dias.

Deixaste-me há tantos anos, mas na minha memória, que já não tem a vivacidade de outros tempos, continuas tão nítida como nos dias em que eu te tinha junto de mim.

 Não há um só pormenor que eu não recorde dos últimos momentos que passámos juntas.

Depois de tratar da tua higiene (ficaste tão linda, tão fresca!) recostei-te na almofada para te dar o pequeno-almoço.

Como de costume não quiseste comer nada, apenas bebeste um pouco de leite. Ainda insisti, sabendo, de antemão, que irias recusar:

- Por favor, mamã, come só uma torradinha pequenina, faço-ta num instante.

Com aquele sorriso lindo que conservaste até ao fim, respondeste-me:

- Não, minha filha, não consigo.

Sentias calor. Com a minha mão esquerda segurando a tua mão esquerda, apanhei o leque que estava sempre em cima da mesinha, e, suavemente, comecei a agitá-lo, para te refrescar.

Não sei quanto tempo estivemos assim. Esse é o único pormenor que esqueci: quanto tempo estive segurando a tua mão.

Estavas tão frágil! Parecias transparente. Como uma flor murchando lentamente, uma vela perdendo a intensidade do seu brilho, a qual um ligeiro sopro faria apagar.

Assim te vinhas mantendo nos últimos tempos: quase sem te alimentares, a voz cada dia mais fraca, os gestos mais lentos, os cabelos embranquecendo até ficarem alvos de neve…

Naquele dia, recostada na almofada, de olhos semicerrados, parecias irradiar uma luz especial.

Numa comunhão perfeita entre nós duas, abriste os olhos, olhaste-me com um ligeiro sorriso e um carinho imenso que me inundou o coração, ao mesmo tempo que me provocava um estranho estremecimento.

Depois, lentamente, muito lentamente, levantaste a mão direita e esboçaste um ligeiro aceno, que mais tarde interpretei como um adeus.

Pousei o leque e segurei a tua mão entre as minhas. Um suspiro profundo indicou-me que acabavas de partir.

Continuei assim não sei por quanto tempo, sem um grito, um lamento… apenas deixando as lágrimas deslisarem-me pelo rosto.

Partiste tão serena como viveste, pelo menos o último ano da tua vida.

Sei que estás num lugar especial, que foste merecendo ao longo dos teus dias neste mundo, por onde passaste praticando sempre o bem.

Foi este pensamento que me fez aceitar a tua partida com resignação, e me leva a pensar em ti todos os dias com um imenso carinho.

Até um dia, mamã. Sei que voltaremos a ver-nos.

34 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom domingo do Dia das Mães, querida amiga Mariazita!
Uma sentida homenagem.
Feliz de quem teve uma mãe assim como descreve!
Tenha certeza de que a encontrará no céu!
Que sua semana seja ricamente abençoada!
😘🕊️💙💐

a.l.ti disse...

С днем матери. Всего вам доброго!

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Emocionei-me com esta "Carta" à tua querida Mãe.
Palavras belas onde se vê a tua saudade.
Desejo-te um Dia Feliz junto aos teus entes queridos.
Saúde!
Beijinhos
Olinda

Graça Pires disse...

Não pude deixar de chorar ao ler a carta que escreveu para a sua mãe. Ela com certeza gostou muito das palavras que lhe disse e também viveu consigo todos os momentos. Um bom dia da Mãe.
Muita saúde.
Um beijo.

chica disse...

Linda e emocionante demais ,cheia de saudades tua carta em homenagem à tua mãe!
Que seja lindo o dia das mães por aí!
beijos, flores pra todas mamães de Portugal! chica

Jaime Portela disse...

Uma mãe nunca se esquece.
A tua carta é comovente, emocionou-me. É uma bela homenagem.
Boa semana, querida amiga Mariazita.
Beijo.

Mariazita disse...

" R y k @ r d o " deixou um novo comentário na sua mensagem "DIA DA MÃE - CARTA A MINHA MÃE":

Li e reli muito muito emocionado. Carta linda de ler.
.
Poema: Dia da Mãe … Saudade …Abraço poético.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos

Emília Pinto disse...

Querida Mariazita, revi-me na tua carta só que eu não tive a felicidade de lhe pegar a mão na hora da partida, mas sei que foi serena, garradinha à sua neta. Partiu sem sofrimento e isso é um grande consolo, já que não podemos evitar o ciclo da vida. Somos mães, mas nunca esqueceremos a nossa, enquanto por aqui andarmos. Espero que o teu dia tenha sido bom, apesar de tudo. Um beijinho, querida Amiga e que a vida te abençoe com saúde e a alegria possivel, nestes tempos de grande preocupação
Emilia 🌻 🕊

O Árabe disse...

Emocionado, amiga. A tua bela homenagem fez-me recordar a minha própria mamãe, e as nossas doces tardes de sábado. Como me fazem falta! Meu abraço, boa semana.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Belíssima homenagem Mariazita, Com certeza DEUS a conserva num lindo lugar.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado

Cidália Ferreira disse...

Um texto tocante. Muito belo!
Deixo aqui uma informação que talvez lhe interesse.
-
Aos Amigos Blogueiros/as. Atenção ao Spam...

Beijos, e uma boa noite!

Mariazita disse...

- R y k @ r d o - deixou um novo comentário na sua mensagem "DIA DA MÃE - CARTA A MINHA MÃE":

Estimada amiga

Diz que os meus comentários não aparecem no blogue. Acontece que, ultimamente, muitos comentários vão para SPAM sem se saber bem o porquê. Convém ver todos os dias, nas costas do blogue, essa situação do Spam.

Aconselha-a a visitar o blogue: https://coisasdeumavida172.blogspot.com/

da nossa querida amiga poetisa, Cidália Ferreira, que hoje - 04-05-2022 - faz uma publicação muito boa, excelente direi mesmo, sobre essa matéria.
.
Cumprimentos poéticos.

Mariazita disse...

A Paixão da Isa deixou um novo comentário na sua mensagem "DIA DA MÃE - CARTA A MINHA MÃE":

passando para desejar uma optima semana bjs saude

Anular subscrição dos emails sobre comentários para este blogue.



Publicado por A Paixão da Isa em A Casa da Mariquinhas a 2/05/2022, 17:55

Parapeito disse...

Que bonita homenagem e que partilha tão querida.
Tanta ternura que o tempo ao consegue apagar.
Um momento muito bonito e comovente .
Brisas doces *

O Árabe disse...

Meu abraço, amiga; aguardo o próximo post. Boa semana!

Mariazita disse...

Mary - Strawberrycandy deixou um novo comentário na sua mensagem "DIA DA MÃE - CARTA A MINHA MÃE":

Linda homenagem!
Passei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira

Anular subscrição dos emails sobre comentários para este blogue.



Publicado por Mary - Strawberrycandy em A Casa da Mariquinhas a 10/05/2022, 09:59

Mariazita disse...

Manuel deixou um novo comentário na sua mensagem "DIA DA MÃE - CARTA A MINHA MÃE":

Precioso y merecido homenaje el que le haces a tu madre, que allá donde esté se va a sentir orgullosa de ti, porque en sus últimos momentos siempre te tuvo a su lado.
Entrañable entrada.
Un abrazo, Mariazita.

Anular subscrição dos emails sobre comentários para este blogue.



Publicado por Manuel em A Casa da Mariquinhas a 5/05/2022, 13:19

A Paixão da Isa disse...

desejo um lindo e feliz fim de semana com amor paz e alegria e muita saude bjs

Kasioles disse...

Querida amiga: Todavía no entiendo cómo he podido pasar por alto tan emotiva entrada.
Hoy le has dedicado a tu madre un maravilloso homenaje lleno de cariño, amor y dedicación, has recordado y transmitido todas las emociones que has experimentado en su último adiós, has sido tan transparente, que me has hecho revivir momentos similares.
Seco mis lágrimas pues todas las madres tienen algo en común, yo también recuerdo a la mía todos los días y sigo añorándola como si fuese ayer el día de su partida.
Puedes sentirte orgullosa, yo creo que te pareces mucho a tu madre.
Hoy quisiera enviarte un abrazo muy especial.
Kasioles

silvioafonso disse...

.


Cheguei com cheiro de rosas,
de cravos e jasmins. Cheiro
como cheiram os besouros, as
borboletas e os colibris.
Talvez não cheirasse tanto se
tanto eu não procurasse, entre
as flores, por ti.
Um beijo, Mariazita. Um beijo.

Beatriz Pin disse...

Lindísima carta para a nai que partíu felizmente ao lado da sua filha. Penso que é o mais grande para as dúas.
Unha nai bem fermosa ata a idade de 90. Os meus partirom com 92, ela, e 99, éle.
Sempre ficam no nosso recordo.
Um abraço, Mariazita.
Obrigado pela sua visita que aprecio

Mariazita disse...

O Árabe deixou um novo comentário na sua mensagem "DIA DA MÃE - CARTA A MINHA MÃE":

Meu abraço, amiga; aguardo o próximo post! Boa semana, fica bem.

Anular subscrição dos emails sobre comentários para este blogue.



Publicado por O Árabe em A Casa da Mariquinhas a 17/05/2022, 21:02

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Mariazita! Mais uma vez aqui passando para apreciar esta bela homenagem e agradecer pela visita e comentário deixado no nosso espaço com tão belas palavras.

Abraços e muita paz e saúde para ti e para os teus.

Furtado

Jeanne Geyer disse...

Conheci agora o teu blog e encontrei essa emocionada e emocionante carta para tua mãe, perda irreparável para todos. Gostei daqui e estou te seguindo. Te convido a conhecer o meu blog e me seguir. Abraços com meu carinho. ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

Antonio Pereira Apon disse...

Aqui no Brasil, é o segundo domingo de maio que homenageia as mães. Mas, independente de datas, todo dia é dia de reverenciar essas mulheres tão especiais, artífices da arte da vida e do nosso viver. Todas as homenagens ainda são poucas e insuficientes as palavras para lhes dizer de sua importância.

Dias bons, repletos de todo o bem.

Um abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

Verena disse...

Linda carta, Mariazita
Obrigada pela gentil visitinha.
Tenha uma ótima semana.
Beijinhos
Verena.

Inês disse...

Fiquei emocionada com esta sentida e bonita homenagem. Beijinhos :)
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Maria Rodrigues disse...

Palavras plenas de amor e saudade, numa sentida e emocionante homenagem à sua mãezinha.
Beijinhos

Kasioles disse...

Me estaba acordando de ti.
Espero y deseo que todo en tu entorno esté bien.
Te dejo un fuerte abrazo.
Kasioles

Ana Tapadas disse...

Como dizer-to, minha amiga? O meu peito sangra ainda com a partida da minha mãe...estou sem palavras, revivendo os últimos momentos da minha. Parece-me um sonho do qual acordarei um dia...
Beijo

Mariazita disse...

Manuel deixou um novo comentário na sua mensagem "DIA DA MÃE - CARTA A MINHA MÃE":

Veo que ha habido problema con mi comentario, y te puedo decir, Mariazita, que no estoy dado de alta con mi correo, en ningún sitio.
Espero que se solucione pronto, aunque me da tranquilidad el saber que por lo menos lo has podido leer.
Un abrazo.


Publicado por Manuel em A Casa da Mariquinhas a 26/05/2022, 11:03

Mariazita disse...

Jaime Portela deixou um novo comentário na sua mensagem "DIA DA MÃE - CARTA A MINHA MÃE":

Continuação de boa semana, amiga Mariazia.
Beijo.


Publicado por Jaime Portela em A Casa da Mariquinhas a 26/05/2022, 11:10

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Mariazita! Mais uma vez aqui passando para te cumprimentar e desejar uma ótima semana para ti e para os teus.

Abraços,

Furtado

Ana Freire disse...

Uma carta e homenagem bem emocionante, que muito me sensibiliza, Mariazita... por motivos óbvios... visto a minha mãe também já ter alguma idade... e ir colecionando os seus problemas crónicos... e para mais, em toda a presente conjuntura... em que mesmo em casa... nunca me posso chegar muito perto dela, por questões de segurança... pois nunca se sabe, quando se é portador de algum brinde indesejável... visto eu ser o elemento de ligação ao exterior...
Grata pela partilha tão especial, com que por aqui nos contempla! Peço desculpa pelo meu atraso em passar por aqui... mas continuo meio ausente da Net, por mais algum tempo... calhou ter reparações na casa de praia (praticamente 3 anos após a obra do condomínio me ter estragado os tectos de quase todas as divisões, no Verão de 2019), ao mesmo tempo em que ando a fazer também reparações e adaptações na minha morada habitual... pelo que nos tempos mais próximos ainda terei bastante com que me entreter, em ambos os lados...
Um beijinho grande! Cuide-se bem, Mariazita! Bom fim de semana!
Ana