domingo, 20 de dezembro de 2020

EM TEMPO DE NATAL

 POR FALAR EM NATAL…


Ao virar da esquina dou de caras com a Nanda.

Ao virar da esquina? Mas qual esquina, se eu não saio de casa? Há aqui qualquer coisa que não bate certo…

Com um ar prazenteiro, ao ver-me, o seu rosto iluminou-se num enorme sorriso – muito sorri e ri esta mulher!!!

Até aqui tudo bem… A Nanda é mesmo assim – muito risonha. O melhor que tenho a fazer é ficar na minha. Aguardar.

Aproximando-se rapidamente apertou-me num forte abraço.

Afasto-me apressadamente, repreendendo-a:

- Estás a esquecer-te da Covid? Onde está o respeito pela distância social?

Em resposta deu uma forte gargalhada:

- És mesmo pateta! Então não vês que é um abraço virtual? Desses podes dar e abusar!

Fiquei sem fala. Como é que eu não me tinha lembrado disso? Pois é. Abraços, beijos, toda a espécie de carinhos, desde que sejam virtuais, não contagiam ninguém.

Resolvo entrar na brincadeira. Afinal, que tenho eu a perder? Se tudo isto é virtual, não corro nenhum risco, mesmo que saia de casa. Virtualmente claro!

Esta Nanda tem uma grande cabeça!

Depois de acalmar o riso ela continuou:

- Ainda bem que te encontro. Queria muito falar contigo sobre um assunto que me preocupa.

Fico feliz. Afinal, falo com ela apenas uma vez por mês. Qualquer conversinha extra é sempre bem-vinda.

- Pois se te preocupa diz já. Sabes bem que estou sempre pronta a ouvir-te.

- Sim, eu sei. É assim: Eu ando muito cansada!

Foi então que reparei bem no seu aspecto e vi que, de facto, não aparentava aquele ar fresco que lhe é habitual. À primeira vista eu não tinha notado. Nanda costuma andar sempre tão bem arranjada como se tivesse acabado de sair do instituto de beleza.

Foi, pois, com a maior compreensão que a incentivei a desabafar.

- E a que se deve todo esse teu cansaço?

- Às gravações. Têm de acabar! Já duram há mais de um ano. Por isso… vamos apressar o fim. Não faças esse ar… Eu sei que há muitas coisas que se poderiam ainda contar… Mas eu já não aguento mais.

- Ah! Então tu queixas-te de cansaço por falares para o microfone. E eu, que tenho de ouvir e escrever tudo o que tu dizes, não tenho motivos para estar cansada?

- Cada um sabe de si, minha querida Mariazita. Se quiseres acrescentar alguma coisa da tua autoria… é contigo. Tu conheces a minha história tão bem como eu. Por mim, já decidi: vou esquecer tudo o que ainda poderia dizer sobre o pai da Bela, sobre a minha vizinha Carla (que também tem os seus segredos); e sobre o Araújo (que não é o santinho que parece… mais um segredo). Tudo isso… esquece!  Enfim, prepara-te para os “finalmentes”.

- Tudo bem, minha querida, tu é que sabes, a história é tua.  Acaba-la quando e como quiseres. Os “finalmente” vão ser muito demorados?

- Penso que em dois ou três capítulos conseguimos chegar ao fim.  E tu, meu anjo, não ficas zangada comigo?

- É claro que não!

- Então posso pedir-te um favor?

- Evidentemente que sim!

- Gostava de desejar MUITO BOAS FESTAS aos teus visitantes, comentadores ou não, e agradecer-lhes a paciência que tiveram para ouvir a história da minha vida. 

 

 

Fico a olhar para o ecrã à minha frente e assalta-me uma dúvida:

- A Nanda esteve mesmo aqui a falar comigo? Ou tudo não passou de um sonho?

Seja como for… e já que aqui estou... aproveito para vos desejar

UM NATAL MUITO FELIZ, COM MUITA PAZ, MUITA SAÚDE E ESPERANÇA NUM ANO MELHOR

 

Maria Caiano Azevedo

47 comentários:

chica disse...

Adorei o "encontro na esquina", os abraços virtuais lembrados, a história, sonho ou não. Importa é que também estou aqui pra desde já, desejar FELIZ NATAL pra ti e teus e nos veremos em 2021!chica

Lúcia disse...

Deixemos os finalmentes da Nanda para o ano que vem e vamos falar de Natal, nos abraçar fraternamente e desejar a todos que seja um período muito Feliz e o Ano Novo bem diferente do ano velho: de SAÚDE & ALEGRIAS.

Emília Pinto disse...

Querida Mariazita, também eu já estou ansiosa para saber todos os segredos da Nanda, mas, não me importo de esperar mais um tempinho. Agora, é tempo de pensar no Natal, um Natal diferente que não me vai dar trabalho; não precisarei de carregar outra mesa para a sala, não será necessário pedir uns banquinhos à vizinha e muito menos pegar do armário aquela louça só usada quando há muita gente à mesa. Para os quatro que estarão presentas, chega como está agora. Bem....colocarei na mesa a toalha de Natal que costumo usar, para que a mesa fique mais alegre e, claro, as luzinhas da árvore acesas, como têm estado desde o inicio de Dezembro. Querida Amiga, agradeço o carinho que me tens dedicado há tantos anos já e desejo-te um Natal sereno, com a alegria possivel e com SAÚDE para todos, Deixo-te um abraço enorme, mil beijinhos e a minha sincera amizade. Com certeza o novo ano será melhor, mas, se estivermos todos de SAÚDE já será uma maravikha. Boas Festas, Amiga!
Emilia 🎄 🌻 🙏

Betonicou disse...

Querida Mariazita, que bom essa interação com o personagem de sua belíssima escrita! Desejo a vocês e a todos ao redor um feliz natal. 2021 será um ano melhor para todos nós! Grande beijo.

A Paixão da Isa disse...

Passando para desejar lindas festas bjs saude

Elvira Carvalho disse...

Gostei muito desta interação da Nanda com a sua criadora. E fico muito curiosa com o final que se aproxima.
Abraço, saúde e Feliz Natal

Dalva Rodrigues disse...

Oi Mariazita, que bacana esse link da autora com o personagem, criativo, adorei!
Um feliz natal, o melhor que for possível,aproveitemos cada momento de alegria e esperança!
Abraço, bom domingo!

Roselia Bezerra disse...

❤️Natal, é amor em ação. Toda vez que nós amamos, toda vez que nós doamos, é Natal❤️

Bom dia de domingo, querida amiga Mariazita!
Hoje venho especialmente para lhe desejar um Feliz Natal como puder passar, amiga.
É tempo de simplicidade e alegria.
Muito obrigada por tudo neste ano.
Um diálogo alegre e cheio de afeto virtual. Não dispensamos estes conectados carinhos...
Seja muito feliz e abençoada!
Bjm carinhoso, fraterno e natalino

A.S. disse...

Mariazita!

Gostei muito da forma como sabe construir os personagens!
Muita criatividade!

Renovo os votos de FELIZ NATAL, com um grande e natalino abraço!

Daniel Costa disse...

Querida Mariazita bem aproveitada a interessante novela para a universalidade de desejar Felizes Festas e Bom e Santo Natal. Fica também aqui a retribuição: Festas Felizes e Bom Bom Natal. Beijos a celebrar a amizade.

" R y k @ r d o " disse...

Um encontro na esquina muito divertido. Gostei muito de ler.
.
Um domingo feliz

A Paixão da Isa disse...

passando para desejar lindas festas bjs saude

Fá menor disse...

Muito bem! Espero ansiosa pelos finalmentes de novela muito bem contada.

Igualmente, votos de um santo e feliz Natal!

Beijinhos.

MARILENE disse...

Com a sensibilidade que lhe é peculiar, introduziu um personagem de sua escrita para fazer essa bela publicação. E no campo virtual nos é facultado distribuir abraços e afagos, aqueles que antes faziam parte de nosso mundo real. Para o Menino Jesus, podemos abrir os braços, as portas, as janelas, esperando que entre em todos os nossos espaços e nos cubra de bênçãos. Que você viva um iluminado Natal, Mariazita! Bjs.

Carla Ceres disse...

Que amor! Que mensagem de Boas Festas mais linda, Mariazita! Você é brilhante. Ótimas Festas e um grande abraço virtual!

Amélia disse...

Querida Mariazita:
Adorei esses beijos, abraços e carinho virtual.. espero anciosa pelos finalmente da vida da Nanda
Feliz NATAL extensivo a todafamília.
Um grande beijo e abraço virtual.🌲

Ana Tapadas disse...

Muito interessante! Rica imaginação.

Tudo tem que ser virtual...sim!

Beijinho (virtual) e Feliz Natal.

Maria Rodrigues disse...

Adorei esta conversa com a Nanda, quanta imaginação a minha amiga tem.
Dentro do possível, com segurança e em paz, desejo-lhe um Feliz Natal e um Excelente Ano Novo, pleno de tudo de bom.
Muitos beijinhos para si e para a Nanda e cá ficarei à espera dos novos capítulos.

silvioafonso disse...

Que maravilha, Mariazita.
Adorei seu jeito de contar
seu conto. Quero saber mais
sobre a Nanda.
Um beijo sabor rabanada e
boa noite.

Gracita disse...

Gostei do seu interlóquio virtual com a Nanda
Desejo a você um Feliz Natal pleno de paz, amor, fé e muita saúde e um Ano Novo cheio de realizações! Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz todos os corações. Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança.
Beijinhos Natalinos carregadinhos de amor

Tais Luso de Carvalho disse...

rssss, você me pegou de surpresa com esse diálogo! Você escreve lindamente, como se estivéssemos sentada (virtualmente?) num sofá e eu a escutando!
Minha querida amiga, quero acreditar que teremos um ano melhor, que esse vírus desapareça, que nos dê folga! Desejo isso pra nós todos, para os amigos blogueiros que passam o ano inteiro juntos! E desejo a você um Natal alegrinho se possível for. Teremos outros tantos com mais risos e alegria. Mas é necessário esse afastamento já que a vacina ainda aqui não chegou, estará tudo pronto em janeiro, quero acreditar.
Um grande beijo, querida amiga, fique bem, e olhe...dê um abraço na Nanda! rss
Um melhor ano de 2021, para você e sua família!

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita
A sua imaginação não tem limites e, com os seus conhecimentos tecnológicos, proporciona-nos sempre muito bons momentos: obrigada.
Como gostei do que li! Continue sempre, porque as suas histórias são muito interessantes.
Para si e...para a Nanda vão os meus votos de muito Boas Festas e de um Próspero e muito saudável Ano Novo.
Beijinho
Beatriz

O Árabe disse...

Original, inteligente e bem-humorado; como são, sempre, os teus posts! :) Meu abraço, amiga; de coração, desejo um Feliz Natal para ti e todos aqueles a quem amas... inclusive a Nanda! :) Boa semana.

Smareis disse...

Boa noite Mariazita.
Uma história lindamente construída. Gostei muitíssimo!
Desejo um Natal pra ti e todos os teus com muita fé, esperanças e muita paz.
Que a maior promessa do Ano Novo seja o fortalecimento da nossa fé, e esperança de dias melhores.
Um abração!

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Mais um encontro com a Nanda. Adorei :)
E de como esta linda história vai acabar
três capítulos à frente...
Vai deixar saudades, mas já estou ansiosa
por saber o que esconde a Bela...o Araújo que,
como diz a Nanda, não nenhum santinho.
Enfim...veremos o que mais nos traz.

Minha amiga, desejo-te Natal Feliz, com muita
Saúde junto aos teus.

Beijinhos
Olinda

Jaime Portela disse...

Genial.
Fazer saltar da história uma personagem e conversar como ela é de mestre.
Surpreendes-me sempre. És um poço de inspiração e de novas ideias (és muito criativa, resumindo).
Querida amiga Mariazita.
FELIZ NATAL, dentro do possível e em segurança.
Confina-te mas não te feches, infeta os outros de esperança e promove o contágio da justiça social.
Beijo.

Inês disse...

Mas que belo encontro, que nunca lhe falte a imaginação para continuar a escrever assim! :) Beijinhos e boas festas, com muita saúde! Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Ghost e Bindi disse...

Muito criativo e emocionante este encontro! Espero que Nanda reconsidere e resolva contar mais de sua atribulada vida...
Felizes festas, querida Mariazita! Que possamos encontrar na vida a razão de estarmos alegres e esperançosos. Um abração!

Toninho disse...

Só mesmo tu querida amiga para nos levar num encontro cheio de finalmente, que afinal ficam para depois. Linda sua arte amiga, que nos encantou por todo 2020 ainda que um ano atípico, estivemos juntos e nos abraçamos, beijamos e seguimos felizes apesar dos pesares. Deixe que a Nanda decida e eu decido estar com você por aqui por todo o novo Ano, como numa bela viagem de trem.
Que seu Natal seja de paz, alegria e muito amor na família e assim irradie bons fluidos para 2021.
Beijo amiga e grato pela companhia.
Carinhoso abraço de paz e luz.

Dia disse...

Natal é sentir
O calor do amor
Nos nossos corações

Feliz Natal

Fê blue bird disse...

Feliz Natal amiga Mariazita,
Estive afastada dos blogues , mas retornei e tenho que pôr a escrita em dia, principalmente tudo o que aqui publicou.
Prometo fazê-lo.
Mas agora vim para lhe desejar um santo e Feliz Natal, com muita saúde.

Um beijinho virtual (;

Kasioles disse...

Sabes que estoy intentando ponerme al día con la lectura de tu libro, sabes también que me gusta como escribes y sobre todo sabes, que se te quiere en este mundo virtual y, pese a mi prolongado silencio, no te he olvidado.
Deseo para ti y tu familia todo lo bueno tanto en estas NAVIDADES como en los días sucesivos.
Que el amor, la paz, la salud y prosperidad, reinen en tu hogar.
Cariños en abrazos.
Kasioles

Elvira Carvalho disse...

Sei que este ano não foi fácil para ninguém, apesar disso desejo-lhe que o seu Natal seja festejado com Amor, Saúde e Paz.
Abraço e saúde

" R y k @ r d o " disse...

Espero que o seu Natal tenha sido muito bom e feliz, quiçá junto de quem o seu coração ama
Hoje é um novo dia. Está um sol lindo, nesta zona - Lisboa - a fazer adivinhar um Ano Novo de Luz.

Fique feliz.

silvioafonso disse...

Só a Nanda pode responder se foi sonho
ou não, mas se foi, tudo bem. Foi um
bom sonho de fim de ano, mas... se não
foi, não faz mal. Até pelo contrário.
Mesmo que o abraço tenha sido virtual
valeu a intenção da semente.
Um beijo para ti, Mariazita. Outro para
a Nanda - a moça do sonho e para Elvira
também por ter me trazido até aqui.
Feliz ano novo, gente! Feliz ano novo.

Porventura escrevo disse...

O natal e a amizade.
Bonita combinação
Gostei.
Bom Ano

Portugalredecouvertes disse...

Olá Mariazita,
então claro que é virtual então como não haveria de ser?!
tanta coisa é virtual já há tanto tempo, os contos, as leituras,
as lembranças, as saudades, as orações, então continuamos na mesma onda
e fiquei feliz por este encontro com a Nanda,
e agradeço os votos de boas festas que retribuo :)))
abraços, felicidades
Angela

MARILENE disse...

Mariazita, retribuo com muito carinho os seus votos. Que recebamos um 2021 iluminado, permitindo-nos retomar nossos sonhos e nossas caminhadas. Bjs.

Pedro Coimbra disse...

Beijinhos, continuação de Boas Festas

Kasioles disse...

Vuelvo a leer esta entrada y te felicito por la originalidad con que has logrado, tras esa bonita conversación con la protagonista de tu libro, enviarnos esta preciosa felicitación navideña.
A mí sólo me queda desearte un muy FELIZ AÑO NUEVO en compañía de los tuyos.
Cariños.
kasioles

Ana Tapadas disse...

Venho desejar um Ano Novo melhor! @braço e muito obrigada pela presença na minha vida.

Por estes dias é-me impossível a vida virtual, a realidade reclama-me. Voltarei. Beijo

Ruthia disse...

Que linda visita natalícia, Mariazita. Eu tenho paciência e vontade de ler muitos mais episódios, mas aceito o que a protagonista e a narradora gizarem.
Aproveito para desejar continuação de Boas Festas e um forte abraço, desses virtuais, que só contagiam os outros com coisas boas.
Obrigada por me acompanhares ao longo deste ano bizarro, e que 2021 seja bem mais simpático.
Beijinhos e até breve
Ruthia d' O Berço do Mundo

Ghost e Bindi disse...

Olá amiga Mariazita! Foi um prazer conviver neste ano que passou. Um ano árido de alegrias, mas que nos deixa ensinamentos profundos.
Esperemos que no próximo ano possamos ter mais motivos para comemorar...mas ainda assim, apesar de tudo, comemoremos, sempre, o dom de viver.
Um feliz ano novo!

Jaime Portela disse...

Querida amiga Mariazita, espero que o teu Natal tenha sido muito bom.
FELIZ ANO NOVO
Confina-te mas não te feches, infeta os outros de esperança e promove o contágio da paz, da fraternidade e da justiça social.
Beijo.

Roselia Bezerra disse...

🕊️Um novo ano vai começar, lembre-se de sonhar para que você continue a ter motivos para ser feliz.🕊️


Feliz 2021, querida amiga Mariazita!
Bjm carinhoso e fraterno de gratidão
😘🏡🙏🙌

Ana Freire disse...

Adorei este encontro... entre personagem e autora!
Imaginação e talento, muito bem conjugados, como sempre, por aqui!...
Estimo que tenha passado o seu Natal, o melhor possível, Mariazita! Lamento que se encontre de momento adoentada! Eu só agora consegui passar por aqui... pois em modo de pandemia, vou chegando atrasada, a muitos dos meus cantinhos de eleição... no momento, as rotinas de prevenção caseiras e diárias... continuam a tomar imenso do meu tempo...
Beijinhos! Estimo as suas rápidas melhoras!
Ana

Regina Magnabosco disse...

Que linda!!! Adorei essa conversa!
Feliz 2021, Mariazita! Que seja um ano de muita saúde e alegrias para você, para a Nanda e para todas as pessoas reais e virtuais que são importantes para vocês ♥️