sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O ANJO NEGRO

O ANJO NEGRO









Não resisto a partilhar convosco um caso que se passou comigo na última Primavera.
Como gosto muito de andar a pé, e sempre que posso faço caminhadas, fui dar um longo passeio pelo parque que dista cerca de dois quilómetros da minha casa.
A determinada altura do percurso encontrei uns degraus, cerca de 18 ou 20, por onde eu já tinha subido há dois ou três anos. Tinha-me esquecido de que são altíssimos, ou seja, a distância entre um degrau e outro, não deve andar muito longe dos 40 cmts. Nada de muito grave, se houvesse um corrimão para apoio, que não existe, pois esta “escadaria” encontra-se numa zona de árvores e os degraus são de terra batida.
Depois da primeira tentativa vi logo que não conseguiria subir. Para agravar a situação – a minha falta de ar!
(Para quem não sabe… eu sofro de asma que, nos últimos dois anos teve um ENORME agravamento devido a algumas infecções pulmonares que me “atacaram”)
Quando eu olhava, desanimada, para os degraus que tinha à minha frente, pensando que não conseguiria vencer aquele obstáculo e a solução seria voltar para trás, surgiram dois rapazinhos pretos, um mais alto que o outro, que deveriam ter uns 15 a 16 anos.
Perguntaram-me se eu precisava de ajuda. Imediatamente aceitei, agradecendo. O mais baixo segurou a minha mão esquerda e, lentamente, fomos subindo. Vi que notava a minha dificuldade em respirar e por isso achei que devia falar-lhe no meu problema da asma. Parei no degrau em que nos encontrávamos e expliquei-lhe o porquê da minha falta de ar.
Ele ouviu atentamente e depois disse:
- Isso é muito aborrecido, não é?
Eu respondi:
- Sim, às vezes é mesmo muito incómodo. Dificulta a respiração e impede-me de fazer esforços. Como subir estas escadas, por exemplo – concluí, sorrindo.
Ele acrescentou:
- Vamos devagar. Temos muito tempo. Eu não tenho pressa nenhuma.
Eu agradeci com um sorriso.
Continuámos a subir. O conforto daquela pequena mão negra segurando firmemente a minha mão com mais do quádruplo da idade da sua, transmitia-me uma energia boa, aquecia-me o coração.
Chegados ao cimo da “escadaria” ficámos uns momentos em silêncio, especialmente para eu normalizar a respiração.
À despedida não trocámos emails, nem telefones, nem sequer os nomes… Nada!
Ele apenas me olhou com o seu maravilhoso sorriso, um ar ligeiramente interrogativo como que a querer saber se eu já estava bem, e não pronunciou uma palavra.
Eu sorri em agradecimento. Murmurei “Obrigada!”, aproximei-me e depositei um beijo naquela face negra de Anjo disfarçado de rapazinho.
Separámo-nos. Cada um seguiu o seu caminho.
Mas eu JÁ não ia sozinha…



*****
No Natal que se aproxima e em todos os dias do ano meditemos nas palavras do poeta João Coelho dos Santos, no seu poema ENTÃO E EU?


Um santo e feliz Natal para todos

102 comentários:

chica disse...

Maravilhoso esse encontro e que bom quando aparecem anjos a nos ajudar! Que lindo momento de leitura tive aqui! Valeu e aquele sorriso e mão ficarão pra sempre nas tuas lembranças. ADOREI! beijos, chica

Larissa Santos disse...

Realmente existe sempre gente boa sempre dispostos ajudar sem receber nada em troca. Existem sorrisos que velem por mil palavras

Bjos
Noite Feliz

Lúcia disse...

Para quem quem é do Bem, sempre aparece um anjo Bom!
Um encontro pra lá de maravilhoso!Um abraço, amiga, desde o Ceará!!!

Elvira Carvalho disse...

Acredito que todos nós temos um anjo por perto pronto a ajudar-nos. Mas quantas vezes as nossas atitudes o afastam de nós.
O poema é lindo e eu tinha pensado publicálo este mês, integrado nos posts de Natal. Espero que não se aborreça.
Abraço e bom fim de semana

lian disse...

OLá amiga Mariazita:

sua mensagem de hoje é muito linda !!
a bondade que existe que não faz alarde, é silenciosa e discreta !!
que lindo sentimento brota dos corações bondosos !!
sua mensagem de NATAL é maravilhosa.
é uma mensagem para todos pensarem , refletirem diante desta festa cristã tão comemorada !!
um grande abraço !!
:o)

Daniel Costa disse...

Querida amiga Mariazita

Fazem muita falta testemunhos como o trazes aqui, não obstante me parecer que, a grande massa do povo (digo povo, não a elite) não é xenófobo.
Mereceu a minha atenção o poema de João Coelho dos Santos, que é também Presidente da Associação Portuguesa de Poetas, a que pertenço, também como associado, pelo que além de o conhecer, o tenho ouvido inúmeras vezes recitar os seus poemas, em tertúlias da APP.
Beijos de amizade.

lis disse...

Oi Mariazita
Bom te ver,de novo.Estive ausente por conta de um acidente doméstico ,mas já voltando devagar.
Que lindo esse anjo que apareceu no seu caminho! e como é bom sentir que ainda há esperança de que o mundo se salve através de gestos simples assim mas de uma grandiosidade que nos faz querer compartilhar.Não há cor não há credo não há diferenças só que deve haver é coração e amor uns pelos outros.Tão simples e tão difícil ao mesmo tempo.
Obrigada pela partilha.E o poema também trás uma mensagem importante _ o aniversariante onde estará?
Um abraço apertado, e já dezembro _tempo de desejar um Natal feliz.Com Jesus ,no coração.,preferencialmente.

Kasioles disse...

En momentos difíciles, como si Dios reparase en lo que necesitamos en ese momento, quiere ayudarnos y nos envía un ángel con figura de rapaciño sonriente que nos tiende su mano en señal de protección. No es casualidad, amiga mía, es Él que te protege y guía.
Admiro tu afición a caminar, yo soy una perezosa para eso y siempre dejo las caminatas para el día siguiente, total, que siempre me quedo en casa sin moverme.
Me ha gustado mucho tu fotografía, tienes un aspecto juvenil. ¡Cuídate!
Abrazos y buen fin de semana.
Kasioles

Tais Luso de Carvalho disse...

Que história linda essa dos meninos com você! Merece um relato, sim! Aqui é incomum esse tipo de coisa, não sei se aconteceria. Mas nessa tua narrativa, muito bem contada, percebe-se o quanto te fez bem, gestos assim até comovem.
O poema é lindo, nesse mês, os corações mudam, ficamos com os sentimentos em prontidão, com a alma em festa.
Um beijo, querida amiga, um ótimo domingo!

Franziska disse...

Es la tuya la primera felicitación que recibo este año. Mil gracias y que Dios te proteja, ampare y guarde y llene tu vida de paz y amor en compañía de todos tus seres queridos. Que el próximo 2018 llene tu vida de bendiciones.

Esos chavales comprendieron tu apuro y allí estaban ellos. Hicieron lo que tenían que hacer y te hicieron un regalo maravilloso porque la experiencia fue preciosa en como lo agradeciste y en cómo lo viviste. Esto demuestra que no es tan difícil hacer el bien: basta que abramos un poco los ojos y estemos dispuestos a dar lo que podamos. Eso es todo. Los ángeles existen, están junto a nosotros pero no debemos olvidarnos que todos podemos ser ángeles con otras personas.

Me alegra que hayas vuelto a publicar y que sigas avisándome a pesar de que yo lo tengo en el lateral de mi blog y siempre se actualiza. Con las dos informaciones es imposible que me olvide. Un abrazo. Franziska

Graça Sampaio disse...

Lindos esses anjos negros...

Boas Festas!

Ariel disse...

Olá Mariazita, boa noite,
gostei muito de sua história, um belo conto

Desejo-lhe um maravilhoso final de ano
um beijo grande

Boas festas!

Emília Pinto disse...

Querida Mariazita, fiquei emocionada com este anjo negro que te apareceu para te ajudar. Um lindo anjinho que não esquecerás nunca! E o Natal está à porta, com tanta alegria, muita tristeza para alguns e muitos desses anjinhos negros e brancos sem terem uma mão para lhes estender um pão, para lhes oferecer um brinquedo ou para simplesmente lhes dar um beijo . Há fartura nas nossas mesas, restos que irão para o lixo, papeis coloridos pelo chão depois de abertos tantos presentes e, no entanto os anjinhos continuarão com fome, terão muito frio nessa noite e um afago antes de dormir também não haverá. À mesa, há uma cadeira vazia, porque o aniversariante não estará presente; esqueceram-se de o convidar e ele, triste, não teve coragem de apareceu; mas...alguém reparou? Não, ninguém.... estavam demasiados acupados com as iguarias na mesa e com os presentes que, junto à árvore esperavam a hora de serem abertos. E assim, amiga, é o Natal, para muitos uma data triste devido às ausências, para outros uma reunião de familia muito alegre e, por incrivel que pareça também é motivo para que algumas se zanguem, porque este foi convidado, aquele não, et, etc. Mas.. que fazer ? Temos de aceitar que é assim e fazer o nosso melhor para que todos se sintam bem nessa noite e tentar fazer alguma coisa por esses anjinhos que ajudam sempre que podem, mas que não têm a mesma sorte.
Querida amiga, com certeza ainda nos " encontraremos antes ", mas de qualquer modo desejo-te uma noite de muita paz e alegria junto dos que amas. Com toda a certeza vais ter um Natal feliz! Tu mereces, querida amiga. Um beijinho e boa noite
Emilia

Carla Ceres disse...

Que linda postagem de Natal, Mariazita! É a primeira que leio este ano e já sei que será a mais bonita de quantas surgirem. As pessoas seriam mais felizes se soubessem reconhecer os anjos que nos oferecem ajuda. Também gostei muito do poema. Não o conhecia. Você sabe que adoro te ouvir declamar. Desta vez, porém, tenho um motivo a mais para apreciar a gravação. Estou aprendendo a ouvir português de Portugal sem morrer de medo de não compreender nada. :)

Explico. Estivemos no Japão, no começo do mês e, no nosso grupo, havia um senhor de Lisboa. Ele não falava espanhol nem portunhol (segunda língua de muitos brasileiros) e estava com dificuldade de se comunicar com a guia japonesa. Resolvemos ajudar. É divertido brincar de intérprete. Olhei pro Leroy e comentei: "Se ele falar com a dicção da Mariazita, vai ser fácil, mas, se for igual àquele guia do vídeo que ela postou no blog, estamos perdidos." :)

Demos sorte, ele falava do seu jeito, Mariazita. Conversou com a gente a viagem toda. Aprendemos muito. De certa forma, foi você, com seus poemas gravados, que nos deu coragem de falar com ele. Muito obrigada! Você nos ajudou a ajudar alguém.

Beijinhos e feliz Natal!

Olinda Melo disse...


Bom dia, Querida Mariazita

Uma grande mensagem nos trazes. Uma mão, um sorriso, uma ajuda. É o que deve dirigir os nossos passos hoje e sempre, durante todo o ano. E neste mês em que homenageamos a bondade, a paciência, o amor, encontramos estes belos sentimentos na figura do teu "Anjo Negro". A complementar, o poema faz-nos ver como nos perdemos em ninharias e em ideias consumistas dos tempos actuais que nada acrescentam ao nosso íntimo, como ser humanos.

Desejo-te UM BOM E FELIZ NATAL, minha amiga.

Beijinhos.

Olinda

" R y k @ r d o " disse...

Quando algo acontece que faz bater o coração é sinal que esse - o coração - está vivo.
.
Domingo feliz
Abraço

Graça Pires disse...

Uma história muito bonita e comovente. Um poema para reflexão. Um bom Natal e que o seu Anjo da Guarda não a largue nunca...
Beijos.

Mari-Pi-R disse...

Hay muchos ángeles que nos rodean y nos acompañan tan solo hay que pedirles ayuda.
Bonitos pensamientos los tuyos en esta publicación.
Un abrazo y Feliz Navidad.

Regina Magnabosco disse...

Querida Mariazita,
Gosto das histórias que você conta sobre as passagens de sua vida. Além da bonita e marcante mensagem do anjo negro, gostei de saber de sua aventura na escadaria de chão batido. Mas tome sempre cuidado com a saúde e com a segurança, ouviu, moça?
Amei o poema. É uma satisfação muito boa ouvi-la declamar poesias.
Um grande abraço!
Regina

Ana Freire disse...

Adorei o seu testemunho pessoal, tão comovente, Mariazita...
Às vezes, uma palavra ou um gesto, na hora certa... acompanham-nos para a vida...
Adorei o poema, que enfatiza o facto, de tantas e tantas vezes, a comemoração do Natal, se afastar tanto do seu verdadeiro espírito!...
E sofrendo de dificuldades respiratórias... espero que a Mariazita já tenha tomado a vacina para a gripe... e para a pneumonia... cujo efeito perdura para vários anos, esta última... eu costumo ter esse cuidado, com a minha mãe, pois apesar de ela não sofrer de asma, tem insuficiência respiratória, como consequência de problemas cardíacos...
Deixando um beijinho, e votos de uma excelente semana!...
Não desejando ainda boas festas... pois antes das mesmas, ainda passarei por aqui, de novo!
Ainda estou em modo pausa, durante mais alguns dias, lá no meu canto... enquanto a minha mãe recupera de uma cirurgia a uma catarata... carecendo pois de maior atenção, por estes dias, na fase pós operatória...
Ana

Betonicou disse...

Oi Mariazita! Sempre que venho me deleito em suas narrativas do seu cotidiano. Acho de muito bom grado esse abrir de alma....lhe desejo uma ótima semana minha querida. Grande beijo

Pedro Coimbra disse...

Pequenos gestos que dizem tanto a quem são dirigidos.
Boa semana

_ Gil António _ disse...

Bom dia. Gostei muito da sua narrativa. Mostra como o seu coração é grandioso
.
Deixo cumprimentos poéticos
.

O meu pensamento viaja disse...

Felizmente acontecem milagres, Mariazita.
Beijinhos

Liliane de Paula disse...

Anjo mesmo, viu?

Lilazdavioleta disse...

Os anjos existem , tenho a certeza , só temos que saber " chamá - los ".

Quanto ao poema , que adoro , e que , infelizmente , se transforma , cada vez mais , na realidade que nos rodeia .


Um forte abraço , Mariazita , e obrigada pela partilha ,
Maria

Manuel Veiga disse...

blog bem interessante. gostei

grato por me permitir frequentar.

beijo

Amélia disse...

Olá Mariazita!
Excelente a sua narrativa! Gostei! Há sempre um anjo que nos acompanha.
Belíssimo poema.
Beijinhos. Uma excelente semana

Fátima Oliveira disse...

Oi Mariazita, que bom ter encontrado um anjo pelo seu caminho para ajudar a sentir segura.
Beijos e tudo de bom.

Berço do Mundo disse...

Ainda que seja cedo para votos natalícios, recebo a benção desta pequena história com um sorriso rasgado e um lagrimita no canto do olho... que lindo quando a juventude nos surpreende assim!
Imagino que ele tenha sido apanhado de surpresa por esse beijo de agradecimento! Deliciosa partilha. Ainda falamos antes de desejar um feliz Natal.
Beijoca
Ruthia d'O Berço do Mundo

O Árabe disse...

São acontecimentos assim que nos levam a acreditar novamente nas pessoas e no futuro, não é? Maravilhoso momento, amiga; e maravilhoso post, tb. Grato pela partilha, boa semana!

Inês disse...

Que bonito, chega a emocionar que ainda haja pessoas assim que se importam com o próximo! :) Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Amélia disse...

Boa noite Mariazita.
Gostei de saber que também é colecionadora.
Esta é a minha loucura pelos dedais, tenho alguns que não imaginava que existiam, também tenho miniaturas de perfumes ,presépios e chávenas pequenas de porcelana, que agora deram a vez aos dedais.
Bjs

Minhas Pinturas disse...

Olá amiga, sua pequena e linda história é emocionante, hoje em dia é difícil de se encontrar até um olhar acolhedor que dirá uma ajuda, um gesto caloroso. Que sempre apareçam anjos em seu caminho, para te darem as mãos, e ar.
Fique bem são meus votos.
Abração e mil beijinhos
Léah

Portugalredecouvertes disse...


que bonita partilha de Natal Mariazita :)))
eu acho a nossa história de Natal tao bonita ! esse menino que veio ao mundo, criança inocente, para salvar os homens e para trazer fraternidade
e não raramente encontramos casos de pessoas que parecem ter vergonha de repetir a história, de ajudar a que ela não seja esquecida, e que mudam o nome do Natal, e/ou que so lhes interessa o lado consumista do final do ano, como se a espiritualidade e os sentimentos fossem obsoletos e descartáveis
enfim, gostei muito de passar por aqui hoje
beijinhos amiga
Angela

_ Gil António _ disse...

Bom dia. Passando para me deliciar com as suas publicações. É maravilhoso o seu blogue.Desejando um dia muito feliz.
.
Tema de hoje

Manhã, nascer do sol, solfeja a cigarra no arvoredo
.
Deixo cumprimentos poéticos.
.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Ao ler esse conto fui ficando emocionada com a atitude do anjo negro e a sua atitude de confiança e deixar-se ajudar. São essas atitudes que fazem a vida ser diferente e ter novos significados. Que sempre apareçam anjos bons na sua vida!
Beijos e um fim de semana feliz!

Ana Tapadas disse...

Muito, mas mesmo muito interessante...
Beijos

Ana Freire disse...

Passando a deixar um beijinho, e votos de um excelente fim de semana...
Ana

cantinhovirtualdarita disse...

Passando para deixar um abraço de
agradecimento,desejar boas festas com
muita paz e sabedoria,são meus votos pra vc
e toda família.....🌷

Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

O Árabe disse...

Boa semana, Mariazita; aguardo o próximo post!

Maria Rodrigues disse...

Que preciosa foi essa ajuda, adorei a sua crónica, também tenho asma e sei bem como por vezes é bem difícil respirar.
Agradeço e retribuo os votos de Boas Festas.
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Sandra disse...

Lindo, muito lindo o que aqui li. Um menino com bom coração sem dúvida. Um santo e feliz Natal para si também. Beijinho.

" R y k @ r d o " disse...

Desejando um Natal e um Ano Novo repleto de Paz e amor
.
Escrevendo versos ( Poema Livre)
O GRITO DO SILÊNCIO DOS AFLITOS.
.
Que a luz da Paz, ilumine o seu coração
Bom dia/Boa tarde/boa noite.
.

Os olhares da Gracinha! disse...

Mariazita obrigada pela visita e pelo partilhar de um belíssimo momento!!!
Um SANTO NATAL e pequenos SUCESSOS ao longo de 2018

Marina Filgueira disse...

¡Hola Mariazita!

Es un bonito y entrañable texto que alegra el corazón, perdona mi demora, no es abandono, es que estuve hospitalizada y todavía me estoy recurando las fuerzas que cuando una tiene un puñado de años, le cuesta más.

Hoy es el primer día que me asomo a esta ventana para agradecer vuestra huella tan importante para mí.

Bueno amiga, te deseo unas muy felices fiestas navideñas en compañía de tu familia y amigos y, un muy prospero año nuevo para todos vosotros y, para todos los seres humanos del mundo entero. Que reine la paz en la tierra y se exterminen las guerras que están destruyendo la humanidad completa.

Un abrazo grandote mi gratitud y mi gran estima.

Se muy -muy feliz.

Y ya sabes que si no vengo, es porque no puedo. Mas no te olvido.

Mariazita disse...

Franziska deixou um novo comentário

Quisiera ser capaz de transmitir con mis palabras la hondura de mis mejores deseos para que la felicidad sea una realidad en vuestra vida:en estas Navidades y en el año que está a punto de llegar.

Voy a tomarme algún tiempo de descanso y es por esa razón que no llegarán mis comentarios a vuestros blogs. En cuanto me sea posible, retornaré.

Con el afecto y la cordialidad de siempre, repito:

¡Feliz Navidad y que el Año Nuevo os colme a todos de paz, amor y libertad!

Enquanto a chuva cai... disse...


O verdadeiro espírito de natal... ajudar a quem precisa.

Adorei, Mariazita.

Beijinho e Feliz Natal.

Suzete Brainer disse...

Belíssima a sua crônica, uma humanidade luminosa e cativante...
Esta gentileza ímpar que você nos transmite, sintoniza com os anjos
humanos, pessoas de corações solidários e atentos a um momento de
caminhada de mãos dadas, nesta irmandade da raça humana.

Muito grata pela sua gentileza de me visitar e me oferecer a oportunidade
de conhecer o seu espaço, este blog tão especial com a inscrição da sua
alma, querida Mariazita, por isso, os anjos humanos se aproximam de você
com alegria de ficar perto...

Um abençoado Natal para você junto com a sua família,
muita harmonia e paz!
Beijinhos.

Manuel Veiga disse...

os meus agradecimentos pelos votos de Boas Festas, que retribuo afectuosamente
e pelas belas palavras de Gandhi, sempre inspirador.

agradeço também a gentileza de me dar a conhecer este espaço, que passarei a frequentar, se me permite.

beijo

O meu pensamento viaja disse...

Mariazita, obrigada pelo belíssimo comentário.
Retribuo os votos de um feliz Natal.
Beijinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

Para si ... e para os seus FESTAS bem felizes e
um 2018 ... FELICÍSSIMO!!!

Antonio Pereira Apon disse...

Passando para retribuir a visita e as felicitações deixadas com a significativa mensagem de Gandhi. Que sempre encontremos e sejamos para os outros, anjos negros e de todas as cores. Solidários, fraternos; praticantes de um natal a cada dia, portadores de um feliz ano novo a cada instante.

Abraços natalinos.

Fê blue bird disse...

Que tenha também um Feliz Natal, Amiga Maraiazita, juntamente com todos os seus familiares.
Com muita Saúde, Paz e Harmonia! O resto virá por acréscimo!

Beijinho com amizade.
Fernanda

Ariel disse...

Olá Mariazita,boa tarde,
muito obrigado pela sua visita e suas palavras

Desejo-lhe um feliz Natal na companhia de sua família
  e um próspero 2018

Tais Luso de Carvalho disse...

Querida amiga, um feliz Natal e um Ano Novo com saúde, paz, e que o mundo nos presenteie com mais amor e mais solidariedade. Que olhe mais para as pessoas e menos para o lucro.
Gratíssima pela sua amizade, nossas trocas são belas!
Beijo, meu carinho.

Lilazdavioleta disse...

Querida Mariazita ,
agradeço , muitoo , a sua visita e os votos desejados .
Claro que , com todo o carinho , retribuo .

Um forte abraço com beijinhos dentro ,
Maria

O Árabe disse...

Amiga, hoje quero apenas agradecer pela companhia, pela amizade e pelos belos posts com que nos brindou durante todo este ano. Boa semana; Feliz Natal e um excelente Ano Novo, para você e todos a quem você ama. Feliz 2018!

Inês disse...

Quero retribuir a visita ao meu blogue e desejar também um santo e feliz natal. :) Beijinhos e boas festas.
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Amélia disse...

Boa noite Mariazita.
Venho agradecer e retribuir a simpática visita no meu blog, dexando uma brilhante mensagem do Mahatma Gandhi.
Adorei ler.
Desejo uma Santo e feliz Natal, um excelente 2018.
Beijinhos

José Ramón disse...

¡Feliz Navidad!
Igualmente para ti y tu familia

Kasioles disse...

Agradecida por recordarme en estas fechas.
Aunque ando con poco tiempo, me he levantado muy pronto esta mañana y lo primero que hago es escribirte unas letras para desearte una muy FELIZ NAVIDAD en compañía de tu familia.
Pido, de corazón, que la PAZ, LA FELICIDAD Y EL AMOR REINEN TANTO EN TU CASA COMO EN LA DE TODOS LOS TUYOS.
Cariños en abrazos.
kasioles

Fá menor disse...

Belíssima história! Ainda há Anjos que nos ajudam.

Votos de um Santo e Feliz Natal e óptimo Ano Novo!

Bjos

Majo Dutra disse...

Fez bem narrar-nos esse episódio da sua vida. É lindo.
Tenho andado afastada por doença... tenho comunicado por e.mail.
Dias plenos de paz, harmonia, amor e doçura (sentimental e gustativa).
Grande Abraço. Beijinho.
~~~~~~~~

_ Gil António _ disse...


Boa tarde. Passando, lendo, vendo, apreciando, gostando, e deixando votos de um Natal Muito feliz, extensivo a toda a família e amigos.
.
*Brincando com as Palavras*
.
Cumprimentos Natalícios

Larissa Santos disse...

Bom dia...Venho desejar um, Um Santo e Feliz Natal

Que, este Natal, e o próximo ano de 2018, traga a todos os corações, bondade, fraternidade, gosto pela partilha. Que em cada família haja amor, saúde, amizade. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.

Bjos
Boas férias se for o caso

Betonicou disse...

Oi Mariazita! Venho aqui para lhe agradecer , e lhe desejar um feliz natal, e um abençoado 2018! Que bom que fizemos amizade e vamos atravessar juntos mais esse ciclo dos tempos! beijos, e um apertado abraço.

manuela barroso disse...

Os anjos existem e aqui está uma prova . Não é preciso que tenham asas . Mãos já no fazem voar
Lindo Mariazita
Feliz Natal !
Abraço

Recomenzar disse...

Escribes bello tengo que usar google translator para entenderte
un abrazo

Táxi Pluvioso disse...

Nem trocaram umas selfies, tão em moda em Belém? (Não do menino Jesus mas do menino Marcelo).

Venho desejar um BOM NATAL.

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita
Fiquei comovida, quer com o seu belíssimo texto, quer com o poema:tão lindos! E o poema, tão verdadeiro, tão actual, tão autêntico!
Faço votos para que tenha muita saúde e não se canse.
Um Santo e Feliz Natal com
Um beijinho
Da
Beatriz

Gracita disse...

Querida Mariazita
O ano está acabando, mas o orgulho de ter uma amizade como a sua, não. E é com todo carinho que desejo tudo de bom na sua vida e um Natal repleto de alegrias. Que todos seus sonhos se tornem realidade neste e em todos os Natais que ainda virão. Um forte abraço e feliz Natal!

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Amiga linda, que espetáculo este conto, simples e fantástico, emocionei-me obrigada por compartilhar, agora o poema nos toca fundo a alma, que inspiração o poeta teve! Aplausos a ele e a você.
Amiga ando afastada, venho pouco, publico pouco, por que estou com quatro livros para revisar, faço copidesque, e todos do mesmo autor, só que ele vai escrevendo no carro, no trabalho, em todo momento que fica vago, em qualquer lugar, então ele escreve a mão, manda para mim os manuscritos e eu antes de fazer o copidesque, digito tudo, como vê é um trabalho demorado, mas devagar chego lá e dou Graças a Deus por tê-lo.
Quero te desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO DE JESUS! Muito obrigada por tua amizade, beijos

lian disse...

FELIZ NATAL MINHA AMIGA QUERIDA !!
https://youtu.be/KdcCP1LzQeQ

M. disse...

Muito bonito :)
Mariazita, desejo-lhe um ano novo maravilhoso!!!
Beijinhos

Zilani Célia disse...

OI MARIAZITA!
UM GRANDE ABRAÇO E DESEJOS DE QUE O ANO QUE JÁ SE AVIZINHA TE TRAGA SÓ COISAS BOAS.
ABRÇS AMIGA
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

O Árabe disse...

Hoje, só para desejar-te, Mariazita, um Feliz Ano Novo! Boa semana, amiga.

Duarte disse...

Às vezes acontece, os anos passam e ainda que a vida segue as forças já não são as mesmas, e na maioria dos casos por ir reduzindo o esforço.
Passou-me algo parecido na escadaria de Lamego... como custou chegar à igreja! Então foi bastante mais fácil.
Saúde da boa e continuação de Boas Festa.
Felis 2018 com um grande abraço

Humberto Maranduva disse...

A empatia e o altruísmo são dons intrínsecos do ser humano... embora nem todos concretizemos atitudes deste tipo, mais por manifesta infelicidade pessoal do que devido a complexas distorções de formação de carácter. Não é linear, no entanto, o que acabo de afirmar.
O gesto dos dois negrinhos é de louvar, logo aquece a alma.
Beijinhos

Betonicou disse...

Oi Mariazita! Ainda temos gentileza no meio das flores murchas. Que bom que a humanidade não esta perdida, e que temos brotos bons para o futuro. Desejo-lhe muita saúde, e todas as bençãos nesse próximo ano que nos bata a porta. Feliz 2018! beijos!

A Casa Madeira disse...

Olá Mariazita passando para te desejar
uma boa entrada de ano.
PAZ E BEM.

Kasioles disse...

Gracias por acordarte de mí en estas fechas donde los recuerdos despiertan con más intensidad.
Te deseo una feliz salida y entrada de año.
Que el nuevo 2018 te colme de paz, amor, bendiciones y felicidad.
Cariños.
kasioles

chica disse...

Feliz 2018 e tuuuuuuuuuudo de bom em cada dia dele! beijos, chica

Graça Pires disse...

Agradeço e retribuo a mensagem de desejos de Ano Novo e todo o carinho que me tem dispensado.
Um beijo.

Ana Freire disse...

Não tive oportunidade de conseguir chegar aqui, a tempo de lhe desejar um bom Natal, Mariazita, pelo que peço desculpa... as últimas semanas, foram bastante corridas, entre as compras de Natal, e as consultas e exames da minha mãe, em catadupa, ao longo de Dezembro, para acompanhar o resultado de uma operação às cataratas... e mantendo todos os parâmetros da sua situação cardíaca estáveis... também para se ir preparando para operar a outra vista... provavelmente em meados ou final de Janeiro...
Espero que tenha passado um Natal muito feliz, na companhia de todos os seus!
Aproveito a oportunidade para deixar um beijinho, e lhe desejar um Feliz 2018, com muita saúde, alegrias, afectos, bons momentos... e muitos projectos literários certamente!
Tudo de bom! Feliz Ano Novo!
Ana

Daniel Costa disse...

Querida Mariazita
Que hajam mais anjos negros, neste principio do ano que chega. Que o mundo exulte de fé e cordealidade. Feliz Ano Novo!...
Beijos

Os olhares da Gracinha! disse...

Obrigada por ter partilhado momentos comigo!!!

Num fugaz instante
a passagem do ano é feita com alvoroço em:
sonhos delineados
… projetos traçados …
vontade de recomeçar!!!
Especialmente para si:
todas as cores da VIDA
… muita alegria para sorrir …
muito momento para emocionar
… alguma cumplicidade para partilhar …
sucesso(s) para dividir
e sobretudo AMOR para dar!!!

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Que o teu Natal tenha sido do mais Alegre e Feliz no amoroso seio da tua Família.
Desejo que o ANO NOVO te traga grandes e bons momentos abençoados.

ADOREI AS BELAS PALAVRAS DA CITAÇÃO QUE ME LEVASTE.

Beijinhos

Olinda

Recomenzar disse...

gracias querida
por tus belleza de palabras por lo bien que escribes
te deseo mucho.....
lo mejor..............
no conozco aún tu pais debe de ser maravilloso mil besos

O meu pensamento viaja disse...

Feliz Ano Novo, Mariazita.
Beijinhos
Nina

Amélia disse...

Boa noite Mariazita.
Como foi bom ter o prazer de ler mensagens lindas que me presenteou em 2017,como o ano está a terminar, desejo um próspero e feliz 2018 com belos momentos para partilhar.
Feliz ANO NOVO
Beijinhos

Ariel disse...

Feliz ano novo Mariazita!
meus melhores desejos para você e sua família

Espero que tenha um maravilhoso 2018
um grande beijo

Inês disse...

Obrigada pela mensagem de ano novo. :) Venho aqui também lhe desejar tudo de bom para 2018. :) Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Berço do Mundo disse...

Voltei, para agradecer a sua mensagem através de Drummond (que também aprecio muitíssimo) e lhe desejar um feliz Ano Novo, que venha carregado de bênçãos e saúde.
Agradeço a sua amável companhia ao longo de 2017 e faço votos que esta sintonia virtual se prolongue por muitos anos.
Beijinho
Ruthia d'O Berço do Mundo

Táxi Pluvioso disse...

Mais uma folha no calendário arrancada, mais uma agenda para o baú das recordações, agora repete-se tudo de novo, venho desejar que isto se repita com riqueza e saúde.

UM BOM ANO

Lilazdavioleta disse...

Querida Mariazita ,

Agradeço a mensagem e retribuo com um apertado abraço ,
Maria

Odete Ferreira disse...

Na impossibilidade de o ter feito antes, desejo que a quadra natalícia tenha sido vivida em plenitude pessoal e familiar e que o eco das Boas Festas se faça sentir no hoje e sempre. Formulo, agora, os meus sinceros votos para que o ano de 2018 se cumpra em conformidade com os teus desejos.
Com afeto, deixo um bjinho
(Cheguei na altura certa para ler este emocionate e tocante relato!)

Gracita disse...

Querida Mariazita
Não existem sonhos impossíveis para aqueles que acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano e projeta suas ações para transformá-los em realidade. Desejo muita força, fé e perseverança para conquistares tudo o que desejares. Um feliz 2018!
Beijos no coração

Elvira Carvalho disse...

Passando para lhe desejar um feliz ano novo. De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro, que sejam 365 dias de saúde alegria paz e amor.
Abraço amigo

Ana Tapadas disse...

Hoje vim ler este «post»...mesmo se o Natal já passou...considero-o bem interessante!

Beijinho

Duarte disse...

Por onde andarás insigne viageira!
Onde quer que estejas, que sejas muito feliz.
Abraços de vida.

Maria Glória disse...

A vida... ou talvez o senhor Tempo? Talvez o Tempo, eu penso. Este senhor sempre está a nos surpreender com experiências amorosas, repletas de ternuras. São rápidas, instantes! Nestas trocas, somos envolvidos por uma emoção aonde parece que o senhor Tempo parou para compreendermos que há mais em nossa vida, do que momentos felizes. E, geralmente, estas experiências acontecem com pessoas que nunca vimos. A linguagem do 'sentir' é a que comanda. A fala fica para trás, parecendo desatualizada, desnecessária.
Eu já tive instantes assim, aonde nada se falou e tudo se compreendeu.
Beijinhos!