quinta-feira, 13 de abril de 2017

MOMENTO DE POESIA – DESTINO



DESTINO
Olhaste para mim
Como se olhasses para uma folha de papel vazia
Onde querias gravar as palavras
Do nosso destino.

Pedi-te que deixasses
Espaço bastante entre as linhas
Para que eu pudesse escrever
Nas entrelinhas.

Não quiseste ouvir-me.
E quando tentei que chegasse junto a ti
O meu sentir,
Faltava espaço para me exprimir.

O nosso destino passou a ser
Apenas o que desejavas para nós.
Mas uma só vontade não basta
Para dois trilharem um caminho a sós.

Sem esperança de retorno,
Deu-se a despedida.
Cada um seguiu o seu destino.
E, agora, eu já não sou uma folha de papel vazia.


Mariazita

PS – Vou ausentar-me por uns dias. Quando regressar agradecerei todos os comentários recebidos.
A TODOS UMA PÁSCOA MUITO FELIZ!

70 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

O Destino ... para mim ... já traçou nosso "destino" e o seu passa por nos dar um belo momento poético!!!
Santa Páscoa!!!

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Gosto da ideia de swrnos paginas
Probtaa a serem tanto preenchidas
quando oaginas viradas, pois sessa forma vejo e sinto percerbendo o tempo passar.
Bjins
e
Feliz Pascoa
Catiaho Alc.

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Sou la do blog Espelhando viu?
É que no celular comento por minha,pg principal.
Aguardo vc por la(pelos pos 2)

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Sou la do blog Espelhando viu?
É que no celular comento por minha,pg principal.
Aguardo vc por la(pelos pos 2)

Anónimo disse...

Gracias Mariazita, por este profundo y reflesivo poema.
A veces nos sentimos así, sin un lugar de expansion para acernos al ser amado.
Que tus días ausentes sean para ti de paz y bienestar.
Abrazos y un buen fin de semana.
Abrazos a Miguel.
Ambar

Daniel Costa disse...

Querida Mariazita
Embora num tom que me parece de certa màgoa, o poema não deixa de ser romântico e bem bonito: bonito de esvoaçar e atingir a corte dos anjos do céu.
TE desejo BOAS FÉRIAS DE PASCOA, em retribuição.
Beijos

Agostinho disse...

Ora viva, Mariazita
O seu poema é um flash da realidade egoísta de muitos. A folha branca, poder-se-á alegar, tem sempre a faculdade de se recolher, de exigir um destino cumum a duas vozes. Com tino. Sabemos que isso nem sempre acontece.
Boa Páscoa.

Luis disse...

Querida Mariazita,
Linda poesia mas que denota uma certa amargura, mas o Destino por vezes trás-nos destas surpresas, não é assim? Votos de uma Santa Páscoa junto dos seus entes queridos.
Beijinhos

chica disse...

Tão lindo teu poema, bem profundamente inspirado! Desejo ótima e feliz Páscoa! bjs, chica

Tais Luso de Carvalho disse...

Muito bonito, tocante, o retrato do cotidiano com seus dissabores, suas esperanças, suas mágoas e esperanças. Verdadeiro como é.
Uma linda Páscoa pra você, Mariazita!
bjs

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá amiga! Belo e profundo o teu poema. Ao lê-lo, lembrei-me de uma baboseira que escrevi, e diz o seguinte: "Para se ter uma vida em comum, necessário se faz que as partes saibam ceder o suficiente, para poderem fazer jus ao suficientemente cedido".

Beijos e uma ótima Páscoa para ti e para os teus.

Furtado

AdolfO ReltiH disse...

UN DESENLACE TRISTE. PERO UN POEMA MUY HERMOSO.
ABRAZOS

Pedro Coimbra disse...

Beijinhos, votos de uma Santa Páscoa

Jaime Portela disse...

Gostei muito do poema e da forma como o dizes.
Parabéns por este belo momento poético.
Tem um Páscoa Feliz, amiga Mariazita.
Beijo.

Graça Sampaio disse...

Todas as despedidas são tristes!

Boa Páscoa, Mariazita!

Franziska disse...

Muy triste y sentido poema pero también realista, la vida no es siempre bella ni todos los amores cumplen con las expectativas que tenemos.

Espero que disfrutes de tus vacaciones y que no se me olvide agradecerte que a tu retorno pasarás, según has prometido, a saludarme y a comentar en alguno de mis blogs.

Un abrazo. Franziska

Gracita disse...

Querida Mariazita
Toda separação deixa um vazio e uma grande dor
Nunca será fácil seguir o destino sem a companhia de quem a gente ama
Uma feliz e abençoada páscoa
Beijos

Portugalredecouvertes disse...


Espero que a página volte a ter formas e cores do arco-íris, Mariazita !
feliz Páscoa :)
beijinhos
Angela

lis disse...

Oi Mariazita
Além de contos e cronicas tambem poetiza .Que lindo!
Fiquei ausente uma temporada e estou retornando devagar.
Grande abraço,amiga e Feliz Páscoa!

Carla Ceres disse...

Lindo, Mariazita! Adoro quando você declama. Começo a sorrir sempre que chego ao blog e vejo a nuvenzinha do Soundcloud. Mas também me alegro quando percebo que há fotos de viagem, portanto espero que você esteja se afastando para viajar e escrever poemas. :) Beijinhos!

Maria Glória disse...

Olá Mariazita, querida!
Gosto quando leio as tuas postagens, pelo caminho da tua voz. Gosto tanto! E desta vez, um fundinho musicado, tão belo e delicado.
Há tristeza? Talvez, mas separações podem ser o melhor para acontecer, mesmo percebidas algum tempo depois; tempo que conta com um destino já transformado. E, também, pode-se contar com surpresas, que são as cores que irão colorir a folha vazia.
Espero que tu estejas ótima, bela, espargindo o teu charme e elegância, pois é assim que te sinto. E a pele? Ahhhh já sei, viçosa, com tons aperolados de cetim. Sempre bela!
Volte logo, minha amadinha. Estou saudosa.
Desejo-te uma boa páscoa, com serenidade junto aos teus queridos.
Muitos beijinhos a abraços apertadinhos.

Odete Ferreira disse...

Gostei imenso da forma como colocaste em verso e desenvolveste esta mensagem: quando é um a impor a sua vontade, a relação está condenada.
Lembrei-me de Rui Veloso "Não se ama alguém que não ouve a mesma canção", ou seja quando não há diálogo e partilha, não há relação mas sim ralação.
Parabéns pela declamação!
Tudo de bom, amiga, e uma Santa Páscoa.
Bjinhos

Elda disse...

Un poema muy hermoso Mariazita.
Cuantas cosas caben entre líneas y que vacías se quedan cuando alguien se va.
Encantada de leerte.
Un abrazo, y que pases unos buenos días.

Regina Magnabosco disse...

Que linda poesia! E a declamação a tornou ainda mais envolvente.

Amélia disse...

Olá Mariazita!
Gostei muito de ler o maravilhoso poema,gosto da delicadeza como escreve.
Fantástico!!
Desejo uma feliz Páscoa
Bjs

Ivone disse...

Belo e inspirado poema, amei ler amiga Mariazita!
Abraços apertados!

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá Mariazita.
Como não gstar deste teu poema, "Destino", que canta o amor que não se realizou, perdeu-se a esperança, e, na sua solidão, a moça ficou apenas com a folha de papel em branco, sem que o poema fosse escrito. Belíssimo poema. Parabéns.
Desejo-te uma excelente Páscoa.
Um beijo. Pedro

Ana Freire disse...

E a vida... é mesmo uma página em branco, sempre a tempo de preencher...
Por vezes muda o que gostaríamos de escrever nela... mas uma mudança de percurso... implica novas histórias por acontecer... e por vezes tal, revela-se necessário...
Adorei o poema e a declamação!
Deixando um beijinho, e os meus votos de uma doce e feliz Páscoa, na companhia dos seus, Mariazita!
Ana

Labirinto de Emoções disse...

Minha Querida Nina
Não és nem nunca serás uma folha de papel vazia ... pois por onde passas e tocas preenches de amor e carinho tudo à tua volta.
O poema é lindissimo, como todos os que escreves.
Beijos imensos da
Tua
Tareca

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita
Um belo poema, que demonstra bem que, a autora nunca, jamais, será «uma folha de papel vazia», tal é a inspiração.
Feliz Páscoa.
Um beijinho
Beatriz

Fê blue bird disse...

Tem razão amiga Mariazita, uma vida partilhada tem que ser escrita a dois, se só um é que a quer escrever não pode dar certo.

Gostei muito de a ouvir a declamar este seu sentido e belo poema, parabéns!

Uma Santa Páscoa para si e toda a sua família.

Beijinho grato
O Toque do coração

Mari-Pi-R disse...

Un destino del que tenemos que ir dejandonos llevar. Bonitas palabras.
Que tengas una Feliz PASCUA

Minhas Pinturas disse...

Gostei muito de seu lindo poema.
Tens razão somos apenas paginas que por força do destino são viradas sem nossa vontade ou comando.
Você tem uma inteligência poética, que adoro ler.
Boa Páscoa, amiga com muitas alegrias e saúde.
beijinhos, Léah

Ana Tapadas disse...

Muita razão neste poema. A dois significa isso mesmo!

Beijinho

Fátima Oliveira disse...

Oi Mariazita, o seu poema me lembrou alguém do meu passado, e quem não teve um amor assim na vida né? Adorei ler.
Grande beijo e uma feliz Páscoa.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Nossa quão bela é tua poesia e retratas a vida de muitos casais onde um se anula para o outro existir APLAUSOS Feliz Pascoa

MS disse...

Gostei muito de tuas palavras feitas poema. Destino não tem volta...

Não sei se somos páginas. Talvez essência que nem sempre se 're'encontra.

Boa Páscoa, amiga!
Beijinhos

Lilazdavioleta disse...

Óptimo poema !
A realidade está aqui .

Um beijo , Mariazita ,e bom domingo de Páscoa ,
Maria

Kasioles disse...

Esa hoja de papel en la que se va escribiendo la vida, está llena de recuerdos que son los que, tanto a ti, como a mí, nos mantienen con ilusión para seguir caminando.
Disfruta de tu descanso y a la vuelta ya sabes que puedes contar con todos nosotros para recibirte con un fuerte abrazo.
Kasioles

Gracita disse...

Querida Mariazita
Desejo que tenha passado um maravilhoso domingo de páscoa junto aos teus e que o amor do Cristo tenha florescido em vossos corações e este mesmo amor se estenda pelos outros dias do ano para que possas vivenciá-los na paz e na harmonia
Um beijo super carinhoso

Graça Pires disse...

A folha em branco preenchida com todas as emoções... Gostei do poema e de a ouvir dizê-lo.
Uma boa semana.
Beijos.

O Árabe disse...

Espero que não seja muita a demora, Mariazita; fazem-nos falta os teus textos recheados de sentimento e poesia, como este que hoje nos deixas. Verdade, amiga: ainda quando não conseguimos escrever a dois, não somos mais os mesmos, depois de cada capítulo... Boa semana, fica bem!

A Casa Madeira disse...

Gosto da ideia de sermos páginas;
para poder-mos nos reescrever.
Bom feriadão.
Abraços
janicce.

Rosa Carioca disse...

Até à volta!

Maria Glória disse...

Cheguei para uma visitinha. Já sentia saudades, minha querida Mariazita!
Estás bem, bella mia!
Parece-me que segue um feriado até terça-feira, por aí, em Portugal, não?
Desejo bons dias de primavera, floridos e coloridos. Muitos beijinhos e abraços apertadinhos.

Ana Freire disse...

Passando para deixar um beijinho, e votos de um feliz fim de semana!...
Ana

Maria Rodrigues disse...

Simplesmente maravilhoso minha amiga.
Bom domingo
Beijinhos
Maria

Anónimo disse...

Hola Mariazita.
Gracias por tu visita, espero tu descanso haya dejado tu alma llena de paz.
Esa hoja de papel contiene cada pasaje de tu vida.
Un gran abrazo a compartir con Miguel.
Ambar

jfbmurcia disse...

Feliz descanso y felices y bonitos versos. Un abrazo.

Duarte disse...

Já regressei de terras da Andaluzia e aqui me tens lendo o teu poema, pleno de sentimentos. A expressão dum sentir, mesmo triste. Aliás é quando melhor saem os poemas.
As coisas do amor são assim. Bom é, quando o amor supera todas as crisis, sendo correspondido.
Abraços de vida, querida amiga.

Evanir disse...

Hoje um novo recomeço..
Graças a Deus hoje estou podendo
te agradecer pelo carinho respeito e amizade.
Agradeço por jamais ter deixado de fazer visita
a meu blog.
A amizade verdadeira nunca esquece ,
mesmo sem saber o motivo do meu afastamento.
Eu entendo q por vezes demora a aparecer.
Eu entendo q assim como eu todos tem problemas na vida.
Todos nessa vida encontra obstáculos.
Mas nem tudo é sofrimento .
Deus é misericórdiso..
Nos da alegria ao ver o nascer do Sol.
Nos da um espetáculo único quando ele desce
com sua magia no horizonte..
Enfim tudo isso é só para
dizer jamais te esqueci.
Obrigada querida ..muito obrigada..
Te abraço carinhosamente.
Deus cuida de você com as mãos dele
estendida tudo é possível.
Simplesmente Eu,
Evanir .
Uma semana abençoada.

Berço do Mundo disse...

A delicadeza deste momento, embora um pouco triste, tocou-me profundamente. Apesar da falta de espaço, muito ficou nas entrelinhas.
Beijinho Mariazita
Ruthia d'O Berço do Mundo

A Casa Madeira disse...

Passando para ver as novidades...
Boa continuação de mês.

Catarina H. disse...

Bem bonito e emocionante, este momento de poesia que partilhou connosco.
Boas férias e bom descanso!
Beijinhos :*

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Gostei da comparação:
Ser uma folha vazia.
O amor marca e recria
Tal revascularização

Trazendo ao coração
Um pouco mais de energia,
Sentindo que o que sentia
Seria mera ilusão.

Sempre o amor é divino
É Deus no nosso destino
É paz na agitação.

O amor não tem faro ou tino,
Ele acontece - é um hino
Suposto e foge à audição.

Gostei imensamente de seu poema! Parabéns! Cordialmente. Laerte.

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Li num comentário que tinhas estado doente.
Desejo que já estejas a gozar de boa saúde.

Este poema é muito bonito e mostra o desencanto
e a desilusão que tomam conta da Alma quando o
Amor não é correspondido.

Minha amiga, tudo de bom para ti e para os teus.

Beijinhos

Olinda

Maria Glória disse...

Olá Mariazita, querida amiga!
Feliz por saber que está bem melhor. E vai ficar melhor ainda, não tenho dúvidas.
Sim, eu sabia do nome da trepadeira, Glória da manhã; O marido colheu no mato, fez muda e plantou no jardim e ai ela não parou mais de florir.
Beijocas bella mia :)

Unknown disse...

Mariazita, minha doce amiga, há tempos não vinha por aqui, pois é justamente ele (o tempo) que me tem tolhido os passos no visitar dos amigos que me são tão queridos. Tenho pensado em encerrar o blog, devido a ausência deste tempo que me muitas vezes me deixa em falta com aqueles que me visitam e que também gosto de visitar.
A vantagem de estar envolvida nas minhas tarefas me deixa menos tempo também para os pensamentos tristes, as lembranças que ainda me doem no peito. Tu bem sabes como é, minha amiga, pois conheces as dores da alma quando nos sentimos sozinhas e a memória fica rebuscando os momentos em que fomos felizes... Há que se extravasar no papel aquilo que nos aflige e atormenta...
As atividades relacionadas com a assistência que dou às minhas crianças e meus idosos, agora se acentuou no encargo de uma casa para jovens em recuperação de dependência química. Além disto, na clínica, os bebês parecem se multiplicar, rs, pois o número de nascimentos tem-se acentuado muito. Adoro receber estes pequerruchos que estão a formar uma geração que fará futuramente a diferença no mundo.
Enfim, meu anjo, são estas atividades que me tiram o tempo que seria necessário para visitar os blogs amigos, mas em contrapartida me tiram o foco da perda sofrida e das lembranças que ainda doem na alma...
Gostei muito da tua postagem anterior sobre o teu GOSTAR... As imagens foram muito bem escolhidas e como sempre, soubeste espalhar ternura, sensibilidade e poesia nos textos que completam o teu pensar.
Gosto de declamações! Gosto de te ver declamar! É como se a poesia assentasse na nossa alma ao som de uma brisa suave, do sussurrar do vendo, do trinar de um pássaro... O som preenche o espaço que também se torna poesia!
Espero que agora estejas bem, minha linda, que a saúde esteja a te trazer alegrias. E que esta ausência de agora seja por motivos de um passeio, onde vais estar entre familiares e amigos. Ou ainda, que alguma atividade relacionada ao teu trabalho esteja reclamando a tua presença... De qualquer forma, que esta ausência te encante o olhar de estrelas e coloque sorrisos no teu coração.
Um beijo da amiga que te gosta muito,
Leninha

Jaime Portela disse...

Mariazita, passei para te desejar um bom fim de semana.
Beijo.

Lindalva disse...

Não devemos esquecer que temos uma pena em nossas mãos que pode se reescrever este destino, ela se chama LIVRE ARBÍTRIO. Olá amiga. Dei uma sumida, mas aos poucos estou retornando ao bailar das ondas. Muitos já sabem o motivo do meu afastamento: Papai do Céu chamou minha mãezinha para brincar no infinito e, aos poucos vou voltando a vida, seja ela dentro ou fora da tela. O motivo de eu vir aqui é para te convidar para junto comigo neste momento de dor fazer uma grande festa para minha mãezinha e todas as mães do mundo. E como será esta festa? Da forma que a Lindalva blogueira faz há anos. No meu Simplesmente Lindalva está explicado como, quando e onde. Beijos doces no teu ♥ (DESCULPE É UM CONVITE COPIA E COLA, NÃO PODERIA SER DE OUTRA FORMA.
http://sereia-lindalva.blogspot.com.br

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Querida Mariazita te agradeço muito a visita e gentil comentário, queria te dizer que no mesmo ano que teu amor partiu para a verdadeira pátria o meu querido amado também partiu irá fazer 5 anos no dia o9 de junho, como vês meu anjo a nossa saudades é parecida, vivemos de lembranças e procurando nos achar neste mundo solidário, mil beijos

Hilda's Bordados disse...

Bom dia Mariazita, espero que volte logo ! Bom domingo para você e sua família! Vim bordar este recadinho para que saibam que não esqueci de vocês. Estou trabalhando bastante e estou colocando em prática outros projetos! Tenho novidades que já coloquei la. Sempre é bom visitar você e conferir suas novidades e postagens!
Abraços em todos, beijos no <3
Fiquem com Deus
♥Hilda's Bordados♥

Vera Lúcia disse...


Olá Mariazita,

Há quem diga que destino é questão de escolha, mas certo é que há acontecimentos na vida que não passam pelo crivo de nossas escolhas, já que estão atrelados a uma vontade maior, à qual só nos resta aceitar. Contudo, sempre teremos muito a escrever nas páginas do nosso livro da vida, eis que a maior parte da nossa história é construída de acordo com nossas opções e atitudes.
Se tudo estivesse predestinado em nossas vidas seríamos meros fantoches nas mãos do dito destino.

Linda inspiração e criação poética, muito bem declamada!

Espero que você já esteja completamente restabelecida.

Felizes dias!

Beijo.

Lilazdavioleta disse...

Mariazita ,
venho deixar um beijinho embrulhado em votos de rápido restabelecimento .

Maria

Antonio Pereira Apon disse...

O destino não deve ser um monólogo, precisamos compartilhar, coparticipar da escrita dos nossos sentires, caminhar juntos na concepção do desiderato a dois. Senão...

Um abraço e uma boa semana.

Unknown disse...

lindo o texto!
beijos

http://www.julialisblog.com/

Maria Glória disse...

Oi amiguita! Linda Mariazita!
Hoje também é feriado no Brasil e estamos para começar um churrasco, aqui em casa, feito pelo marido, claro. E eu o que faço? Batatas ao murro ahahaha.
Parabéns para a tua filhota mais nova, a aniversariante! Muitas felicidades, saúde e as melhores realizações! E parabéns para você também, pois quando os filhos fazem aniversários, as mães e os pais, também merecem parabéns!
Tenham um lindo e alegra dia, beijinhos e muitos abraços.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Mariazita! Passando para agradecer a tua visita e amável comentário, bem como desejar uma ótima semana para ti e para os teus.

Beijos,

Furtado

Luis disse...

OLÁ MARIAZITA,
QUE TENHA TIDO UMA PÁSCOA MUITO FELIZ NA COMPANHIA DOS SEUS QUERIDOS FAMILIARES E QUE VENHA CHEIA DE GENICA...BEIJINHOS.

Ceciely disse...

Saludos Mariazita, a veces nos sentimos solas y derrumbadas, al menos cuando el amor nos deja.
Gran inspiración para este lindo poema.
Un abrazo y disfrute de sus vacaciones.