domingo, 14 de abril de 2013

VOCÊ PRECISA DE ESTÍMULO?

Tenho duas plantas de flores de cera. Conhecem? São lindíssimas.
Hoya carnosa – seu nome técnico – faz-nos lembrar que a sua folhagem é, de facto, carnuda, sem qualquer atractivo especial para além daquele que possuem todas as plantas. A grande beleza reside nas flores.
 

  É muito interessante acompanhar o ciclo de floração, desde que aparece um pequenino cacho de pecíolos com botões, até que se apresentam em todo o seu esplendor, lembrando um guarda-chuva florido.
São flores que se aguentam bastantes dias, e, quando começa a aproximar-se o fim, formam, a partir do centro, umas gotas de um líquido transparente semelhantes a lágrimas, que escorrem depois pelas pétalas e caiem para o chão.
Há quem lhes chame “lágrimas de Nossa Senhora”.

 
Eu tinha apenas uma destas plantas. Trouxe-a para casa – comprei-a – há já uns anos, não posso precisar quantos.
Pelo aspecto viçoso das folhas e pequena estatura – teria uns trinta cinco a quarenta centímetros de altura – via-se que era uma planta muito jovem.
Adaptou-se lindamente à sua nova casa, e a breve trecho erguia os ramos em direcção ao céu. Era altura de começar a guiá-la por um fio que lá coloquei para o efeito.
Prontamente iniciou o seu ciclo de floração, mimoseando-me com flores belíssimas.
  

Esta orgia de flores manteve-se por alguns anos.
A determinada altura comecei a notar a sua falta de flores. Pura e simplesmente tinha desistido de me brindar com a sua linda prole.
Continuava com as folhas viçosas, em nada denunciando a sua provecta idade, excepto na falta de procriação.
Continuei a tratá-la com o carinho de sempre, conformada com a sua aposentadoria.
Um belo dia a Lina, minha empregada, trouxe-me uma flor de cera (planta) que ela reproduzira a partir de outra que tem em casa.
Colocamo-la ao lado da outra, distanciada cerca de 40 centímetros. Poucos dias depois a segunda planta começou a florir.
Surpreendi esta conversa da Lina com as plantas:
- Vês? Não quiseste dar mais flores e a tua mamã arranjou outra para o teu lugar.
Deduzi que ela falava com a planta mais velha.
Não denunciei a minha presença, mas fiquei a saber que ela também falava com as plantas. Afinal não era só eu… Senti-me um pouco mais “normal”.
Tenho por hábito todas as manhãs ir à varanda visitar as minhas plantas, regá-las se têm falta de água, retirar alguma folha seca e, confesso, também converso com elas. Até lhes acaricio levemente as folhas, enquanto converso.
Alguns dias passados a Lina foi à varanda e chamou-me, toda alvoroçada:
- Senhora, venha cá ver uma coisa.
Lá fui, e vi que a velha planta de cera estava em flor. Fiquei admirada, pois estava convencida que o seu período de floração havia terminado irremediavelmente. Senti-me muito feliz. A minha velha plantinha, afinal, ainda conseguia brindar-me com as suas lindas flores.
Acariciei-a ao de leve e agradeci-lhe a alegria que acabava de me proporcionar.
Do alto da sua sabedoria singela, a Lina falou:
- Sabe, senhora, no outro dia eu estive a envergonhá-la; disse-lhe que a senhora agora ia gostar mais da outra do que dela. De certeza ela entendeu, e com medo que a senhora a deitasse fora resolveu dar flores outra vez.
Será que foi isso mesmo que aconteceu?
A gente mais simples, por vezes, tem percepções que escapam ao mais comum dos mortais.
Há pessoas que, face a contrariedades que surgem, entregam-se ao desânimo e levam uma vida tristonha, sem objectivos…
Precisam ser incentivadas, ‘espicaçadas’, “metidas em brios”, para reagirem e voltarem a ter fé nas suas capacidades.
Eu sei que, com algumas pessoas, isto é assim mesmo, precisam ser estimuladas para mostrarem do que são capazes. A dúvida que me fica é:
- Será que acontece o mesmo com as plantas?
Mariazita (Fotos minhas)
Reposição de postagem de 2010

90 comentários:

chica disse...

Acredito mesmo que isso exista. Quando conversamos com elas, parecem nos dar respostas! Adorei! São lindas e que bom, estão belas! beijos,tudo de bom,chica

Nádia Santos disse...

Ai que lindo Mariazita! Acredito que seja assim com todas natureza, humana , animal e vegetal. As vezes precisamos de "acorda menina!". Bjus minha linda e lindo domingo.
=> Gritos da alma
=> Meus contos
=> Só quadras

Unknown disse...

Olá amiguita querida!
Eu acredito que as plantas assim como nós tem alegrias e tristezas e tem depressão também, por isso a falta de ânimo e a alegria de viver demonstra que não estão bem, mas basta uma palavra ou um gesto carinhoso assim como nós e voltamos a sorrir e a florir outra vez. Planta tem velhice? Com certeza mas assim como os idosos vivem a recordar o que vivenciaram... Ficam a espera de um abraço, um beijo, uma palavra amiga pra reanimarem e de novo ter vontade de viver mais um cadinho. Amo plantas, adoro flores e sei que um dia assim como elas deixarei de dar flores, ou mesmo folhas e meu tronco irá pender ao sinal de velhice, mas assim como as flores voltam, voltarei a florir em um outro corpo... As tuas plantas estão a sorrir pois assim também está minha amiguita querida. Feliz dominho minha mana saudosa e amada. Meu beijo com ternura, Jady

Unknown disse...

*FELIZ DOMINGO minha inesquecível amiguita.
Paz e alegrias pra você, com muito estímulo e dengo quando precisar de mim ta?.
Mais beijosss

Severa Cabral(escritora) disse...


Amada amiga, me encanto e admiro profundamente essa sensibilidade e competência que você tem em nos presentear com tão lindos e sempre perfumados posts! E ainda enriquece com muita sabedoria os nossos conhecimentos! Obrigada de coração!
Deixo carinhos pra você, e o desejo de que tenhas uma linda e abençoada semana!
Beijos

Anónimo disse...

Bom dia, Mariazita.
Sorri pq também eu tenho por hábito
falar com as plantas.
Conheço bem a flor de cera e tive uma que a minha sogra me ofereceu.
Lindíssima.Durou muitos anos.
Bom domingo.
Beijo.
isa.

helia disse...

Ouvi dizer muitas vezes que as plantas crescem mais depressa e ficam mais bonitas se falarmos com elas !
Eu não conheço a flor de cera, mas pelas imagens concluo que deve ser muito linda!
Um bom Domingo que hoje começou cheio de Sol !

Manuel Luis disse...

Tive amor à primeira vista pela Flor-de-Cera. Ontem e hoje, acordei com elas na minha mente... Quero ter um lugar especial e apropriado para elas. É dos meus sonhos de consumo... Parabéns por teres flores assim e saber cultivá-las. Sei que encontrei uma das milhares de flores para alegrar as nossas vidas; acho que se todos pensassem assim, o mundo estaria livre de tantos e diversos atentados contra a vida do seu semelhante, dos animais e da própria natureza.
Beijos

Manuel Luis disse...

Alguns conselhos técnicos.
O corte da ponta dos ramos após a floração serve para estimular outros rebentos e a retirada de flores murchas, também serve para evitar a formação e consequentemente a proliferação de doenças, isso vale para a maioria das plantas.
A melhor maneira é irmos formando os nosso conhecimentos baseado na prática.
A tua planta não está a precisar de estímulos para que surjam novas flores e se estás satisfeita com isso, não faças a poda.
Poderás a título de experiência fazê-lo numa das pontas para observar o comportamento e aprender, de preferência faz anotações.
Bj

Célia disse...

Muito interessante e instigante sua postagem Mariazita! As plantas vivem sim. Necessitam de cuidados e carinhos. Uma outra forma de vida, mas é vida!
Bjs. Célia.

Daniel Costa disse...

Mariazita

Por experiência próopria - aos dezassete anos construí a minha própria horta - sei que ao falarmos com as plantas, elas respondem nos mostrando a sua gratidão, nos brindando, no caso, ostentando sempre a beleza com a sua verdura. Em casa, numa das varandas, e na sala as flores, também parecem me ouvir sendo um regalo. Não conhecia a flor de que falas. Sabias que as plantas nos ouvem mesmo? Que tê-las a decorar as nossas casas e dedicar-lhes carinho, por elas somos muito compensados?
Beijos floridos de amizade

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

A partir duma bonita flor que parecia ter perdido o gosto pela vida, contas-nos aqui uma história interessante e bem bonita.Quem sabe se elas serão assim tão parecidas connosco - que até possam ter sentimentos...? A tua empregada parece acreditar que sim, e pelos resultados olha que diria que ela percebe da poda...

Bom restinho de Domingo.
Beijinhos amigos.
Vitor

Ana Cecilia Romeu disse...

Mariazita, querida amiga!
Não raras vezes venho aqui no seu espaço virtual e me emociono com seus textos, e agora com a imagem também, tão linda!
Veio-me como reflexão, entre tantas outras coisas, a questão dos ciclos da natureza para as plantas, os animais, em especial meus filhos-gatos, fiquei pensando nessa vidinha tão curta que eles têm e que temos que usufruir dessa troca de amizade, que existe e edifica (neste momento estou no computador com meu gatinho mais novo, de 5 meses, comigo) :)

E também, agora dia 5 de maio estarei completando anos de idade, e muitas reflexões, lembranças vem à tona com a certeza de que devemos levantar as mãos ao céu todos os dias e agradecer a Deus!

Beijos, minha querida, e uma excelente semana!

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Adorei este teu conto e, na verdade, há quem diga que as plantas sentem a nossa presença e que assim florescem melhor, ficando mais viçosas. Como seres vivos que são, não me admiro nada que necessitem de amor e atenção ou então da presença das da sua espécie, como aconteceu com a tua planta velhinha. E que flores tão lindas!

Tens razão.Os seres humanos precisam muitas vezes de estímulo, bastando uma palavra para criarem ânimo e encararem a vida de uma forma mais positiva.

Desejo-te a continuação de bom domingo e boa saúde.

Beijinhos

Olinda

vieira calado disse...

Julgo que havia dessas flores, no meu quintal, quando eu era menino...

Bjssss

MARILENE disse...

Mariazita, sempre ouvi dizer que conversar coma as plantas as fazem ficar mais belas. A bronca que recebeu (rss) foi estimulante. Nós também precisamos, vez ou outra, de um cutucão, por não percebermos que estamos deixando de nos cuidar, de ver beleza na vida, de realizar melhor alguma atividade. Estímulo e carinho sã muito importantes para qualquer ser vivo. Grande beijo!

Sotnas disse...

Olá prezada Mariazita, e que tudo esteja bem contigo!

Postagem bem ao estilo que estou acostumado, deveras encantadora e emocionante, parabéns!
Confesso que não conhecia esta flor, como muitas outras variedades que não conheço, pois a natureza sempre desta maneira intensa e bela me surpreende, e emociona também, feito esta bela e de aparente maciez flor que cultiva em teu lar. Obrigado por compartilhar sempre textos e imagens tão belas, também pelas visitas sempre tão gentis!
E assim me vou deixando meu desejo para que teu viver seja sempre deveras intenso e feliz, abraços e, até mais!

Vilma Tavares disse...

Há momentos na vida que precisamos e muito de estímulo. Acredito que isto aconteça tanto no reino animal como no vegetal. Que o diga mimnha amiga com sua crônica.
Beijos
Vilma

madrugadas disse...

Também gosto das plantas de interior e sempre as cuido com carinho.
Em todas as plantas encontramos o mistério da vida.
Elas vestem-se de flores ou simplesmente de folhas para nossa alegria e como também afirmou para nos dar uma lição de coragem e persistência.

Bergilde disse...

É comprovado Mariazita por estudiosos no assunto de Botânica que as plantas como seres vivos que são reagem ao nosso afeto.Há experimentos que colocam até música clássica do lado delas a fim de favorecer seu crescimento...Mas,achei mesmo maravilhoso foi a sua interpretação acerca do fato.Na vida precisamos sempre de estímulo seja lá de onde for para continuarmos a percorrer nossos caminhos...Grande abraço,

Berço do Mundo disse...

Que post tão amoroso.
A Mariazita transportou-me até à infância... a minha mãe tinha uma planta destas, linda, linda, linda! ALiás, ela também fala com as plantas, mima-as e, em troca, elas desabrocham maravilhosamente.

Um beijinho enorme
Ruthia d'O Berço do Mundo

Elvira Carvalho disse...

Amiga eu não sei se é assim, nem conhecia essa planta mas que dá umas flores lindas dá.
Um abraço e uma boa semana

Evanir disse...

Amiga Querida.
As plantas embelezam a natureza
trás alegria aos nossos corações ,
e perfuma nossas vidas.
Mariazita logo mando meu mimo para
recebi seu email que pedi para confirmar.
Uma semana abençoada amiga querida.
Beijos no coração,Evanir.

Val Du disse...

Oi, Mariazita.
A natureza é fascinante.
As plantas são vivas e tem muita energia. Quem sabe interagir com elas; são recompensados. Eu não tenho dúvidas.

Beijos.

manuela barroso disse...

E enquanto a lia , ia sorrindo.
É que é a minha "foto" de seguidora de blog...
Não foi por acaso que escolhi esta flor que também nasceu na minha varanda. Ela é de uma delicadeza e beleza que por isso a chamam de flor de cera. Não sabia que tinham um tempo! Se para tudo há um tempo, porque não com algumas plantas? Há muitas pessoas que falam com as plantas. Antes sorria, complacente. Hoje penso de outra forma bem diferente. A evolução de tudo na vida..!
Lindo e enriquecedor o seu post Mariazita.
Obrigada pelo seu carinho
Muitos beijinhos

Vera Lúcia disse...


Olá Mariazita,

Eu particularmente creio que as plantam sentem e reagem como nós. Já li vários artigos que noticiam que conversar com as plantas é importante para o seu desenvolvimento. Costumo fazer isso com algumas que tenho em minha jardineira, além de cuidá-las com carinho e afagá-las.
Com as pessoas não é diferente. Quando nos encontramos mais fragilizados ou desanimados, uma boa sacudidela amiga nos traz de volta à luta e a vida.

Esta flor é lindíssima.

Ótimos dias.

Beijo.

Carla Ceres disse...

Oi, Mariazita! Minha mãe conversa com as plantas e garante que ficam mais bonitas. Eu não tenho essa experiência, mas esse seu lindo texto me deu vontade de tentar. Quanto à planta antiga que voltou a florir, desconfio que estava se sentindo só, sem outra planta da mesma espécie para namorar. Quando uma pretendente apareceu, as flores voltaram. Beijos!

Emília Pinto disse...

Muito, muito interessante este teu texto, Mariazita. Não conhecia esta flor, ou melhor, não sabia que tinha esse belo nome. Sabes, Mariazita, a minha mãe também conversa muito com as plantas e diz que é por isso que estão sempre bonitas. Eu tenho plantas e de vez em quando sinto necessidade de trocar os vasos, mexer na terra; sinto que me faz muito bem, mas a verdade é que nunca falo com elas. De vez em quando uma ou outra se vai, mas penso que não é por estarem zangadas com o meu silêncio; elas já me conhecem e sabem que gosto delas e as respeito.A tua planta talvez estivesse a precisar de uma companhia que " que falasse a mesma língua " para assim poder contar as suas experiências de " planta mais velha "; com certeza que as mais novas gostarão de ouvir as histórias da avózinha!!! Beijinhos, Mariazita e espero que estejas bem, agora que a Primavera já nos está a brindar com sol.
Emília

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Quem sabe?
O nosso conhecimento
é tão pequeno
diante da imensidão
da vida...

Acorda a alegria em ti,
como quem acorda uma criança muito amada...

Mariazita disse...

Vilma, minha querida amiga
Não imagina o prazer que me dá vê-la aqui nesta minha/sua casa!

Lamento que ainda não tenha decidido criar o seu próprio blog... mas ainda não perdi a esperança de poder visitá-la num espaço seu.

Até lá...envio um abraço do tamanho do mundo (para poder atravessar o oceano...)e desejo-lhe dias muito felizes.
Beijinhos

Vera Lúcia disse...


Olá Mariazita,

Obrigada pelo carinho de sua visita.
Desejo-lhe belos dias de paz e alegrias.

Beijo.

Graça Sampaio disse...

Não conhecia estas flores e que lindas são!!!
O diálogo é de um incrível bom gosto! (como sempre, aliás!)

Beijinhos ... de estímulo?

Louraini Christmann - Lola disse...

Que lindo!!
Adorei.

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

O bom tempo parece estar garantido (finalmente...), e eu venho desejar que o possas aproveitar, com boa disposição: Bom fim de semana!

Beijinhos amigos.
Vitor

Canto da Boca disse...

Uma bela composição (como sempre), imagens e texto. És uma narradora excelente, Mariazita, e nos mantém interessada na leitura, do começo ao fim!

Um beijo grande, minha flor, um sábado lindo e produtivo!

Beijinhos!

;)))

Evanir disse...

É exatamente nas mãos de Jesus que devemos nos colocar quando as coisas não vão bem.
Se a luta está pesada, busque auxílio nele.
Somente em Jesus encontramos a verdadeira segurança e a verdadeira paz.
Agradeço o carinho e compreensão pela demora,
em retribuir sua visita tão carinhosa.
Deus abençoe seu final de semana .
Beijos no coração e meu eterno carinho,Evanir..
Amada estarei enviando seu mimo nesse final de semana tenho corrido muito
para tentar resolver o que fazer para suportar a dor ,
pois 3 médicos não quis fazer minha cirurgia devido a arritimia cardiaca todos temem uma parada cardiaca no decorrer da cirurgia.
Meu plano de saúde vai me encaminhar para o hospital deles em São Paulo.
Segundo eles devo ficar internada para exames com uma junta médica
para decidir se existe uma possibilidade nem que seja minima de de fazer a cirurgia.
Te Amo Mariazita.

Duarte disse...

Tive uma, estava linda, mas possivelmente o muito calor do verão e água insuficiente fez com que perecesse, fiquei desgostado, mas um mês é muito tempo.
Gostei da narrativa.
Abraços de vida

JP disse...

Olá Mariazita,
Depois de um retiro estou de volta.

Não sou grande entendido em flores, não sei "falar" com elas, mas trato-as sempre bem.

Beijinhos

Maria Rodrigues disse...

São tão lindas, também tenho uma na minha casa da Alentejo, todos os anos se enche de lindos cachos de flores e coitada nem sequer é lá muito bem tratada, é regada pela pessoa que lá vai cuidar das flores do quintal e nada mais.
Um grande beijinho
Maria

Graça Pereira disse...

Adoro esta planta...deram-me uma vez um pequeno rebento mas que não sobreviveu. Quando for ao horto irei tentar comprá-la!
A Lina percebe destas coisas. Nós, e a natureza somos iguais. Por vezes acontecem-nos momentos de desânimo e queremos desistir dos nossos sonhos...mas, se tivermos companhia, alguém que aguce as nossas qualidades e capacidades...aí, florimos de novo!!
Como vais minha querida? Não tenho aparecido mas, não te esqueço!
Beijo e uma semana muito boa.
Graça

Lindalva disse...

Lê tua postagem Mariazita foi um estímulo e tanto... beijos no coração e tenhas uma doce semana.

Mª João C.Martins disse...

As plantas, porque são vida, têm a sua própria sensibilidade, e de alguma forma, quando falamos com elas, transmitimos-lhes uma energia especial que lhes dá força e vitalidade.
Lindas as tuas flores, estas e os teus lírios, que já conheço de há muito tempo!

Um grande beijinho, Mariazita. Ando mais ausente... mas não me esqueço de ti!!!

Evanir disse...

Minhas saudades é muito grande
de estar sempre presente no seu blog.
Estou tentando voltar correndo de tanta saudades
de visitar a todos que tenho muito carinho.
Eu vivo justificando sempre minha ausência
fico triste demais a presença de cada amigo (a)
é muito importante para mim.
Fico feliz não só de receber ,
mais de retribuir o carinho que sempre recebi.
Espero tudo ficar bem em minha vida
e nunca mais ficar longe de você.
Eu não estou fazendo uma lamentação
cada um de nós tem dificuldades ,
e problemas na vida também.
Foi a única forma de
justificar minha ausência falando
aquilo que realmente estou passando.
Deus abençoe sua semana .
Beijos no coração carinhos na alma.
Evanir..
Com Cristo tudo eu posso.
Eu posso suportar.

Penélope disse...

As flores requerem de tanto carinho e cuidados assim como nós. Eu amo as minhas e faço delas minhas filhas. Há uma história por aqui que dizem que a casa que tem flores de cera e filhos a casar eles não se casam... lógico que é crendices, mas uma amiga minha, quando soube da história fez a mãe dar embora a que tinha em casa. Quem saiu ganhando foi minha mãe que ficou com uma linda planta. Temos o pé até hoje.
Beijinhos, minha querida!

manuela barroso disse...

E embalada pelas nossas flores aqui vim deixar o meu beijinho de fim de semana Mariazita. E que a nossa flor de cera volte a alegrar os olhos que a admiram
Beijinho grande

Evanir disse...

É difícil compreender o rumo da vida em alguns momentos.
Mas de uma coisa não se pode esquecer:Nada é a toa.
Às vezes,
o melhor parece ser o pior, e o certo aparenta ser errado, mas tudo faz parte,
tudo contribui ao crescimento e tem um porquê.
Viver vai muito além de explicações e ultrapassa todo e qualquer entendimento.
O IMPORTANTE É SER FELIZ! SEMPRE.
Deus esteja sempre presente em sua vida.
Um feliz e abençoado final de semana.
Beijos no coração carinhos na alma,Evanir..
Em tempo::Agradeço o carinho
das palavras deixadas com tanto amor
na minha viagem.
Agradeço de coração ,
e saiba você é uma parte da minha vida.
Nesse final de semana se Deus quiser faço seu mimo amada.

Lilá(s) disse...

Mariazita, que linda e interessante a conversa com a plantinha! fez-me lembrar que tive uma durante quase 20anos, estava enorme e todos os anos floria. Quando começaram os meus fins de semana e escapadelas constante para a margem sul, acho que ela sentiu a minha falta e então morreu! esqueci-me de falar com ela, foi isso, ela ressentiu-se...
Bjs

manuela barroso disse...

olá Mariazita,
Ontem feriado, jardinando. fui ver a minha planta de cera. Lembrei a sua história e espreitei-lhe as folhas...e sorri.
Um bom fim de semana com um terno abraço

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

A sexta já entrou sábado adentro, mas acho que ainda venho a tempo:de desejar-te um bom fim de semana, com saúde e boa disposição.

Beijinhos amigos.
Vitor

Cecília Romeu disse...

Mariazita, querida!
Vim desejar um excelente fim de semana e espero que esteja tudo bem contigo e tua família.

Grande beijo!

Ana Cecilia Romeu disse...

Mariazita,
claro que podes copiar a minha frase, será uma honra!

Grande beijo e ótimos dias, obrigada pelo belíssimo comentário por lá!

Ana Cecilia Romeu disse...

Obrigada Mariazita!
Muitíssimo obrigada. Fiquei emocionada... e choro por muito menos, garanto isso.

Grande beijo, querida amiga!

PS.: Por lá corrigi também, agradeço a atenção.

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga passei para saber como está e deixar um beijinho.
Bom restinho de domingo
Maria

Vera Lúcia disse...


Olá querida,

Obrigada pelo carinho da visita.
Um belo restinho de domingo para você e família.

Beijão.

MARILENE disse...

Você é um encanto em suas visitas e em suas postagens. Obrigada pelo carinho. Desejo-lhe uma iluminada semana. Bjs.

manuela barroso disse...

Olá Mariazita,
Que bom sentir a alegria de todos os "filhotes". A minha ainda só florirá mais no calor. Aqui ainda esta frio embora primavera.
Com sorriso, o certo é que despertou! Uma alegria para os olhos com tal perfeição
Beijinho muito grande querida

lis disse...

Que bacana esse texto Mariazita,
falar com as flores é uma delícia , mesmo , no momento estou sem nenhuma o que lamento muito.Tinha umas violetas que não aguentaram o verãozão daqui,
Obrigada pelo bonito e carinhoso comentário tá? fico muito feliz de ter sua amizade,
um abraço grande

Sotnas disse...

Olá prezada amiga Mariazita, desejo que tudo esteja bem contigo!

Passando para saber como está, e desejar que teu viver seja sempre abençoado pelo criador, um abraço e até mais!

Ah, eu penso que não há distância que impeça a amizade, ainda mais quando bate a saudade!

Tudo de bom pra você, felicidades!

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

Como tem passado?
Parece que, finalmente, a Primavera chegou.

Li o seu texto, que não irei comentar, por não o estar a fazer também nos outros blogues.

Passei para lhe oferecer flores, beijos e abraços saudosos.

Um resto de boa semna, com mor.

Beijinhos da Luz, com estima.

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

Agora que a Primavera parece já ter chegado, desejo-te um bom fim de semana bem passado, com saudinha e boa disposição.

Beijinhos amigos
Vitor

Duarte disse...

Volto para dizer-te que não voltei a ter uma flor tão bonita como aquela.
Também gosto de lírios! Este ano deu muitos mas já deram o seu adeus.
Mesmo assim não me queixo, pois tenho o terraço pleno de cores.
Um abraço bem grande e cuida-te muito

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Venho desejar-te um Feliz Dia da Mãe.
Como vai a saúde e a disposição? Agradeço-te as visitas ao meu cantinho, em que me levas sempre palavras lindas e calorosas.

Bjinhos e tudo de bom.

Olinda

Emília Pinto disse...

Hoje passo para te deixar um beijinho muito especial pelo dia das mães. Que saibas ser muito feliz não só hoje mas sempre. Um belo dia, amiga!
Emília

Maria Emilia Moreira disse...

Olá Boa noite!
Gostei de ler o texto sobre as flores de cera! Também eu tive uma trepadeira dessas na casa onde morei anteriormente! Depois com a mudança não cuidei dela e quando me apercebi ...estava irremediavelmente seca!
Vou comprar outra, pois acho-as muito lindas! Saúde, boa disposição e o meu abraço.
M. Emília

manuela barroso disse...

Olá mariazita, que o dia da mãe tivesse sido com muitos mimimnhos e que o amor se prolongue sempre!
Obrigada pela visita tão gentil e um beijinho grande

Ana Cecilia Romeu disse...

Querida Mariazita!

Mesmo com um dia de atraso gostaria de te desejar um feliz dia das mães, pois sabemos nós mães, que ele se faz todos os dias!
Muito obrigada pelas felicitações de aniversário, fiquei muito feliz com a lembrança!
Grande beijo e ótimos dias!

Bergilde disse...

Mariazita,
Desta vez venho só pra te deixar um abraço de feliz dia das mães(sei que já passou aí em Portugal),mas fica sempre a lembrança de uma amiga do blogspot por quem tenho carinho e admiração_Você!

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Eu já tinha estado aqui, já tinha lido essa linda postagem e, por "desligada" que sou, vi agora não registrei comentário.
Não conhecia a flor de cera. Além de linda, a história procede. Acontece com as minhas poucas (moro em apartamento). Como nós, os humanos, elas adoram uma conversa e muito carinho.
Um beijo, amiga, meu desejo de plena saúde.
Até...

Rosa Carioca disse...

As flores são lindas!
(Eu também faço carinhos nas flores...)

vieira calado disse...

Olá, como está?
Passei a ver se havia novidades...
Deixo
beijinhos.

Vitor Chuva disse...

Olá, Mariazita!

Sem saúde tudo tende a perder a graça,eu sei: Vai-se a paciência, a disposição, mais a a vontade de fazer o que quer que seja...e só resta aguardar que ela volte..

Que as "enchaquecas" do passado fim de semana já lá vão, para poderes aproveitar o fim de semana que está à porta;que promete algum solzinho, o que é sempre bom para o ânimo.

Beijinhos amigos; bom fim de semana.
Vitor

Marilu disse...

Querida amiga, tenha um lindo e abençoado dia das mães. Beijokas

brisa48@bol.com.br disse...

OI QUERIDA AMIGA
MESMO ATRASADA VENHO AQUI PARA DEIXAR UM ENORME BEIJINHO.Quem conhece você e convive com você
sabe a mãe maravilhosa que você é
e é por essa razão, minha amiga, que hoje nesta data tão especial
eu não poderia deixar de expressar minha admiração, e render a minha homenagem
à uma mãe tão dedicada, e uma amiga tão valorosa como você.

Que Deus te proteja e guarde, minha amiga,
enchendo seu caminho de luz e possibilitando
à você a realização de todos os seus sonhos
por mais impossíveis que pareçam.

Ser mãe, é um privilégio, e ao mesmo tempo
uma sublime missão, que você tem executado
com a bravura de uma heroína.

Feliz Dia das Mães.
Ana

Val Du disse...

Feliz dia das mães, Mariazita.

Beijos.

Penélope disse...

Querida amiga, deixo para si um grande abraço e um FELIZ DIA DAS MÃES.
Que este domingo seja colorido e cheio de alegrias...

Vera Lúcia disse...



Olá querida Mariazita,

Obrigada pela carinhosa visita.

Embora o Dia das Mães em Portugal seja celebrado em dia diverso do nosso, deixo-lhe um carinhoso abraço, ainda que atrasado, pelo dia, mesmo porque as mães merecem ser celebradas a cada dia de sua existência terrena.

Um domingo maravilhoso para você e família.

Beijo.

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite minha querida !
Venho velar seu soninho e dizer que vc é uma amiga que interage muito bem com os amigos. Fico feliz pelo seu carinho para comigo.Trago meu carinho em agradecimento tbm.
Quanto o transtorno do meu blog,ainda bem que foi resolvido com tempo.Muito grata minha querida pela preocupação.
Te desejo tudo que te faça feliz ...
bjsssssssssss

Anónimo disse...

Boa noite Mariazita


Mãe,
Você merece atenção, carinho, cuidado e muito amor. Hoje mais um motivo para celebrar, agradecer e te homenagear. Parabéns pelo teu dia! Um feliz dia das mães recheado de amor, abraços e muitos beijinhos.
Deixei um mimo pra lhe homenagear na postagem de hoje do gracita mensagens. http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2013/05/colo-de-mae.html
Beijos com meu carinho e minha amizade
Gracita

Cida disse...

Que linda história, Mariazita!
Gostei demais!

Obrigada pela visita e por todo o seu carinho!

Tenha um lindo domingo e uma semana abençoada.
Receba um grande e terno abraço,

Cid@

Canto da Boca disse...

Mariazita, vim deixar um beijo e agradecer seus votos de "feliz dias das mães", além da sempre carinhosa presença no Canto!

Um beijão, minha flor, tenhas sempre felizes dias, em Portugal, foi domingo passado, pois não?

;))

Evanir disse...

Amada Amiga.
Com muita força e coragem estou aqui ,
pois não consegui chegar mais cedo.
Amada seu presente esta pronto a dias
era para Domingo passado .
Creio que cometi algum erro no envio do email voltou sem chegar no seu destino.
Agora esperei para mandar o meu também .
Por favor envia o email novamente mando assim que receber aqui ,
pois tenho tido algumas lutas tudo passa com certeza nada é pra sempre.
Um abraço de mãe aqui do Brasil.
Quanto mais o tempo passa mais carinho tenho por ti por ser uma guerreira tão grande.
Eu sei como esteve seu coração no Domingo passado .
O tempo ajuda ameniza o sofrimento porém conheço seu coração sentiu falta e saudades amada.
Eu não preciso que ninguém fale nos sabemos as dores e as perdas.
Deus te cubra de luz do infinito amor de Jesus.
Amiga , sabes te amo coo irmã sempre foi um colo para mim te agradeço por tudo.
Feliz Domingo ai em Portugal aqui do Brasil abraços do dia das mães.
Beijos carinhos ,Evanir.

Ana Cecilia Romeu disse...

Minha querida Mariazita!
Muito obrigada pela lembrança do dia das mães! Fiquei feliz com sua companhia.
Grande beijo minha flor amiga!

Fátima disse...

Mariazita
as flores sentem mesmo, isso nós sabemos, e elas reagem de acordo com o tratamento, com certeza.
Tenho uma tia, uma das minhas MÃES,
que fala com as flores... e elas florescem... florescem...
Tenho medo de vê-las adormecidas,
pq minha tia está tão idosa...95 anos! Mesmo assim ela cuida do jardim.
Um bj minha querida.
Vc é uma pessoa muiiiito especial, desejo-lhe dias bons, todos floridos.
Com carinho
de
uma flor
rosa
de
Fátima

Regina Magnabosco disse...

Vim agradecer o seu tão simpático cumprimento pelo Dia das Mães e me encontro com este belo texto das flores de cera (não as conhecia).
Adorei! Eu também converso com uma plantinha que tenho... mas só converso de vez em quando, vou dar mais atenção a ela.
Feliz Dia das Mães também.
Um beijo!

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga embora co atraso venho agradecer a mensagem do dia da mãe e espero sinceramente que tenha tido um dia muito feliz. Peço desculpa da minha ausência nas visitas mas a vida complicou-se um pouquinho e não tenho tido práticamente nenhum tempo disponivel para navegar, os meus posts estão agendados e vão saindo ...
Uma boa semana
Beijinhos
Maria

http://odeclinardosonhos.blogspot.com disse...

Olá Mariazita!
Este post chamou-me a atenção pois eu também tenho uma flor destas e que já algum tempo não dá flor!!
Será que vou ter que utilizar os mesmos métodos?!
Bem falar com elas eu já falo, falta mesmo é comprar outra para lhe fazer companhia!!!
bjs
anacosta

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita
Que maravilha de texto e que história tão interessante! Eu também falo com as minhas plantas.Só é pena, na cidade ter tão pouco espaço para elas! Mas na aldeia,vingo-me: até planto horta e orgulho-me de a ver crescer,visto que não estou lá sempre.
Muito obrigada por ter partilhado a sua história,que se adapta perfeitamente a pessoas,pode crer.
Bom fim de semana.
Beijinhos da
Beatriz

Unknown disse...

Esta foi a primeira postagem que li aqui no seu aconchegante blog e desde aquele dia sempre dou uma passadinha por aqui pra te imaginar sentada na sua sala ou varanda ou mesmo no seu quintal, me contando tão delicadas histórias e ver uma mulher tão apaixonada por tudo e por todos na sua vida.
Abraças querida!

Cris Ramos disse...

Tenho uma dessa aqui em casa...é muito linda e cheirosa. Amei o seu relato sobre ela.
Bjinhos de Curitiba-Paraná-Brasil!!!

Cris Ramos disse...

Tenho uma dessa aqui em casa...é muito linda e cheirosa. Amei o seu relato sobre.
Bjinhos de Curitiba-Paraná-Brasil!!!