sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CENAS DA VIDA REAL

A TI MASDÉ

Caminhando pela vereda estreita, com destino à casa da Ti Masdé, a “menina Aurora” ia meditando nos últimos acontecimentos, com especial incidência naquele que mais a tinha afligido – o acidente com a camioneta de passageiros.
Estava em casa, muito descansada a tratar dos seus afazeres, quando, de repente, começou a ouvir gritos e batidas na porta de casa: - Menina Aurora, menina Aurora! Venha depressa! Uma camioneta roçou pela parede do Amaro, e há muitas pessoas feridas.
Não pensou duas vezes. Largou imediatamente o que tinha entre mãos, dirigindo-se apressadamente para o local do acidente, que distava muito pouco de sua casa.
Ali chegada, a cena que viu assustou-a e petrificou-a por momentos: inúmeras pessoas escorrendo sangue dos braços, entre elas várias crianças, algumas quase desmaiadas, todas chorando ou gritando, uma confusão enorme.
Um dos presentes em poucas palavras contou-lhe o que sucedera: “Uma camioneta que regressava de uma peregrinação a Fátima, ao cruzar-se com um automóvel, desviara-se do centro da estrada, não muito larga, encostando-se demasiado à parede de uma casa. Como estava muito calor, (era o mês de Agosto) as janelas iam todas abertas, e as pessoas com os braços pousados nos caixilhos. Quando a camioneta roçou pela parede, os braços foram raspados com toda a violência, causando ferimentos enormes em todos os que iam sentados do lado direito da camioneta. Só escaparam ilesos os que viajavam no lado esquerdo da camioneta, assim como o motorista que, naquela momento levava as mãos à cabeça, em desespero, com um ar completamente descontrolado.
A “menina Aurora” fez um esforço para reagir e dirigiu-se rapidamente a casa. Agarrou um lençol lavado que aguardava ser passado a ferro, e rasgou-o em várias tiras. De seguida segurou a sua saqueta de primeiros socorros, e, em passos apressados, dirigiu-se de novo ao local do acidente.
Depois de recomendar a um dos habitantes locais que haviam acorrido ao local que fosse imediatamente chamar o médico, com gestos precisos e seguros começou a limpar e desinfectar feridas, envolvendo os braços feridos com as tiras do lençol. Tentou dar preferência às crianças, mas as pessoas atropelavam-se com o intuito de receberem tratamento o mais depressa possível.
Já ela tinha atendido um grande número de pessoas quando apareceram o médico e a enfermeira, que se encontravam no consultório médico. Ambos ajudaram a tratar das pessoas que ainda não haviam recebido tratamento. Depois de todos terem sido socorridos foi oferecida água a todos, que, aos poucos, se foram acalmando.
Foi então que o médico pronunciou aquelas palavras que foram a melhor recompensa para a “menina Aurora”:
- Todos têm que agradecer a esta senhora, porque se ela não os tivesse atendido tão prontamente, provavelmente alguns de vocês iriam ter graves problemas de infecções nos vossos braços.

Agora, a caminho da casa da Ti Masdé, a “menina Aurora” esboçou um leve sorriso ao recordar as palavras do médico, e pensando: "Ora, qualquer um teria feito o mesmo; eu apenas reagi mais depressa".
Apressou o passo, pois não queria ser surpreendida pela noite no seu regresso a casa, e para tratar da Ti Masdé ainda demorava algum tempo.
Ao fim da vereda deparou-se com a choupana onde se encontrava a mulher conhecida por “Ti Masdé”, cujo nome era Maria José. Viúva há muitos anos, com os dois filhos emigrados em França e dos quais há muito tempo deixara de saber notícias, vivia da caridade alheia, mais concretamente da caridade de duas senhoras – a “menina Aurora”, e uma sua amiga, a Dona Flor.
Esta, todos os dias mandava uma criada ir levar o almoço à Ti Masdé; a “menina Aurora” ia todas as tardes levar-lhe o jantar, e tratar da sua higiene, já que a pobre mulher se encontrava acamada.
O casebre tinha uma divisão com chão de terra batida, e ao fundo um pequeno quarto onde agora não era possível dormir porque sofrera uma enorme rachadela na parede, separando-o da outra divisão, e ameaçando desmoronar-se a qualquer momento. Na “sala” havia uma lareira, à esquerda, e a seguir, encostada à parede, uma mesa com um ou dois pratos, talheres e canecas em cima; e à direita, ao fundo, um colchão no chão onde se encontrava a Ti Masdé.
Todos os dias a “menina Aurora” cumpria o mesmo ritual:
_ Colocava o jantar em cima da mesa e acendia a lareira. Depois lavava o melhor que podia aquele corpo doente, mudava-lhe a roupa da cama, que levava da sua casa, e vestia-lhe uma camisa lavada. Ajudava-a a sentar-se encostada ao travesseiro, e punha-lhe o prato da comida em frente. Aguardava que ela comesse, recolhia a roupa suja e a louça usada, e despedia-se com um “até amanhã, se Deus quiser”.
Esta senhora, de cerca de cinquenta anos, casada e Mãe de cinco filhos, com a sua casa para tratar e governar, realizou esta tarefa por largos meses, desde que a Ti Masdé caíra à cama, até ao final dos seus dias. Enquanto ela, com maior ou menor dificuldade, se foi movimentando, ia todos os dias almoçar a casa da Dona Florinda, e jantar a casa da “menina Aurora”, para a qual trabalhara quando era nova e tinha saúde para o fazer. Mas, com o avançar da idade e a falta de saúde, vivia dependente dessas duas senhoras.
Não pretendendo menosprezar o bem que praticou a Dona Flor, mandando a criada levar o almoço à Ti Masdé, não posso deixar de realçar a acção da “menina Aurora”, duma bondade extrema, com um coração gigantesco, praticando, ao longo da sua vida, acções que muitas outras pessoas se recusariam a executar.
Numa das férias que sempre lá passei enquanto estudante um dia pedi-lhe para a acompanhar a casa da Ti Masdé.
Entrei naquela “sala” escura, com as paredes negras do fumo da lareira, e um insuportável, irrespirável cheiro, que me deu volta ao estômago e me obrigou a ir para o ar livre passados poucos momentos. Sentei-me no muro de pedras soltas da vereda, e aguardei. Passado algum tempo, que aproveitei para respirar fundo e retirar dos pulmões aquele ar empestado que respirara dentro do casebre, apareceu a “menina Aurora”.
Não me contive sem lhe dizer:
- Não sei como é que a Mamã aguenta fazer isto todos os dias!
Sim, a “menina Aurora” era a minha Mãe, uma Mulher extraordinária, a quem presto esta singela homenagem, do mesmo modo que a homenageavam todos os que a tratavam, carinhosa e respeitosamente, por “menina”, mesmo depois de ela ter completado os oitenta anos.
Ocorreu-me escrevê-la e publicá-la agora, que estamos a duas semanas de homenagear a que foi Mãe de Jesus.
 
 E, como só voltarei no próximo ano, dia 14 de Janeiro de 2013, desejo a todos um feliz Natal e um Ano Novo radioso. 

104 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Mariazita
Passo, com calma, bem antes da data, para desejar-lhe, com carinho fraterno, que vc tenha Boas Festas neste fim de ano!!!
"A felicidade é com a gota de orvalho numa pétala de flor, brilha tranquila, depois que leve oscila e cai como a lágrima de amor".
Que vc seja muito abençoada e feliz!!!

Zé do Cão disse...

Ti Masdé
afinal a camioneta que voltava de Fátima não vinha abençoada.
Ou de outra maneira - Não viesse abençoada era muito pior.

Até Janeiro - Minha amiga

Elvira Carvalho disse...

Fez muito bem em homenagear sua mãe, que pelo que conta era uma mulher admirável.
Um santo Natal, e até Janeiro

Silenciosamente ouvindo... disse...

Lindíssima homenagem à senhora
sua mãe. Há pessoas que dão tudo
de si aos outros, estão sempre
prontas a ajudar, e isso não
tem preço. São dignas de todo o
respeito.
Então amiga, que junto dos seus,
viva esta data que se aproxima
com o calor do amor que entre vós
existe. Um grande beijinho da
sempre amiga.
Irene Alves

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

Soube-te certamente muito bem recordar a tua mãe e as bonitas acções por ela praticadas. Masdé, lembra-me nome de alguém, lá do lugar onde cresci e vivi, mas confesso não sei quem.Será abreviatura, mas também não sei de quê...
Eu, confesso, tenho um enorme respeito e admiração por pessoas como a tua mãe, até porque não tenho a certeza de que seria capaz de fazer o que pessoas como ela fazem...Acho que já esses traços de generosidade já nascem, ou não, com cada um de nós.
Foi muito bem escolhido o tema aqui trazido, já que combina lindamente com a quadra que atravessamos.
Também eu, amanhã, irei dedicar um post à minha mãe - que ainda por cá nos faz companhia.

Beijinhos amigos, e que encontres junto dos teus a razão para teres um FELIZ NATAL!

Vitor

chica disse...

Linda tua homenagem bem mereci
da. Gostei de ler os detalhes todos. beijos,FELIZ NATAL e que 2013 chegue cheio de alegrias ,saúde, Paz e muito amor! beijos,chica

Daniel Costa disse...

Mariazita

Escreveste uma bonita história familiar, sem necessidade de ficcionar. Os tempos são outros, será muito dificil encontrar mais "meninas Aurora", que tanta falta fariam nos tempos que correm. Recordas a senhora tua mãe, muito a propósito da época natalicia, afinal de todas as épocas. Interessantes as peças que guardaste. Peças que herdaste, mas também herdaste o toque de boa samaritana que há muito te reconheço e que tentei espressar em poema (HOMENAGEM).

Beijos de amizade

António Querido disse...

Histórias sempre interessantes de serem lidas!
Um feliz Natal, ótimas férias e bom regresso, deixo o meu abraço.

Unknown disse...

Mariazita adorei o texto uma linda história apesar do acidente.
Um feliz natal para ti e familia com tudo de bom dentro daquilo que é possivel.
Beijos
Santa Cruz

Marilu disse...

Querida amiga,

O céu se iluminou,
a estrela apareceu,
os anjos entoaram louvores,
nasceu o filho de Deus.

Numa gruta em Belém,
veio ao mundo o Salvador,
trazendo em suas mãozinhas,
verdade, paz e amor.

Seu bercinho foi uma
manjedoura,
pobrezinha e frugal,
que as bençãos do Deus menino
se renovem neste Natal.

Desejo a você e a todos aqueles de mais ama, um
lindo e abençoado Feliz Natal. Beijocas

Unknown disse...

Bom dia Mariazita amiga mui querida!
A Menina Aurora tua mãezinha querida, que; com a sensibilidade de ver a dor alheia com os olhos do coração, e assim; seguir a vida a fazer o bem como poucos que por este *planetinha passam...
Estamos aqui apenas de passagem e o que podemos deixar como presente para nossos filhos é o amor com que lidamos com a dor alheia e tua mãezinha cumpriu lindamente sua missão.
Amiguita, esta linda homenagem tocou-me o coração, e fico aqui pensando o quanto foste feliz em sua meninice com os exemplos admiráveis da vossa mãezinha.
Parabéns à ela e para ti que soubestes guardar como um tesouro seus belos ensinamentos e jamais te esqueceres de cada gesto doado em favor do próximo. Minha admiração por ela e por tí querida.
Quero desejar-te Um Feliz Natal com Alegria, Amor e Paz entre os seus.
Que o menino Jesus e sua mãe Maria estendam seus braços por sobre seu lar iluminando a todos.
Meu beijo com muito carinho e amizade por ti amiguita que eu amo.
Fica com Deus e até janeiro...
Sempre Jady

Magia da Inês disse...

★ ♫♫

Gostei da história, do jeito que você escreve é uma delícia ler.
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Brasil

❊..(
✿.(,)
❊|::::|.☆¸.¤ª“˜¨
✿|::::|)/¸.¤ª“˜¨˜“¨
❊|::¸.¤ª“˜¨¨˜“¨
✿%¤ª“˜¨¨☆☆☆☆
❊#ª“˜¨ ☆☆☆☆☆

Graça Sampaio disse...

Linda história! E linda a "menina Aurora". E não era por caridade que ela era assim! Não como a "menina Jonet"...

Até Janeiro, querida amiga e passa bem - o melhor possível.

Beijos natalícios.

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga uma homenagem maravilhosa à sua mãe, uma pessoa tão especial.
Como a minha próxima semana vai ser muito dificil em termos profissionais, aproveito também para lhe desejar um Natal muito Feliz e um bom ano 2013. Que a Luz e o Espírito de Amizade, Fraternidade e Amor do Natal, consigam prevalecer no coração dos homens, ao longo de todos os dias do ano, para seja sempre Natal.
Beijinhos
Maria

Daniel Costa disse...

Mariazita

O que leste foi o poema anterior, o selo é que foi postado repetido. O que frisas, podes ter razão sim, porém tem em conta que leste um poema, nesses pode haver sempre um certo lirismo a não fujo, antes acho jeito.
Beijos de amizade

Sotnas disse...

Olá Mariazita, desejo que tudo permaneça bem contigo!

É o que sempre se ouve dizer. Alguns anjos nos são enviados na forma humana, dotados de intensa sensibilidade, com a tarefa de fazer sempre o bem a nós, simples mortais. Claro que com um diferencial, não esperam outra recompensa que não saber que nos fez sentirmos felizes.
Pois é prezada amiga Mariazita, talvez este seja o caso deste iluminado ser que você homenageia com este belo escrito, a sua querida mãe!
Como sempre um escrito deveras tocante no emocional dos que por cá passam para ler-te, parabéns!
Também aproveito que por cá estou e deixo a você meu desejo que tenha em teu viver sempre a felicidade intensa, bons festejos de encerramento de ano, enorme abraço e, até mais!

Cecília Romeu disse...

Mariazita, querida!
Linda a história de menina Aurora! Sensível, muito bem descrita, pois me vi ali na cena, como se junto a elas estivesse.
E a imagem, também me emocionou, pois os objetos, cartas, recordações, é a pessoa aqui conosco, e essa homenagem foi de uma grande sensibilidade e talento!

Mariazita, querida, lhe desejo um Natal o melhor possível, dentro de todas as condições, mas que sinta junto a teus familiares mais queridos a força de Deus e a energia positiva desta brasileira que tem uma admiração especial por ti, sinceramente.

Também estarei em breve pausa, mas nos vemos com certeza em 2013. No caso de querer trocar uma palavras, fique `a vontade, por favor, é só deixar um comentário lá no meu blog com o seu e-mail que não o publico e lhe respondo, tá bom?
Grande beijo e tudo de melhor!

Graça Pereira disse...

Uma história onde há ternura e amor. Gosto de te ler.
Hoje deixo-te um abraço muito apertado e amigo pela quadra que se aproxima, em que os lugares vazios nos marcaram mais! Mas, tudo isso, se irá diluindo com o tempo porque, Deus não nos dá mais do que aquilo que podemos aguentar. Estou contigo. Volto em Janeiro.
Mil beijos
Graça

Fátima disse...

Mariazita, minha querida e sempre doce amiga, agora está explicado... não poderia ser diferente sendo filha de quem é...
Que Deus a abençõe sempre,que o Natal venha sereno e cheio de luz e que os dias do ano novo brilhem e brilhem, cada vez mais iluminando a sua vida. Um bj
com carinho
uma flor
rosa
de
Fátima

Lilazdavioleta disse...

Mariazita os seus escritos deixam -me ,tantas vezes , com um certo brilho nos olhos .
" Vê - se " que é filha da Menina Aurora .

Entretanto , agradeço e retribuo os votos de Bom Natal .

Beijo grande ,
Maria

Vera Lúcia disse...


Olá Mariazita,

Bela e doce homenagem a esta admirável "menina", este ser iluminado que soube fazer diferença da vida do próximo, principalmente na da TI MASDÉ.

Deixo-lhe, também, meus votos para um Natal Feliz, junto aos seus entes queridos, e que 2013 seja portador de muita alegrias e realizações.

BOAS FESTAS!

Beijo.

Bergilde disse...

Belíssima homenagem!
Um grande abraço acompanhado de meus sinceros votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo pra você também!

Leninha Brandão disse...

Minha querida Mariazita,

Que alma nobre a de tua Mamã! E que coração de ouro, levando-a a praticar tão belos atos de caridade cristã!
Bela e real história, amiga, que narras com tua habitual genialidade ao contar um fato e nos prenderes às tuas palavras.

Um Natal mui feliz para ti e toda a tua família e que as bençãos do Menino Deus caiam sobre todos.

Bjssssss,
Leninha

Regina Magnabosco disse...

Mariazita, cada leitura que faço em seus blogs me faz gostar mais de você, por ser a pessoa que é e por escrever de forma tão agradável.
Que linda "mamã", a sua. O mundo é carente de mais pessoas assim.
Meu tempo anda apertado pra ler e escrever mais, mas espero logo me reorganizar pra isso.
Um grande abraço e Feliz Natal!

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Uma ideia maravilhosa trazeres-nos esta passagem da vida da tua Mãe, aliás, pelo que li o fazer bem aos outros era uma constante na sua vida.

E esta quadra natalícia, embora nos traga saudosas recordações dos nossos entes requeridos, é propícia para trazermos ao calor do nossos corações histórias de vida que nos dão o exemplo e um grande incentivo para continuarmos.

Porque, 'Tudo vale a pena se a alma não é pequena' lá dizia o Poeta, às vezes um simples sorriso faz milagres, aliviando quem sofre na sua solidão.

Desejo-te um Bom e Santo Natal e até 2013, se Deus quiser.

Beijinhos

Olinda

brisa48@bol.com.br disse...

Oi amiguxa
Á Você Com Carinho!!!

Obrigada pela amizade,
dedicação e carinho que recebi de você neste ano.
Não há no Universo palavras que possa
expressar o que sinto em meu coração.
Desejo um FELIZ NATAL
e um ANO NOVO
cheio de AMOR e PROSPERIDADE.
Que sejamos neste ano e nos demais aquela criança acolhida nos braços do PAI.
E que o ESPÍRITO da PAZ sobrevoe sobre nossos lares e pouse em nossos corações.
Obrigada por você existir.
Bj

Lilá(s) disse...

‎.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•★♥ Hoje venho desejar saúde, paz, amor e muita alegria... FELIZ NATAL!

Beijinhos

Evanir disse...

É preciso humildade para reconhecer que não fazemos ideia do que Deus está
planejando a nosso respeito. Precisamos reconhecer que pode ser algo radicalmente
diferente daquilo que já recebemos dele. Precisamos não esperar nada em especial para
nos surpreender e maravilhar ao ver o que Ele fará.
Com essa mensagem de fé esperança e amor
venho te desejar um abençoado Natal a você família e amigos.
De todo coração agradeço por compartilhar sua amizade comigo
marcando sua doce presença de Natal a Natal.
Que a festa do aniversariante seja linda e inesquecível.
Beijos no coração e carinhos na alma,Evanir.

linksdistodaquilo disse...

Linda e merecida homenagem.
Feliz Natal e Bom Ano de 2013.

Cândida Ribeiro disse...

Manita Querida,
que linda homenagem à tua Mãe!
que linda história verídica que aqui nos contas da "menina Aurora" que tão bem fazia a quem estava à sua volta.
Só podias ter tido uma Mãe assim, pois também tu és maravilhosa.
Aproveito para te deixar aqui votos de um Santo Natal e um 2013 com muita saúde e muita fé.
Um grande beijinho cheio de saudades

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!
Boa noite
Tudo bem?
Mariazita
Vim só para:
Agradecer por todo compartilhamento, carinho e amizade que me proporcionou em 2012.Aproveitar a mensagem para transmitir meu desejo mais positivo de tornar realidade os seus sonhos em 2013. E que possamos estar juntos na realização de todos eles. Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo. .
Que Jesus ilumine o seu caminho hoje e sempre .
Boas festas para você e seus familiares.
Beijos
Té...voltarei dia 03/janeiro/13.
(((Não sou de fazer isso, mas, esse comentário é basicamente "copy and paste" para todos... amigos/as, parceiros/as...em retribuição aos votos...mas a presença é física... #não sou robô(risos)... e de coração...)))
ClicAki Blog(IN)FELIZ13

Antonio Pereira Apon disse...

Saudações natalinas!

Como era de se esperar, não aconteceu o fim do mundo, e a única previsão que vale de verdade, é o nosso desejo de um feliz natal, prefaciando a escrita de um belo ano novo. Onde a esperança e o otimismo, escrevam versos de paz e realizações; fé, determinação e perseverança. Que a poesia renovadora do bem, ecoe nos corações e mentes, acordando a alma humana para a necessária semeadura do amor e o caminhar irmanados pelo propósito sincero de um mundo melhor, mais justo, fraterno e solidário.

Assim como não findou o mundo, que infinita seja a amizade, multiplicando-se pelos muitos novos anos que certamente virão.

Um abração, repleto de boas vibrações e desejos de positividades, saúde e iluminação.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Querida amiga, Mariazita.
Li essa comovente crônica, em 3 etapas, devido ao pouco tempo que tenho tido.
Hoje, conclui a leitura e quero parabenizá-la pela bela homenagem.
A Ti Masdé era mesmo uma menina excepcional. Muito lindo, o seu relato.

Um lindo Natal.
Que o Ano que vem, traga todos os dias felizes.

Beijo
da Lúcia

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

Em nome deste blogue desorganizado ... as minhas desculpas pela perda do comentário.Explicação para o sucedido, não tenho; e sei que é frustrante, e mesmo desagradável, quando tal acontece, pois que também já passei por tal.Esperemos que não se repita...
E quanto a tomar notas, também eu o faço. Senão depois andava à nora, a ter que andar de blogue em blogue, para saber onde tinha comentado.
Obrigado pelas palavras simpáticas.

E já que aqui estou renovo os meus votos de que tenhas um FELIZ NATAL e Bom Ano novo, na companhia daqueles de quem mais gostas.

Beijinhos amigos; fica bem.
Vitor

Rosa Carioca disse...

LINDO!
FESTAS FELIZES!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Mariazita

Que todos os teus dias sejam Natal e do coração nunca se apague o sol
Que todos os momentos sejam plenos de felicidade...amor e esperança
Que todos os sonhos se transformem em realidade com a força do amor
Que o espírito do verdadeiro Natal renasça nas mãos de uma criança

Os meus votos de Feliz Natal junto de todos que te são queridos e
que a felicidade e o amor estejam sempre presentes na tua vida.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Táxi Pluvioso disse...

Apesar dos portugueses celebrarem os Natal por duodécimos, venho como Cavaco Silva desejar um dentro do melhor possível. BOM NATAL

Simone MartinS2 disse...

Bom dia!
Passando para agradecer
sua Amizade durante 2012
e desejar que continuemos
juntos por muitos anos mais...
FELIZ NATAL! Que DEUS ilumine
teu Lar e traga bençãos de
renovação para todos de teu
convivio...Até Breve!

Jardineiro do Rei disse...

Feliz Natal para ti minha Amiga. Com muito calor humano. E que o 2013 traga a realização de todos os teus sonhos.

Beijito embrulhado num sorriso (com aroma de alfazema...)

João

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Venho agradecer as belas palavras que me deixaste lá no Xaile e trazer mais beijinhos, reiterando os meus votos de Bom Natal e uma boa passagem de Ano.

Beijos

Olinda

Sandra Mitsue disse...

Oi Mariazita...
Desculpa minha ausência ...Correria de fim de Ano....mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
Beijos!
San...

Rosa Azul Simone dos Passos disse...

Bom dia!
Passando para agradecer
sua Amizade durante 2012
e desejar que continuemos
juntos por muitos anos mais...
FELIZ NATAL! Que DEUS ilumine
teu Lar e traga bençãos de
renovação para todos de teu
convivio...Até Breve!
Obrigada pelo carinho...

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga a vida é uma correria constante e não tinha de pedir desculpa por não me ter dado os parabéns no próprio dia, eu como normalmente só consigo visitar os amigos ao fim-de-semana, por vezes quando chego já os aniversários ocorreram à vários dias. Agradeço do coraçãp a sua mensagem e aproveito para desejar um Feliz Ano Novo, que seja em tudo melhor do que este vai terminar.
Beijinhos
Maria

Lourdes disse...

Que belo ser humano devia ser a sua mãe!
Espero que tenha passado um Natal com saúde e que o novo ano lhe traga muita paz e tranquilidade.
Beijinhos

Magia da Inês disse...

♫♫♫.•*¨`*•..¸ ☼ ¸.•*¨`*•.♫♫♫.
Que esse seja o momento
de repensar tudo o que fizemos
e desejamos.
Beijinhos.
Brasil

¸.•°☆⊱彡
HAPPY NEW YEAR!!!!

╔═════════ ೋღღೋ ══════╗
ೋ ~~ FELIZ ANO 2013~~ ೋ
╚═════════ ೋღღೋ ══════╝

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite minha querida amiga toda iluminada.
Iluminada sempre
nas palavras que leva até meu blog,
com carinho sem igual.
Sempre leio suas mensagens
com muita, muita atenção
pois tudo o que escreve
desperta em mim emoção.
Você é um amiga preciosa
que cuidadosamente vou reter
do lado esquerdo do peito
para jamais o perder.
Neste momento especial
quero também desejar
saúde paz e amor
para sua vida encantar.
Que as festas natalinas tenha te feito mais iluminada ...
bjs com o sabor de restinho de festa !!!!!!!

Cecília Romeu disse...

Mariazita, querida!
espero que tenha passado bem na consoada de Natal com sua filha e outros tão caros a si.
Desejo imenso que esse próximo ano lhe traga renovação e bênçãos. É uma sequência, todos sabemos..., mas que seja para melhor.

Grande beijo, paz e saúde!

Daniel Costa disse...

Mariazia

Passei e aproveitei a reler o feliz caso da Menina Aurora, de que te deves sempre orgulhar. É esse orgulho exemplar que te guia e deve sempre guiar, em qualquer circunstãncia de vida. Como não tem havido tempo para o TOP SECRET OLAVO, venho convidar-te a passar ao meu MUNDO E VIDA, que está com uma entrevista minha de Anne Lieri, para o RECANDO DE AUTORES, tem muito da minnha trajectória que gostarás de conhecer.
Sinceros beijos de carinho

vieira calado disse...

Até lá, aqui deixo os meus votos de um excelente Novo Ano, para si!

Beijinhos!

brisa48@bol.com.br disse...

OI AMADINHA AMIGA

Que a chuva da paz, da esperança, da felicidade e do amor te peguem com o guarda-chuva quebrado e molhe a todos que estejam ao teu redor. Feliz Ano Novo!
Com carinho
Ana

Anne Lieri disse...

Mariazita,que história mais comovente essa de sua mãe e como é bom ter boas lembranças!Passei para agradecer sua gentil visita e desejar um ano muito feliz a vc e sua familia!bjs,

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

Concordo contigo: entre a dificuldade de arranjar um convite para o concerto em Viena e o consertar este país, é bem mais difícil esta última empreitada-sem empreiteiros à altura...
Ainda assim, o melhor será acreditar, ou fingir... que o pior já passou, e que o 2013 nos irá tratar melhor do que este 2012 nos tratou.

Feliz Ano Novo para ti e os teus, e que por aqui nos continuemos a encontrar-o que é bom sinal.

Beijinhos amigos; fica bem
Vitor

lis disse...

Oi Mariazita
Uma homenagem sublime que é reviver os momentos e situações vividas por nossas maes,
passo para lhe desejar uma passagem para 2013 de imensa tranquilidade junto aos seus queridos e muita Paz e harmonia ,
obrigada Mariazita pela presença e carinho com que nos trata a todos,
Feliz 2013

Anónimo disse...

MUITO LINDO,MARIAZITA!AMEI!


ESPERO QUE ME VISITE TB

LINDO 3013 P VC,QUERIDA.

BEIJOS


DONETZKA


Daniel Costa disse...

Mariazita

O teu comentário a cair no milagre e eu para vir-te a convividar para o TOP SECRET OLAVO, postei ontem. O convite fica com um grande agradecimento, por tudo. Por fim, desejo um 2013 de acontecimentos, capazes capazes de suavizar a vida.

Beijos de muita amizade

Nádia Santos disse...

Lindo, comovente, emocionante. Que pessoa linda, na verdade um anjo a passeio pela terra, que não mede esforços para ajudar o próximo. Obrigada por sua visita ao meu blog e volte quando quiser que será muito bem vinda e grata por tuas lindas palavras. Tenha um 2013 repleto de amor, paz, saúde e prosperidade. vou ficando por aqui. Beijo carinhoso

Unknown disse...

Amiguita Mui Querida!
Quero desejar um 2013 cheio de amor, de aromas, sabores, sons, contatos, lembranças e muitas outras, sensações.
O que conta é brindar a vida, validar crenças no coração e principalmente estar com pessoas queridas, essa é a síntese desta celebração!
Que 2013 chegue com um tantão de boas novidades, cheio de surpresas, alegrias inteiras, de sorte, saúde, paz e pessoas do bem!
Meu Beijo e muitas outras inspirações para o ano que se inicia...
Beijos com ternura e amizade,
Jady

Silenciosamente ouvindo... disse...

Minha querida amiga, agradeço imenso
as suas palavras. Quero desejar-lhe
MUITO que o seu 2013 possa ser
bem melhor.
Apesar de tudo o que nos espera,
possamos encontrar forças e sabedo-
ria para sobreviver o melhor
possível.
Desejo à amiga tudo o que desejo
para mim própria. Que a nossa
amizade se fortaleça ainda mais,
se possível.
Um grande beijinho
Irene Alves

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

Agradeço a sua visita e carinhoso comentário.
Não estou a seguir este seu blogue, mas não consigo comentar no "Lírios". Não sei qual o motivo.

DESEJO-LHE UM ANO NOVO MUITO FELIZ, COM SAÚDE E PAZ.

Beijinho da Luz, com estima.

Vera Lúcia disse...


Querida Mariazita,

Obrigada pelo carinho dos votos.

Que 2013 chegue trazendo-lhe inúmeras alegrias, surpresas felizes, saúde, paz e sucesso em seus projetos e realizações.

Muita luz e felicidades mil.

Beijo.

Graça Sampaio disse...

Volto aqui para agradecer o teu amoroso voto de Bom Ano e desejar um ano bom, bem melhor que o anterior a todos os níveis.

Beijinhos!

Anónimo disse...

OI,MARIAZITA.



NÃO CONSEGUI COMENTAR NO SEU OUTRO BLOG.LI QUE SÓ INTEGRANTES PODEM E QUE EU TINHA ENTRAR COM OUTRO EMAIL.


JÁ A ESTOU SEGUINDO TB.

SEU AVATAR E O LINK DE SEU BLOG ESTÃO NA CATEGORIA "SEGUIDRES" DE MEU BLOG.

É COMO PRESTIGIO QUEM ME SEGUE DIVULGANDO.

CREIO QUE VC TEM MAIS DE UM.VOU VER TODOS.

OBRIGADA PELA VISITA E VOLTE SEMPRE.


UM NOVO ANO DE ALEGRIAS E BÊNÇÃOS!

DONETZKA

Anónimo disse...

OI,MARIAZITA.



NÃO CONSEGUI COMENTAR NO SEU OUTRO BLOG.LI QUE SÓ INTEGRANTES PODEM E QUE EU TINHA ENTRAR COM OUTRO EMAIL.


JÁ A ESTOU SEGUINDO TB.

SEU AVATAR E O LINK DE SEU BLOG ESTÃO NA CATEGORIA "SEGUIDRES" DE MEU BLOG.

É COMO PRESTIGIO QUEM ME SEGUE DIVULGANDO.

CREIO QUE VC TEM MAIS DE UM.VOU VER TODOS.

OBRIGADA PELA VISITA E VOLTE SEMPRE.


UM NOVO ANO DE ALEGRIAS E BÊNÇÃOS!

DONETZKA

Anónimo disse...

NO BLOG OS LÍRIOS DO MACUÁ QUE TB É SEU NÃO CONSIGO COMENTAR.

DIZ QUE SOMENTE MEMBROS DA EQUIPE PODEM.

SIGO VC NOS 2 OUTROS.

BEIJOS


DONETZKA

Lilá(s) disse...

Querida amiga estou passando para desejar que a passagem para 2013 seja de muita luz harmonia e Paz.
Beijinhos
⁀‵⁀,) ✫✫✫
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫✫
.•°*”˜˜”*°•.✫✫✫ FELIZ ANO NOVO

Severa Cabral(escritora) disse...

MINHA QUERIDA !!!
VOLTEI PRA RELER SEU LINDO TEXTO,COM UM CONTEÚDO FABULOSO,DO QUAL SENTI UMA GRANDE EMOÇÃO NAS TUAS PALAVRAS QUANDO FALAS DE MÃE...

" Que Deus tome a frente e que nas noites sem luar, as estrelas brilhem mais forte, iluminando o longo caminho.
Que no próximo ano possamos ainda ser amigos e esperarmos juntos a chegada dos nossos sonhos que partiram, comemorando com imensas taças de amizade verdadeira a vinda e a realização de cada um.

Evanir disse...

O ANO ESTÁ CHEGANDO AO SEU FINAL.
CADA MÊS DE 2012 VIVIDOS FORAM MARAVILHOSOS
TREMENDAMENTE ABENÇOADOS POR DEUS.
TEVE TANTOS DIAS DIFERENTES UM DO OUTRO
CADA TROPEÇO UM APRENDIZADO.
OS MESMOS ERROS NÃO SE REPETIRAM NO ANO NOVO.
AS MESMAS ALEGRIAS TAMBÉM NÃO VOLTARAM
A SE REPETIR .
POIS ALMEJAMOS A CADA DIA SERMOS MELHORES E MAIS FELIZEZ.
TÁ CHEGANDO A HORA , JÁ É CONTAGEM REGRESSIVA
A SEPARAÇÃO DE 2012 PARA 2013 É ENEVITAVEL O TEMPO NÃO PARA.
DESEJO UM ANO NOVO DE DURADOURA FELICIDADE.
OBRIGADA PELO CARINHO .
OBRIGADA POR CADA VISITA ESPERO PARA TODOS NÓS.
UM ANO NOVO DE SAÚDE PROSPERIDADE E ACIMA DE TUDO
FÉ, POIS É NOSSA FÉ QUE FAZ MOVER O MUDO DENTRO DE
CADA UM DE NÓS.
FELIZ 2013.
BEIJOS NO CORAÇÃO CARINHOS NA SUA ALMA.
CONTO CONTIGO ,,EVANIR

Unknown disse...

⁀‵⁀,) ✫✫✫
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫✫
.•°*”˜˜”*°•.✫✫✫ FELIZ ANO NOVO, MINHA BOA AMIGA!

Beijinho,
Ana Martins

MARILENE disse...

Que possa reinventar-se, renovar-se, sentir-se muito mais forte, para viver inúmeros momentos mágicos e felizes em 2013.
Que Deus a ilumine sempre e lhe cubra de bênçãos no novo ano que está para chegar. Bjs.

Marilu disse...

Querida amiga,

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Mora uma louca chamada Esperança:
E quando todas as buzinas fonfonam
quando todos os reco-recos matracam
quando tudo berra quando tudo grita quando tudo apita

A louca tapa os ouvidos e atira-se
e - ó miraculoso voo.


Acorda outra vez menina, lá embaixo, na calçada.
O povo aproxima-se, aflito
E o mais velhinho curva-se e pergunta:
– Como é teu nome, menininha dos olhos verdes?
E ela então sorri a todos eles
E lhes diz, bem devagarinho para que não esqueçam nunca:

– O meu nome é ESPERANÇA !!

Desejo a você e a todos aqueles a quem ama um FELIZ ANO NOVO.
Beijocas

Sandra Mitsue disse...

Oi Mariazita...
Vim agradecer todo carinho no ano que passou...
Eu e a Nina desejamos um Feliz 2013 repleto de Luz, Amor, Saúde e Prosperidade.
Feliz Ano Novo!
Rainen mo yoroshiku né!" Que quer dizer: Conto com vocês no próximo ano.
Beijos!
San&Nina

Val Du disse...

Feliz Ano Novo, Mariazita.

Beijos.

Sotnas disse...

Olá prezada Mariazita, e que tudo esteja sempre bem contigo!

Passando para agradecer por tuas generosas visitas e amizade ao longo deste ano tão intenso. E desejar boas festas, e que você tenha em todos os próximos anos toda esta intensa felicidade em viver e nos contar histórias, neste teu belo e encantador espaço, um grande abraço e, até mais!

J Araújo disse...

Oi Mariazita, sei que estou um pouco ausente, mas não poderia deixar de passar e lhe desejar um Feliz 2013.

Bj

Manuel Luis disse...

Por isso os novos autocarros não tem janelas para abrir, o que impede qualquer condutor de ter um acidente, é antevê-lo. A pronta ajuda da Ti Maria foi um exemplo que deviamos seguir.
Boas festas, bom ano novo com muita saúde.
Beijos e abraços

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Mariazita

Que neste ano de 2013 que agora se inicia possamos com uma palavra de apoio e fraternidade fazer que o mundo seja melhor e que a esperança de realizar todos os sonhos seja presente sempre nos nossos corações...que a paz o amor e a felicidade seja o alvorecer de um novo tempo de amor e fraternidade.
E obrigada por me abrirem o vosso coração para eu entrar e alimentar a minha alma de carinho neste caminho que é feito por nós...mas que depende de quem nos acompanha e nos ajuda a ultrapassar dias menos bons e que estão sempre presentes com uma palavra de conforto...que secam as nossas lágrimas e sorriem com as nossas alegrias.

FELIZ ANO NOVO
Um beijinho com carinho
Sonhadora

manuela barroso disse...

E é da melhor forma Mariazita, que este ano se despede.Com vida que vivem para vidas. Uma linda e extraordinária lição de vida que fica como exemplo do que é a solidariedade linda porque incondicional.
Muito obrigada pela partilha e parabéns por este ser maravilhoso.
Feliz Ano de 2013
com um abraço

Táxi Pluvioso disse...

Venho desejar um FELIZ ANO NOVO com poucos assaltos fiscais.

Leninha Brandão disse...

Mariazita querida,

Recebi uma bela mensagem de Ano Novo, que repasso sem conhecer sua autoria. Mas, vale a pena! Um abraço e os meus votos de um muito feliz Ano Novo!!!

Dentro de algumas horas, como um trem, um Ano Novo vai chegar a essa estação.
Se você não puder ser o maquinista, que seja então o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela desfrute as paisagens com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando arbustos, riachos, tons mutantes de paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida.
E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou, não hesite.
Desembarque nela junto com os seus sonhos…
Viver é a única coisa que não dá para deixar para depois…
Desejo que a sua viagem pelos dias de 2013, seja de PRIMEIRA CLASSE!

Bjssssss,
Leninha

Regina Magnabosco disse...

Olá, querida Mariazita! Eu citei A Casa das Mariquinha no meu Ruas e papéis e presenteei o seu blog com o Prêmio Dardos. Um gra de abraço e Feliz 2013!

Magia da Inês disse...


¸.•°♡♡⊱彡

░Ӈ░ƛ░Ƥ░Ƥ░Ƴ░

Ɲ░Є░Ɯ░

Ƴ░Є░ƛ░Ʀ░ !

¸.•°♡♡⊱彡

Evanir disse...

Os fogos anunciam a chegada de um ano novo !
É hora de refazer seus sonhos ainda não realizados e acreditar que irá concretizá-los.
Soltar um olhar solidário e acalantador para os seus amigos e bocejar para os inimigos.
Aprender com os erros do ano já ido e brindar o ano bem vindo com um sorriso.
Deus derrame uma chuva de benção trazendo saúde amor e paz .
Um abraço..Um Feliz Ano Novo..
Beijos no coração carinhos na alma.
Amada aniversario do Everson ...1 de Janeiro 2013..

Olinda Melo disse...


Querida Mariazita

Venho agradecer os lindos votos que me levaste, com tanto carinho.

Desejo que este Ano de 2013 te traga muitas felicidades ao lado dos teus e muita inspiração para o teu livro.

No dia 14/01 aqui estarei para ler o teu próximo post. :)

Beijinhos

Olinda

Luis disse...

Minha Querida Amiga Mariazita,
História maravilhosa sobre Alguém ainda mais maravilhosa! Que pena que se tenham perdido estes Valores!
Beijinhos muito amigos desejando-lhe que 2013 seja bem melhor que o que terminou!

Severa Cabral(escritora) disse...

Minha linda e querida amiga !!!!!
Venho te abraçar neste 2013 com muito carinho !
E perguntar se posso ficar fazendo morada por aqui por mais um ano ?
Bjs com o sabor de um novo dia !!!!!!!

Berço do Mundo disse...

Mariazita, que linda homenagem à sua mãe e que exemplo de vida!
Possamos todos dar um pouquinho de nós e este será um mundo melhor.
Um doce 2013, eu cá estarei a acompanhar as suas palavras inspiradas.
Beijinho
Ruthia d'O Berço do Mundo

Emília Pinto disse...

Gosto de histórias.Fazem do passado ,presente, mexem com a narradora e nela se lê a saudade, estas e outras que tenho lido, são corações cheios ,que dão vida a vidas passadas, , são mostras de amor, e carinho.
Foi um momento bem passado ao lê-la.
Parabéns, e fico presa aos contos.
Até breve e um Bom Ano!
Herminia

PINTA ROXA disse...

Não sei porque mas fico "presa" aos teus textos...
Com uma mãe como a menina Aurora, só podias ser tambem a pessoa que és!...
Beijos grandes e até á tua volta.
Pinta

vieira calado disse...

Olá, amiga como tem passado?

Agora que se encetou um novo ciclo,

venho desejar-lhe um bom ano, cheio de realizações e alegrias!

Beijinhos!

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

De passagem, para te desejar um bom fim de semana; que por aqui está soalheiro, a convidar ao esticar das pernas...Espero que por aí também.

Beijinhos; fica bem.

Vitor

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Mariazita

Como sempre uma linda história e esta é especial porque é uma homenagem à tua mãe.
Espero e desejo que este ano que está a começar seja pleno de paz e amor.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

Obrigado pelos votos de Bom Dia de Reis!Que agradeço e retribuo com muito gosto, ainda que já esteja a caminhar para o fim...

Boa semana; beijinhos
Vitor

Evanir disse...

Em todo tempo procurei semear
boas sementes para colher os melhores frutos.
Tentei dar sempre o melhor de mim em busca
de amizades solidas pois sabia que um dia ia precisar
de muito apoio de um colo para me proteger.
Meu único medo é um sofrimento prolongado
nessa triste espera de uma solução que já dura um ano.
Uma certeza eu ainda tenho :meu Pai Maior não dará
fardo maior do que já carrego a ponto de perecer.
Beijos no coração carinhos na alma,Evanir..

Severa Cabral(escritora) disse...

Minha amiga querida !!!!!
Neste novo ano que está a começar estou aqui para continuar a ler as tuas belas escolhas. Quero te dizer que foi para mim um grande gosto ter convivido contigo durante o ano que passou e tenho a certeza que este convívio continuará cimentando assim esta amizade que nasceu através de palavras...
bjsssssssssssssssssss

Magia da Inês disse...

¸.•°♡♡⊱彡

Beijinhos do Brasil.
░B░O░M░°º✿♫
°º✿
º° ✿✿·. D░I░A░ !

Unknown disse...

Uma linda homenagem a "menina Aurora", uma sesnhora de oitenta anos; prestativa, solidária ao sofrimento alheio. Muito bom conto. Gostei que me enviasse seu Casa da Mariquinhas. O nome também é delicado. Deixo um abraço, aguardando novo envio. Naja

madrugadas disse...

Agradeço esta leitura. Uma vida diferente num tempo em que havia tempo para dar aos mais necessitados.
Um tema que me é muito querido´A vida nas aldeias deste pais onde todos se ajudavam e se interessavam pelos desvalidos.

As nossas mães foram as guerreiras que alem de nos criarem também nos deram estes exemplos com sabor a partilha

MARILENE disse...

Essa bondade, essa capacidade de doação, há que ser admirada e aplaudida. Quem a possui faz a diferença entre os homens. Você descreveu os fatos com tanta sensibilidade que ficou mágica a sua homenagem. Grande beijo!

MARILENE disse...

Obrigada, querida, pelos cumprimentos, por ocasião de meu aniversário. Foi uma alegria recebê-la. Bjs.

Ana Cecilia Romeu disse...

Mariazita, querida!
Vim te deixar um beijinho e espero que este ano tenha começado com sabor à esperança.

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

Ronda de sexta-feira à noite, para te desejar um bom fim de semana - se possível com bom tempo por esses lados...

Beijinhos
Vitor

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga vi o seu comentário e vim desejar as suas melhoras, desejo sinceramente que consiga restabelecer-se rápidamente.
Deixo-lhe um abraço bem apertadinho e o meu carinho e amizade.
Maria

Unknown disse...

Minha querida amiguita!
Eu estou aqui pra te deixar meu abraço carinhoso e desejar-te pronto restabelecimento.
Conte comigo minha querida.
Peço a Deus que permita a cura da sua doença e a envolva com sua luz de cura para que volte logo para o nosso convívio.
Vou sentir tua falta, por isso deixo aqui minha saudade.
Te Amo amiguita.
Bem Haja!
A Amiga de todos os dias, beijo-te com ternura
Jady

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita
A senhora sua Mãe,que Deus tem, era o que podemos chamar de «uma boa Samaritana». Belo exemplo comovente!
Oxalá muitos a imitem,ajudando o próximo,quando este mais precisa.Era uma Senhora com muito bom coração,sem dúvida e abnegada em todas as situações.No Céu,isso é o que eu chamo de mais valias.Imitou Jesus Cristo.Deve sentir muito orgulho na sua querida mãezinha!
Obrigada pela partilha de um exemplo a imitar.
Beijinhos da
beatriz