sábado, 24 de março de 2012

NÃO VEIO PARA FICAR

Não, o «Afonsinhos» não veio para ficar.
Tal como informei no final do último post, o texto que apresentei é apenas um excerto daquele que será… talvez… quem sabe?... um dia… um pequeno romance, no qual constarão alguns episódios familiares.
Não se trata de uma biografia, mas da narrativa, mais ou menos romanceada, da vida de pessoas conhecidas e seus ancestrais, e em que, num ou noutro momento, os intervenientes se cruzaram com familiares da autora.
O projecto está, ainda, apenas em embrião, não havendo, de momento, a certeza de se algum dia chegará ao prelo. Foi iniciado há algum tempo mas, perante pedidos (e insistências…) vário(a)s para que eu escrevesse as minhas “memórias” de África, o «Afonsinhos» foi relegado para segundo plano.

Como é do conhecimento de algumas pessoas, por motivos relacionados com problemas de saúde a nível familiar, o tempo de que disponho, por agora, é muito pouco, o que, por um lado tem atrasado as “histórias” de África, e por outro não me tem permitido publicar no blog com a regularidade e pontualidade de que eu fazia questão.
Sei que isso não vai afastar as amigas e os amigos, que são da melhor qualidade Image and video hosting by TinyPic
 
É essa certeza que me dá força para ir continuando, e não fechar o blog, pura e simplesmente.
Mas… voltando ao «Afonsinhos», o que vos queria dizer é que o ‘enredo’ não irá ser publicado, na íntegra, no blog, como aconteceu com o meu primeiro romance. Esse foi apresentado e
m vários episódios (cerca de 50), e só posteriormente decidi transformá-los em livro.
O «Afonsinhos» começou logo a ser escrito com a intenção de ser publicado. O excerto que aparece no meu último post serviu apenas para vos dar uma ideia do género do que me propus escrever.
Não postei o que será o início da obra, como seria lógico, porque ainda não estava bem delineado. Havia pormenores acerca dos quais eu tinha dúvidas, que entretanto consegui esclarecer.
Vou fazê-lo agora, mostrando-vos o que, na versão final, irá figurar imediatamente antes do trecho que é já do vosso conhecimento. (Agora é que se pode dizer que “pus o carro à frente dos bois”…)
O resto ficará no “segredo dos deuses”…

A SAGA DOS AFONSINHOS (título provisório…)


Na primeira metade do século XIX os senhores de Rebordões, vilarejo nos arredores de Barcelos, possuíam vastas propriedades, uma casa solarenga, e muitos assalariados ao seu serviço.
Naquele tempo, nessa zona, mais do que em qualquer outro ponto do País, as condições da vida do povo eram semelhantes às da Idade Média.
Havia um “senhor feudal” que em tudo mandava, possuidor de todas as terras num raio de vários quilómetros.
O analfabetismo reinava entre o povo; eram raríssimas as pessoas que sabiam soletrar algumas palavras.
Trabalhavam de sol a sol nas terras do “fidalgo” que, ao contrário da generalidade dos outros proprietários, era pessoa de bom coração que não faltava com o pagamento, ao qual por vezes juntava alguma ajuda, principalmente quando sabia que havia doença na família do trabalhador.
Ninguém sabia ao certo o seu nome; todos o conheciam pelo “senhor de Rebordões”, e quando se lhe dirigiam tratavam-no por “fidalgo”.
Fora registado com o nome de Rodrigo de Rebordões. No seio familiar era tratado por Rodriguinho, obedecendo a um hábito muito vulgar no Norte do País, principalmente naquela época, em que as terminologias “inha” e “inho” eram sinal de respeito e deferência.
Sua esposa, Dona Teresa – dona Terezinha, como era tratada – era uma senhora muito bondosa, de saúde débil, que dedicava muito do seu tempo a visitar as mulheres que haviam sido mães. Acomodada na sua charrete, percorria as terras de sua pertença, o que, por vezes, demorava horas. As distâncias eram relativamente grandes, especialmente para aquele meio de transporte e os rudes caminhos que havia a percorrer.
Às parturientes levava “mimos”, frutas e bolos a que, de outro modo, nunca teriam acesso; dava-lhes indicações sobre a forma de tratarem melhor os seus bebés, aos quais oferecia casaquinhos e carapins tricotados por si mesma. Nunca se esquecia de levar uma guloseima para os mais velhinhos, geralmente “confeitos”, uma espécie de rebuçados redondos, de superfície não lisa mas irregular, com “altos e baixos”, de cores variadas, feitos com açúcar e farinha. Para as crianças era uma verdadeira festa.
Dona Terezinha era adorada por toda a gente.
Carregava consigo um grande desgosto: não poder oferecer ao marido mais filhos, além do único que tinham.
Depois de uma gravidez bastante atribulada Dona Tereza dera à luz um belo rapaz que era o orgulho dos pais. Na altura o médico, amigo da família, vindo directamente do Porto para acompanhar a gestação, aconselhara a evitar futuras gravidezes, que poderiam pôr em risco a vida da Dona Tereza. Por muito que gostasse de ter mais filhos, o marido opunha-se terminantemente a sacrificar a esposa, que adorava.
Seu filho único foi baptizado com o nome de Pedro Afonso.
Sendo o “ai Jesus” da família e dos trabalhadores que o apaparicavam ao extremo, passou a ser o menino Afonsinho, nome que carregou até depois de adulto, transformando-se então no “senhor Afonsinho”.
Sabendo-se como trabalhavam os registos naquele tempo, não é de estranhar que, quando contraiu matrimónio, figurasse no livro de registos como Pedro Afonsinho.

O linho cultivava-se por toda a região do Minho, mas talvez com maior incidência na zona de Barcelos. As fábricas de fiação e tecelagem começavam a proliferar.
O senhor de Rebordões ligou-se a uma fábrica de têxteis, que existia em Braga, aumentando consideravelmente o seu património.

(Segue-se o que é já do vosso conhecimento:
… Tendo recebido uma educação mais aprimorada do que seu pai, etc. etc. etc…)




90 comentários:

São disse...

Minha neninha, como lamento esse problema de saúde! Desejo que a recuperação seja rápida e definitiva, amiga!

Fico satisfeita por saber que estás trabalhando as tuas viv~encias africanas.

Um bom fim de semana, querida

Desnuda disse...

Querida Mariazita,

Eu estou adorando a leitura e fotos destes excertos, mesmo porque adoro todas as suas histórias, lendas, narrativas... Tem sempre o sabor maravilhoso desta Casa.

Minha amada saúde para todos! Amo você.


Beijos com carinho e ótimo fim de semana.

Célia disse...

Mariazita! Ler o que você transborda em sentimentos é sempre melodioso para mim! A prioridade no momento é o fator SAÚDE. Pois bem cuide disso primeiro que o resto virá por acréscimo do bem realizado! Bj e orações da Célia.

Zé do Cão disse...

Com ou sem Afonsinos

aqui vai um bote cheio de minha amizade.
Que tudo corra bem.

J.

Maria disse...

Querida Mariazita:
Não sabia dos teus problemas de saúde, mas começava a ficar preocupada contigo. Trata-te bem, amiga. Volta, quando te sentires melhor. Fico à espera dos livros.
As tuas melhoras rápidas e beijinhos da
Maria

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

A inércia tem muita força, e o mais difícil é quase sempre o arrancar. Depois tudo será mais fácil, mesmo com todas essa limitações, que esperemos o deixem de ser em breve.E os fiéis fregueses nunca fogem...vais ver!

E pela amostra de hoje, a história promete: eu, já estou a gostar!

Beijinhos; bom fim de semana.
Vitor

Silenciosamente ouvindo... disse...

Primeiro que nada: desejo que
o problema de saúde de um seu
familiar esteja a ser ultrapassado
o mais rapidamente possível e de
forma satisfatória.
É bom sabê-la activa e fazendo
aquilo que gosta: escrever, e portanto
aguarda-se o tempo que for necessário.
Bom fim de semana.
Beijinhos
Irene Alves

Néia Lambert disse...

Mariazita que tudo esteja bem e você possa nos brindar com sua escrita perfeita e maravilhosa, sou fã das suas histórias.

Beijos

Olinda Melo disse...

Querida Mariazita

Não te preocupes porque nós estaremos sempre por aqui.Sempre que te for possivel aparecer no teu blog fá-lo que virei aqui dizer-te olá. Se não tiveres oportunidade de ir fazer comentários ao meu blog, eu compreendo perfeitamente.
Desejo melhoras ao teu marido, penso que li alguma coisa sobre isso num blog amigo. Tu também trata-te,não te deixes ir abaixo.

Quanto aos Afonsinhos a amostra que nos trouxeste aqui dá-nos uma ideia clara de que vai ser um livro cheio de emoções. Força!

Um bom fim de semana.
Beijinhos

Olinda

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

A amizade sempre estará presente.
O prioritário, no momento é o cuidado com a saúde. Estaremos sempre "ligados" à Casa da Mariquinhas...!

Quanto à "Saga dos Afonsinhos" mesmo conhecendo primeiro a "carroça", ficou tudo muito claro e já está, todos os fatos narrados, em seus devidos lugares.
Vejo que há muita semelhança, com o modo de vida muitas famílias senhoriais brasileiras, nesse século XIX...

Organize-se, com tranquilidade,Mariazita, estaremos sempre aqui, na varanda da casa, torcendo e rezando, para que tudo
saia bem.
Bom domingo!

Beijinhos,
da Lúcia

Graça Sampaio disse...

De Barcelos não conheço o Pedro Afonso, ou Afonsinhos, mas tão-somente conheci o meu pai, as minhas tias e a minha avó (infelizmente todos já falecidos) que eram de lá, bem do centro da cidade. Mas tenho prazer e curiosidade em saber mais sobre essa personagem que talvez tenha conhecido algum dos meus antepassados...

Beijinhos e bons escritos (mesmo sem grande tempo para tal)

Daniel Costa disse...

Mariazita

Pelo que nos é dado ler, está delineada uma interessante história. Como há muito te acompanho na caminhada bloguista, senti enorme prazer de ler a saga da Anita e reler no livro "LUZ AO ENTARDECER". Sei portanto das tuas potencialidades de escritora ficcionista, desejo portanto deixar um grande incentivo, para que sigas em frente.
O produtor do TOP SECRET OLAVO, realizou mais um capitulo e aproveita a deixar a informação.
Beijos

Cida disse...

Estou amando a história, as fotos e tudo o mais.

Como sempre, a amiga escreve de uma forma que nos prende e nos torna cativas.
:)

Um abraço bem terno e afetuoso.

SAÚDE & PAZ!

Cid@

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Moral da história, deste-nos um aperitivo ... tá bem, entendo-te, dou-te até razão.
Assim ficamos empolgados e assim sendo, todos compraremos o teu livro, esse o dos Afonsinhos :)))
E o outro também !!!!

Lamento que os problemas de saúde não se resolvam de vez, tem paciência e muita força.

Bom trabalho e já sabes que apesar de odiar limpar o pó, venho cá de vez em quando, dás conta??? :)))

Beijo

chica disse...

Gosto muito de te ler e torço pra que tudo fique bem por aí, com a saúde ! Aqui estamos nas Radioterapias do marido...Tudo andando! Assim, até fim de abril.


um beijo,tudo de bom,chica

Leninha Brandão disse...

Mariazita querida,

Não te preocupes e cuida de tua saúde...ficaremos a te aguardar e ao término ou continuação desta bela saga,que a mim me encanta por demais.

Bjsssss e melhoras,
Leninha

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga desejo do coração uma rápida recuperação, a saúde é o bem mais precioso que temos por isso deverá estar sempre em primeiro lugar.
Boa semana
Beijinhos
Maria

Carla Ceres disse...

Oi, Mariazita!
É claro que nós não vamos nos afastar do seu blog. Ele é muito bom e você mora no nosso coração. Eu já estava esperando pelo livro das histórias africanas. Agora vou esperar pelo próximo, também. Seu texto, além de elegante e bem escrito, traz informações interessantes. Eu não sabia que o diminutivo em "inho", o mais usado aqui no Brasil, também passava uma ideia de respeito. Aprendo bastante neste blog.
Saúde e alegria pra você e seus familiares! Beijos!

Elvira Carvalho disse...

Amiga desejo sinceramente que os problemas de saúde que a afligem se afastem rapidamente da sua casa e dos seus.
Gostei de connhecer mais este pedaço da história dos Afonsinhos. Oxalá venha a ser um romance de grande exito.
Um abraço e tudo a correr pelo melhor.

Bergilde disse...

Mariazita,
Gosto demais de ler as coisas que você escreve e sei que cada um de nós procura usar como pode o tempo disponível também para compartilhar os próprios pensamentos,reflexões e coisas afins com os amigos.Torcendo e confiando que Afonsinhos vai ser mais um sucesso literário desta autora que tanto apreciamos!
Abraços e bom dia!

Enigmático Byjotan disse...

Sei que irá até o fim.Esta saga maravilhosa necessita de um término a altura de sua capacidade elevadíssima.Estaremos aguardando ansiosos.Portanto abraço antecipado e beijo de leitor e fã frequente.:-BYJOTAN.

Severa Cabral(escritora) disse...

Minha querida!
Primeiro do que tudo precisamos abraçar a saúde para depois partirmos para a meta desejada...por isso que desejo que a saúde num conjunto que forma a familia se organize e que a paz venha para reinar...aguardamos o tempo que for preciso...
bjsssssssssssssssssssss

mixtu disse...

e que um dia nasça o livro...

abrazo serrano

Emília Pinto disse...

Antes de mais quero aqui manifestar os meus votos de esse problema de saúde passe para que possas sossegar o coração, pois a saúde é o bem mais precioso que temos. Não te preocupes com os amigos; eles sabem compreender a tua ausência, aliás se assim não fosse não seriam amigos. Ao ler a tua história lembrei-me dos confeitos que eram lançados na minha aldeia principalmente quando havia batizados; os pais do bébe jogavam-nos ao chão e as crianças corriam todas a apanhá-los do chão; não se importavam com a sujeira, pois guloseimas naquela época eram raras. Hoje, quando os vejo em algumas confeitarias, volto à minha infância, àqueles Domingos em que no fim da missa esperavamos com ansiedade pelos confeitos quando, claro, havia algum batizado. Bom recordar, Mariazita. Um beijinho e até breve. As melhoras para o teu familiar doente.
Emília

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Há palavras
que exigem
serem feitas vidas,
nas páginas de um livro...


Que haja sempre perfume
de sonhos em tua vida.

Unknown disse...

Mariazita, boa noite!
Claro que compreendemos o seu pouco tempo dedicado aos blogues, agora o que é verdadeiramente importante, é que a saúde volte a reinar e tudo se recomponha.

Quanto aos seus textos, é sempre um prazer ler.

Beijinho amigo,
Ana Martins

Lilazdavioleta disse...

Mariazita ,

antes de tudo , que o problema de saúde do seu familiar se esteja a resolver .
Ler os seus escritos é sempre um prazer , por tal motivo sempre aqui estarei .

Um beijo ,
Maria

Canto da Boca disse...

Espero e desejo que os problemas de saúde, terminem logo, e que ela seja prontamente restabelecida, Mariazita.

O tempo alguma vezes parece nos fugir pelos dedos, sei bem como é isso, a vida nos chama para outras demandas e temos que ir, compreendo-lhe perfeitamente bem. Sei que tão logo seja possível, continuarás com a assiduidade por aqui, e vamos lendo sua escrita dinâmica, saborosa de ler.

Beijo e desculpe a minha ausência, foi necessária.
Desejo um ótimo final de semana!

;)

Olinda Melo disse...

Querida Mariazita

Desejo que tudo esteja a correr pelo melhor. Que tenhas tempo e disposição para escrever o teu livro.

Já sabes, passarei por aqui periodicamente para deixar um 'olá' e beijinhos. Não te preocupes em retribuir as visitas, sim?

Muitos beijinhos.

Olinda

Unknown disse...

Mariazita: Espero que estejas ja recuperada e que esteja tudo bem contigo. Tudo de bom para ti minha amiga:
Beijinhos
Santa Cruz

São disse...

Neninha querida, te venho desejar uma Páscoa de renovação e Luz, com serenidade - junto aos teus.

Abraço muitooooo apertado, minha amiga

Magia da Inês disse...

Bom domingo de Ramos!
Beijinhos.
Brasil
¸.•°`♥✿⊱╮
°º♫

Célia disse...

Oi,Mariazita! Obrigada pelo carinho de seu comentário em meu blog! A foto é semelhante a uma que tenho da infância. O texto, autobiográfico! Bj. e Feliz e Santa Páscoa, com saúde!
Célia.

Anónimo disse...

Olá, Mariazita; Boa noite!

Obrigado pela visita e simpático comentário, ainda que não seja essa a principal razão porque estou aqui.
Imagino a razão para a tua ausência, já que tu própria a tinhas referido, algures, em comentário anterior.E desejo muito que as coisas possam ir correndo à medida dos vossos desejos, dos vossos anseios - e que essa preocupação possa em breve chegar ao fim.
O blogue pode esperar, não se queixa - e depois ele não foge...

E é com todo o gosto que retribuo os votos de feliz Páscoa; que a vossa vos corra bem!

Beijinhos.
Vitor

Unknown disse...

Mariazita, boa noite!
Vim desejar uma Santa Páscoa a si e todos os seus. Espero e desejo que a saúde comece a dar um ar da sua graça.

Um beijinho amigo e o meu carinho,
Ana Martins

Desnuda disse...

Mariazita querida!


Você mora no meu coração! Preocupações com saúde não nos deixa tempo e ânimo para blogar ( eu que o diga tb). Por mais que goste dos seus posts amo você ainda muito, muito mais! A sua saúde e bem estar de todos da família é o que importa realmente. Que tudo se normalize.


Desejo, amiga querida, uma Feliz e Abençoada Páscoa a você e toda família.

Beijos com carinho e abraço gostosooooo

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga, Mariziata!

Com ou sem Afonsinhos, espero que estejas bem e desejo-te uma Páscoa muito Feliz, bem como a todos os teus mais próximos e amados.

Beijinhos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Mariazita

Passando para te deixar um beijinho com carinho.

Sonhadora

Leninha Brandão disse...

Minha querida Mariazita,

Espero que estejas bem de saúde e produzindo bastante...tua escrita me encanta.
Bjssssss e o desejo de uma Feliz Páscoa,
Leninha

helia disse...

Desejo-lhe muita saúde e bem estar para continuar a deliciar-nos com as suas histórias de encantar !
Uma Páscoa feliz.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Minha amiga, o tempo custa a
passar, não é?
Venho desejar uma Feliz Páscoa.
Um beijinho
Irene

Leninha Brandão disse...

Minha querida Mariazita,

Tu é que me encantas com teus comentários e com teu carinho.
Muito grata e espero que tenhas uma belíssima e muito feliz Páscoa.
Bjssss,
Leninha

Lilá(s) disse...

Mariazita, lamento esse problema de saúde.
Eu estou adorando a leitura mas sem dúvida que agora há outras prioridades.
Uma feliz Páscoa e que tudo corra bem
Beijinhos

Cândida Ribeiro disse...

Querida Manita,

A saga dos Afonsinhos vai ser outra história maravilhosa e não faltarei ao lançamento do livro. Mas sei que ainda vai demorar um pouco até que tudo volte ao normal, por isso desejo que esta Páscoa seja passada tranquilamente e com o grande amor que une toda a família.
Não percas a fé manita linda.
Estás sempre no meu coração.

Um grande beijinho com muita luz

Canduxa

Olinda Melo disse...

Minha querida

Venho agradecer a tua visita e desejar-te uma Páscoa Feliz ao lado dos teus.

Beijinhos

Olinda

Graça Pereira disse...

Hoje, venho só desejar-te uma santa e feliz Páscoa!
Beijo
Graça

Pelos caminhos da vida. disse...

Em minha cesta de Páscoa, você encontrará muitos desejos para o amor e a felicidade, para a saúde e a prosperidade, para a sabedoria e o conhecimento, e para o prazer e o relax. Desejo a você saúde, felicidades, alegria, equilíbrio, harmonia e que consiga ir além das etapas ordinárias e descubra resultados extraordinários. Que continue tentando alcançar suas estrelas. Que realize seus sonhos. Que reconheça em cada desafio a oportunidade, e seja abençoado com o conhecimento de que tem a habilidade para fazer cada dia especial. Que tenha bastante riqueza para atender suas necessidades, e sempre lembre que o tesouro real da vida é o amor. Agradeço o seu carinho e agradeço por todas as maneiras que somos semelhantes e todas as maneiras que somos diferentes. Agradeço a Deus, do fundo do coração, com um sorriso interno que eu desejaria que todos pudessem ver... A Ressurreição do Mundo. Pois ainda não entendiam a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos... (João 20:9). Pela lei fundamental da natureza, todas as coisas se renovam constantemente, cumprem um ciclo e se renovam. Deus deu-nos as estações - cada uma com suas próprias belezas e razão, cada uma significando uma benção, uma alegria, e o sentimento do amor. Deus deu-nos sonhos - cada um com seu próprio segredo, cada um emitido para dar-nos sentimentos de inspiração, esperança, e tranqüilidade. Deus deu-nos a luz do sol, o arco-íris e a chuva, a beleza e a liberdade da natureza para ensinar-nos a sabedoria. Deus deu-nos milagres em nossos corações e vidas, coisas pequenas que acontecem no dia a dia, para nos lembrar que estamos vivos. Deus deu-nos a habilidade de enfrentar cada novo dia com coragem, sabedoria, e um sorriso de saber. Saber que seja o que tivermos que enfrentar é mais fácil com Deus habitando em nossos corações. Sobretudo, Deus deu-nos amigos para ensinar-nos sobre o amor e para guiar-- nos através deste mundo, e Ele está sempre disponível para ajudar-nos para uma compreensão maior e compartilhar e dar mais amor.

Feliz Páscoa amiga.

beijooo.

Carla Ceres disse...

Oi, Mariazita! Que bom que você voltou ao PC! Gostei muito dos seus comentários. Lamento a morte do seu cachorrinho. Conheço bem demais a tristeza de perder um animal de estimação. Já perdi dezenas de gatos e alguns cachorros. Não sei bem por que, mas sofri mais pelos cães. Acho que somente os cães nos olham como se fôssemos deuses e pudéssemos curar todos os males. Os gatos sabem que somos apenas um outro animal amigo. Feliz Páscoa para você e toda sua família! Beijos!

Roselia Bezerra disse...

OLÁ, querida Mariazinha
Estive ausente pela Quaresma...

"Renovar
Perdoar
Esquecer
Corações aquecer!!!"
(Orvalho do Céu)

Páscoa é:


"Coragem é a resistência ao medo,
domínio do medo,
e não a ausência do medo."
(Mark Twain )

SAIR DO PRÓPRIO TÚMULO

Jesus libertou-me... enviou-me anjos para me soltar das amarras que me prendiam...

Apóstolo Pedro: “precisamos dar razões que justifiquem a nossa Esperança” (1Ps 3,15).

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS!!!

Abraços fraternos de paz

brisa48@bol.com.br disse...

QUERIDA AMIGA
A Páscoa
Tenha uma feliz Páscoa...
Que o coelhinho te traga muito mais
que simples ovos de chocolate...
Que ele te traga muita saúde, amor,
felicidade, compreensão, carinho...
Que você seja abençoado,
por Aquele que nos deu Sua vida...
É o que te desejo sinceramente
porque amigos como você a gente não pode esquecer...
Felicidades!!!
Feliz Páscoa!!!

Marilu disse...

Querida amiga,
Páscoa…
É ser capaz de mudar,
partilhar a vida na esperança,
lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
viver em constante libertação,
crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida
investir na fraternidade,
lutar por um mundo melhor,
vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje… somos melhores do que fomos ontem.
Desejo a você e a todos os seus uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

Beijocas sabor de chocolate!!

Amizade / Amistad disse...

Os amigos do Farol desejam-te uma Feliz Páscoa com muita Saúde, Paz e Amor.

Argos, Tétis e Poseidón

Vilhelm man disse...

Oi,
Venha e Gifs Animados belas Páscoa blog...são livres.
Você é bem-vindo!
Feliz Páscoa com seus entes queridos que você quiser!
Coltisor de Rai
Animation Gifs Free

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Tudo bem?
Espero que esteja passando uma sexta feira, com muita paz e tempo para reflexões!
Que sua páscoa seja muito feliz, para vc e seus familiares!
Chocolate com moderação!
Beijos

MARILENE disse...

Ter um projeto é ganhar estímulo para superar certas adversidades que a vida nos traz. Certamente, o embrião se transformará em um livro de sucesso.
Espero que logo passem as razões que a fazem, atualmente, se manter um pouco afastada.
E que Deus a ilumine e lhe proporcione uma FELIZ PÁSCOA!
Bjs.

Vitor Chuva disse...

Olá, Mariazita!

"Em ronda pascal",renovando os votos de Uma Feliz Páscoa e um bom Domingo - com saudinha.

Beijinhos.
Vitor

Lindalva disse...

Anseio que breve decidas lançar o pequeno romance. Querida Mariazita passando para desejar a tu e aos teus um santo domingo pascalino, na paz do Senhor com saúde e fé. Beijos achocolatados no coração!

Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa disse...

Minha Querida Mariazita:
Muito obrigada por todo o teu carinho.
Muito me contas! Não sabia que tinhas sido locutora em Nampula, facto este que muito me praz saber e sobretudo saber que foi a fase mais feliz da tua vida profissional. Bons tempos, Mariazita! Os meus Pais novos, cheios de vigor... Tenho a felicidade de os ter comigo, mas já sem o vigor desses tempos. Tudo acaba, Mariazita. Tudo acaba. Qual o link para esse teu post em que falas dessa tua experiência na rádio?
Fico preocupada com os teus problemas de saúde familiares... Não te bastavam já os teus próprtios problemas de saúde? Diz-me como estás dos olhos. Desejo que tudo caminhe da melhor forma e que não abandones nem a"A Saga dos Afonsitos", nem as tuas memórias de África, que todos nós ansiamos por ver publicadas.
Para ti, minha Querida, uma Santa e Feliz Páscoa e um abraço do tamanho do meu, do teu, do nosso Moçambique.

Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa disse...

Minha Querida Mariazita:
Muito obrigada por todo o teu carinho.
Muito me contas! Não sabia que tinhas sido locutora em Nampula, facto este que muito me praz saber e sobretudo saber que foi a fase mais feliz da tua vida profissional. Bons tempos, Mariazita! Os meus Pais novos, cheios de vigor... Tenho a felicidade de os ter comigo, mas já sem o vigor desses tempos. Tudo acaba, Mariazita. Tudo acaba. Qual o link para esse teu post em que falas dessa tua experiência na rádio?
Fico preocupada com os teus problemas de saúde familiares... Não te bastavam já os teus próprtios problemas de saúde? Diz-me como estás dos olhos. Desejo que tudo caminhe da melhor forma e que não abandones nem a"A Saga dos Afonsitos", nem as tuas memórias de África, que todos nós ansiamos por ver publicadas.
Para ti, minha Querida, uma Santa e Feliz Páscoa e um abraço do tamanho do meu, do teu, do nosso Moçambique.

Graça Pereira disse...

Querida Amiga
Fiquei triste com a partida da Glorinha de Lion, mas, o meu coração parece que adivinhava.
Como soubeste e quando foi?
Quando puderes...diz-ma.
Beijos e uma Páscoa em paz.
Graça


.

Vera Lúcia disse...

Olá Mariazita,

Sua escrita é muito envolvente. Aposto em seu sucesso com "Afonsinhos".

Espero que logo se resolvam os problemas de saúde em sua família e que você possa voltar a publicar com regularidade.

Agradeço a sua presença sempre atenciosa em meu recanto e desejo-lhe uma Páscoa Feliz, repleta de bençãos, renovação e chocolates.

Beijos.

Cecília Romeu disse...

Feliz Páscoa!
Mariazita,
para ti e teus familiares,
grande beijo e tudo de melhor para vocês!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Minha querida Mariaziata.

Venho trazer as amêndoas "virtuais" :) e um abraço enorme e doce.
Que esta Páscoa mos traga a renovação prometida e que todo o mal nos dê tréguas.
Beijos e abraços doces.

Magia da Inês disse...

°º♫♫
Páscoa é renascer.
Feliz recomeçar!
Feliz Páscoa!

。°º..(
。°º.(,)
。°º|::::|.☆¸.¤ª“˜¨
。°º|::::|)/¸.¤ª“˜¨˜“¨
。°º|::¸.¤ª“˜¨¨˜“¨
。˛º°%¤ª“˜¨¨
°°º❊#ª“˜¨

manuela barroso disse...

Espero continuar a saber das tuas novidades Mariazita.
O enredo promete.
Hoje, uma Boa Páscoa para ti com um grande abraço

manuela baptista disse...

Páscoa Feliz para si, Mariazita!


beijinhos

AFRICA EM POESIA disse...

Mariazita



de Aveiro um beijo e Pascoa Feliz


Páscoa

Um café...
Um momento de inspiração...

Um beijo...
Uma saudade...

Uma Páscoa...
Um momento...

Umas amêndoas...
Um coelhinho...

Um morrer...
Um Ressuscitar...

Jesus morreu...
Porque nos quis mostrar...

O valor do Amor...


LILI LARANJO

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Mariazita

Hoje passando para desejar uma Páscoa Feliz e cheia de amor e paz, junto de todos que lhe são queridos.

Beijinhos com carinho
Sonhadora

Smareis disse...

Feliz pascoa a você e toda sua familia.
Cristo veio ao mundo como homem, disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria. Sua proposta de vida não foi entendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que, ao terceiro dia, a vida aconteceu.
A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição.

FELIZ PÁSCOA!

Smareis disse...

Feliz pascoa a você e toda sua familia.
Cristo veio ao mundo como homem, disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria. Sua proposta de vida não foi entendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que, ao terceiro dia, a vida aconteceu.
A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição.

FELIZ PÁSCOA!

Sandra Mitsue disse...

Oi Mariazita...
Lamento pela sua saúde...Desejo que se recupere rapidamente...mas priorize sua saúde...Venha nos visitar somente se for possivel...nós entenderemos sua ausência....
Tenha uma feliz Páscoa...
Que o coelhinho te traga muito mais
que simples ovos de chocolate...
Que ele te traga muita saúde, amor,
felicidade, compreensão, carinho...
Que você seja abençoada,
por Aquele que nos deu Sua vida...
É o que te desejo sinceramente
porque amiga como você a gente não pode esquecer...

Felicidades!!!
Feliz Páscoa!!!

__♥♥♥
__♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥ ♥♥♥♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥ FELIZ PÁSCOA!!
___♥_____W_____♥ MUITA PAZ!!
_____♥♥_____♥♥ ♥♥♥♥
_______♥♥♥♥♥
Beijos!
San.....

Saozita disse...

Querida Mariazita, deixo aqui os votos de Páscoa muito Feliz, para a minha mãezinha do coração e toda a família.

Beijinhos

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Já é noite, de Domingo de Páscoa mas,
ainda há tempo de lhe dar um carinhoso e fraterno abraço, Mariazita.

Lúcia

Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa disse...

Querida Mariazita:
Aguardo que me digas qual o link.
desejo que tenhas tido uma Santa Páscoa.
Beijinhos.

Zilani Célia disse...

OI MARIAZITA!
FIZESTE UMA INVERSÃO, PUBLICANDO AGORA A PARTE ANTERIOR...
TEU LIVRO SERÁ UM SUCESSO, COM CERTEZA.
ADOREI TUA VISITA EM MEU BLOG.
ABRÇS
Zilanicelia.blogspot.com
Click AQUI

Pérola disse...

Minha querida,
Espero que os problemas de saúde se resolvam rápidamente.
A tua escrita é linda, fluente ecativante.
Se vires no meu post 'Ofereço-te...queres?' está o meu seloque gostaria que aceitasses aqui no teu cantinho. Muito me honrarias.
Fica bem e que tudo corra bem.
Podes sempre contar comigo.
Um beijinho
farinha222@sapo.pt

Smareis disse...

Mariazita, desejo que tudo esteja bem contigo.

Se cuida minha amiga.
Maravilhosa sua postagem.

Desejo que sua páscoa tenha sido excelente.
Uma ótima semana!
Um grande abraço!

Smareis disse...

Mariazita, desejo que tudo esteja bem contigo.

Se cuida minha amiga.
Maravilhosa sua postagem.

Desejo que sua páscoa tenha sido excelente.
Uma ótima semana!
Um grande abraço!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Com tantas pessoas amando ler as tuas histórias, nem pense em fechar o blog, amiga!
Espero que esteja tudo bem com você e sua família.
Eu continuo tentando colocar em dia minhas visitas depois das férias que atrasaram tuuuudo. rs
Beijocas, amada!

Maria disse...

Querida Mariazita:
Perdi o teu mail. Se puderes, manda-mo de novo.
Tens o meu, não tens?
Preciso saber de ti.
Beijinhos
Maria

Sotnas disse...

Olá prezada amiga escritora Mariazita, desejo que tudo fique bem contigo!

Passando por cá para agradecer as tuas gentis e alegres visitas e comentários, e como sempre ler tuas belas histórias, sempre com lírios.
Já sentia deveras saudades destes teus escritos e de tudo neste teu belo espaço, e por isto desejo que fique com a saúde melhore logo, para que possa este teu leitor e admirador voltar a admirar tuas histórias nesta tua casa. E que você e todos ao redor tenham um intenso e feliz viver, grande abraço e até mais!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Tudo bem?
Vim desejar uma ótima sexta! Muita paz e luz"
Obrigado pelo carinho da visita!
Beijos

Anónimo disse...

Vim tentar saber de como vais e deixar uma beijoca e um abraço.

Genny Xavier disse...

Cara Mariazita,

Que bom ler as tuas narrativas tão interessantes!...
Espero que logo resolvas teus problemas de saúde e que retornes plena e feliz para o exercício de viver a vida com alegria. Vejo o quanto és amada por teus amigos, essa dádiva já nos garante energia para melhorar.
Tomara logo seja possível ler mais teus excertos, porém, cuide-se em primeira mão, teu pleno restabelecimento já nos garante a satisfação de vê-la bem.
Beijos,
Genny

lis disse...

Oi Mariazita
Muito muito bom essa saga dos Afonsinhos e repito-me porque já estive falando isto por aqui.De fato surge aí mais um livro de qualidade Mariazita,eu já conheço sua linguagem correta, seu estilo elegante de criar e agora nao mais na ficção , uma realidade que deixou marcas e fez história ,certamente.
Estive uns diazinhos fora, mas voltei , a gente sempre volta rsrs
Conto com voce e desejo firmemente que os problemas de saúde ao seu redor se acomodem , sejam sanados com a graça de Deus.Torço e fico pedindo que sim.
um abraço e orgulho-me de ter comigo o seu primeiro romance "Luz ao Entardecer", preciso rele-lo porque gostei muitíssimo.
fique bem, boa semana

Anónimo disse...

Olá, Mariazita!

Enquanto os morgados aqui não tornam, deixo um beijinho e os desejos de um bom fim de semana.
E que os ventos vão soprando de feição.

vitor

Evanir disse...

Mariazita.
Hoje com um pouco de mais coragem venho correndo ver seu lindo cantinho.
Amada li emocionada toda sua postagem
confesso nunca imaginaria com uma capela de tantos anos.
O seu livro tenho certeza será uma grande vitória.
Te desejo muita saúde minha amada.
beijos no seu coração.
Evanir.

brisa48@bol.com.br disse...

BOA NOITE
MARIAZITA
GOSTO MUITO DE VIM AQUI NO TEU CANTINHO PARA LÊ AS COISAS BELAS QUE VC ESCREVE. VOU FICAR TORCENDO QUE VC FIQUE BOA LOGO. MELHORAS VIU COM CARINHO.
BRISA

Magia da Inês disse...

.º°❤
°º✿ Olá, amiga!

Que saudade!
Tudo bem contigo?
BOM FIM DE SEMANA!

¸.•°`
°º✿ Beijinhos.
º° ✿ ✿ Brasil

silvioafonso disse...

.


Pronto, criança. Estou
seguindo o teu blog.

Beijos,

silvioafonso





.