sábado, 24 de março de 2012

NÃO VEIO PARA FICAR

Não, o «Afonsinhos» não veio para ficar.
Tal como informei no final do último post, o texto que apresentei é apenas um excerto daquele que será… talvez… quem sabe?... um dia… um pequeno romance, no qual constarão alguns episódios familiares.
Não se trata de uma biografia, mas da narrativa, mais ou menos romanceada, da vida de pessoas conhecidas e seus ancestrais, e em que, num ou noutro momento, os intervenientes se cruzaram com familiares da autora.
O projecto está, ainda, apenas em embrião, não havendo, de momento, a certeza de se algum dia chegará ao prelo. Foi iniciado há algum tempo mas, perante pedidos (e insistências…) vário(a)s para que eu escrevesse as minhas “memórias” de África, o «Afonsinhos» foi relegado para segundo plano.

Como é do conhecimento de algumas pessoas, por motivos relacionados com problemas de saúde a nível familiar, o tempo de que disponho, por agora, é muito pouco, o que, por um lado tem atrasado as “histórias” de África, e por outro não me tem permitido publicar no blog com a regularidade e pontualidade de que eu fazia questão.
Sei que isso não vai afastar as amigas e os amigos, que são da melhor qualidade Image and video hosting by TinyPic
 
É essa certeza que me dá força para ir continuando, e não fechar o blog, pura e simplesmente.
Mas… voltando ao «Afonsinhos», o que vos queria dizer é que o ‘enredo’ não irá ser publicado, na íntegra, no blog, como aconteceu com o meu primeiro romance. Esse foi apresentado e
m vários episódios (cerca de 50), e só posteriormente decidi transformá-los em livro.
O «Afonsinhos» começou logo a ser escrito com a intenção de ser publicado. O excerto que aparece no meu último post serviu apenas para vos dar uma ideia do género do que me propus escrever.
Não postei o que será o início da obra, como seria lógico, porque ainda não estava bem delineado. Havia pormenores acerca dos quais eu tinha dúvidas, que entretanto consegui esclarecer.
Vou fazê-lo agora, mostrando-vos o que, na versão final, irá figurar imediatamente antes do trecho que é já do vosso conhecimento. (Agora é que se pode dizer que “pus o carro à frente dos bois”…)
O resto ficará no “segredo dos deuses”…

A SAGA DOS AFONSINHOS (título provisório…)


Na primeira metade do século XIX os senhores de Rebordões, vilarejo nos arredores de Barcelos, possuíam vastas propriedades, uma casa solarenga, e muitos assalariados ao seu serviço.
Naquele tempo, nessa zona, mais do que em qualquer outro ponto do País, as condições da vida do povo eram semelhantes às da Idade Média.
Havia um “senhor feudal” que em tudo mandava, possuidor de todas as terras num raio de vários quilómetros.
O analfabetismo reinava entre o povo; eram raríssimas as pessoas que sabiam soletrar algumas palavras.
Trabalhavam de sol a sol nas terras do “fidalgo” que, ao contrário da generalidade dos outros proprietários, era pessoa de bom coração que não faltava com o pagamento, ao qual por vezes juntava alguma ajuda, principalmente quando sabia que havia doença na família do trabalhador.
Ninguém sabia ao certo o seu nome; todos o conheciam pelo “senhor de Rebordões”, e quando se lhe dirigiam tratavam-no por “fidalgo”.
Fora registado com o nome de Rodrigo de Rebordões. No seio familiar era tratado por Rodriguinho, obedecendo a um hábito muito vulgar no Norte do País, principalmente naquela época, em que as terminologias “inha” e “inho” eram sinal de respeito e deferência.
Sua esposa, Dona Teresa – dona Terezinha, como era tratada – era uma senhora muito bondosa, de saúde débil, que dedicava muito do seu tempo a visitar as mulheres que haviam sido mães. Acomodada na sua charrete, percorria as terras de sua pertença, o que, por vezes, demorava horas. As distâncias eram relativamente grandes, especialmente para aquele meio de transporte e os rudes caminhos que havia a percorrer.
Às parturientes levava “mimos”, frutas e bolos a que, de outro modo, nunca teriam acesso; dava-lhes indicações sobre a forma de tratarem melhor os seus bebés, aos quais oferecia casaquinhos e carapins tricotados por si mesma. Nunca se esquecia de levar uma guloseima para os mais velhinhos, geralmente “confeitos”, uma espécie de rebuçados redondos, de superfície não lisa mas irregular, com “altos e baixos”, de cores variadas, feitos com açúcar e farinha. Para as crianças era uma verdadeira festa.
Dona Terezinha era adorada por toda a gente.
Carregava consigo um grande desgosto: não poder oferecer ao marido mais filhos, além do único que tinham.
Depois de uma gravidez bastante atribulada Dona Tereza dera à luz um belo rapaz que era o orgulho dos pais. Na altura o médico, amigo da família, vindo directamente do Porto para acompanhar a gestação, aconselhara a evitar futuras gravidezes, que poderiam pôr em risco a vida da Dona Tereza. Por muito que gostasse de ter mais filhos, o marido opunha-se terminantemente a sacrificar a esposa, que adorava.
Seu filho único foi baptizado com o nome de Pedro Afonso.
Sendo o “ai Jesus” da família e dos trabalhadores que o apaparicavam ao extremo, passou a ser o menino Afonsinho, nome que carregou até depois de adulto, transformando-se então no “senhor Afonsinho”.
Sabendo-se como trabalhavam os registos naquele tempo, não é de estranhar que, quando contraiu matrimónio, figurasse no livro de registos como Pedro Afonsinho.

O linho cultivava-se por toda a região do Minho, mas talvez com maior incidência na zona de Barcelos. As fábricas de fiação e tecelagem começavam a proliferar.
O senhor de Rebordões ligou-se a uma fábrica de têxteis, que existia em Braga, aumentando consideravelmente o seu património.

(Segue-se o que é já do vosso conhecimento:
… Tendo recebido uma educação mais aprimorada do que seu pai, etc. etc. etc…)




92 comentários:

  1. Minha neninha, como lamento esse problema de saúde! Desejo que a recuperação seja rápida e definitiva, amiga!

    Fico satisfeita por saber que estás trabalhando as tuas viv~encias africanas.

    Um bom fim de semana, querida

    ResponderEliminar
  2. Querida Mariazita,

    Eu estou adorando a leitura e fotos destes excertos, mesmo porque adoro todas as suas histórias, lendas, narrativas... Tem sempre o sabor maravilhoso desta Casa.

    Minha amada saúde para todos! Amo você.


    Beijos com carinho e ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Mariazita! Ler o que você transborda em sentimentos é sempre melodioso para mim! A prioridade no momento é o fator SAÚDE. Pois bem cuide disso primeiro que o resto virá por acréscimo do bem realizado! Bj e orações da Célia.

    ResponderEliminar
  4. Com ou sem Afonsinos

    aqui vai um bote cheio de minha amizade.
    Que tudo corra bem.

    J.

    ResponderEliminar
  5. Querida Mariazita:
    Não sabia dos teus problemas de saúde, mas começava a ficar preocupada contigo. Trata-te bem, amiga. Volta, quando te sentires melhor. Fico à espera dos livros.
    As tuas melhoras rápidas e beijinhos da
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Olá, Mariazita!

    A inércia tem muita força, e o mais difícil é quase sempre o arrancar. Depois tudo será mais fácil, mesmo com todas essa limitações, que esperemos o deixem de ser em breve.E os fiéis fregueses nunca fogem...vais ver!

    E pela amostra de hoje, a história promete: eu, já estou a gostar!

    Beijinhos; bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  7. Primeiro que nada: desejo que
    o problema de saúde de um seu
    familiar esteja a ser ultrapassado
    o mais rapidamente possível e de
    forma satisfatória.
    É bom sabê-la activa e fazendo
    aquilo que gosta: escrever, e portanto
    aguarda-se o tempo que for necessário.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  8. Mariazita que tudo esteja bem e você possa nos brindar com sua escrita perfeita e maravilhosa, sou fã das suas histórias.

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Querida Mariazita

    Não te preocupes porque nós estaremos sempre por aqui.Sempre que te for possivel aparecer no teu blog fá-lo que virei aqui dizer-te olá. Se não tiveres oportunidade de ir fazer comentários ao meu blog, eu compreendo perfeitamente.
    Desejo melhoras ao teu marido, penso que li alguma coisa sobre isso num blog amigo. Tu também trata-te,não te deixes ir abaixo.

    Quanto aos Afonsinhos a amostra que nos trouxeste aqui dá-nos uma ideia clara de que vai ser um livro cheio de emoções. Força!

    Um bom fim de semana.
    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  10. A amizade sempre estará presente.
    O prioritário, no momento é o cuidado com a saúde. Estaremos sempre "ligados" à Casa da Mariquinhas...!

    Quanto à "Saga dos Afonsinhos" mesmo conhecendo primeiro a "carroça", ficou tudo muito claro e já está, todos os fatos narrados, em seus devidos lugares.
    Vejo que há muita semelhança, com o modo de vida muitas famílias senhoriais brasileiras, nesse século XIX...

    Organize-se, com tranquilidade,Mariazita, estaremos sempre aqui, na varanda da casa, torcendo e rezando, para que tudo
    saia bem.
    Bom domingo!

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  11. De Barcelos não conheço o Pedro Afonso, ou Afonsinhos, mas tão-somente conheci o meu pai, as minhas tias e a minha avó (infelizmente todos já falecidos) que eram de lá, bem do centro da cidade. Mas tenho prazer e curiosidade em saber mais sobre essa personagem que talvez tenha conhecido algum dos meus antepassados...

    Beijinhos e bons escritos (mesmo sem grande tempo para tal)

    ResponderEliminar
  12. Mariazita

    Pelo que nos é dado ler, está delineada uma interessante história. Como há muito te acompanho na caminhada bloguista, senti enorme prazer de ler a saga da Anita e reler no livro "LUZ AO ENTARDECER". Sei portanto das tuas potencialidades de escritora ficcionista, desejo portanto deixar um grande incentivo, para que sigas em frente.
    O produtor do TOP SECRET OLAVO, realizou mais um capitulo e aproveita a deixar a informação.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Estou amando a história, as fotos e tudo o mais.

    Como sempre, a amiga escreve de uma forma que nos prende e nos torna cativas.
    :)

    Um abraço bem terno e afetuoso.

    SAÚDE & PAZ!

    Cid@

    ResponderEliminar
  14. Moral da história, deste-nos um aperitivo ... tá bem, entendo-te, dou-te até razão.
    Assim ficamos empolgados e assim sendo, todos compraremos o teu livro, esse o dos Afonsinhos :)))
    E o outro também !!!!

    Lamento que os problemas de saúde não se resolvam de vez, tem paciência e muita força.

    Bom trabalho e já sabes que apesar de odiar limpar o pó, venho cá de vez em quando, dás conta??? :)))

    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de te ler e torço pra que tudo fique bem por aí, com a saúde ! Aqui estamos nas Radioterapias do marido...Tudo andando! Assim, até fim de abril.


    um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  16. Mariazita querida,

    Não te preocupes e cuida de tua saúde...ficaremos a te aguardar e ao término ou continuação desta bela saga,que a mim me encanta por demais.

    Bjsssss e melhoras,
    Leninha

    ResponderEliminar
  17. Minha amiga desejo do coração uma rápida recuperação, a saúde é o bem mais precioso que temos por isso deverá estar sempre em primeiro lugar.
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  18. Oi, Mariazita!
    É claro que nós não vamos nos afastar do seu blog. Ele é muito bom e você mora no nosso coração. Eu já estava esperando pelo livro das histórias africanas. Agora vou esperar pelo próximo, também. Seu texto, além de elegante e bem escrito, traz informações interessantes. Eu não sabia que o diminutivo em "inho", o mais usado aqui no Brasil, também passava uma ideia de respeito. Aprendo bastante neste blog.
    Saúde e alegria pra você e seus familiares! Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Amiga desejo sinceramente que os problemas de saúde que a afligem se afastem rapidamente da sua casa e dos seus.
    Gostei de connhecer mais este pedaço da história dos Afonsinhos. Oxalá venha a ser um romance de grande exito.
    Um abraço e tudo a correr pelo melhor.

    ResponderEliminar
  20. Mariazita,
    Gosto demais de ler as coisas que você escreve e sei que cada um de nós procura usar como pode o tempo disponível também para compartilhar os próprios pensamentos,reflexões e coisas afins com os amigos.Torcendo e confiando que Afonsinhos vai ser mais um sucesso literário desta autora que tanto apreciamos!
    Abraços e bom dia!

    ResponderEliminar
  21. Sei que irá até o fim.Esta saga maravilhosa necessita de um término a altura de sua capacidade elevadíssima.Estaremos aguardando ansiosos.Portanto abraço antecipado e beijo de leitor e fã frequente.:-BYJOTAN.

    ResponderEliminar
  22. Minha querida!
    Primeiro do que tudo precisamos abraçar a saúde para depois partirmos para a meta desejada...por isso que desejo que a saúde num conjunto que forma a familia se organize e que a paz venha para reinar...aguardamos o tempo que for preciso...
    bjsssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  23. e que um dia nasça o livro...

    abrazo serrano

    ResponderEliminar
  24. Antes de mais quero aqui manifestar os meus votos de esse problema de saúde passe para que possas sossegar o coração, pois a saúde é o bem mais precioso que temos. Não te preocupes com os amigos; eles sabem compreender a tua ausência, aliás se assim não fosse não seriam amigos. Ao ler a tua história lembrei-me dos confeitos que eram lançados na minha aldeia principalmente quando havia batizados; os pais do bébe jogavam-nos ao chão e as crianças corriam todas a apanhá-los do chão; não se importavam com a sujeira, pois guloseimas naquela época eram raras. Hoje, quando os vejo em algumas confeitarias, volto à minha infância, àqueles Domingos em que no fim da missa esperavamos com ansiedade pelos confeitos quando, claro, havia algum batizado. Bom recordar, Mariazita. Um beijinho e até breve. As melhoras para o teu familiar doente.
    Emília

    ResponderEliminar
  25. Querida amiga

    Há palavras
    que exigem
    serem feitas vidas,
    nas páginas de um livro...


    Que haja sempre perfume
    de sonhos em tua vida.

    ResponderEliminar
  26. Mariazita, boa noite!
    Claro que compreendemos o seu pouco tempo dedicado aos blogues, agora o que é verdadeiramente importante, é que a saúde volte a reinar e tudo se recomponha.

    Quanto aos seus textos, é sempre um prazer ler.

    Beijinho amigo,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  27. Mariazita ,

    antes de tudo , que o problema de saúde do seu familiar se esteja a resolver .
    Ler os seus escritos é sempre um prazer , por tal motivo sempre aqui estarei .

    Um beijo ,
    Maria

    ResponderEliminar
  28. Espero e desejo que os problemas de saúde, terminem logo, e que ela seja prontamente restabelecida, Mariazita.

    O tempo alguma vezes parece nos fugir pelos dedos, sei bem como é isso, a vida nos chama para outras demandas e temos que ir, compreendo-lhe perfeitamente bem. Sei que tão logo seja possível, continuarás com a assiduidade por aqui, e vamos lendo sua escrita dinâmica, saborosa de ler.

    Beijo e desculpe a minha ausência, foi necessária.
    Desejo um ótimo final de semana!

    ;)

    ResponderEliminar
  29. Querida Mariazita

    Desejo que tudo esteja a correr pelo melhor. Que tenhas tempo e disposição para escrever o teu livro.

    Já sabes, passarei por aqui periodicamente para deixar um 'olá' e beijinhos. Não te preocupes em retribuir as visitas, sim?

    Muitos beijinhos.

    Olinda

    ResponderEliminar
  30. Mariazita: Espero que estejas ja recuperada e que esteja tudo bem contigo. Tudo de bom para ti minha amiga:
    Beijinhos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  31. Neninha querida, te venho desejar uma Páscoa de renovação e Luz, com serenidade - junto aos teus.

    Abraço muitooooo apertado, minha amiga

    ResponderEliminar
  32. Bom domingo de Ramos!
    Beijinhos.
    Brasil
    ¸.•°`♥✿⊱╮
    °º♫

    ResponderEliminar
  33. Oi,Mariazita! Obrigada pelo carinho de seu comentário em meu blog! A foto é semelhante a uma que tenho da infância. O texto, autobiográfico! Bj. e Feliz e Santa Páscoa, com saúde!
    Célia.

    ResponderEliminar
  34. Olá, Mariazita; Boa noite!

    Obrigado pela visita e simpático comentário, ainda que não seja essa a principal razão porque estou aqui.
    Imagino a razão para a tua ausência, já que tu própria a tinhas referido, algures, em comentário anterior.E desejo muito que as coisas possam ir correndo à medida dos vossos desejos, dos vossos anseios - e que essa preocupação possa em breve chegar ao fim.
    O blogue pode esperar, não se queixa - e depois ele não foge...

    E é com todo o gosto que retribuo os votos de feliz Páscoa; que a vossa vos corra bem!

    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  35. Mariazita, boa noite!
    Vim desejar uma Santa Páscoa a si e todos os seus. Espero e desejo que a saúde comece a dar um ar da sua graça.

    Um beijinho amigo e o meu carinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  36. Mariazita querida!


    Você mora no meu coração! Preocupações com saúde não nos deixa tempo e ânimo para blogar ( eu que o diga tb). Por mais que goste dos seus posts amo você ainda muito, muito mais! A sua saúde e bem estar de todos da família é o que importa realmente. Que tudo se normalize.


    Desejo, amiga querida, uma Feliz e Abençoada Páscoa a você e toda família.

    Beijos com carinho e abraço gostosooooo

    ResponderEliminar
  37. Querida amiga, Mariziata!

    Com ou sem Afonsinhos, espero que estejas bem e desejo-te uma Páscoa muito Feliz, bem como a todos os teus mais próximos e amados.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Minha querida Mariazita

    Passando para te deixar um beijinho com carinho.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  39. Minha querida Mariazita,

    Espero que estejas bem de saúde e produzindo bastante...tua escrita me encanta.
    Bjssssss e o desejo de uma Feliz Páscoa,
    Leninha

    ResponderEliminar
  40. Desejo-lhe muita saúde e bem estar para continuar a deliciar-nos com as suas histórias de encantar !
    Uma Páscoa feliz.

    ResponderEliminar
  41. Minha amiga, o tempo custa a
    passar, não é?
    Venho desejar uma Feliz Páscoa.
    Um beijinho
    Irene

    ResponderEliminar
  42. Minha querida Mariazita,

    Tu é que me encantas com teus comentários e com teu carinho.
    Muito grata e espero que tenhas uma belíssima e muito feliz Páscoa.
    Bjssss,
    Leninha

    ResponderEliminar
  43. Mariazita, lamento esse problema de saúde.
    Eu estou adorando a leitura mas sem dúvida que agora há outras prioridades.
    Uma feliz Páscoa e que tudo corra bem
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Querida Manita,

    A saga dos Afonsinhos vai ser outra história maravilhosa e não faltarei ao lançamento do livro. Mas sei que ainda vai demorar um pouco até que tudo volte ao normal, por isso desejo que esta Páscoa seja passada tranquilamente e com o grande amor que une toda a família.
    Não percas a fé manita linda.
    Estás sempre no meu coração.

    Um grande beijinho com muita luz

    Canduxa

    ResponderEliminar
  45. Minha querida

    Venho agradecer a tua visita e desejar-te uma Páscoa Feliz ao lado dos teus.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  46. Hoje, venho só desejar-te uma santa e feliz Páscoa!
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  47. Em minha cesta de Páscoa, você encontrará muitos desejos para o amor e a felicidade, para a saúde e a prosperidade, para a sabedoria e o conhecimento, e para o prazer e o relax. Desejo a você saúde, felicidades, alegria, equilíbrio, harmonia e que consiga ir além das etapas ordinárias e descubra resultados extraordinários. Que continue tentando alcançar suas estrelas. Que realize seus sonhos. Que reconheça em cada desafio a oportunidade, e seja abençoado com o conhecimento de que tem a habilidade para fazer cada dia especial. Que tenha bastante riqueza para atender suas necessidades, e sempre lembre que o tesouro real da vida é o amor. Agradeço o seu carinho e agradeço por todas as maneiras que somos semelhantes e todas as maneiras que somos diferentes. Agradeço a Deus, do fundo do coração, com um sorriso interno que eu desejaria que todos pudessem ver... A Ressurreição do Mundo. Pois ainda não entendiam a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos... (João 20:9). Pela lei fundamental da natureza, todas as coisas se renovam constantemente, cumprem um ciclo e se renovam. Deus deu-nos as estações - cada uma com suas próprias belezas e razão, cada uma significando uma benção, uma alegria, e o sentimento do amor. Deus deu-nos sonhos - cada um com seu próprio segredo, cada um emitido para dar-nos sentimentos de inspiração, esperança, e tranqüilidade. Deus deu-nos a luz do sol, o arco-íris e a chuva, a beleza e a liberdade da natureza para ensinar-nos a sabedoria. Deus deu-nos milagres em nossos corações e vidas, coisas pequenas que acontecem no dia a dia, para nos lembrar que estamos vivos. Deus deu-nos a habilidade de enfrentar cada novo dia com coragem, sabedoria, e um sorriso de saber. Saber que seja o que tivermos que enfrentar é mais fácil com Deus habitando em nossos corações. Sobretudo, Deus deu-nos amigos para ensinar-nos sobre o amor e para guiar-- nos através deste mundo, e Ele está sempre disponível para ajudar-nos para uma compreensão maior e compartilhar e dar mais amor.

    Feliz Páscoa amiga.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  48. Oi, Mariazita! Que bom que você voltou ao PC! Gostei muito dos seus comentários. Lamento a morte do seu cachorrinho. Conheço bem demais a tristeza de perder um animal de estimação. Já perdi dezenas de gatos e alguns cachorros. Não sei bem por que, mas sofri mais pelos cães. Acho que somente os cães nos olham como se fôssemos deuses e pudéssemos curar todos os males. Os gatos sabem que somos apenas um outro animal amigo. Feliz Páscoa para você e toda sua família! Beijos!

    ResponderEliminar
  49. Que tudo de bom possa te acontecer!
    Que você lute...Que você vença...
    Que você conquiste...
    Que você realize...
    Que você ame...
    Que sua vida seja Um eterno sorriso.
    Um Feliz Final De Semana.
    Uma Páscoa Abençoada Em Cristo Jesus.
    Ter vc comigo é maravilhoso!
    Obrigada pelo carinho e sua amizade.
    Que Deus te proteja hoje e sempre.
    Não se esqueça que ...
    Estou seguindo -te e te amando .
    Tem Um Presente De Pascoa Para Você Na PostaGem.
    O Blog Do Brasil Hoje é MEu Site
    Que esta na Postagem.
    **Fonte De Amor**

    ResponderEliminar
  50. OLÁ, querida Mariazinha
    Estive ausente pela Quaresma...

    "Renovar
    Perdoar
    Esquecer
    Corações aquecer!!!"
    (Orvalho do Céu)

    Páscoa é:


    "Coragem é a resistência ao medo,
    domínio do medo,
    e não a ausência do medo."
    (Mark Twain )

    SAIR DO PRÓPRIO TÚMULO

    Jesus libertou-me... enviou-me anjos para me soltar das amarras que me prendiam...

    Apóstolo Pedro: “precisamos dar razões que justifiquem a nossa Esperança” (1Ps 3,15).

    FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS!!!

    Abraços fraternos de paz

    ResponderEliminar
  51. QUERIDA AMIGA
    A Páscoa
    Tenha uma feliz Páscoa...
    Que o coelhinho te traga muito mais
    que simples ovos de chocolate...
    Que ele te traga muita saúde, amor,
    felicidade, compreensão, carinho...
    Que você seja abençoado,
    por Aquele que nos deu Sua vida...
    É o que te desejo sinceramente
    porque amigos como você a gente não pode esquecer...
    Felicidades!!!
    Feliz Páscoa!!!

    ResponderEliminar
  52. Querida amiga,
    Páscoa…
    É ser capaz de mudar,
    partilhar a vida na esperança,
    lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
    É ajudar mais gente a ser gente,
    viver em constante libertação,
    crer na vida que vence a morte.
    É dizer sim ao amor e à vida
    investir na fraternidade,
    lutar por um mundo melhor,
    vivenciar a solidariedade.
    É renascimento, é recomeço,
    é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós,
    Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
    É vermos que hoje… somos melhores do que fomos ontem.
    Desejo a você e a todos os seus uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

    Beijocas sabor de chocolate!!

    ResponderEliminar
  53. Os amigos do Farol desejam-te uma Feliz Páscoa com muita Saúde, Paz e Amor.

    Argos, Tétis e Poseidón

    ResponderEliminar
  54. Oi,
    Venha e Gifs Animados belas Páscoa blog...são livres.
    Você é bem-vindo!
    Feliz Páscoa com seus entes queridos que você quiser!
    Coltisor de Rai
    Animation Gifs Free

    ResponderEliminar
  55. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    Espero que esteja passando uma sexta feira, com muita paz e tempo para reflexões!
    Que sua páscoa seja muito feliz, para vc e seus familiares!
    Chocolate com moderação!
    Beijos

    ResponderEliminar
  56. Ter um projeto é ganhar estímulo para superar certas adversidades que a vida nos traz. Certamente, o embrião se transformará em um livro de sucesso.
    Espero que logo passem as razões que a fazem, atualmente, se manter um pouco afastada.
    E que Deus a ilumine e lhe proporcione uma FELIZ PÁSCOA!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  57. Olá, Mariazita!

    "Em ronda pascal",renovando os votos de Uma Feliz Páscoa e um bom Domingo - com saudinha.

    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  58. Anseio que breve decidas lançar o pequeno romance. Querida Mariazita passando para desejar a tu e aos teus um santo domingo pascalino, na paz do Senhor com saúde e fé. Beijos achocolatados no coração!

    ResponderEliminar
  59. Minha Querida Mariazita:
    Muito obrigada por todo o teu carinho.
    Muito me contas! Não sabia que tinhas sido locutora em Nampula, facto este que muito me praz saber e sobretudo saber que foi a fase mais feliz da tua vida profissional. Bons tempos, Mariazita! Os meus Pais novos, cheios de vigor... Tenho a felicidade de os ter comigo, mas já sem o vigor desses tempos. Tudo acaba, Mariazita. Tudo acaba. Qual o link para esse teu post em que falas dessa tua experiência na rádio?
    Fico preocupada com os teus problemas de saúde familiares... Não te bastavam já os teus próprtios problemas de saúde? Diz-me como estás dos olhos. Desejo que tudo caminhe da melhor forma e que não abandones nem a"A Saga dos Afonsitos", nem as tuas memórias de África, que todos nós ansiamos por ver publicadas.
    Para ti, minha Querida, uma Santa e Feliz Páscoa e um abraço do tamanho do meu, do teu, do nosso Moçambique.

    ResponderEliminar
  60. Minha Querida Mariazita:
    Muito obrigada por todo o teu carinho.
    Muito me contas! Não sabia que tinhas sido locutora em Nampula, facto este que muito me praz saber e sobretudo saber que foi a fase mais feliz da tua vida profissional. Bons tempos, Mariazita! Os meus Pais novos, cheios de vigor... Tenho a felicidade de os ter comigo, mas já sem o vigor desses tempos. Tudo acaba, Mariazita. Tudo acaba. Qual o link para esse teu post em que falas dessa tua experiência na rádio?
    Fico preocupada com os teus problemas de saúde familiares... Não te bastavam já os teus próprtios problemas de saúde? Diz-me como estás dos olhos. Desejo que tudo caminhe da melhor forma e que não abandones nem a"A Saga dos Afonsitos", nem as tuas memórias de África, que todos nós ansiamos por ver publicadas.
    Para ti, minha Querida, uma Santa e Feliz Páscoa e um abraço do tamanho do meu, do teu, do nosso Moçambique.

    ResponderEliminar
  61. Querida Amiga
    Fiquei triste com a partida da Glorinha de Lion, mas, o meu coração parece que adivinhava.
    Como soubeste e quando foi?
    Quando puderes...diz-ma.
    Beijos e uma Páscoa em paz.
    Graça


    .

    ResponderEliminar
  62. Olá Mariazita,

    Sua escrita é muito envolvente. Aposto em seu sucesso com "Afonsinhos".

    Espero que logo se resolvam os problemas de saúde em sua família e que você possa voltar a publicar com regularidade.

    Agradeço a sua presença sempre atenciosa em meu recanto e desejo-lhe uma Páscoa Feliz, repleta de bençãos, renovação e chocolates.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  63. Feliz Páscoa!
    Mariazita,
    para ti e teus familiares,
    grande beijo e tudo de melhor para vocês!

    ResponderEliminar
  64. Minha querida Mariaziata.

    Venho trazer as amêndoas "virtuais" :) e um abraço enorme e doce.
    Que esta Páscoa mos traga a renovação prometida e que todo o mal nos dê tréguas.
    Beijos e abraços doces.

    ResponderEliminar
  65. °º♫♫
    Páscoa é renascer.
    Feliz recomeçar!
    Feliz Páscoa!

    。°º..(
    。°º.(,)
    。°º|::::|.☆¸.¤ª“˜¨
    。°º|::::|)/¸.¤ª“˜¨˜“¨
    。°º|::¸.¤ª“˜¨¨˜“¨
    。˛º°%¤ª“˜¨¨
    °°º❊#ª“˜¨

    ResponderEliminar
  66. Espero continuar a saber das tuas novidades Mariazita.
    O enredo promete.
    Hoje, uma Boa Páscoa para ti com um grande abraço

    ResponderEliminar
  67. Páscoa Feliz para si, Mariazita!


    beijinhos

    ResponderEliminar
  68. Mariazita



    de Aveiro um beijo e Pascoa Feliz


    Páscoa

    Um café...
    Um momento de inspiração...

    Um beijo...
    Uma saudade...

    Uma Páscoa...
    Um momento...

    Umas amêndoas...
    Um coelhinho...

    Um morrer...
    Um Ressuscitar...

    Jesus morreu...
    Porque nos quis mostrar...

    O valor do Amor...


    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  69. _♥♥_♥♥
    _♥♥___♥♥
    _♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
    _♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
    _♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
    __♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
    ___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
    ____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
    ____♥♥___♥♥__♥♥
    ___♥___________♥
    __♥_____________♥
    _♥____♥_____♥____♥
    _♥____/___@_____♥
    _♥______/♥__/___♥
    ___♥_____W_____♥
    _____♥♥_____♥♥
    _______♥♥♥♥♥

    Passei para desejar uma Santa e feliz Páscoa. Que o espirito da Páscoa perdure em toda a humanidade, para que se construa um mundo mais justo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  70. Minha querida Mariazita

    Hoje passando para desejar uma Páscoa Feliz e cheia de amor e paz, junto de todos que lhe são queridos.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  71. Feliz pascoa a você e toda sua familia.
    Cristo veio ao mundo como homem, disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria. Sua proposta de vida não foi entendida por muitos.
    Condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
    Houve dor, angústia e escuridão.
    Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que, ao terceiro dia, a vida aconteceu.
    A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição.

    FELIZ PÁSCOA!

    ResponderEliminar
  72. Feliz pascoa a você e toda sua familia.
    Cristo veio ao mundo como homem, disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria. Sua proposta de vida não foi entendida por muitos.
    Condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
    Houve dor, angústia e escuridão.
    Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que, ao terceiro dia, a vida aconteceu.
    A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição.

    FELIZ PÁSCOA!

    ResponderEliminar
  73. Oi Mariazita...
    Lamento pela sua saúde...Desejo que se recupere rapidamente...mas priorize sua saúde...Venha nos visitar somente se for possivel...nós entenderemos sua ausência....
    Tenha uma feliz Páscoa...
    Que o coelhinho te traga muito mais
    que simples ovos de chocolate...
    Que ele te traga muita saúde, amor,
    felicidade, compreensão, carinho...
    Que você seja abençoada,
    por Aquele que nos deu Sua vida...
    É o que te desejo sinceramente
    porque amiga como você a gente não pode esquecer...

    Felicidades!!!
    Feliz Páscoa!!!

    __♥♥♥
    __♥♥_♥♥
    _♥♥___♥♥
    _♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
    _♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
    _♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
    __♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
    ___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
    ____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
    ____♥♥___♥♥__♥♥
    ___♥___________♥
    __♥_____________♥
    _♥____♥_____♥____♥
    _♥____/___@__\\___♥ ♥♥♥♥
    _♥____\\__/♥\\__/___♥ FELIZ PÁSCOA!!
    ___♥_____W_____♥ MUITA PAZ!!
    _____♥♥_____♥♥ ♥♥♥♥
    _______♥♥♥♥♥
    Beijos!
    San.....

    ResponderEliminar
  74. Querida Mariazita, deixo aqui os votos de Páscoa muito Feliz, para a minha mãezinha do coração e toda a família.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  75. Já é noite, de Domingo de Páscoa mas,
    ainda há tempo de lhe dar um carinhoso e fraterno abraço, Mariazita.

    Lúcia

    ResponderEliminar
  76. Querida Mariazita:
    Aguardo que me digas qual o link.
    desejo que tenhas tido uma Santa Páscoa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  77. OI MARIAZITA!
    FIZESTE UMA INVERSÃO, PUBLICANDO AGORA A PARTE ANTERIOR...
    TEU LIVRO SERÁ UM SUCESSO, COM CERTEZA.
    ADOREI TUA VISITA EM MEU BLOG.
    ABRÇS
    Zilanicelia.blogspot.com
    Click AQUI

    ResponderEliminar
  78. Minha querida,
    Espero que os problemas de saúde se resolvam rápidamente.
    A tua escrita é linda, fluente ecativante.
    Se vires no meu post 'Ofereço-te...queres?' está o meu seloque gostaria que aceitasses aqui no teu cantinho. Muito me honrarias.
    Fica bem e que tudo corra bem.
    Podes sempre contar comigo.
    Um beijinho
    farinha222@sapo.pt

    ResponderEliminar
  79. Mariazita, desejo que tudo esteja bem contigo.

    Se cuida minha amiga.
    Maravilhosa sua postagem.

    Desejo que sua páscoa tenha sido excelente.
    Uma ótima semana!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  80. Mariazita, desejo que tudo esteja bem contigo.

    Se cuida minha amiga.
    Maravilhosa sua postagem.

    Desejo que sua páscoa tenha sido excelente.
    Uma ótima semana!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  81. Com tantas pessoas amando ler as tuas histórias, nem pense em fechar o blog, amiga!
    Espero que esteja tudo bem com você e sua família.
    Eu continuo tentando colocar em dia minhas visitas depois das férias que atrasaram tuuuudo. rs
    Beijocas, amada!

    ResponderEliminar
  82. Querida Mariazita:
    Perdi o teu mail. Se puderes, manda-mo de novo.
    Tens o meu, não tens?
    Preciso saber de ti.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  83. Olá prezada amiga escritora Mariazita, desejo que tudo fique bem contigo!

    Passando por cá para agradecer as tuas gentis e alegres visitas e comentários, e como sempre ler tuas belas histórias, sempre com lírios.
    Já sentia deveras saudades destes teus escritos e de tudo neste teu belo espaço, e por isto desejo que fique com a saúde melhore logo, para que possa este teu leitor e admirador voltar a admirar tuas histórias nesta tua casa. E que você e todos ao redor tenham um intenso e feliz viver, grande abraço e até mais!

    ResponderEliminar
  84. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    Vim desejar uma ótima sexta! Muita paz e luz"
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Beijos

    ResponderEliminar
  85. Vim tentar saber de como vais e deixar uma beijoca e um abraço.

    ResponderEliminar
  86. Cara Mariazita,

    Que bom ler as tuas narrativas tão interessantes!...
    Espero que logo resolvas teus problemas de saúde e que retornes plena e feliz para o exercício de viver a vida com alegria. Vejo o quanto és amada por teus amigos, essa dádiva já nos garante energia para melhorar.
    Tomara logo seja possível ler mais teus excertos, porém, cuide-se em primeira mão, teu pleno restabelecimento já nos garante a satisfação de vê-la bem.
    Beijos,
    Genny

    ResponderEliminar
  87. Oi Mariazita
    Muito muito bom essa saga dos Afonsinhos e repito-me porque já estive falando isto por aqui.De fato surge aí mais um livro de qualidade Mariazita,eu já conheço sua linguagem correta, seu estilo elegante de criar e agora nao mais na ficção , uma realidade que deixou marcas e fez história ,certamente.
    Estive uns diazinhos fora, mas voltei , a gente sempre volta rsrs
    Conto com voce e desejo firmemente que os problemas de saúde ao seu redor se acomodem , sejam sanados com a graça de Deus.Torço e fico pedindo que sim.
    um abraço e orgulho-me de ter comigo o seu primeiro romance "Luz ao Entardecer", preciso rele-lo porque gostei muitíssimo.
    fique bem, boa semana

    ResponderEliminar
  88. Olá, Mariazita!

    Enquanto os morgados aqui não tornam, deixo um beijinho e os desejos de um bom fim de semana.
    E que os ventos vão soprando de feição.

    vitor

    ResponderEliminar
  89. Mariazita.
    Hoje com um pouco de mais coragem venho correndo ver seu lindo cantinho.
    Amada li emocionada toda sua postagem
    confesso nunca imaginaria com uma capela de tantos anos.
    O seu livro tenho certeza será uma grande vitória.
    Te desejo muita saúde minha amada.
    beijos no seu coração.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  90. BOA NOITE
    MARIAZITA
    GOSTO MUITO DE VIM AQUI NO TEU CANTINHO PARA LÊ AS COISAS BELAS QUE VC ESCREVE. VOU FICAR TORCENDO QUE VC FIQUE BOA LOGO. MELHORAS VIU COM CARINHO.
    BRISA

    ResponderEliminar
  91. .º°❤
    °º✿ Olá, amiga!

    Que saudade!
    Tudo bem contigo?
    BOM FIM DE SEMANA!

    ¸.•°`
    °º✿ Beijinhos.
    º° ✿ ✿ Brasil

    ResponderEliminar
  92. .


    Pronto, criança. Estou
    seguindo o teu blog.

    Beijos,

    silvioafonso





    .

    ResponderEliminar

A SI, QUE VEIO VISITAR-ME, UM GRANDE
BEM HAJA!

BEIJINHOS
MARIAZITA