domingo, 17 de abril de 2011

DOMINGO DE RAMOS




O Domingo de Ramos é o domingo imediatamente anterior ao Domingo de Páscoa, e dá início à Semana Santa.
Deve o seu nome à memória litúrgica da entrada solene de Jesus em Jerusalém. Montado num jumentinho, em sinal de humildade,




Ele dirigia-se àquela cidade para ali celebrar a Páscoa.

À chegada, Jesus é aclamado pelo povo, que, agitando folhas de palmeira, e cantando “Hossana ao Filho de Davi!", o aplaude como “Aquele que vem em nome do Senhor”, e o recebe como um rei.
Será este mesmo povo que, na sexta feira santa, irá pedir a Pilatos a sua crucificação.
Assim é a inconstância, a volubilidade do Homem de pouca fé.

A Missa de Domingo de Ramos foi chamada, em tempos, de “Missa seca” porque nela não havia comunhão – consagração do pão e do vinho.

Uma das tradições mais populares em Portugal consiste na “benção dos ramos” ou dos “palmitos” – prática generalizada entre os povos católicos.
Por vezes os ramos, feitos com folhas de palmeira, raminhos de pliveira, alecrim e rosmaninho, e flores como camélias e outras, atados com fitas de cor, são benzidos de véspera, e levados, no dia seguinte, para a missa; outros são benzidos antes de começar a Missa de Ramos.




(Bênção dos ramos - Igreja de S.Francisco-Armação de Pera-Algarve)

Esses ramos são depois guardados em casa durante todo o ano; nalgumas aldeias e vilas ainda se conserva o costume de dependurar os ramos à cabeceira da cama para “proteger dos maus ares”. É também costume colocá-los na sala, junto de uma imagem religiosa ou crucifixo, para receber o “Compasso” durante a visita pascal.
Na Beira Baixa, há um costume muito peculiar: junto com os ramos leva-se à igreja um pão, para ser benzido antes da missa. A crença popular atribuia-lhe poderes divinos e profiláticos.
Ainda hoje, mais ou menos por todo o país, se mantém o costume de queimar algumas folhas do “ramo bento” para afastar as trovoadas. Com o mesmo intuito colocam-se raminhos de oliveira sobre as janelas e portas, e dá-se aos animais um pedacinho do “pão bento”.
As palmas e os ramos que ficam nas igrejas são queimados neste dia e as suas cinzas, guardadas na sacristia, servem para impor o Sinal da Cruz na fronte dos fieis na Missa de Cinzas do ano seguinte.

São comuns as procissões do Domingo de Ramos, em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira.
Consta que esta procissão terá surgido depois de um grupo de cristãos da Etéria ter feito uma peregrinação a Jerusalém e, no regresso, ter procedido, na sua região, da mesma forma que o havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa.
O costume foi-se alargando gradualmente a outros lugares e, no final da Idade Média, foi incorporado aos rituais da Semana Santa.

O Domingo de Ramos teve outros nomes, como, por exemplo, os nomes latinos de “Pascha Floridum”; “Pascha Florum” ou “Dies Floridus”, sendo que todos eles têm o mesmo significado: Páscoa das Flores ou, como é o caso do último, Dia das Flores. Isto porque, como ainda hoje acontece em algumas localidades, palmas e ramos de árvores enfeitados com flores são abençoados durante a Procissão dos Ramos.

Outro nome, usado na Idade Média foi “Dominica Hossana” por causa das antífonas (resposta, em geral cantada em canto gregoriano a um salmo ou a outra parte da liturgia) que eram cantadas durante a Bênção de Ramos e mesmo durante a procissão dos ramos. As antífonas tinham o refrão “Hossana ao filho de Davi”.

Chamava-se ainda de “Dies indulgentiae” pois neste dia, no tempo em que na Igreja havia a prática da penitência pública, eram anunciados os nomes dos pecadores públicos que seriam reconciliados com a Igreja na Páscoa.

O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsecamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura. (Inf. Wikipedia)

A seguir veja o vídeo que escolhi para este dia

81 comentários:

chica disse...

Gosto muito desse dia. Adoro ir à igrej buscar os ramos e guardá-los em casa... Protegem a casa! Mas cada vez tá mais difícil de conseguir fazer...beijos,chica

Maze Oliver disse...

Passei para ler as novidades e te desejar uma Feliz Páscoa ao lado de sua família e de seus irmãos de fé. Um abraço!

Unknown disse...

Mariazita,
Embora se venham perdendo gradualmente com o passar dos anos, ainda existem aldeias do interior fieis às tradições.
Lembro-me que quando era criança, no Domingo de Páscoa as famílias que recebiam a cruz faziam tapetes de flores em frente às suas casas. Em Paços de Ferreira, terra onde vivi largos anos, eram feitas passadeiras lindíssimas de flores por onde mais tarde passaria a procissão.

A tradição já não é o que era, e a fé também não. As pessoas deixaram de crer e não temem nada nem ninguém, talvez por isso o mundo esteja cada vez mais cruel.

Beijinho,
Ana Martins

Desnuda disse...

Querida amiga Mariazita,


Adorei todo o texto e video! Muitos fatos desconhecia e tomei conhecimento através do seu texto. Obrigada, amiga. Os raminhos estão sempre na minha sala! Saúde e muita proteção para você e toda a família, Mariazita.

Beijos com carinho e feliz domingo de Ramos!

Marilu disse...

Querida amiga, meus pais e irmã, eram portugueses e minha mãe todo ano ia a missa para benzer os ramos era sagrado. Hoje conservo essa tradição se não vou a missa, peço depois a alguem um raminho para abençoar minha casa. Tenha um lindo domingo de ramos. Beijocas

São disse...

Neninha, obrigada pelas informações e que seja de serenidade e paz a tua Semana Santa.

Um grande abraço.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Uma postagem para guardar no coração!
Um lindo domingo de ramos, Mariazita!
Beijos meus!

Táxi Pluvioso disse...

Até Cristo maltratava os animais, como se fosse inválido, e não pudesse andar a pé, onde vai parar o mundo? (espero que não pare ou com o embalo somos disparados no espaço). bom domingo

Anónimo disse...

Mariazita,pois tento (e lá vou conseguindo)manter a tradição bem
viva!
Desejo-te uma Santa Páscoa!
Beijo.
isa.

Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa disse...

Querida Mariazita:
Muito interessante o teu texto, Mariazita. Um autêntico documento histórico!
É pena tudo se estar a perder.
Um grande abraço e uma Santa e Feliz páscoa para ti e para toda a tua Família.

CF disse...

Bom dia Mariazita
Sempre actual e atenta nos posts com que nos presenteia...
Alguns dos hábitos e costumes vão se perdendo com o tempo o que é uma pena, pois mesmo que as pessoas não sejam católicas poderiam fazer parte da história do seu povo acarinhando e transmitindo valores importantes aos filhos e gerações vindouras... para que els tenham raízes onde is buscar a seiva que os alimente ao longo das suas vidas. De todas as histórias, sejam religiosas ou não, podemos retirar grandes lições de vida...
Desejo-lhe antecipadamente uma Feliz Páscoa junto da sua família e amigos (nos quais eu me incluo...apesar de virtual...lolol)
bjs

Miguel disse...

Querida Mariazita, texto importante e oportuno para a ocasião. Aqui por São Paulo já não se vê com tanta ênfase a comemoração da Semana Santa, Páscoa. Infelizmente é uma época marcante do cristianismo. Como sempre, maravilhoso e didático texto. Até outras vezes minha amiga. Saúde.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Encantadores, texto e vídeo.
Ontem na festinha da Márcia, comentou-se o Domingo de Ramos,combinando em qual igreja iriam à missa. Mamãe sempre punha os ramos bentos dentro do oratório, junto às imagens.
O vídeo me fez lembrar quando, eu jovem, representei a Virgem Maria, algumas vezes, no Mártir do Gólgota. A peça continua sendo encenada,por vários grupos, por todo o Brasil, geralmente com o nome de Paixão de Cristo
Gosto dessa época, as pessoa se confraternizam mais.
Excelente histórico sobre esse lindo dia, Mariazita...

Abençoada Páscoa, em famíla!
Lúcia

António Gallobar - Ensaios Poéticos disse...

Olá querida Mariazita

É sempre bom manter as tradições, que nos recordam a pureza da infancia, as flores da pascoa os Ramos, as Idas à madrinha... temos uma missão não deixar esquecer essas coisas tão belas. Parabens

Beijinho

Agulheta disse...

Mariazita. Gosto muito da Páscoa,ela tem grande significado para quem acredita que a vida não é só uma ilusão de momento.Belos tempos que era um dia lindo por vários lados,hoje tudo acaba e morre aos poucos sem que guardem certas tradições.Feliz Páscoa e beijinho de amizade

In Cucina disse...

Adorei seu texto sobre as tradições do Domingo de ramos, nos faz lembrar da infância, onde levávamos mais a sério as tradições.

A modernidade nos faz perder alguns momentos importantes de nossas vidas, que pena!

Beijos brasileiros, Teresa

Luna disse...

cada vez mais se perdem as tradições, e acabamos-nos esquecendo o verdadeiro significado do que por vezes estamos a comemorar
bjs

Anne Lieri disse...

Mariazita,muito bom o artigo que escreveu sobre o domingos de Ramos,uma passagem tão linda da vida de Jesus!Adorei!Bjs,

Anne Lieri disse...

Mariazita,muito bom o artigo que escreveu sobre o domingos de Ramos,uma passagem tão linda da vida de Jesus!Adorei!Bjs,

Lilá(s) disse...

Muito bem contada, se bem qu a tradição vai-se perdendo.
Feliz Páscoa
Bjs

Sotnas disse...

Olá Mariazita, que tudo esteja e permaneça bem contigo!
Ler este teu texto lembrou-me de quando era criança, ficava abismado com tanta gente seguindo tão devagar um padre rezando nestes dias. Pra mim era uma festa! Assim era no interior. Bela postagem sua, com este belo texto tão esclarecedor e imagens também.
Desejo a você e todos ao redor muitas felicidades. Sempre feliz com suas visitas e comentários, eu a parabenizo pelos comentários tão elogiosos postados aqui sobre o seu livro, apesar de ainda não ter lido, imagino que deve ser fascinante, de acordo com tuas postagens por aqui, que começamos a ler e somente paramos por nada mais há pra ler após o fim. Merece todos os elogios, grande abraço e até mais!

Emília Pinto disse...

Oi Mariazita!
Na Igreja onde fui, começou a missa com a entrada do padre e seus acólitos, com os ramos de palmeirs que se dirigiram até ao Altar.São lindas as missas.
Boa Páscoa e até breve
Herminia

Unknown disse...

Mariazita.
Como católica, agradeço a linda e reflexiva postagem sobre o início da Semana Santa.
Estou sem poder visitar os amigos, por conta de uma tendinite,mas logo fico boa e a vida volta ao normal.
Que vc e sua família tenham verdadeiramente "uma Semana Santa",e que possamos repensar a vida e seguir os ensinementos que Deus nos deixou.
Um abraço e Feliz Páscoa!
Emilinha

Néia Lambert disse...

Oi Mariazita, aqui na minha pacata cidade também mantemos a tradição, gosto disso, acho que temos que manter e valorizar os costumes religiosos e lhes dar um bom significado.

Tenha uma linda semana!

Beijos

Daniel Costa disse...

Mariazita

Um primor esta tua crónica. Não só para os que professam o catolismo, é sempre oportuno rever a matéria. Porém quem sempre andou arredio nunca fará mal passar por aqui ler. Por mim gostei.
Beijos

Carla Ceres disse...

Querida Mariazita, aprendi muito com essa postagem. Sou de família católica nada praticante e, mesmo tendo estudado em colégio de freiras, encontrei tradições diferentes das nossas. Feliz Páscoa!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Como sempre um belo texto, sabes...fez-me lembrar os meus tempor de miuda que iamos ao campo colher os ramos.

Deixo um beijinho com carinho
Sonhadora

Silenciosamente ouvindo... disse...

Gostei deste seu post. Sou católica
e ontem fui à procissão do Senhor
dos Passos e no final da mesma
o Ran Khiao tocou na Igreja, foi
muito bonito.
Beijinho e Feliz Páscoa, para si,
para os seus familiares e seus
seguidores.
Irene

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Oi, amiga, fiquei feliz, com a sua dupla visita de hoje.
Obrigada, pelo grande incentivo a esta aprendiz...
Tenho o vídeo, na voz do grande e saudoso Paulo Autran,dizendo Meus oito anos. Espero que breve vc possa ouvir, na voz da Marcinha,
cantado.
Beijinhos, Mariazita

ju rigoni disse...

Lindo post, querida Mariazita. Fez-me lembrar os tempos de escola... Estudei em Petrópolis, a cidade imperial, num colégio religioso, e nós, alunas, tínhamos muitas atividades ligadas a essa data.

Eis mais um momento de grande reflexão sobre este que foi, é, e sempre será o maior poeta de todos os tempos; capaz de palavras que, até hoje, não apenas tocam, - salvam almas. Passarão talvez as ações da tradição, mas, como ele mesmo alertou: "Minhas palavras não passarão." Não mesmo.

Bjs, querida. Uma Boa Páscoa para você e para os seus. Inté, amiga.

Bergilde disse...

Mariazita,
Esse é sem dúvidas um importante momento para o mundo e a tradição cristã.
Gostei da leitura que você nesse post me proporcionou,abraços e já desejando boa Páscoa porque me ausento da rede pelos próximos dias.

Mª João C.Martins disse...

Mariazita

As tradições, sempre deram um suporte social valioso, na coesão e na partilha em torno de valores e crenças que para além de darem alento individual, fortalecem os sentimentos de pertença.
Em muitos locais, e fruto da alteração dos padrões e ritmos de vida, muitas destas tradições foram abandonadas e ou substituídas por outros rituais, a meu ver, mais individualizados e promotores de uma maior solidão. Mas, por este País fora, em muitas localidade e aldeias, a Semana Santa, que começa exactamente com o Domingo de Ramos, é vivida ainda com a mesma intensidade e com o mesmo espírito de outrora e sente-se que nesta, como em outras festas, a religiosidade dá às populações a força necessária para se erguerem na luta constante com a adversidade.

Um enorme beijinho, minha amiga.
Uma Santa Páscoa para ti e toda a família e, ( que contente estou ), até muito em breve.

Maria selma disse...

Oi amiga,interessante post...ofereço selinho de páscoa está na sla presentes oferecidos...
Desejo Feliz Páscoa junto a família de muita paz e união.beijos

AC disse...

Mariazita,
Como sempre, a sua pesquisa foi eficaz.
É bom que não se deixem perder as tradições, um povo sem memória é sempre um povo mais pobre.

Beijo :)

Luciana L V Farias disse...

Lindo post, querida!!!

Gosto demais como você se aprofunda em todos os assuntos :-)))

Eu acho linda a missa do Domingo de Ramos, pelo menos aqui pela minha região ainda há a tradição da bênção.

Beijocas e Feliz Páscoa, viu???

Graça Pereira disse...

Mariazita
PARABENS pela linda e completa postagem, desde a explicação até ao vídeo, podemos aqui rever o que foi realmente a Via Sacra de um Deus que morreu por nós.
Tens razão quando chamas a atenção para o grande pormenor de serem as mesmas pessoas que aclamaram Jesus no domingo de Ramos e na 6ª feira seguinte pediam a sua crucificação!
Aqui está a retrato da humanidade.
Agora ma Missa de Ramos já se comunga (há muito tempo) e acho bem porque é, de certo modo, a aclamação que o povo faz ao Rei de David.
Parabens minha querida.
Beijos e votos de uma Santa Páscoa.
Graça

Anónimo disse...

Aprendi muita coisa contigo aqui e hoje, Mariazita.

Não tenho por tradição fazer nada de semelhante mas adoro saber e reconheço que as tradições devem ser mantidas vivas.

Querida amiga, e porque posso não te falar antes da Páscoa, não quero deixar de te desejar uma Páscoa verdadeiramente renascida e feliz.

Vamos começar tudo de novo, libertando-nos do mal que eventualmente nos corrompeu
a alma e assim nos recobriremos com a pureza da alma que tivemos um dia.

Abandonaremos tudo o que é velho e antigo e olharemos em frente com coragem. Nos dedicaremos à vida como quem sorve o sumo de um fruto delicioso.

Beijos

Luis disse...

Minha Querida Amiga Mariazita,
Venho visitá-la e deixar-lhe os meus Votos de uma Santa Páscoa na companhia dos seus entes queridos. Tenho andado arredio mas não esquecido pois os Amigos estão sempre connosco!
Um beijinho muito amigo.

Marilu disse...

Querida amiga, Páscoa é amor, ressurreição e renovação, abra seu coração e deixe que o amor faça sua eterna moradia. Tenha uma Feliz e abençoada
Páscoa.
Beijocas de chocolate.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Mariazita querida!
Antes do coelhinho chegar,
eu vim te visitar!
Uma mensagem de Páscoa
de presente vou deixar!
Não trouxe chocolates,
pois eles iriam te engordar!
É Tempo de Páscoa, é tempo de...

"Tempo de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz.

Tempo de oração!!!

Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos e de ser mais irmão.

Tempo de recomeçar!

Tempo de concessão, de compromisso, de salvação. Tempo de perdão.

Tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar...

Para onde? Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!

Tempo de Ressurreição"

Desconheço a autoria!

Beijos com sabor de chocolate!!!

In Cucina disse...

Querida Mariazita

MENSAGEM DE PÁSCOA

Páscoa é renascimento...
É passagem...
É mudança e transformação...
É ser novo um mesmo ser
Que recomeça pela própria libertação.
Fica para trás uma vida cheia de poeira
E começa agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento,
Esperanças renovadas,
E um arco-íris rasga o céu
E parece balbuciar que Jesus ressurgiu
para nos provar que o amor
incondicional existe, assim como a vida eterna.
Feliz Páscoa!

Lilian Ruosso

Beijos brasileiros, Teresa

Desnuda disse...

Mariazita amada,


Obrigada pelo carinho amiga. Vou subindo a serra pra Minas Gerais amanhã cedinho, mas volto domingo! Feliz Páscoa para toda a família.

Deixo um beijo estalado de bom, igualzinho pão de queijo quentinho, com chocolate quente, uai! Hahahahaha

Unknown disse...

"É coisa difícil renovar o que é antigo, dar responsabilidade ao que é novo, beleza ao que é obsoleto, luz ao que é escuro, graça ao que é desdenhado, confiança ao que é duvidoso." (Plínio, o velho)

Mas nada tornar-se-á impossível,
quando perseveramos em renovação...

Feliz Páscoa!

Bjs

Livinha

Sara disse...

Venho agradecer o muito simpático comentário que deixou no meu blogue.
E quando aqui chego, deparo-me com esta evocação da Páscoa e das suas tradições, tão vivas esta semana em Braga, a minha cidade.
O meu agradecimento, mais uma vez!

Unknown disse...

Um grande aprendizado por aqui.E vim te desejar uma Pascoa abençoada aos olhos de nosso senhor Deus.

Anónimo disse...

Oi Mariazita! Tudo bem com você?

Que riqueza de post, querida! Muito bom ver aqui que a hstória dessa passagem tão importante da vida de Jesus está registrada.

"A Páscoa não se resume a lembrar a morte e o sacrifício de Cristo, mas é também uma celebração de alegria e vitória pela sua ressurreição."

Um beijo carinhoso e que você tenha um dia de bênçãos.

A paz esteja contigo

Lindalva disse...

Olá minha doce amiga. Os dias de turbulência ficaram para trás, a partir desta quinta até domingo espero repor as energias e colocar a vida em ordem e, como primeiro ato visitar e abraçar os amigos do coração, dentre eles você. espero que teus dias estejam a correr com tranquilidade e que a saúde a cada dia melhor. Que nestes santos dias em que viveremos o Deus Pai em sua infinita bondade te cubra com o manto da boa esperança trazendo bons frutos a tu e aos teus. Uma Páscoa com Luz minha querida Mariazita. Beijos no coração!

Vivian disse...

Bom dia,Mariazita!!

Gostei do texto.É impressionante a incostância do povo...a mim sempre assusta, que aqueles que te louvam num instante, no outro te desejam morto!
**Gostei do vídeo!Foge do habitual!
Agradeço sempre sua gentil presença!
Que Deus te abençõe!
**Desejo uma Feliz Páscoa!
Que seja de muita Luz, Paz e Amor!
Beijos!

Unknown disse...

Olá amiguita querida.
Eu já havia estado aqui e comentado mas, não foi possivel deixar minha passagem o site não me deixou entrar, a página simplesmente caia anda assim o site aff.
Mas comentando novamente a tua bela postagem, datas como essa nos deixam emotivos e com uma vontade grande de querer ser melhor, fazer tudo direito, amar sem distinção e como "Êle" mesmo nos disse: Somos criados à sua imagem e perfeição! Porque não? Se somos todos irmãos não é mesmo?
Amei o vídeo escolhido com a tua sensibilidade e carinho pra gente poder refletir na grandeza de sermos humildes e caminharmos lado a lado com Jesus.
FELIZ PÁSCOA Amiguita.
Que Jesus abençoe você, tua família e a nós todos.
Fica com Deus!
Carinhosamente,
Jady

Sandra disse...

Mariazita,

Vim aqui rapidinho para deixar um super beijo e lhe desejar uma ótima páscoa pra vc e toda a sua família!

Amizade / Amistad disse...

Olá amiga

Votos de uma Páscoa muito feliz repleta de Paz e alguns docinhos!...

Há selinho no Farol.

Beijinhos dos amigos do Farol

Argos, Tétis e Poseidón

Unknown disse...

Mariazita, hoje vim lhe desejar uma "Feliz Páscoa",mesmo não estando muito no mundo virtual.
Estou com a vida um pouco atribulada e as vezes não tenho tempo para teclar, mas não esqueço das amigas que sempre me visitam, deixando uma palavra de carinho.
A fé move montanhas, a reflexão nos leva a fé. A páscoa é uma época de refletir sobre nossa aliança com Deus e fortalecer nossa fé sobre seus ensinamentos.
Um abraço
Emilinha

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga hoje passei especialmente para lhe desejar uma Páscoa muito Feliz.
Que a Páscoa nos traga uma mensagem de Paz, Harmonia, Esperança e Amor.
Beijinhos
Maria

Judite disse...


Bom dia, Mariazita!

A fuga dos hebreus foi o fim da escravidão de um povo.
A escravidão equivale à morte, escravizar equivale a tirar a vontade e a
alma de alguém, equivale a tirar sua vida.

Se libertar da escravidão é viver de novo, é
renascer, é estar sempre começando tudo de novo.
Por fim, JESUS é a ressurreição.
Quer prova mais clara do que digo?
Este eterno milagre que nos encanta é o milagre da vida que a Páscoa nos
relembra.

A Páscoa é a ressurreição das nossas almas.
Este é o tempo de renascer, começar tudo de novo.
Tempo de nos libertamos do mal que corrompeu nossas almas e nos recobrirmos com o véu da pureza da alma que tivemos um dia.

Abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar pra frente com coragem.
Dedicarmos-nos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso.
Este é o tempo do nosso coração.


Deixo-lhe um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ImSNKr_Xndc


Uma linda Páscoa para você e todos os seus.
Deus seja contigo.



http://hajalluz.blogspot.com/

Fátima disse...

Mariazita
Passei por aqui para me encantar
com suas histórias de encantar.
São ramos que acenam além mar
Palavras tão doces e tão reais...
Que me reportam a tempos que nao voltam mais.
O altar na calçada
A matraca
a procissão
a vela na mão...

Saudades!!!
Feliz Páscoa a vc e família
Sempre com carinho
rosa de Fátima

Anónimo disse...

Aqui os ramos bentos do domingo de ramos são usados para acalmar as tempestades. Eu já passei por uma experiência com eles que me arrepio só em lembra-la. Coincidência? Não creio.

Desejo a você uma Páscoa abençoada Mariazita, que o renascer se faça em você e nos seus.

Beijos!

manuela baptista disse...

para si Mariazita

uma Santa Páscoa!

e obrigada pela sua bonita mensagem

um beijo

manuela

chica disse...

Volto pra te desejar uma Páscoa alegre, feliz e coloridinha!

beijos,chica

Evanir disse...

Deus abençoe você
e sua família neste dia em
que estamos celebrando
Jesus nosso Salvador, Aquele
que vive e reina para sempre!!!
Uma abençoada Páscoa beijos e beijos,Evanir.

www.aviagem1.blogspot.com

www.fonte-amor.zip.net
Fonte de Amor tem presente de Páscua na postagem.

Evanir disse...

Deus abençoe você
e sua família neste dia em
que estamos celebrando
Jesus nosso Salvador, Aquele
que vive e reina para sempre!!!
Uma abençoada Páscoa beijos e beijos,Evanir.

www.aviagem1.blogspot.com

www.fonte-amor.zip.net
Fonte de Amor tem presente de Páscua na postagem.

Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa disse...

Querida Mariazita:
Vim em busca de um novo post.
Voltarei.
Um beijinho e Feliz Páscoa.

AFRICA EM POESIA disse...

MARIAZITA

è isso Páscoa é amor..
Para mim Ressurreição e muito AMOR...
UM BEIJINHO GRANDE MINHA AMIGA

LINdo o trabalho do Domingo de Ramos... gostei muito

AFRICA EM POESIA disse...

MARIAZITA

è isso Páscoa é amor..
Para mim Ressurreição e muito AMOR...
UM BEIJINHO GRANDE MINHA AMIGA

LINdo o trabalho do Domingo de Ramos... gostei muito

Marineide Dan Ribeiro disse...

Que você tenha uma Santa Páscoa!
Deus te abençoe sempre!

vieira calado disse...

Hoje venho simplesmente desejar-lhe

Boa Páscoa!

Bjjss

São disse...

Querida nena, te desejo de coração uma Páscoa luminosa e doce como tu e vivida junto a quem amas.

Um fraterno abraço, minha querida amiga.

Tite disse...

A correr a correr mas ansiosa para chegar a tempo de desejar uma Páscoa Feliz a esta amiga querida.

Beijos Pascais

Isamar disse...

Achei o título do blogue muito sugestivo e vim espreitá-lo. E não me arrependi. Gostei do post e li-o por inteiro com interesse.

Bem-haja!

Páscoa Feliz

Beijinho

Luna disse...

Ainda vai existindo muitos seres que mantém a tradição e que o sentem no coração toda a tragédia que Jesus sentiu
Boa Pascoa
bjs

Unknown disse...

Santa Páscoa!

Eu queria poder estender bem os braços,
assim de forma tão longos, que me fosse
possível abraçar o mundo e ainda de sobra
um pedaço, para fazer bonito um laço,
enfeitando a vida...
Que sequer restasse algum espaço, para
passagem das mágoas e dos desenganos
e que jamais houvesse a despedida...
Eu queria que de fato, o mundo
se sentisse trigueiro e fecundo, nada
como incrédulo, esvaecido moribundos,
desesperançados...
Que as somas, se desse a efeito de partilhas,
por todas as milhas, a se galgar o comum
e que o subtraendo, fosse um ser
extinto, dando lugar ao divisível:
Um por todos e todos por um...

Muita paz pra ti minha amiga.

Lívinha

Silenciosamente ouvindo... disse...

Novamente no seu blogue para
lhe desejar uma feliz Páscoa e
agradecer o seu comentário.
Beijinho/Irene

Unknown disse...

Páscoa rima com Paz!
Que seja teu dia repleto!
A tua amiguita brasileira te ama!
FELIZ PÁSCOA EM FAMÍLIA!
Beijos e carinhos,
Jady

Machado de Carlos disse...

... e assim devemos seguir a seara do maior homem que passou pela face da Terra. Entretanto, devemos observar, que depois de mais de Dois mil Anos ainda procuramos aprender as palavras do Grande Mestre. Em nome da Páscoa, que é sinônimo de Amor, deixo aqui grafadas, com muito carinho as minhas palavras:
Que possamos, a exemplo Dele, seguir fortemente, com a nossa grande amizade pura.
Um Grande Abraço!
Beijos!...

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Hoje passando para desejar uma Páscoa Feliz, cheia de amor e paz, junto de quem amas.

Beijinhos com carinho
Sonhadora

Perola disse...

Esse dia é precioso né minha flor.
Vim te desejar uma feliz Páscoa amada com muito amor,muita paz e muitos bombons rs.
Obrigado pelo carinho da visita.
Um beijo grande.

Anne Lieri disse...

Mariazita,hoje passei para reler seu belo texto sobre o domingo de Ramos e desejar uma Páscoa cheia de amor a vc e sua familia!Bjs,

Evanir disse...

Amiga querida não poderia deixar de estar aqui hoje.
Eu não ando muito bem amiga e ando nervosa demais minha filha opera dia 27 mãe nesses momentos se torna mesmo tendo muita fé a gente se preocupa demais.
Uma abençoada Páscoa amiga querida um beijo carinhoso da sua amiga aqui do Brasil,Evanir.
www.aviagem1.blogspot.com

Graça Sampaio disse...

Não sou religiosa, não sou praticante de nenhuma religião, se bem que saiba as histórias que suportam as religiões critãs. E, claro, aceito a religiosidade dos amigos.

Boa Páscoa e tudo bom para os teus SEMPRE!

Beijinhos

Lilazdavioleta disse...

Mariazita ,

belo documento .

Beijinhos

Lilazdavioleta disse...

Mariazita ,

venho deixar um beijo e desejar um bom fim de semana .

Maria

Anónimo disse...

bom dia Mariazita, antes de tudo te desejo uma boa pascoa, eu tambem tenho descendencia portuguesa por parte de minha mae e avos maternos, o interessante e que sempre quando começava uma forte chuva com ventos relampagos e trovoes a minha mae começava a queimar ramos bentos, e sempre falava que era uma tradiçao de seus antepassados portugueses, e agora lendo o seu blogue vejo que essa tradiçao e muita antiga em Portugal, pois os meus antepassados portugueses, ainda chegaram ao Brasil por volta do ano 1700 depois de cristo, isto era o Brasil ainda era colonia de Portugal.