domingo, 13 de março de 2011

LENDA DAS SETE COLINAS DE LISBOA

Embora Roma seja também conhecida pela “cidade das sete colinas”, a verdade é que este epíteto pertence, por direito que lhe é conferido pela antiguidade, à cidade de Lisboa.
Espero não estar a ser muito “bairrista” ao fazer esta declaração 
Acerca da origem das colinas de Lisboa existem várias lendas, cada qual a mais interessante, e, em muitos pontos, coincidentes.
Escolhi esta que vou partilhar convosco por ser a que mais me agrada.
Em época que se perde nos tempos, ainda antes de ser ocupada por romanos e gregos, e até fenícios, existia aqui um reino chamado Ofiusa, que era governado por serpentes gigantescas.
Ao contrário dos outros elementos do governo, que eram serpentes normais, a rainha era diferente. Possuía cabeça e tronco de mulher, tendo as pernas substituídas por cauda de serpente.
Não deixando de ter, no seu íntimo, as características inerentes à serpente, era, contudo, um ser muito gentil e afável, com um enorme poder de sedução, que usava para atrair todos que aportavam ao seu reino.

Nas suas longas viagens aconteceu que Ulisses

e os seus companheiros passaram pelo Rio Tejo e, encantados com a sua beleza, resolveram ancorar e passar aqui alguns dias descansando, quem sabe, até, fundando uma cidade, a que seria dado o nome de Ulisseia.

Logo que viu Ulisses a rainha apaixonou-se perdidamente por ele. Propôs-lhe que se mantivesse no reino e, em troca, ela o desposaria.
Ulisses, receando a fúria de Ofiusa, com a qual podia correr até risco de vida, pois não esquecia que ela era meio serpente, fingiu aceitar, até que ele e os seus homens pudessem descansar e abastecer a nau com mantimentos necessários ao prosseguimento da viagem.

Alguns dias depois a nau encontrava-se perfeitamente abastecida; podiam, portanto, pôr-se a caminho.

Numa manhã bem cedo, ainda a rainha se encontrava a dormir, Ulisses conseguiu enganá-la e fugir para o mar alto.

Ao ver-se só, enraivecida por ter sido enganada, a rainha lançou-se da colina onde vivia em direcção ao mar. A sua longa cauda não lhe permitia mover-se com grande velocidade, mas não a impediu de serpentear até ao rio, deixando atrás de si, como prova do enorme esforço, as sete colinas que ainda hoje existem em Lisboa.
Chegada ao rio ainda continuou algum tempo nadando até ao mar, mas acabou por desistir, sem forças para continuar perseguindo Ulisses, que entretanto já se encontrava longe.

Image and video hosting by TinyPic

- A primeira colina é a de S. Vicente de Fora – pertence ao Bairro de
Alfama
- À esquerda desta levanta-se uma outra que sobe até ao Postigo de Stº.
André – pertence ao Bairro da Graça

(Miradouro da Graça)

- A terceira colina é a mais alta de todas, a colina de S. Jorge, que tem
no cimo o Castelo de S. Jorge – pertence ao Bairro da Mouraria

(Miradouro do Castelo de S. Jorge)

- A quarta elevação tem o nome de Sant’Ana – pertence ao Bairro da
Anunciada
- A quinta é a de S. Roque – pertence ao Bairro Alto
- A sexta colina é a das Chagas, que deve o seu nome à igreja que ali
edificaram os marinheiros da rota da índia, em louvor às chagas de
Cristo – pertence ao Bairro do Carmo
- Finalmente a sétima colina é a de Santa Catarina – pertence ao bairro
Camões.

(Miradouro de Santa Catarina)

Ainda hoje se conservam aí os 7 principais templos de Lisboa.

As sete colinas de Lisboa continuam a dirigir-se todas para o rio Tejo, em busca dum amor eterno.

62 comentários:

Anónimo disse...

Um encanto esta lenda!
De novita sou uma apaixonada por Lendas.
Obrigada por ter trazido esta até nós.
Beijo.
isa.

chica disse...

Linda viagem que fiz aqui e aprendi mais essa lenda! beijos, ótimo domingo e semana,chica

Tainã Almeida disse...

Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos periodos mais marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso?
Visita o meu blog?

http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

Se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz.
Desde já obrigada, tenha uma ótima semana.
Atenciosamente Tainã Almeida

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga excelente post, como sempre.
Aproveito para desejar um bom Domingo e uma excelente semana.
Beijinhos
Maria

Néia Lambert disse...

Mariazita querida, a leitura de lendas é algo que me encanta, é uma delícia sair um pouco da realidade e entrar nesse mundo de histórias. Adorei a de hoje!

Beijos

Graça Sampaio disse...

Muito bonito este texto! Também gosto muito de lendas. E também gosto muito de Lisboa, minha querida cidade de sempre!
Gostei muito!

Desnuda disse...

Amigaaaaaaa,

Sensacional! A D O R E I a lenda que desconhecia !!!! Conheci aos 13 anos a de São Jorge....

PS: Menina que "meda" esta cobrinha gif kkkkkkkkkk


Beijo estalado de bom!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Gostei muito deste seu post.
Uma boa referência a Lisboa, cidade
que eu adoro. Também gosto de ler
sobre lendas.
Espero que esteja a passar um
bom domingo.
Bj.
Irene

Anónimo disse...

E encantou mesmo, adorei conhecer esta lenda

Beijos Mariazita

ju rigoni disse...

Mariazita,

belas as imagens que publicaste para ilustrar a lenda, que eu não conhecia, - e uma delícia passear os olhos por essas lindas fotos de Lisboa.

Meu beijo e meu abraço, amiga, com votos de uma boa semana. Inté!

Estela disse...

Olá Mariazita,
As lendas sempre nos oferecem um grande encantamento, e esta foi muito bem escolhida.

Bjs.

Unknown disse...

Ola amiguita querida, boa noite minha fada das letras.
Lendas que nos encantam e nos remetem aos mais belos sonhos, sempre torcendo pra que o final seja o mais lindo possivel, esse não foi possivel pois Ulísses tinha uma amor a sua espera e portanto jamais trocaria o amor de Penélope por uma cobrinha ainda que boazinha né? rss.Toda cobra tem o seu veneno ai ai, adorei mais esta, você tem um jeito especial de contar lendas, essa cobrinha enroscando-se na vara deu o toque final, por isso Ulisses escapuliu rss. Amiguita, sempre gosto de estar aqui contigo, o teu capricho com a tua casita da gosto de ver, parabéns, é sempre um prazer visitá-la amiguita.
Beijos e carinhos da amiga,
Jady

Nilce disse...

Adorei a lenda Mariazita.
Obrigada por nos trazer tão bela história e nos fazer viajar.
Linda, linda.

Bjs no coração!

Nilce

lis disse...

Mariazita
Que maravilha esse conto!
E assim vou aprendendo mais sobre Lisboa .
As lendas duram séculos e vão se transformando a cada leitura , essa é bem interessante.
Adorei saber sobre as colinas com vistas ao rio Tejo, cheias de inspirações.
abraços Mariazita

boa semana

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia.

Adorei a lenda. As colunas são lindas, realmente.

Um grande abraço.
Estou lhe seguindo.
Maria Auxiliadora (Amapola)

Principe Encantado disse...

Cheguei e viajei, uma maravilha de texto. Sempre bom deixar se levar pela imaginação, onde encontramos de tudo.
Parabéns pelo texto.
Abraços forte

André Miranda disse...

Ola,

Estou retribuindo a visita que você fez em meu blog,fiquei muito feliz por ter gostado.Gostei muito do seu espaço,também tenho muito carinho por Portugal embora não conheça, pois tenho a nacionalidade Portuguesa,meu pai e todos os meus avós são da terrinha.Já estou te seguindo...ah gostei da lenda.

Beijinhos

Evanir disse...

Querida amiga hoje Dia Mundial da Poesia ..
Convido você a ler a homenagem feita
no meu blog a todos os poetas,
Um lindo dia beijos,Evanir.

http://aviagem1.blogspot.com/
Obs..Mariazita hoje não vale vc não vir no meu blog OK? Amei sua postagem talvez ñ tenha falado ainda amo sua Terra e sua gente.

Lourdes disse...

Adoro lendas e esta é linda. Eu estou muito ligada a algumas dessas colinas. Nasci na colina de S. Jorge e com três meses fui morar para a de Santa Catarina, bem pertinho da das Chagas.
Sou mesmo alfacinha de gema!
Beijinhos
Lourdes

Desnuda disse...

Mariazitaaaaaa minha amiga amada,

Eu sempre escrevo muito no seu blog...E sempre esqueço de dizer mais rsrs. No caso foi o gifs da cobrinha que brinquei que estava com medo hahahahahaa

PS= do latim "post scriptum" , e significa o que vem após o que foi escrito.


Beijo estalado de bom e maravilhosa semana amiga!

PS: Pois é...A querida Hana tem enviado aos amigos o que se passa. Deixei tudo no album do orkut Blogosfera e na caixa de comentários nos meus blogs. Achei melhor desta forma.

++++++++++++ Bjsssss

Machado de Carlos disse...

Sete colinas, são sete montes aprazíveis! Que bom conhecer um pouco de Portugal. Quallquer dia, quem sabe terei o maior prazer em conhecê-lo, pois em meu sangue ainda correm sangue português, haja vista que minha avó materna nascera em Leiria.
Beijos! Obrigado por oferecer-me belas riquezas!

Desnuda disse...

hahahahahahaa
Mariazita, imagina...Vamos lendo a história da serpente.... e vamos entrando na narrativa...Ai vejo a cobrinha gifs kkkkkkkk e dei a exclamação " Que meda!" . Aqui nos expressamos , como gíria, relativa ao mêdo como meda. Achei o máximo você ter colocado o gifs porque deu um efeito legal!!! Amei!


Beijão amiga. Te amo!!!

Sotnas disse...

Olá Mariazita, desejo e espero que tudo esteja bem contigo, sempre!
Nesta sua casa tem realmente histórias, e lendárias!
O difícil é não viajar nestas tuas histórias, com este jeito todo seu de contá-las, melhor dizendo, escrevê-las. Se na sua casa tem histórias, você é uma excelente contadora destas histórias. Parabéns pelo belíssimo texto como somente você sabe escrever! E como disse a SAM, a gif da cobrinha fazendo montanha ficou muito boa, e enfatizou esta sua lendária história!
Obrigado pelas sempre carinhosas e gentis visitas, desejo a você e todos ao redor infinita felicidade, abraços e até mais!

Bergilde disse...

Lenda interessante Mariazita.Até hoje podia jurar que era mesmo Roma a cidade das sete colinas,mas aqui aprendo que não é bem assim.Embora,cada cidade européia tenha um Q e mistério e magia que fascinam turistas de toda parte.
Abraços pra ti,
Bergilde

CF disse...

Não conhecia esta história...
adoro lendas gregas e egipcias, o meu marido é de História e tenho cá em casa vários livros desses, nos quais me perdia em leituras.
Agora, por uma questão de trabalho não "devo" dispersar-me por outras leituras...
Mas depois, Mariazinha, ai depois... eu vou ler tudo aquilo que me deu vontade e não pude... bjs grandes

Anónimo disse...

Obrigada pela informação Mariazita!

Você sempre me ensinando sobre lendas e significados. Eu adorei saber o suignificado do nome da flor da paixão, pensei ser devido á paixão humana

beijos!

Marineide Dan Ribeiro disse...

Olá!!! Vim retribuir sua simpática visita!
Seu cantinho é muito especial e a música é linda! Me fez lembrar a casa dos meus avós paternos (portugueses).
Um grande abraço

Um brasileiro disse...

OLA MOÇA. BOA TARDE! PASSANDO POR AQUI E DANDO UMA OLHADA. MUITO LGAL E INTERESSANTE ESSA LENDA. TENHA MA OTIMA SEMANA. BJUS.

Unknown disse...

Mariazitamiga

Ora então, muito boa noite. Há já um tempinho que não vinha aqui e hoje chego e toma lá: a lenda das sete colinas da nossa Lisboa. Nota: eu nasci, contra a regra do Alfredo da Costa, na falecida Maternidade Bensaúde, ali ao Rego.

Como muito bem dizes, há muitas e muitas lendas sobre Lisboa, as suas origens e as suas sete colinas (que aliás são mais...)

Sem querer arrotar erudição, socorro-me da Wikipédia: "A citação referente às sete colinas de Lisboa aparece pela primeira vez no Livro das Grandezas de Lisboa, de Frei Nicolau de Oliveira no século XVII: «as sete colinas sobre as quais estava assente Lisboa: Castelo, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant'Ana»."

O frade queria tão só demonstrar que Lisboa era igual a Roma, pois esta estava na origem do termo. Bendito fora, apesar de menos esclarecido; o seu a seu dono.

Prontos (sem s), já botei faladura. Tenho dito, no caso é mais tenho escrito...

Qjs

Unknown disse...

Mariazitaaaa...!!!
Boa noite amiguita.
Estava aqui olhando as imagens das sete colinas, uma mais linda que a outra, as tuas postagens são de uma belezura sem igual, gosto muito da tua dedicação e fico aqui imaginando com que prazer você nos brinda, nos deliciando com tuas lendas maravilhosas, estou ficando mais culta a cada dia passeando por teu blog amiga obrigada por esse prazer.

Que gostoso te ver por lá e obrigada por notares o meu lapso rss
Já coloquei os devidos créditos.
Um beijo de boa noite pra tí minha queridissima amiga.Fica com Deus e com beijo beijo de boa noite e de saudade de tí.
Tua mui amiga,
Jady

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Hoje passando apenas para te oferecer o meu selinho de 500 seguidores, feito de muito carinho e amizade de todos que me seguem.

Beijinhos
Sonhadora

Luis disse...

Minha Querida Amiga Mariazita,
Como sempre apresentou uma bela lenda sobre as 7 colinas de Lisboa!
Ulisses por medo enganou a rainha que por tal motivo sofreu de amores não correspondidos. Ao lançar-se na sua perseguição acabou por com o seu movimento serpentiforme criar as referidas 7 colinas. Um muito amigo beijinho.

Marlene disse...

Ola amiga pasei hoje por aquipara
deixar-te um abraço,seu blog estamuito lindo estas fotos e paisagens me encantam deveras
espero-a mais vezes em meus blogs
um abraço com carinho marlene

Desnuda disse...

Mariazita,

Que comentário show!!! Lindos versos amiga. Obrigada. Te amo muitãoooo


Beijos com carinho.

Daniel Costa disse...

Mariazita

Se conheço lendas sobre a cidade das sete colinas que é de facto Lisboa. Assim tão completa não e tenho-me debruçado sobre as lendas, que mue atraiem. Todas as cidades, nomeadamente, mais antigas se prezam dasa suas lendas. Muitas vezes, para não dizer sempre, são as lendas o primeiro registo que existe, embora baseado em tradições lendárias.
Beijos

Neve disse...

Mariazita: lindo o seu blog, vou visitar você sempre. Obrigada por passar lá no meu "Outra coisa..."e deixar sua mensagem.
Já sou sua seguidora, ok?

Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa disse...

Lenda interessante, que não conhecia.
Obrigada pela partilha.
Um beijinho e boa semana.

Machado de Carlos disse...

As sete colinas são históricas e encantadas e, sem contar com as outras duas; somando assim nove colinas.
São as belezas reproduzidas, naturalmente pela Natureza. Uma vista que poderemos contemplar, um dia, se Deus nos permitir. Adoro a língua e o costume português!
Queira brindar comigo uma taça do bom vinho português!
Beijos!...

Lilá(s) disse...

Chamo a isto uma lenda de encantar!E esta nossa linda cidade merece.
Bjs

Cida disse...

Gostei de ler uma lenda sobre essa cidade que tanto me encantou.
Estive aí em maio de 2009, e me apaixonei perdidamente por Lisboa, e por outras cidades de Portugal que também tive o imenso prazer de conhecer.
Minha avó paterna era filha de pai português, e eu sempre tive muita vontade de conhecer essa terra tão linda e acolhedora.

Só fiquei com medo que essa serpentinha (que não parava de serpentear), caisse aqui no meu teclado!...hehehehehehe

Beijão pra você, menina.

Fique bem.

Cid@

Lindalva disse...

ai ai ai me transportei agora para Lisboa, minha doce Lisboa, que logo chegue setembro para ai eu estar. E ai minha querida amiga como estás? como andas vossa saúde? já saltitante e fagueira? vim hj para te deixar um beijo ternurento e te convidar a participar do 3º Pena de Ouro o convite está na Ilha e mesmo que não possas participar conto com tua presença no Ostra. beijos e afagos!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Realmente um encanto, Mariazita querida!
Beijinhos!

Mª João C.Martins disse...

Minha querida amiga

Não conhecia esta lenda tão bonita sobre a origem das sete colinas dessa cidade tão bela e que eu tanto amo; Lisboa.
Obrigada!

Peço-te desculpa pelo prolongado silêncio. Às vezes é preciso fazer alguma pausa para que as palavras respirem dentro de nós e voltem a ter vontade de emergir. Foi tão simplesmente isso que aconteceu.
Tu permaneces sempre no meu pensamento e tens, como sabes, a minha amizade.
Um beijinho muito grande para ti.

Saozita disse...

Olá mãezinha do coração passei só para te deixar um beijinho com muito carinho e te desejar uma boa noite.

Beijinho

Sãozita

Perola disse...

Esse teu blog ta lindo minha flor.
Histórias fascinantes,daquelas que a gente tem que ler até o fim.
Vim te desejar um exelente fds minha linda.
Beijo grande.

Perola disse...

Minha flor,eu fiz esse blog no dia 15 e hoje é dia 18 ele tem exatamente 3 dias.
No dia que o fiz tratei de correr atrás dos meus seguidores inclusive te segui no mesmo dia, só ñ comentei pq tudo aconteceu muito rápido. Eu estava deixando para comentar depois,as visitas foram bombásticas e se vc perceber eu tive 100 comentários na primeira postagem,eu ñ sabia que a receptividade seria tão grande e nesse vai e vem de responder acabei por esquecer de te avisar me perdoe. Hoje mais tranquila estou passando para agradecer as visitas e visitar os que eu ainda ñ tinha visitado.
Jamais eu me esqueceria de vc,nem morta!!!
Obrigado minha flor pela visita.
Beijo grande.

Anónimo disse...

Sabes como adoro lendas e esta é uma das que ainda não conhecia.

Para além de muitíssimo bela e bem escrita, como sempre, ainda está muito bem ilustrada.

Parabéns.



O sol aquece
e legitima a indiferença
pela ordem estabelecida,
a exuberância do gesto
no decote descaído,
na saia arregaçada até à cintura
no pé nu
descalço na areia.
Extracto de poema de Maria José Areal.

Bfs e beijinho

Maria Rodrigues disse...

Amiga passei para lhe desejar um maravilhoso fim de semana.
Beijinhos
Maria

mundo azul disse...

___________________________________

Gostei de ler! Gosto de lendas e hoje, fiquei sabendo algo mais sobre o seu belo país...


Beijos de luz e o meu carinho!!!


_________________________

Graça Pereira disse...

Minha Querida
A escolha dos teus temas para os posts, são sempre sensacionais.
Adorei a lenda e aprendi o nome de cada uma das colinas que corresponde tambem a um bairro popular.
Parabens pela pesquisa.
Beijocas e bom fds.
Graça

AFRICA EM POESIA disse...

Mimna amiga ...Espero-te.



CONVITE

A Direcção da Casa de Angola tem a honra de convidar V.Exa. para a apresentação do livro
Caminhei&caminhando de Lili Laranjo, bem como a inauguração da exposição de pintura da mesma autora intitulado Angola no meu coração a realizar no dia

8 de Abril pelas 17h, que terá lugar no nosso auditório.

Na mesma data organizamos um jantar no nosso espaço gastronómico.

Para reservar queira por favor contactar os nossos serviços.
Com os nossos melhores cumprimentos

Miguel Sermão
Egidio Feijó
Departamento Cultural



Travessa da Fabrica das Sedas, nº7
1250-107 - Lisboa
Telef. 21 386 3496

( Este Convite é um pedido para ter os amigos e os amigos dos amigos.. o jantar será caldeirada de cabrito e a preço económico.)

rosa dourada/ondina azul disse...

Como adoro Lisboa e sua histórias, deliciei-me com esta lenda tão bela!

Boa e feliz Primavera!

Beijo,

Perola disse...

Preciso que você me ajude,eu ganhei um selo de uma amiga mas eu só posso pega-lo se eu der sugestões de como melhorar o blog dela,algumas dicas.
Eu ñ encontro nada que posso dizer pq eu creio que o blog dela esta muito lindo assim,porém quem tem mais experiência pode ter uma visao maior do que pode estar faltando.
Esse é o blog: http://modosuavedeescrever.blogspot.com/. Na minha postagem atual eu estou divulgando o outro mas...o meu selo esta nesse.
Me ajude nessa missão?
Ela é tão engraçadinha rs.
Beijos.
Pode deixar a sugestão lá nos comentários dela rs.
Beijosssssssssssssssssssssssssssss

Dora Regina disse...

Mariazita, obrigada por comentar no meu Blog e pelas felicitações pela data do meu aniversário.
Adorei seu blog, sou descendente de portugueses, tudo que fala de Portugal eu adoro, suas histórias eu amei!!Já sou sua seguidora também.
Um grande abraço! Bjsss

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Amiga!

Obrigada pelo cuidado e carinho.
Estou só com uma amigdalite e uma otite :))) Nada demais ...
Ah! e estou afónica, o que agrada ao José :))))
Daqui a dias já estou boa, até porque apesar de ter aspecto frágil sou forte :)

Beijão

Unknown disse...

Bom dia Mariazita!!
Li encantada a sua postagem e viajei junto.Vivendo e aprendendo pois lendo "A lenda das 7colinas de Lisboa", pude conhecer um pouco mais de Portugal.
Ah!!Lisboa, cheia de encanto e beleza...
Que a Primavera que está chegando por aí,encha a sua vida de cores...
Um lindo domingo e obrigada pelo carinhoso comentário.
Emilinha

***** disse...

Bom dia minha amiga é sempre um prazer ao meu coração vir ao teu cantinho, nos enriquece e amplia conhecimento. Espero que estejas bem, com o desejo de uma semana com saúde e paz junto aos teus. beijos no coração!

***** disse...

a foto do perfil é do meu filho e minha nora (ahhhhh o amor)!!

Guida Rosa disse...

Ja que nunca estive em Lisboa,,vim aqui e me encantei com a lenda das sete colinas.
Conhecer este país ainda é um sonho..
que vou fazer torna-lo realidade
abraços e muito,muito carinho meu.

Táxi Pluvioso disse...

Só podia vir de uma serpente. Pessoalmente, acho Lisboa bastante feia, mas o povo tem que se enganar, e temos que dizer que é muito poética e bonita e muita luz e muito telhado e muito etc.

Joana Mendes disse...

Não gostei

Joana Mendes disse...

Não gostei