domingo, 7 de novembro de 2010

FINALIZANDO O LIVRO “LUZ AO AMANHECER”

É bem conhecido o ‘dito’ – “O rabo é o pior de esfolar”.
De facto os trâmites finais para a edição do meu livro, cujo lançamento será no próximo dia 13, têm sido os mais trabalhosos e complicados.
Só há momentos consegui acabar o que espero sejam as últimas correcções à prova.
O meu livro irá ter esta apresentação final:


Sem possibilidade de preparar o habitual post de domingo, partilho convosco uma crónica de Xana Guedes:


OS “TÉLÉLÉS”

"Afectos e Paixões".
Estar apaixonado é ter o céu na terra? Ou ficar preso ao telemóvel? Cruzar olhares tranquilamente? Ou "amar assim perdidamente"?

Avanços tecnológicos, maior poder capital, desenvolvimento urbano, a libertação das mentes, novos ideais e mais outras particularidades é o palco do nosso século, o século XXI. Contudo um palco só está completo com os bastidores e só pode ter valor tendo os actores em cima. Esses actores somos nós... a cidade... a sociedade. Mas que actores somos nós, sendo sempre influenciados pelo poder do consumo e pelas manias supérfluas que nos tentam incutir a cada minuto que ligamos a televisão ou a rádio ou então em cada página de um jornal ou uma revista - vejam lá que até nas relações afectivas a "modernice" está lá!
E pergunto eu: será hoje, um casal de enamorados, capazes de se relacionarem e comunicarem sem o "apoio" das telecomunicações? e vocês respondem (com certeza): NAÃOO!!! Pois não.... Quantas e quantas vezes vou eu na minha "paz do senhor" e passa por mim um/a marmanjo/a a babar ao "télélé" dizendo e ouvindo palavras melosas, trazendo estampado na cara um sorriso que deve conseguir iluminar toda a companhia de telefones que estão a permitir este dengoso encontro de radiações de orelha a orelha.
Mas nem tudo é uma chamada de "rosas", principalmente quando começa a afectar o cérebro e/ou coração (culpo eu a radiação transmitida por esses aparelho). Porém, acho eu, que já chega de ser tão negativa com esta paisagem, mas sim começar por escrever as maravilhas e a falta que nós sentimos quando o nosso "bichinho de botões" foi ao "arranjo".
Posso afirmar que sou uma tellélédependente, tenho que admitir, não consigo sair de casa sem ele, não consigo comunicar sem ele, não consigo namorar sem ele.... já viram, que retrato tão triste? Então, imaginem só, se por azar um meteorito qualquer ou um astronauta lhe dá na maluca e vai contra o satélite das telecomunicações?! Um desastre mundial....
Todo o mundo vai enlouquecer, acreditem, vai ser pior do que se o porto não ganhasse o campeonato (palavra de portista), uma loucura meus caros!

Bem, acho que nem toda a gente ficava mal humorada; se pensarmos bem, a conta telefónica iria baixar, os nossos pais iriam ficar tão orgulhosos de nós que eram capazes de nos nomear com Globo de Ouro de "o filho mais poupadinho"; mas (existe sempre uma contradição) já pensaram como é que eu e mais apaixonados "a long distance" conseguiríamos namorar? Será que tínhamos de andar a escrever cartas babadas e a gastar um frasco de perfume (dos grandes) para depois ouvirmos as bocas dos nossos pais, tipo: "Não achas que já ‘tás a abusar nas lambidelas aos selos, ou ‘tás à espera que eu te compre um camelo?" estão a ver? Eu não digo? Não temos hipóteses...

Por estas razões e por outras mais, é que eu acho que uma pessoa (que namora à distância) deve aproveitar todas as campanhas que pode haver, ou então dizer ao "amor da sua vida" que comece a telefonar às horas mais económicas, olha ,do tipo: "Amor, coração, gosto mais de ti se me ligares a partir das 21h00" ou então - que para mim é a melhor - "Querido telefono-te à noite, é mais romântico!!!", enfim, existem imensos truques mas o mais importante é não gastar muito dinheiro.

Nestes casos estar apaixonado é ir ao céu (mas só se tiver rede no telemóvel), passear de mãos dadas com a mão esquerda (é que a direita está a segurar o telélé) é olhar olhos nos olhos e dizer: "Amo-te perdidamente, queres unir a tua rede com a minha?" e ela responde: "Sim, meu carregador, és a radiação da minha vida!"
E pronto, estão dois jovens apaixonados a unir os seus corações, para começar a vida a carregar nos botões e a aprender, a aproveitar as chamadas a 5 cêntimos ou as mensagens escritas de borla!..
Mas no fundo, no fundinho mesmo, estas modernices todas não passam de meras atitudes que as pessoas têm para poder mostrar os seus afectos e paixões neste mundo de máquinas e saudosismo. Isto chama-se AMOR!
Xana Guedes - Porto, Portugal

51 comentários:

Anónimo disse...

Espero que tudo fique bem!
Em 1º lugar a Saúde.
Vou querer o livro,pois claro!
Beijo.
isa.

Zélia Guardiano disse...

Querida Mariazita
A apresentação final do livro é maravilhosa!
A criatividade não foi poupada.
Dará tudo muito certo, você verá!
Lindíssima, a crônica que nos selecionaste para este domingo...
Grata!
Abraço bem apertado!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga Mariazita!

Vai correr tudo bem e será um sucesso!

Gosto muito da capa e sei que gostarei muito do seu conteúdo.
Beijos

Valquíria Calado disse...

Parabéns amada por mais essa alegria.


beijinhos


Bom domingo, abraço.

Provérbio 16- 1,2,3.


Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.

Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.

Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos

Valquíria Calado disse...

Parabéns amada por mais essa alegria.


beijinhos


Bom domingo, abraço.

Provérbio 16- 1,2,3.


Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.

Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.

Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos

Valquíria Calado disse...

Parabéns amada por mais essa alegria.


beijinhos


Bom domingo, abraço.

Provérbio 16- 1,2,3.


Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.

Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.

Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Espero que estejas bem já.
A capa do teu livro está lindissima, desejo que seja um sucesso.
Linda esta crónica, adorei.

deixo um beijinho carinhoso
Sonhadora

Pelos caminhos da vida. disse...

Tudo vai dar certo amiga, já andou mais da metade do caminho está chegando agora a hora do lançamento, que maravilha, que benção, desejo-lhes muitos e muitos sucessos com seu livro.

Como faço para ter seu livro em mãos aqui no Brasil?

Uma boa semana.

E a gripe, já foi embora?

beijooo.

Vitor Chuva disse...

Olá, Mariazita!

Estou a ver que dar à luz um livro não é coisa fácil, e , ao que parece, a parte mais difícil parece que nem estará na gestação , mas sim no parto propriamente dito.
Mas vai tudo correr bem com o seu menino, vai ver, e eu, depois, também quero ficar com exemplar, se disser ao senhor dos correios para mo cá trazer, tá bem?
A história está muito bem contada, e também bem recheada de verdades.

Beijinhos; boa semana.
Vitor

Desnuda disse...

Mariazita,

este texto é muito interessante e reflete bem o que se passa. Mas você acredita que eu não gosto de telefone para namoro? Namorei sem esta neura de ligar para meu namorado , hoje marido ( primeiro, único e espero que assim seja . Amém! hahahaha). Não ligava pra casa dele, nunca! Talvez porque trabalhávamos juntos rsrs. Mas ele não daria tempo para que eu lhe telefonasse porque liga pra mim milhões de vezes e atendo bem irritada a certa altura. Assim, sobra para nossas filhas que também já não aguentam o pai ligar tanto kkkkkkkkkkkkkk.Mas a minha mãe adora e liga pra ele todo o tempo...Ai coitado! Rsrs. E os clientes também! Coitadinho mesmo rsrs. Prefiro as duas mãos disponíveis para mim, palavras olho no olho, ouvido no ouvido e sem interferências hahahahaha.
A capa do livro está linda e é mesmo um parto e após o mesmo é só emoção e alegria!


Muitos beijos, amiga querida.

Táxi Pluvioso disse...

Eu vendi o meu telemóvel, se as empresas de comunicações querem lucros fabulosos que vão trabalhar, e não se aproveitem das fraquezas das pessoas (mas, é a vida, é aí que está o grande dinheiro: lembro-me que uma das primeiras grandes indústrias foi a cosmética: precisamente por vender vaidade).

Parabéns pela edição. Eu só escrevo para registar na direcção-geral das Actividades Culturais: passei por aquela situação muito engraçada: o registo custava 90 cêntimos, e aumentou directamente para 25 €, quando o Sócrates subiu ao poleiro pela 1ª vez. (No fundo, ele veio mostrar que o Estado precisava de dinheiro, e cada vez mais, e ainda não parou de precisar: enfim, somos um povo rico que pode pagar; se fosse na Guiné seria pior). good week

Zé do Cão disse...

Que esse lançamento seja um êxito estrondoso. Daqueles de fazer mossa aos invejosos.
Estou a brincar, aqui não existe invejas de ninguém, existe sim é amizade e dedicação pelo êxito de uma amiga dedicada, inteligente, mãe extremosa e lutador.
Bem haja por haver gente assim. Mariazita, lá estarei acompanhada da nossa comum amiga "São".
jinhos

Unknown disse...

Boa tarde Mariazita,
a capa está muito bonita, tenho a certeza que será um sucesso, a Mariazita escreve maravilhosamente bem.

Que este dia seja perfeito e inesquecível é o que mais desejo.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Desnuda disse...

Mariazita,

mas eu também , em geral, não gosto de telefone também! E tomei raiva de celular porque meu marido usa e atende uma quantidade enorme de ligações e a qualquer hora do dia e noite, em qualquer lugar pela profissão. Isto atrapalha muito numa conversa que nem é namoro, mas sobre filhos, o nosso cotidiano, etc e até num passeio familiar. É desagradável, incoveniente e fico bastante irritada.

Mariazita cuide-se bem amiga da saúde e da parte energética. Te amooooooooooo!

Beijos, querida.

São disse...

Min ha querida nena, esperando que esteja tudo pronta a hora e que já não estejas constipada, te deixo o meu abraço apertado.

Bergilde disse...

Mariazita,a apresentação de um livro estimula muito a nossa curiosidade pela sua leitura.A capa do seu está show,desejo de coração parabéns!

Regina Rozenbaum disse...

Mariazita, amada!
Agora entendi a gripe que a deixou de "quatro": estresse prévio ao lançamento do livro! É, amiga, o corpo fala... Tenho certeza que já estará ótima para a noite de autógrafos. SUCESSO!!!
Beijuuss ILUMINADOS (Luz ao amanhecer)n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Tite disse...

Primeiro quero saber se já estás restabelecida para a maratona final.

Depois... quero felicitar-te pela capa do livro que é linda e bem original.

Sobre o texto não comento pois vim aqui numa corrida e tenho uma compota de ananás a fazer e não quero correr riscos. Fica para a próxima.

Beijossssss

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Que notícia maravilhosa
a do livro.
Lindo título e certamente
lindas palavras.
Espero que ele possa
chegar as mãos deste amigo
de longe.

A vida é o nosso milagre particular.

Saozita disse...

Querida amiguinha, fico feliz por saber que estás melhor e que conseguiste terminar a tarefa.
A capa está bonita e o conteúdo já se imagina, com o talento que tem para escrever lindas histórias.
Vai ser um sucesso,tudo vai correr bem!
O telefone, é hoje uma dependência para a juventude! No entanto, enquanto não existiam os telemóveis, não sentiamos a falta deles.

Tem uma boa noite minha querida amiga.
Mil beijos com carinho e amizade.

Sãozita

Eloisa Floriano Fasulo disse...

Está muito lindo!
sucesso,sucesso,é o que te desejo.Beijos.

Sotnas disse...

Olá Mariazita, desejo que esteja bem melhor da gripe que te acompanhou por alguns dias. Agradecido por sua visita e comentário, muito boa percepção, devo confessar que também pensei em acrescentar que nem todo o tempo foi de tudo perdido, mas, como deve saber pessoas que escrevem geralmente contrariam as expectativas! Creio que valeu a pena ter deixado assim para merecer sua observação e discordância do final.
Desejo todo sucesso com o livro que, aliás, tem uma apresentação linda, tudo de bom pra você e todos ao redor sempre, grande abraço e até mais!

AC disse...

Mariazita,
Parabéns pelo livro, que tem uma capa maravilhosa. Mas cuide-se, que a saúde é fundamental.
Fico a torcer para que tudo corra bem no sábado.

beijo :)

Luis disse...

Minha Querida Amiga Mariazita,
Espero que esteja restabelecida dessa teimosa gripe. A capa do livro está muito bonita a condizer com o seu bom gosto. Até dia 13 com um grande beijinho.

Marilu disse...

Querida amiga, a capa de seu livro ficou maravilhosa. Sucesso pra ti. Beijocas

Daniel Costa disse...

Mariazita

Como julgo ainda saber tudo da feitura do livro, desde que se inicia, até chegar ao leitor, entendo bem o teu calvário, que termina já neste Sábado.
Passando à segunda parte; para a juventude, já nascida na era dos télélés, o problena não existiu. O que é existe é o télélé, de que ninguém abdica.
Beijos

Sandra disse...

Parabéns pelo lançamento do livro amiga.
Carinhosamnete

Estamos comemorando.
Você faz parte dessa Comemoração amiga.
Conquistar amigos é conquistar a esperança de de ter encontrado mais uma vida, mais um amigo.
Estou muito feliz em ter você na CURIOSA. Dois anos se passaram e os amigos só foram chegando. Tenho certeza que esta irradiação de pensamento foram se firmando aos longos desse dias, DESSE TEMPO.
A conquista de NOVOS amigos não é muito fácil. mas graças a DEUS tenho este carinho especial e A graça de conuistar as pessoas. A HUMILDADE, a Honestidade e Sinceridade é que nos aproximaram. Quando o coração é tranparente,tudo fica super fácil.
Ser verdadeiro com o outro é um Dom. o Dom da Sabedoria.
Muito obrigada pelo seu carinho e amizade. Estou muito feliz em ter você fazendo parte dessa conquista.
Amigos são verdadeiros frutos que vamos semeando ao longos dos dias.
a conquista é como ostra que encontramos submersas e vamos conservando, e deixando ela com um valor imensuravel.
A amizade é como OURO de longe se vê, é um brilho sem fim...
Obrigado AMIGOS de diversos pontos do BRASIL, MUNDO...
Estou feliz em ter vc a meu lado.
Amigos para sempre é o que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações.
Você pode estar longe, muito longe. Mas por te amar sinto você bem pertinho de mim. Pois mora no lado esquerdo do peito:CORAÇÃO...
carinhosamente,
Sandra

Mª João C.Martins disse...

Querida amiga

Venho desejar que no dia de amanhã, tudo decorra como planeáste. Um livro é um livro... um projecto de inspiração, muito trabalho e um enorme orgulho.

Não posso lá estar físicamente, como imaginas, mas de coração fico aqui deste lado a "torçer" por ti!

Antecipadamente....
Muitos parabéns!!!!
Muito sucesso!!!

Um enorme beijinho

Unknown disse...

Boa noite Mariazita,
faltam apenas uma horas para o grande dia. Venho desejar-lhe todo o sucesso do mundo e que amanhã seja um dia perfeito e de plena felicidade.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

com senso disse...

Amiga Mariazita

Agradeço o seu amável comentário no meu espaço e o generoso convite que me endereçou.
Infelizmente a minha ausência da blogosfera têm-se devido ao agravar de alguns problemas que já vinha enfrentando e ao surgir de novas questões (agora de natureza profissional) que me têm prendido a vários níveis e afectado até a própria saúde. Mas como "não há mal que não acabe..." estou certo de que dias melhores virão!
Mas nem tudo é mau, uma boa notícia é a da publicação do seu livro!
Creia-me, amiga Mariazita que este acontecimento me deixa particularmente feliz.
Não terei infelizmente a possibilidade de a cumprimentar pessoalmente e de a felicitar "in loco" por esta sua esplêndida concretização.
Espero, contudo, poder encontrar o seu livro nas livrarias e sendo época de Natal, poder fazer a partilha dos seus belos escritos com alguns dos meus amigos e familiares mais próximos.
Eu, entretanto, conto que a partir do ínicio de Fevereiro poderei perceber melhor como irá ficar o meu futuro profissional e se as coisas não forem tão más como agora parecem "pintadas", poderei ter uma assiduidade bem mais regular na blogosfera.
A esperança é a última a morrer...
Que amanhã seja um dia pleno de sucesso e de alegria para si. Estarei em espirito para lhe dar um abraço e um beijinho amigo de felicitações.
Obrigado por toda a gentileza que tem tido para comigo. Dá esperança saber que existem pessoas com as qualidades da Mariazita e cuja humanidade e generosidade nos fazem sentir mais acompanhados, neste mundo cada vez mais problemático!
Bem-haja!

RENATA CORDEIRO disse...

Olá, querida! Vim vê-la, o que se torna cada vez mais raro, devido às minhas condições. Li a crônica, gostei. Desejo-lhe sucesso na vida - saúde - e nos seus projetos - que este livro seja um arraso.
Beijos*******

Quanto mais envelhecia, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava, tanto mais claramente compreendia onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida. Aprendi que ser amado não é nada, enquanto amar é tudo (...).


O dinheiro não era nada, o poder não era nada. Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz.


A beleza não era nada. Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar de sua beleza.


Também a saúde não contava tanto assim. Cada um tem a saúde que sente.


Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que definhavam angustiados pelo medo de sofrer.


A felicidade é amor, só isto.
Feliz é quem sabe amar. Feliz é quem pode amar muito.
Mas amar e desejar não é a mesma coisa.
O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.
O amor não quer possuir.
O amor quer somente amar.

Do Amor - Hermann Hesse

Bons Dias
Renata

António Gallobar - Ensaios Poéticos disse...

Olá Mariazita

Parabens uma vez mais, o design da capa está excelente. Votos de muito sucesso!

Grande beijinho

Sandra disse...

Linda a capa do seu livro, Mariazita!
Que o lançamento seja um sucesso e que esta nova fase da sua vida lhe faça muito feliz.
E saúde sempre!

Beijo grande e ótimo fim de semana.

Unknown disse...

Parabéns, parabéns, parabéns!
Presumo que esteja felicíssima e entre amigos e família, por isso não sei quando irá ler este comentário, ainda assim quero que saiba que esteve todo o dia no meu pensamento!

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Desnuda disse...

Mariazitaaaaaaaaaaaaaa vim deixar meu abraço carinhoso neste dia especial e um beijo sabor pão de queijo ( estou em Minas, uaiiiii).

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga, tenho a certeza que o seu livro vai ser um sucesso, a capa está linda e apelativa.
Tenha um excelente Domingo
Beijinhos
Maria

Daniel Costa disse...

Mariazita

Parabéns, pelo lançamento do livro, que teve uma bela opoteose. Fic-te muito obrigado, há dez anos, não fazia um périplo assim, gostei muito de o ter feito. Foi um óptimo teste, para mim, devo-te mais uma!...
Beijos

Luis disse...

Minha Querida Amiga Mariazita,
Foi muito agradável o convivio e relembrar velhos Amigos ontem dia do Lançamento do seu Livro.
A gripe ainda lá estava mas espero que hoje se sinta melhor pois a Felicidade ajuda a curar as maleitas! Vou reler a História da Anita que adorei quando li as suas crónicas neste blogue. Espero que continue nesta saga dos livros agora com as suas aventi«uras em África.
Um beijinho muito e muito amigo e as melhoras.

Luis disse...

Aventuras...

São disse...

Nena querida, foi óptimo estar contigo ontem e poder partilhar este momento feliz do lançamento do teu primeirio livro.

Também foi muito agradável poder conhecer pessoas interessantes ao vivo e, quanto á tua família, parabéns!

Agora, fico a roer as unhas pelas tuas memórias africanas...e tu prometeste, com testemunhas!

Desejo-te as melhoras da constipação.

Um abraço apertado, amiga.

Ainda: espero que te agrade o meu post de hoje, rrs

Zé do Cão disse...

Minha boa amiga. Passe lá pelo meu quintal, tem lá uma surpresa.

Com amizade

A. João Soares disse...

Amiga Mariazita,

Fico muito feliz com a notícia que encontrei no Zé do Cão e lamento não ter podido estar presente na festa mas fui disso impedido por obrigações domésticas que o Eurico conhece.

Desejo o maior êxito na venda de todos os exemplares e que haja nova edição em breve. A Mariazita é merecedora de todo o apreço, como tem demonstrado nos seus blogs.

Beijos
João
Sempre Jovens

14/11/10 18:12

Unknown disse...

Ara Amiguita, não deixei aqui meu comentário???
Estive por aqui te lendo e jurava eu que havia deixado uma mensagem de Sucesso para o teu primeiro filhote de muitos que com certeza hão de vir...
A capa está belíssima, e imagino eu ontem, a tua alegria e orgulho ao autografares os tantos livros que por tuas mãos passaram, a tua satisfação e orgulho é minha também por tí amiguita amada.
Que bom que os vírus da gripe foram embora e pudesses compartilhar sem receios dos abraços e emoções tantas compartilhadas, quisera eu estar contigo nesta linda noite de autógrafos, em breve mando meu endereço pra que me envies o meu presente juntamente com teu autógrafo viu?
Estou ainda aos atropelos da mudança mas, pode enviar-me por e-mail a conta a qual devo fazer o depósito ok?
Não me privo de tê-lo junto aos tantos autores amigos ou não da minha fértil biblioteca que eu amo de paixão.
Beijos e carinhos meus e mais uma vez PARABÉNS!!!
Tua amiga,
Jady

Judite disse...

Parabéns pelo livro, Mariazita!
Que Deus lhe abençoe grandemente!

Linda e abençoada semana pra vc!
Deus seja contigo.

http://www.youtube.com/watch?v=iXc-zCwvn5k

Zé do Cão disse...

Voltei novamente, para pedir que passem pelo Blogue da "são" que tem lá uma reportagem,com lindas fotografias do evento e com texto muito enternecedor destinado autora.
apertado abraço

Blogger disse...

Um livro feito é uma grande conquista na vida de uma pessoa.

Parabéns!

bjos!


aislinnahimana.blogger.com.br

Parisiense disse...

Vi no blog do Zé do Cão, que publicou um livro e vim logo espreitar o seu cantinho.
Espero que depois corra tudo bem e que o livro seja um sucesso.

Beijinhos

Saozita disse...

Querida amiga Mariazita, a esta altura, já sabemos que tudo correu bem e que foi um sucesso como esperavamos. Parabéns minha querida.
Passo para te deixar mil beijos com muita amizade e carinho.
Aproveita e saboreia o momento.
Tem uma boa e linda noite.

Sãozita

Anónimo disse...

Mariazita,

Que o teu livro seja portador da alegria e a leve pra dentro de todas as casas por onde ele passar.
Parabéns por essa conquista.
Que vc tenha muito sucesso!

Deus seja contigo.

http://www.youtube.com/watch?v=hzUcoJkDEWI&feature=fvsr

São disse...

Como ainda não tens a reportagem, só te deixo um grande abraço, nenita.

Desnuda disse...

Mariazitaaaaaaaaaa,

mas eu já senti o gostinho da beleza que foi o evento no blog da amiga São! Quanta gente bonita!!! Adorei, adorei e adoreiiiiii!


Beijo estalado de bom!