terça-feira, 23 de dezembro de 2008

MENSAGENS NATALÍCIAS

Quando, no passado Domingo, informei que iria postar diariamente até ao dia 25, não me lembrei de que ainda havia uma terça-feira, dia em que, normalmente, posto no SEMPRE JOVENS/a>.
Entretanto, para me redimir da minha falta de lembrança…deixo-vos um poema de Vinícius de Morais, esperando que, com este presente, me perdoem…


Poema de Natal

Vinícius de Morais

Para isso fomos feitos: Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.

Assim será nossa vida: Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva... Um caminho entre dois túmulos —
Por isso precisamos velar....Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.

Não há muito o que dizer: Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez de amor
Uma prece por quem se vai — Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.

Pois para isso fomos feitos: Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte — De repente nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente.


Extraído do livro "Antologia Poética", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1960.


Penso que gostará de ver o vídeo que escolhi para esta noite.


Celine Dion - Blue Christmas






7 comentários:

  1. Foi com o maior gosto que vi o seu magnifico texto sobre o nosso velho amigo PAI NATAL e é também com o maior gosto que lhe deixo neste espaço o registo do meu sentido reconhecimento pelas palavras de amizade e solidariedade que me tem dispensado.
    É muito gratificante encontrarmos na blogosfera pessoas com a generosidade e a sensibilidade da Mariazita.
    O meu Bem-Haja.
    Termino, formulando votos de um Santo e Feliz Natal, com muita Saúde, Paz e Felicidade, para si e todos os seus.
    Um beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mariazita!

    Vale a pena essa trabalheira toda. A causa é grande!

    Para ti, família e amigos, desejo um muito feliz Natal!

    ResponderEliminar
  3. Cara Mariazita,
    Obrigado pelos votos de Natal. Desejo o mesmo para você e os seus familiares. Obrigado também pelo presente que me deu com a exibição desse vídeo. Muito bom. O poema de Vinícius já conhecia, mas é sempre bom (além de necessário) reler os grandes textos, assim como rever os belos filmes, ouvir tantas vezes as grandes músicas. Um beijo afetuoso.

    ResponderEliminar
  4. Estive arredado das lides internéticas durante uns dias e agora venho desejar um Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  5. Um grande e Feliz Natal para si, com muita paz, saúde e amor.

    Votos sinceros.

    ResponderEliminar
  6. Mariazita

    Vinícius poeticamente nos lembra que a vida também, ou só, tem sentido da morte da qual nascemos imensamente, é este o fluir constante da vida nos seus ciclos entre morte e nascimento, este é o tempo de nascimento e esperança.

    Mariazita, desejo-lhe uma boa noite de consoada junto dos que lhe são mais queridos e um Feliz Natal.

    Beijos
    Carlos Rebola

    ResponderEliminar
  7. AMIGAS, AMIGOS, COMENTADORES EM GERAL,
    MEUS QUERIDOS,

    A TODOS O MEU MELHOR AGRADECIMENTO PELA VOSSA VISITA E COMENTÁRIO.

    ESPERAVA PODER RESPONDER A CADA UM SEPARADAMENTE, COMO É HABITUAL, MAS CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE TAL NÃO É POSSÍVEL (PELO MENOS EM TEMPO ÚTIL...)

    ASSIM SENDO, EM TODOS OS MEUS POSTS DE "MENSAGENS NATALÍCIAS" A MINHA RESPOSTA SERÁ ESTA:

    UM "MUITO OBRIGADA",DE CORAÇÃO, A TODOS!

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar

A SI, QUE VEIO VISITAR-ME, UM GRANDE
BEM HAJA!

BEIJINHOS
MARIAZITA