domingo, 27 de julho de 2008

FALAR SÓ POR FALAR OU “DEITAR CONVERSA FORA”

Hoje não me apetece escrever!
Por ser Domingo, talvez…
Não sei onde fui buscar a ideia peregrina de fazer postagens ao Domingo. À Quinta-feira ainda se compreende: estamos a meio da semana, um pouco saturados da rotina diária, falta só um dia para o início do fim de semana… e pensamos “vamos lá fazer uma postagenzita”!
Mas ao Domingo?!...Precisamente ao Domingo, dia de descanso?!...

Na verdade, nem sempre o dia de descanso foi ao Domingo.
Em tempos longínquos o dia dedicado ao descanso era o Sábado, o sétimo dia – “E ao sétimo dia descansou”.
Há quem defenda que a mudança se deve à Igreja Católica:

“…O comentário acima, de um sacerdote católico, é mais uma confirmação de que foi a Igreja Católica que mudou o quarto mandamento da Lei de Deus, que prescreve o descanso no sétimo dia, para o descanso dominical…
…a intenção do Vaticano de promover o descanso dominical para toda a sociedade, porque é o sinal da sua autoridade, e quando todo o mundo cristão estiver praticando essa doutrina, o Vaticano terá alcançado o seu grande objectivo, que é recuperar a supremacia política mundial…
…de acordo com o Dicionário Patrístico e de Antiguidades Cristãs, o bispo Inácio de Antioquia, por volta de 130 d.C., escreveu uma carta aos fiéis de Filadélfia com um propósito específico…de facto, para provar que o sábado devia ser abolido em favor do domingo, Inácio de Antíqua não podia valer-se de nenhum testemunho escriturístico. O único argumento era que o domingo era o dia da ressurreição de Jesus.”

Estes excertos vêm na sequência de um longo texto que não vou aqui transcrever. Duvido que algum de vós tivesse paciência para o ler. Eu li, mas porque sou maníaca da leitura. À conta disso já tenho lido, com muito esforço, alguns livros que não me agradam. Mas…comecei, tenho que ir até ao fim!

Deva-se a quem se dever, o facto é que hoje é dia de descanso!
E como não me apetece escrever, vou apenas informar, (a quem não sabe) e lembrar (aos que souberam) que ontem foi o Dia dos Avós.

Os Padroeiros dos Avós
Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de Julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem baptizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.


Recebi dos meus netos um quadrinho, com uma bela moldura, onde consta, num tipo de letra muito bonito que não posso aqui reproduzir, estas deliciosas frases:

• OS AVÓS

• Os Avós são um Avô e uma Avó
• Os Avós têm sempre tempo para fazer tudo aos netos
• Os Avós gostam muito de passear devagar, devagarinho
• Os Avós nunca têm pressa para nada, são sempre mais velhinhos e
gordinhos

• Os Avós sabem sempre dar aquilo que os netos querem
• Os Avós quando se zangam fazem-no sempre a sorrir
• Os Avós, quando contam histórias, nunca saltam bocados, e não se
importam de as repetir vezes sem conta

• Os Avós “estragam”, os Pais educam.

VIVAM OS AVÓS

Deixo-vos, até à próxima Quinta Feira, com um lindo presente.
Está no post seguinte, com o título “Casa de Vó”.
Penso que vão gostar.

44 comentários:

Unknown disse...

Olá Querida, vim retribir a visita e agradecer o comentário.Sem tempo pra absorver teu trabalho, mas com certeza voltarei e lerei td com prazer.
Por enquanto deixo meu beijo terno à vc e nessa fofura de criança em se colo.É linda!Meu carinho!
Domingo de Paz!

Vanuza Pantaleão disse...

Jady aqui ao lado, estou em boa companhia! Mas, o domingo, realmente, sempre foi um dia meio difícil na minha vida, minha querida. Vejo agora que na de muita gente também! E com uma gripezinha chata...ihhhh, melhor nem falar!Rs. Já fui lá no texto anterior para ler sobre meus dois Anjos, João e Maqira, pois o terceiro...é VOCÊ! Deus os proteja!!! (amanhã, vou visitá-los pessoalmente, hoje só vou fazer um trabalho de galeria do SR. DO VALE que é um colosso de Artista, aliás, vai ser meu filho, mal consigo digitar)Beijinhos

Daniel disse...

Mariquinhas

A Domingo, passar a ser o sétimo dia da semana, em vez do Sábado, é obra da da Santa Madre, que diziam, "não pode enganar-se nem enganar-nos". Mandava em tudo!...
Sem ligar muito, sabia ser dia dos avós, foi surpreza ser dia de Santa Ana e S. Joaquim.
De resto há dias para tudo, só vejo vantagens comerciais nisso.
"Trabalhar" ao Domingo, por cá tudo bem!
Sempre me deu mais jeito, parar num outro qualquer dia da semana.
Daniel

Zé do Cão disse...

Sinceramente pela minha parte, tanto se me dá como se me deu. Se ao Domingo não faço nada, nos outros, também não.
É a vida de um jarreta à espera da chegada do comboio com partida para o além.
Ainda não comprei bilhete, sempre que lá vou com essa finalidade a bilheteira está encerrada.
Acho até que é uma falta de respeito para quem faz uma deslocação, gasta dinheiro em transportes e solas de sapatos. Ao menos ponham um horário na porta e a indicação dos dias em que não abre.

Bj., mariquinhas

Anónimo disse...

Mariazita Querida,

Sabe sempre bem descansar. Aproveito para dormir mais 3horitas, isto de quem trabalha, com horários para cumprir, é complicado, encho o frigorífico de comida saudável para a semana, dou um passeio pela praia e estico-me no sofá a ler um livro. Costumo sempre dizer: obrigado a quem inventou o descanso!
Quanto ao dia dos avós, ainda não me posso pronunciar pois, bem que queria, os meus filhotes andam ocupados com outras coisas.
Enquanto não chega o dia fico-me pelos meus sobrinhos-netos que são uns amores e que me enchem de mimos quando nos encontramos. São irrequietos mas tão cheios de sabedoria que dá gosto ouvi-los falar.
Manita, acho bem que continues a postar ao domingo, afinal os teus fãs precisam de estar sempre informados, pelo menos os mais ocupados durante a semana. Cá por mim, sempre que posso venho visitar-te e aprendo sempre qualquer coisa.
Uma semana feliz, com muita luz e muito amor.
Canduxa

Xinha disse...

Realmente o Domingo é um bocadinho "seca" para se escrever... e não é dia de "trabalhar" !! Por isso, aproveite bem o seu domingo para descansar e entrar cheia de força nesta semana .. e de posts também... :)

Boa semana!

Xi-coração

Francisco Sobreira disse...

Mariazita,
A escolha de um dia pra escrever me parece um fato difícil de explicar. Eu costumo atualizar o meu blogue às quartas-feiras, mas, uma vez ou outra, o faço às terças. Um amigo me perguntou o porquê da escolha da quarta-feita e eu lhe respondi que não sabia a explicação. Mudando de conversa, há dias em que não se está com ânimo, disposição para escrever. Isso pode acontecer em qualquer dia, no meu modo de ver. Um abraço.

com senso disse...

Olá Mariazita
Ler os seus posts é um dos meus hábitos saudáveis de há uns tempos para cá... Aos domingos e a qualquer dia da semana.
Aproveito ainda para lhe dar os meus sinceros parabéns pelos magníficos netos que possui e pelo amor sincero que eles sentem por si... Não é de certeza por acaso.
Um beijinho com amizade.

Anónimo disse...

Ao contrário do que se pensa, os domingos, não são dias como os outros. Os domingos são os dias da preguiça, esse doce mel da vida! O pior dos domingos, são as segundas-feiras!

Mariazita disse...

Olá Jady
Obrigada por sua visita.
Esperarei que volte e comente.
Só através dos comentários podemos saber se estamos a fazer um bom ou mau trabalho.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Querida Vanuza
Sensibiliza-me muito que tenha vindo aqui apesar da saúde assim debilitada.
Trate de se curar, "Anjo meu", e logo fará as visitas todas que quiser. Temos a vida à nossa frente, certo?
Um beijo grande e votos de rápidas melhoras.
Mariazita

Mariazita disse...

Olá Daniel
Isto de o Domingo ser dia de descanso...não é obrigatório. Podemos dizer que é o dia de descanso "oficial", que se reflecte apenas a nível do pequeno comércio.
Até mesmo as pessoas bastante religiosas, hoje em dia, não o respeitam como dia santo - é a percepção que tenho...
Um abraço
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, Zé
Isso é que é boa vida!-:)))
Para mim, no verão, os fins de semana são menos atarefadas, porque não vou à praia. Sábado e Domingo é preciso pedir licença para colocar a toalha...Então, fico em casa.
Vou durante a semnana, e num abrir e fechar de olhos lá se passou metade do dia!
Deixa lá sossegada a partida para o outro lado! Já pensou na quantidade de gente que lá está??? Aí é que não tem mesmo espaço para estender a toalha...
Sorria, e vá em frente. temos muitos carnavais pela frente!
Beijinhos
Mariazita

Unknown disse...

Boa Tarde Mariazita!
Aqui estamos novamente após o descanso dominical.Mas não é que esqueci o dia dos AVÓS??? Ai, ai acho porque me sinto avó todos os dias, com minha primogênita Bárbara pouco mais de 1 aninho a qual todos os dias rendo graças aos Céus e ainda provando o sabor, acho que provando a cada dia... Pois cada dia uma novidade, lendo a delicada poesia sobre os avós, guardo aqui comigo livros infantis me preparando e aguardando ansiosa ao trabalho prazeiroso das leituras que com certeza farei ao lado da cama da minha netas e netos que com certeza virão as "pencas", ser mãe é um privilégio e ser avó é uma bênção! Obrigada por permitir-me conhecê-la e cá voltarei sempre que possível. Beijos doces nos netos e meu carinho por tí minha nova amiga!

Mariazita disse...

Querida Canduxinha
Já passei por isso tudo, tu sabes!
Com três galfarros pequenos não havia mãos a medir...
Agora posso dar-me ao luxo de descansar! Isto, quando não aparecem os magotes de netos...como agora, nas férias. Com os pais a trabalhar...
Mas, enfim, haja saúde, que o rseto tudo se resolve.
Pois vai-te contentando com os netos dos outros...até que te cheguem os legítimos... rsrsrs.
Não sei de que estão à espera a Pipinha e o Tiago...tens que lhes dar um empurrão!
Volta sempre, manita do coração.
Uma semana cheia de Luz para ti tb.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Olá Xinha
O Domingo passou...e a preguiça ficou!!!
É bem verdadeiro o ditado que diz: "Não há Domingo sem missa nem Segunda sem preguiça".
Mas, estamos aí! Com um esforçozito a coisa vai!
Um xi coração
Mariazita

A. João Soares disse...

Os meus cumprimentos à Vanuza e votos de melhoras. Não vou aqui repetir o que escrevi no post anterior, mas confirmo.
À Mariazita, achei muita graça a vontade de não escrever ao domingo, dia de descanso, e parece que nunca mais acabava. E eu recusei-me a ler ate ao fim por ser domingo, dia de descanso!!! Hoje é segunda-feira, dia da lua.
Beijinhos
João

Mariazita disse...

Olá, Francisco
Pré-estabelecer dias para postar tem os seus inconvenientes. Às vezes não apetece mesmo, mas tem que ser!
Quanto à escolha dos dias, em relação à quinta feira eu sei porquê: Abri este blog numa quinta feira, 14 de Fevereiro deste ano; quanto ao domingo...não sei porquê. Provavelmente apeteceu-me, no domingo seguinte à Abertura.
E a partir daí tenho tentado manter esse ritmo. Vamos ver até quando.
Um abraço
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, Com senso
As suas vindas aqui dão-me sempre muito prazer. Por isso, egoísta que sou, fiquei contente com o seu regresso de férias.
É certo que sinto muito orgulho nos meus netos, e receio que, por vezes, isso transpareça demasiado... Coisas de avó coruja, que me perdoarão.(espero!)
Bem haja pelas suas palavras.
Beijinhos amigos
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, Rufino
É isso aí, o pior é a segunda feira! Esse é que é mesmo o dia da preguiça.
Quando eu era miúda havia, na parede do terraço, uns azulejos com os dizeres: no céu esteja quem fez o descanso. Naquela altura queria eu lá saber do descanso...
Só passados tantos anos é que dou o devido valor a essas palavras!
Obrigada por ter vindo.
Um abraço
Mariazita

Sei que existes disse...

Obrigada por tanta informação!
Para mim o domingo não equivale ao dia do descanso pois trabalho por turnos, ou seja, o meu dia de descanso pode ser qualquer dia da semana e está sempre a variar!:)
Beijo grande

Gasolina disse...

Pois eu o que detesto mesmo são as quintas-feiras! Já quase passou a semana mas ainda resta mais um dia para amargar...

Obrigado pela passagem na Árvore.

Um beijo de lá.

xistosa, josé torres disse...

Para não ser chamado de maldoso, como é que os pais de Maria e avós de Jesus Cristo, (pediam ao Senhor, ???),adivinharam quem ia nascer?

Bem, não me responda, fiz uma pergunta em voz alta para mim.
Estou a ficar assim ... a falar alto e só.
Nem discuto coisas de religião, futebol e política.
Desta, da política, só quando estiver bêbado como ficou o soba, (da Madeira), que depois zurra para todos os lados.
Ainda não ...

Agora vejo que apesar de não ter netos, não tenho para já mais um dia de CONSUMISMO.

Se souber, diga-me o dia das lagartas e o dos caracóis!
É que lhes quero dar umas prendas, (infernizam-me as plantas) e assim escolhia -lhes o dia próprio.

(só espero que não se melindre com o que escrevi, não é uma sátira a quem escreveu ... é o mundo que nos rodeia e asfixia)

mundo azul disse...

...nem sempre estamos dispostos a escrever, não é? Penso que nesses momentos, o melhor é deixar mesmo, para depois...

Beijos de luz e uma semana feliz!!!

Mariazita disse...

Meu caro João
Por esta é que eu não esperava!!!
Recusar-se a ler até ao fim???
Talvez tenha preferido ler à luz da lua, na segunda feira...
Mas tudo bem. Eu até sou boa cachopa...Tá perdoado.
Amigos como sempre!
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, Acido
Lá estarei, a marcar posição.
Um abraço
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, Gasolina
Cada um tem seus gostos... mas, não querendo ser antipática... acho a quinta feira simpática.
A maior parte da semana já passou, é só aguardar mais um dia.
Obrigada pela visita.
Tão breve quanto possível irei conhecer a Árvore.
Beijos
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, Zé Torres
Um ponto que temos em comum (por certo haverá outros...) é não discutir religião.
Respeito todas as religiões (não seitas) e seus crentes.
Mas uma coisa que me parecer ser de conhecimento geral é que, muito antes de Jesus nascer, já existia Deus, o Senhor que Seus avós invocaram.
E mais não digo porque não falo de religião, embora seja bastante informada a respeito.

Não conheço nenhum dia das lagartas e caracóis, mas a 20 de Março é o Dia da Agricultura.
Como Março já lá vai, terá que esperar pelo próximo ano para presentear esses simpáticos animaizinhos...
Entretanto, prepare-se, porque a 1 de Outubro é o Dia Internacional do Idoso... -:))))))))))

E, festejando com antecedência o Dia Internacional da Tolerância, a 16 de Novembro, digo-lhe que "não senhor, não me melindrei com o que escreveu".
Neste espaço são permitidos todos os desabafos, desde que construtivos( mesmo de opinião contrária) e feitos com educação.
Um abraço
Mariazita

Mariazita disse...

Oi, Zélia
Quando nos impomos a nós mesmos fazer determinada coisa...faz-se!
Só que, quando não apetece, às vezes sai só bobagem, né?
Até quinta feira, dias azuis para vc.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, Jady
Que bom que vc voltou!
Quando nasce a(o) primeira(o) neta(o) sentimo-nos, de facto, abençoados. E a benção continua com todos os que vêm depois.
De todos os momentos felizes que se possam viver, o nascimento de um filho é diferente de tudo, é algo de mágico.
Com os netos acontece o mesmo.
Ser avó não é ser mãe duas vezes? Isso explica tudo.
Tenho várias amigas (algumas brasileiras) que foram recentemente avós pela primeira vez.
Não há uma só que não seja "avó babada"!
E sabe uma coisa? Ser avó tira-nos una anos de cima, não é mesmo?
Voltaremos a ver-nos muitas vezes, espero.
Beijo doce para sua netinha.
Dias felizes para vc.
Beijinhos
Mariazita

Adelaide disse...

Querida Mariazita,

Estou de acordo com o nosso querido amigo João. Não te apetece escrever e nunca mais acabas...Está com piada.
Também não consegui ler tudo porque estou muito cansada das costas por causa do maluco do aspirador que, além de fazer barulho rebenta-me com as costas. Desculpa só hoje vir ao teu blog. Ando meia "drogada" (salvo seja) com as minhas pinturas. Mas, prometo ler tudo até ao fim, por isso volto cá.

Beijinhos
Adelaide

Mariazita disse...

Olá, Sei que existes
Trabalhar por turnos pode ter inconvenientes, mas também vantagens.
Pelo menos dá para variar.
E é sabido que "na variedade é que está o prazer"...
Obrigada por ter vindo.
Beijinhos
Mariazita

Meg disse...

Mariazita

Sem tempo para te ler com a atenção que sem dúvida este post merece (sou avó), venho, muito de fugida, deixar-te um abraço

RENATA CORDEIRO disse...

Minha amiga, estava triste, então fiz novo post, porque não consigo ficar parada. Talvez vc não tenha visto o filme.
Apareça por aqui:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
não há ponto depois de www
Um abraço,
Renata

São disse...

Mas será que andamos todos murchinhos?
Tudo de bom.

Mariazita disse...

Querida Milai
O João é um amigo da onça! Já viste que teve a lata de dizer que não leu até ao fim???!!!
Esta não lhe posso perdoar!

Vem quando QUISERES, quando PUDERES, qundo te APETECER. Serás sempre bem recebida.
Mas não quero que prejudiques a saúde por causa disso. Também para mim o aspirador é uma doença...

Quando fazemos uma coisa de que gostamos mesmo - o que te acontece com a pintura - é como uma droga.
Até sempre
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Querida Meg
Sabendo como, no momento, o teu tempo é escasso, sensibiliza-me que tenhas arranjado uns minutinhos para vir até cá.
Obrigada, amiga.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Querida Renata
Já estive no seu espaçp e deixei comentário.
Desejos de melhoras.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, São
É do calor, amiga.
Com o calor murcha TUDO...
Bjs
Mariazita

A. João Soares disse...

Cara Amiga Mariazita, Sou amigo, não só da onça.
Apenas segui a lição da amiga, pois se o domingo não é para utilizar o tempo a escrever, também não o deve ser para ler!!!
A Milai, apesar do esforço do aspirador e das tropelias do Sebastião, que até meu amigo, compreendeu-me.
Cara Mariazita, o que me diz a inserir um post nos próximos dias no Sempre Jovens? Já negociou os honorários com o Fernando Vouga???
Veja se o convence a dar-lhe o mesmo que a mim!!!
Vá lá que estou farto de esperar, por companhia.
Beijos
João

xistosa, josé torres disse...

Vou de férias ...
Sei que a 22, tenho de deixar a "barraca".
Não sei se venho directo ...
Mas o portátil vai comigo.
Se não se molhar molhar muito, talvez ele "fale" por mim ...

Até já!!!

Mariazita disse...

Meu caro João
No que toca a amizade e leituras, estamos conversados!
Quanto à colaboração no Sempre Jovens, aguardo notícias do Vouga.
Até agora ele não me disse nada em resposta ao email que o João lhe mandou, de que me deu conhecimento.
E como não sou "oferecida" (salvo seja!), fico muito quietinha no meu canto. E o João só, pobrezito!!!
Não sei...mas talvez ele se tenha assustado com os honorários...Há pessoas que são muito agarradas ao dinheiro -:)))))))))))
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Boas férias, Zé Gomes!
Carregue bem as baterias, para voltar em força aos nossos debates...
Um abraço
Mariazita

Anónimo disse...

Sempre soube q havia um dia dos avós, não sabia quando, nem porquê. Nunca pensei q tivesse um significado cristão, pensava que era só um dia que tinham decidido inventar.

beijinho *