quinta-feira, 1 de maio de 2008

DIA DO TRABALHADOR - PRIMEIRO DE MAIO

O Dia do Trabalhador terá tido origem em Chicago, Estados Unidos da América, em 1886, na sequência de uma manifestação de trabalhadores, que reivindicavam a redução, para oito horas diárias, do horário de trabalho.
Outras manifestações se lhe seguiram, algumas com intervenção policial, resultando daí vários mortos e feridos.
Esses trabalhadores acabaram por conseguir os seus objectivos, vendo reduzido de 16 para 8 o horário laborar.

Três anos mais tarde, em 1889, em Paris, a Internacional Socialista decidiu convocar anualmente uma manifestação com o mesmo objectivo – a redução do horário de trabalho para oito horas diárias. Em homenagem às lutas de Chicago foi escolhida a data de 1 de Maio.
Por toda a França, também as manifestações seguintes tiveram a intervenção da polícia, o que originou a morte de alguns manifestantes.
Estes graves acontecimentos levaram a que, dois anos mais tarde, a Internacional Socialista de Bruxelas proclamasse esse dia como “Dia internacional de reivindicações laborais”.
Só em 1919 o senado francês ratificou o dia de 8 horas de trabalho, proclamando o dia 1 de Maio feriado nacional.

Um ano mais tarde, em 1920, a Rússia adoptou o 1º.de Maio como feriado nacional, no que foi seguida por outros países.

No Brasil, por volta de 1930, começaram a surgiu agremiações de trabalhadores fabris, pouco expressivas, que, com a chegada ao poder de Getúlio Vargas, foram sendo dissolvidas.
Presentemente designado como “Dia do Trabalho”, aponta-se este dia como sendo o escolhido pelos governantes para anunciar o aumento do salário mínimo nacional.

Em Portugal só em 1974, depois da Revolução de 25 de Abril,
se começou a comemorar livremente o 1º. De Maio, que passou a ser feriado nacional.

Nalguns países o Dia do Trabalhador celebra-se em datas diferentes.
Os Estados Unidos celebram o “Labor Day” na primeira segunda-feira de Setembro.

Depois deste breve apontamento sobre o Dia do Trabalhador, que surgiu apenas porque existe o Trabalho, vejamos como este apareceu.

Sob a óptica religiosa, e a partir da interpretação do texto bíblico, depois da desobediência de Adão, Deus condenou-o a “ganhar o pão com o suor do seu rosto”.
A partir daí passou-se a considerar o trabalho, necessário para prover as necessidades básicas, como uma consequência da queda original, um castigo, uma tortura.

Com o decorrer dos tempos, o homem descobriu que, com o acto de trabalhar, o ser humano podia criar beleza, cultura, bens materiais, conforto. Podia, até, transformar a Natureza.

Na longa história da humanidade, o maior drama do trabalho parece ter sido a tentação em que o ser humano tem caído demasiadas vezes, de explorar o seu semelhante, como forma de adquirir riqueza à custa do esforço alheio.
Deste modo, os explorados encontram no trabalho apenas um meio de sobrevivência, já que dependem dele para viver.
Com o evoluir da tecnologia, passando muito do trabalho humano a ser feito por máquinas, grande parte da mão-de-obra revelou-se desnecessária, vindo a aumentar o caudal de desempregados.
Grande parte da população trabalhadora, vendo o fantasma do desemprego pender sobre a sua cabeça, submete-se a quaisquer condições para poder subsistir. Acaba, assim, encontrando no trabalho um meio de sobrevivência, e não um modo de vida.
À globalização económica se deve, em grande parte, este aviltamento do trabalho, assim como o recrudescimento do “trabalho escravo”que se verifica em todo o mundo.
É de todos conhecido, e denunciado internacionalmente, o trabalho infantil a que estão sujeitos milhares de crianças,
condenadas a não viverem a infância a que têm direito.

Sabe o que são “Os Meninos de Açúcar”?

Apesar de os seus governantes o não admitirem, existe um país na América Central, em cujas plantações de cana-de-açúcar trabalham inúmeras crianças, que são sujeitas a trabalho árduo, difícil até para adultos, e a viverem em condições miseráveis, às quais, por vezes, não conseguem sobreviver.
Esta situação foi relatada a uma cadeia de televisão norte americana por uma repórter hispânica que vive nos Estados Unidos.

Tendo ouvido falar no assunto decidiu investigar, deslocando-se como turista a esse país. Servindo-se de vários contactos, conseguiu infiltrar-se nas plantações, que fotografou e filmou em vídeo. Todos estes documentos foram mostrados perante as câmaras da televisão.
Estas crianças são chamadas “Meninos de açúcar”, nome que advém do seu trabalho nessas plantações.
A referida entrevista na televisão ocorreu o ano passado, e eu mesma tive dela conhecimento quando lá estive de visita, em 2007.

Exercido desta forma o trabalho pode ser considerado, de facto, uma forma de castigo, de tortura, como se cria há milhares de anos.

Aproveitemos este “Dia do Trabalhador” para reflectir, tomar a decisão de denunciar casos de injustiça, esforçando-nos por tornar o mundo melhor.

7 comentários:

In Cucina disse...

Querida Mariazita, ao ler o seu texto, hoje 1º de Maio, me pergunto:
De que vale tanto desenvolvimento científico tecnológico do século XXI se o homem continua tão pobre no humano, no espiritual?
Precisamos urgentemente de uma nova visão da realidade, uma mudança fundamental em nossos pensamentos, percepções e valores!
Beijos, brasileiros, Teresa

Anónimo disse...

Excelente artigo, muito providencial para o dia.
Parabéns

Anónimo disse...

"Muito interessante, variado e bem composto este "blog" da Mariazita, versando sobre os mais diferentes assuntos, aliás muito bem distribuídos num excelente "lay out", a facilitar sobremodo a navegação.
Dispondo de muita informação e atualidade, adquire, por vezes, até foros de utilidade pública, num trabalho sério, muito bem cuidado e de muito bom gosto.
Gostei de percorrê-lo.
Meus parabéns à autora por tão expressiva página".

Um beijo.
Humberto - Poeta

Mariazita disse...

Querida Teresa
Concordo inteiramente consigo.
A humanidade está a afastar-se cada vez mais dos reais valores que deveria preservar.
É urgente mudar este estado de coisas.
Não é tarefa fácil, mas tem que ser feita. E todos nós temos que ajudar, cada um dentro das suas possibilidades.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Ao anónimo que não se identificou ...só me resta agradecer as suas palavras elogiosas.
Muito obrigada.
Um abraço
Mariazita

Mariazita disse...

Meu querido Poeta
Fiquei muito feliz ao ver-te aqui na minha/tua "casa".
As tuas palavras, que envolvem grande carinho, fazem muito bem ao meu ego. E sabendo como o teu tempo é escasso...sabem a mel!
Bem hajas, meu querido amigo.
Volta mais vezes. Serás sempre recebido de braços abertos.
Beijinhos
Mariazita

Beatriz Bragança disse...

Querida Mariazita
Uma postagem com muita classe, como aliás já é seu hábito!
Além de referir o Dia do Trabalhador e de nos dar dele uma perspectiva histórica, ainda foi mais longe, indicando como começou o trabalho e denunciando casos de uma tremenda injustiça, que, no século XXI, infelizmente ainda existem e muito nos entristecem.
Até quando haverá situações destas?!

Um beijinho
Beatriz